segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FLAVIO BOLSONARO Twitter

Homenagearei o CB PM Mendes com a medalha Tiradentes, pelo ato de bravura de usar seu veículo particular para resgatar seus colegas de farda.

Quarta-feira, às 14 hrs, instalarei na ALERJ a Comissão Especial para examinar as exclusões na PMERJ.

Visitei o CB PM Telmo no HCPM, um dos baleados na ação covarde de 100 bandidos no Juramento. Dívida do Estado com o FUSPOM chega a R$ 80 mi.

Twitter

Cai comandante do 15º BPM (Duque de Caxias)

A participação do coronel Roberto Alves de Lima na passeata de ontem em Ipanema por aumento de salário pode ter custado ao oficial o posto de comandante do 15º BPM (Duque de Caxias).

Há informações de que ele não é mais o comandante do batalhão mas ainda não se falam em nomes para substituí-lo. A PM não confirma a queda do comandante.

O Dia Online

PM muda horários e amplia rotina de revistas a ônibus na Av. Brasil

Internautas relatam rotina de roubos a coletivos. Batalhões são acionados para aumentar fiscalização na faixa seletiva

Rio - A Polícia Militar implementou mudanças no policiamento ostensivo que patrulha a Avenida Brasil, depois que  dezenas de internautas reclamaram dos assaltos a ônibus expressos, principalmente a linha 1136 (Castelo X Campo Grande).

O Comando do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), através do coronel Aristeu Leonardo Tavares, informou que a fiscalização feita pelo PTOU (Policiamento Transportado em Ônibus Urbano) terá participação mais efetiva de batalhões de área.

Os agentes darão atenção especial aos coletivos que trafegam pela faixa seletiva, em horários de maior incidência de roubos denunciados também pelos leitores a O Dia Online, através do Conexão Leitor.

"Em face das reclamações colhidas no periódico digital, o serviço foi aperfeiçoado sendo adequado o horário de incursão aos coletivos que adentram a faixa seletiva, ao horário que, segundo os reclamantes, a incidência de roubo a coletivo é maior. Para tanto, foi realizado um estudo dos dados colhidos no ISP (instituto de Segurança Pública), no que tange ao citado delito, e estes dados confrontados com o que se colheu dos clientes reclamantes na reportagem", afirmou em nota o coronel.

De acordo ainda com o representante da corporação, o problema de roubo a coletivo na faixa seletiva é "um desafio à unidade que já está sendo vencido, mesmo sendo a faixa seletiva da Av. Brasil um local onde a abordagem é dificultada, onde o BPVE toma as devidas precauções para não causar maiores transtornos àqueles que se utilizam da via".

O coronel lembra que o Policiamento Transportado em Ônibus Urbano é composto por três policiais militares, que policiam os pontos de ônibus de maior incidência de roubo a transeunte, e os prováveis locais de fuga dos marginais que roubam coletivos.

Segundo ele no dia 20 de agosto, um dia depois que O Dia Online publicou a matéria no Conexão Leitor, foi feita uma operação de revista aos coletivos na Av. Rio de Janeiro, e aqueles que neles estavam embarcados, a procura de armas e drogas. A partir da denúncia, o BPVE também acionou batalhões próximos, que farão revistas aos coletivos em suas áreas.

"Como há linhas de ônibus que utilizam a faixa seletiva e o embarque e desembarque se dá fora da área de atuação, o BPVE contatou o comando do 5º BPM (Praça Harmonia) que implantará revistas a coletivos, como na Avenida Rodrigues Alves, por exemplo. O mesmo foi solicitado ao 4º BPM (São Cristovão) para que ação semelhante seja feita na Francisco Bicalho no mesmo horário a ser determinado pelo BPVE", afirma o coronel Aristeu Tavares.

O DIA ONLINE

Projeto de lei restringe venda de fardas das polícias e dos bombeiros

Texto deve ser votado até quarta-feira (2) na Alerj.
Loja na Zona Norte do Rio não pediu comprovante de vínculo com a PM.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai votar na quarta-feira (2) um projeto de lei que visa restringir a venda de uniformes das polícias e do Corpo de Bombeiros no estado. O comércio indiscriminado de fardas foi mostrado no domingo (30) numa reportagem do Fantástico.

Segundo a Alerj, um projeto de lei de 2007, que nunca foi votado, pretende tornar obrigatória a apresentação da carteira funcional no momento da compra do uniforme. Agora, os deputados prometem fazer adaptações no texto, que pode virar lei na próxima quarta-feira.

A reportagem mostrou que, no Rio, uma loja na Zona Norte vende os uniformes sem comprovar a documentação dos compradores. Diante das muitas ofertas de camisas, calças e boné, um repórter da TV Globo comprou uma farda e não causou desconfiança nem entre os próprios agentes. O jornalista mostrou quais são os riscos e perigos da prática ilegal de venda dos uniformes sem comprovação.

A loja foi encontrada em uma simples pesquisa pela internet. As roupas foram entregues pelos Correios, sem qualquer fiscalização. O vendedor da loja ainda ligou no dia seguinte da compra para perguntar se o comprador queria colocar algum curso ou brevê no uniforme e para confirmar o nome de guerra e a numeração das roupas.

Repórter consegue entrar em escola

Vestido com a farda, o repórter percorreu as ruas do Rio e até parou em frente a um batalhão da PM, mas nem os próprios policiais desconfiaram da roupa. Ainda com o traje, o jornalista conseguiu entrar em uma escola pública, cheia de crianças, sem apresentar a documentação.

O comandante geral da PM, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, reconheceu a facilidade de compra e venda de fardas.
“O comércio de fardamento não tem restrições tanto para a compra quanto para a venda. Existe uma legislação que diz que um cadastro deve ser feito pelas lojas que comercializam, mas não há restrições. Qualquer um pode comprar ou vender”, afirmou o comandante.

São Paulo exige identidade

Em São Paulo, o repórter repetiu em quatro lojas a tentativa de comprar uma farda sem a carteira funcional. Nenhuma vendeu. “Aqui, tem uma lei estadual. A gente precisa pegar o RG da pessoa, o batalhão da qual a pessoa é, o nome e o que comprou”, informou uma atendente.

O Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, anunciou que em 15 dias vai criar um grupo de estudos sobre o assunto. “Se nós falarmos dos países desenvolvidos é praticamente impossível que um cidadão comum compre uma roupa de uso exclusivo de polícia ou de Forças Armadas”, declara.

A Secretaria de Segurança informou que vai aguardar o resultado do trabalho que será feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública para criar uma legislação para o tema.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Palavras de um Herói

Boa tarde a todos os amigos policiais militares e demais.

Sou o cabo Mauro Silva Mendes, mais conhecido como CB Mendes. RG 58277, 38 anos, sendo 14 anos de polícia.

Já servi nos batalhões, 23, 30, 2, BPVE, 22, 17. Hoje, pertenço ao quadro do 25º BPM.

Com toda honra posso informar aos nobres amigos que não me conhecem que tenho como provar minha idoneidade.

Antes de entrar na PMERJ trabalhei por 08 anos de CTPS assinada como relatei anteriormente.

Venho agradecer a todos pelas palavras de apoio, Espero um dia poder fazê-lo pessoalmente pelo menos a parte de vocês ou quem sabe trabalhar com alguns.

Quanto aos repórteres, não esquentem, pois, providências serão tomadas. Não tenho costume de usar a internet e não conhecia o site, fui informado por um amigo e resolvi acessar.

Aproveito a oportunidade para parabenizar a Monica pelas mensagens. Peço que DEUS nos guarde e que nossos policiais juntos permaneçam mais fortes.

Um forte abraço do amigo Mendes.

Assuntos de polícia

André Augusto Lisboa disse...

Para a PMERJ e uma HONRA ter um profissional como você, em meio a tantas posturas impróprias a sua atitude e um exemplo a ser seguido por seus pares,ao por sua segurança em risco em favor de companheiros de farda que possivelmente você nem conhecia,

Tenho certeza que você nem tenha pensado na dimensão que seu ato de bravura teve para aqueles irmão que naquele momento tinham suas vidas em risco, por isso e um Prazer de dizer que você e nosso Herói, a você nossos AGRADECIMENTOS.

Ordem partiu da Mangueirinha

CHACINA EM CAXIAS

Segundo a polícia, Piquet é um dos chefes do tráfico na Mangueirinha / Foto: Reprodução

O traficante Adriano Alves de Souza, o Piquet, de 28 anos, é o principal suspeito da matança do bairro Dr. Laureano, em Duque de Caxias. A execução seria uma represália à tentativa de entrada de milicianos do bairro na Favela da Mangueirinha.

Piquet é apontado como um dos chefes do tráfico na comunidade. No relatório do Serviço Reservado (P2) do 15º BPM (Caxias), ele é identificado como "matador de policiais". Segundo as investigações da 59ª DP (Caxias), o bandido seria o responsável pela morte de dois PMs e um oficial de Justiça, nos últimos três meses.

Caso de Polícia - Extra Online

Troca de tiros no Morro do Juramento interrompe circulação do metrô

Linha 2 foi interditada entre as estações de Tomás Coelho e Pavuna.
Tiroteio foi registrado na tarde desta segunda-feira (31).

Do G1, no Rio

Uma troca de tiros registrada nesta segunda-feira (31) no Morro do Juramento, no subúrbio do Rio, interrompeu a circulação da linha 2 do metrô por três vezes, entre as estações de Tomás Coelho e Pavuna. As informações são da assessoria da concessionária do transporte no Rio.

Nesta segunda-feira, policiais militares realizam uma operação na região.

De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, o serviço ficou interrompido das 14h44 às 14h58, das 15h17 às 15h22, e das 15h30 às 15h35. Ainda de acordo com a assessoria, o metrô foi fechado por motivo de segurança e não houve nenhum incidente envolvendo passageiros.

Na madrugada de sábado (29) cinco policiais militares ficaram feridos,  durante troca de tiros no Morro do Juramento.

Policiamento reforçado

O comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), Edvaldo Camilo da Costa, informou que vai manter o reforço no policiamento no Morro do Juramento após o tiroteio registrado na madrugada de sábado, entre traficantes que queriam tomar os pontos de venda de drogas da facção que comanda o local. 

Madrugada de tiroteio

Na madrugada de sábado, o tiroteio levou pânico aos moradores da comunidade. Cinco policiais militares, que faziam o patrulhamento na região, ficaram encurralados e foram baleados. Quando o reforço chegou, a Avenida Pastor Martin Luther King foi interditada. Mas os policiais não conseguiram se aproximar do ponto onde estavam os feridos.

Eles só foram resgatados quando um PM de Cabo Frio, na Região dos Lagos, que passava pelo local em um carro blindado, ajudou a furar o bloqueio. Por segurança, ele não quis se identificar.
Segundo a polícia, cerca de cem bandidos participaram da ação. Parte deles teria usado um caminhão no transporte até o local. Muitos motoristas fugiram assustados ao ver o bloqueio. O carro dos PMs ficou destruído pelos tiros no confronto e foi rebocado.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Polícia apreende 20 kg de cocaína na Dutra

Apreensão ocorreu durante ação de combate ao tráfico no domingo.
Material estava escondido no assoalho de um Fiat Doblô.

Do G1, no Rio

Policiais rodoviários federais apreenderam cerca de 20 kg de cocaína durante uma ação de combate ao tráfico de droga na Rodovia Presidente Dutra. A apreensão foi na noite de domingo (30), no km 257, altura de Arrozal, próximo à Volta Redonda, no Sul Fluminense. As informações são da assessoria da PRF.

O material apreendido foi encontrado em um Fiat Doblô. De acordo com a polícia, a droga estava escondida no assoalho do veículo, perto dos pés do carona.

Ainda de acordo com a polícia, o motorista e o outro ocupante do veículo confessaram ser proprietários da droga. Segundo eles, a cocaína seria entregue em São Paulo.
O material apreendido e os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal de Volta Redonda.

Dutra é principal entrada de drogas

Segundo a polícia, a Dutra é considerada a principal via rodoviária de entrada de drogas no Estado do RJ.

Em menos de uma semana, cerca de 44 kg de entorpecentes foram apreendidos durante a operação da PRF de combate às drogas nas rodovias do estado. Cinco pessoas foram presas.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Multidão protesta contra prisão de PM suspeito de integrar milícia

Cerca de mil pessoas estão na Rodovia Presidente Dutra.
Manifestantes tentam invadir pista e colocar fogo em objetos.

Do G1, no Rio

O trânsito na Rodovia Presidente Dutra está lento no início da tarde desta segunda-feira (31), na pista em direção a São Paulo, próximo a Austin, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a lentidão é reflexo de um protesto com cerca de mil pessoas, contra a prisão do policial militar Juraci Alves Prudêncio, o Jura, suspeito de integrar uma milícia na região.

O PM foi preso na última quinta-feira (27) durante uma operação da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco). Na ação, outros cinco suspeitos de integrar milícias também foram presos.

Congestionamento de 1,5 Km

De acordo com a PRF, a manifestação começou no início da manhã, na pista sentido Rio. Os protestantes chegaram a invadir uma faixa da pista e ameaçaram queimar objetos na via, mas com a chegada da PM, o grupo atravessou a rodovia e continuou o protesto no sentido São Paulo.

O congestionamento no sentido Rio chega a 1,5 km. No sentido São Paulo, o engarrafamento é de 1 km. 
Os manifestantes usam faixas e cartazes e, segundo a PRF, ainda não há informação de prisões.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Governo do Rio investiga fuga de detento vestido de mulher

Além de roupas femininas, ele usou peruca e maquiagem.
Seap investiga participação de servidores na fuga.

Do G1, no Rio

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) abriu uma sindicância nesta segunda-feira (31) para investigar a fuga de um detento do Complexo de Segurança Máxima de Bangu, na Zona Oeste do Rio. Segundo a Seap, o detendo deixou o presídio vestido de mulher, usando  peruca e maquiagem.

O resultado da sindicância deve sair em até 30 dias. Os agentes e servidores que trabalharam no dia da fuga estão afastados do setor. O foragido é Vilcir Ferreira da Costa. Ele estava no presídio Plácido de Sá Carvalho e conseguiu escapar no dia 15 de agosto.

De acordo com a Seap, o preso teria aproveitado o dia de visitas para fugir no meio de mulheres que foram visitar outros detentos.

Inspetores sob suspeita

O secretário de Administração Penitenciária, coronel Cesar Rubens Monteiro, não descarta a participação de inspetores na fuga.

“Com certeza houve no mínimo quebra das regras básicas de segurança no que diz respeito à saída dos visitantes das unidades prisionais por parte dos inspetores de serviço”, declarou o secretário.

Imagens mostram fuga

Monteiro disse que vai examinar as imagens captadas pelo sistema de monitoramento e pelas câmeras do Complexo de Bangu para avaliar as circunstâncias da fuga. Com o material, a Seap espera descobrir se houve ajuda de agentes e de outros servidores na fuga.

“É lamentável que isso ocorra, apesar dos esforços que temos feito, investindo pesados recursos na formação e na qualificação dos servidores e ainda em tecnologia de ponta, visando a aperfeiçoar o sistema de segurança das unidades”, declarou o secretário.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Polícia apreende dois menores com armas e drogas no subúrbio

Operação foi realizada para prender quadrilha de assaltantes de carros.
Segundo polícia, foram apreendidas mais de 500 pedras de crack.

Do G1, no Rio

Dois menores foram apreendidos durante uma operação da Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) na Favela Mundial, em Honório Gurgel, no subúrbio, na manhã desta segunda-feira (31). As informações são da DRFA.

Com os menores, a polícia apreendeu uma pistola 9 mm, uma carabina calibre 22 mm, um radiotransmissor. Durante a ação a polícia também apreendeu mais de 500 pedras de crack e 53 papelotes de cocaína.

De acordo com agentes da DRFA, a operação foi montada para prender quadrilha de assaltantes de carros. Os menores e o material apreendido foram levados para a DRFA, no Centro.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Polícia Federal encontra depósito com 200 máquinas caça-níqueis

Ninguém foi preso durante a operação desta segunda (31).
Local funcionava em Barra Mansa, no Sul Fluminense.

Do G1, no Rio

Agentes da Polícia Federal de Volta Redonda encontraram nesta segunda-feira (31) um depósito de máquinas caça-níquel em Barra Mansa, no Sul Fluminense.

No local, que funcionava como oficina e depósito, foram apreendidas aproximadamente 200 máquinas.

Segundo a Polícia Federal, no decorrer das investigações, os agentes descobriram que as máquinas estariam sendo recolhidas pelos criminosos para impedir que fossem apreendidas pela polícia.

Ainda de acordo com a PF, ninguém foi preso na ação desta segunda.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Mulher é esfaqueada durante tentativa de assalto em Copacabana

Vítima levou cinco pontos na mão, e passa bem.
Segundo a polícia, suspeito também ficou ferido.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Uma mulher foi esfaqueada na mão nesta segunda-feira (31) durante uma tentativa de assalto em Copacabana, Zona Sul do Rio.

Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito também ficou ferido.

A vítima foi levada para o Hospital São Lucas. Segundo a assessoria da unidade, ela levou cinco pontos na mão e será liberada ainda nesta segunda.

O suspeito ficou ferido no crime, mas a PM não soube informar como ele se machucou. A polícia também não soube dizer se a vítima teria reagido ao assalto.

O suspeito foi levado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde.

G1 > Edição Rio de Janeiro

domingo, 30 de agosto de 2009

Militares fazem manifestação em Ipanema

Um grupo de aproximadamente 300 militares fez uma manifestação pacífica neste domingo, na praia de Ipanema, entre os postos 10 e 12.

PMs e bombeiros de diversos estados brasileiros realizaram movimentos semelhantes, cujo objetivo é reivindicar a aprovação ...

da emenda constitucional que equipara os salários deles com os vencimentos dos militares de Brasília.

Segundo um policial presente no movimento, que não quis se identificar, um soldado da PM do Rio recebe atualmente cerca de R$ 800 , enquanto no Distrito Federal o mesmo cargo é remunerado com mais de R$ 4 mil, uma diferença de 500%.

"Nossa intenção é apenas apoiar a aprovação do PEC (Projeto de Emenda Constitucional) número 300, que está sendo votado no Congresso Nacional", afirmou o PM.

O Dia Online

Maconha em versão mentolada

Novas "armas" para atrair consumidores

Traficantes do Rio estão lançando mão de novas "armas" para atrair consumidores para a maconha vendida nas favelas da cidade. Segundo investigações da Polícia Civil, os bandidos estariam misturando hortelã com a erva, no momento de embalar a droga.

Além de melhorar o cheiro, a folha de hortelã não deixa mau hálito. Policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) apreenderam, na quinta-feira, 11 tabletes da maconha com hortelã na Favela de Acari.

A droga estava embalada num plástico com o símbolo do Super-Homem e tinha adesivo escrito "Criptonita do Acari" (metódo usado pelos adversários para derrubar o super-herói). As unidades encontradas eram vendidas a R$ 30.

Os traficantes estão desesperados, porque a maconha está acabando. Eles estão com pouca quantidade e o que tem, não é de qualidade. O hortelã é um disfarce para os clientes não perceberem a baixa quantidade de THC, que dá o efeito alucinógeno — diz o delegado Marcus Vinicius Braga.

Policiais da Delegacia de Combate às Drogas investigam ainda a utilização de água de coco na produção da maconha. Uma reação causada pela mistura ajudaria a reduzir a velocidade da queima da erva, dando a sensação de que a droga é de boa qualidade.
A água de coco seria misturada à maconha na última fase da produção, antes da embalagem.

Eles estariam usando tanque com água de coco para molhar a droga. Depois, a secam e a colocam para vender rápido, antes de mofar — explica o inspetor Henrique César Fontes.

Caso de Polícia - Extra Online

Menino de 3 anos ferido em tiroteio poderá passar por cirurgia

Ele foi baleado no cóccix e será reavaliado nesta segunda-feira (31).
Na troca de tiros, em Caxias, quatro homens morreram.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

O menino de 3 anos ferido durante um tiroteio na noite de sábado (29), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, permanece internado no Hospital Moacyr do Carmo e será reavaliado nesta segunda-feira (31), quando médicos verificarão se há necessidade de cirurgia. Segundo a assessoria de imprensa do município, ele foi baleado no cóccix e está estável.

Seu irmão, de 13 anos, ferido no braço, foi liberado neste domingo (30). Na troca de tiros, quatro homens morreram.

Segundo a Polícia Militar, os irmãos de 3 e 13 anos estavam na rua quando bandidos armados de fuzil chegaram em dois carros e desceram atirando.

O crime ocorreu nas proximidades da Praça Doutor Laureano, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por volta das 18h30 de sábado.

Polícia investiga autores do ataque

Investigadores da Polícia Civil ainda tentam identificar os autores do ataque. Dois dos suspeitos seriam matadores da região.

Ainda segundo inspetores da 59ª DP (Duque de Caxias), entre os mortos não haveria policiais e apenas um teria passagem pela polícia, por ameaça.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Caxias, três homens já chegaram mortos ao hospital. Um quarto ferido chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Policial baleado é transferido para Hospital da PM

Atingido do lado esquerdo do rosto, seu quadro é estável.
Ele foi atingido ao abordar dois homens em uma motocicleta.

Do G1, no Rio

O policial militar Leonardo Simões Cristino, lotado no Batalhão de Policiamento de Vias Especiais (BPVE) - baleado no rosto, na manhã deste domingo (30), no subúrbio do Rio - foi transferido no início da tarde para o  Hospital Central da Polícia Militar.

De acordo com a assessoria de comunicação da PM, ele foi atingido do lado esquerdo do rosto, está estável e não corre risco de morrer.

O policial foi atendido inicialmente no Hospital Albert  Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, ele não chegou a ser operado. Pela manhã, ele estava lúcido, mas seu quadro era considerado grave.

Patrulha de rotina

O policial foi baleado na Fazenda Botafogo, no subúrbio. Ele foi atingido ao abordar dois homens em uma motocicleta, quando fazia um patrulhamento de rotina.

O disparo foi efetuado por ocupantes de um carro que dava cobertura para a moto.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Identificado policial baleado na Avenida Brasil

O policial militar Leonardo Simões Cristino, lotado no Batalhão de Policiamento de Vias Especiais (BPVE) foi operado e transferido do Hospital Albert Schwitzer, em Realengo, para o Hospital Central da Polícia Militar(HCPM). Seu quadro de saúde é estável.
O soldado PM foi baleado no rosto, na manhã deste domingo, na Fazenda Botafogo durante um cerco policial que tentava interceptar criminosos em um carro roubado.
Cerca de quatro homens estavam no carro e também foram baleados, mas conseguiram fugir.
O veículo usado pelos bandidos foi encontrado por policiais em um dos acessos ao Morro da Pedreira, em Costa Barros.
O carro Meriva usado pelos bandidos foi localizado na Rua do Valão, no interior da comunidade.

Caso de Polícia - Extra Online

sábado, 29 de agosto de 2009

Ex-presidiário estupra a sogra

Criminoso, que está foragido, queria se vingar porque a vítima era contra namoro da filha

Gilbert Correa

6-foto1

• Adriano da Costa, de 35 anos, está sendo procurado pela polícia acusado de estuprar a sogra, em Imbariê, Duque de Caxias, na manhã do último dia 20. O motivo do crime seria vingança porque a vítima, que tem 52 anos, era contra o relacionamento que ele tinha com a filha dela. Segundo foi apurado, por volta das 8h daquela manhã, 

Adriano invadiu a residência da sogra na Rua R, no Conjunto 22 de Abril, e se dirigiu até o quarto, onde ela dormia com roupas íntimas. O sujeito, segundo depoimento da vítima, deitou-se sobre ela armado com uma faca.

A mulher acordou e ainda foi asfixiada durante a violência sexual. Adriano, que foi embora levando celular e relógio da vítima, ainda a teria ameaçado por telefone, falando que não descansaria enquanto não a matasse.

De acordo com informações, Adriano teria tomado ódio da sogra porque ela havia proibido a filha de manter um romance com ele. Segundo a polícia, o motivo da proibição seria o fato de Adriano ser um ex-presidiário que havia sido condenado por latrocínio (roubo seguido de morte) e estava em liberdade condicional.

O caso está sendo investigado pela 62ª DP (Imbariê).

Jornal Hora H - Aconteceu na Baixada você encontra aqui

'O asfalto estava brilhando de tanta bala', diz PM que salvou colegas

GUERRA DO JURAMENTO

O cabo do 25º BPM (Cabo Frio) Mauro Silva Mendes, de 37 anos, socorreu policiais militares que ficaram feridos durante confronto com traficantes que tentatram invadir o Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, Zona Norte do Rio, neste sábado.

Ele contou que mora na região e estava a caminho de casa, quando viu os PMs feridos, na Avenida Pastor Martin Luther King, em frente à estação de metrô de Tomás Coelho. Mauro conseguiu ajudar os colegas porque dirigia a sua Pajero verde, ano 2000. O carro é blindado e custa cerca de R$ 37 mil.

Era muito tiro. Muito tiro mesmo. O asfalto estava brilhando de tanta bala. Tinha que ajudar, pois amanhã eu posso precisar — destacou Mendes, que está na corporação há 15 anos e já trabalhou no Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE, atual MOVE), 17º BPM (Ilha do Governador) e 2º BPM (Botafogo).

Caso de Polícia - Extra Online

Quatro já foram julgados. Só falta o deputado Geraldo Moreira

assassinato de médico na Tijuca

O médico Carlos Alberto Miranda foi morto na Tijuca. - Foto: Hipólito Pereira/14.03.2009

Um ano e quatro meses depois do assassinato Carlos Alberto Peres de Miranda, na Tijuca, quatro dos cinco acusados de envolvimento no crime já foram julgados — e condenados — pelo 3º Tribunal do Júri da Capital.

Enquanto isso, ainda não há sequer previsão de julgamento do deputado estadual Geraldo Moreira (PMN), suspeito de ser o mandante do crime. Por ter foro privilegiado, o processo contra o parlamentar tramita no Órgão Especial do Tribunal de Justiça.

Leandro Rosa da Silva e Ulisses Matheus Costa, que executaram o crime, foram condenados em 12 de fevereiro a sete anos de prisão, cada um. Leandro conduzia a moto que emparelhou com o Peugeot 306 que a vítima dirigia, e Ulisses desferiu os tiros de pistola que mataram o médico.

Os dois foram presos momentos após o crime, por policiais do 6º BPM (Tijuca), que os perseguiram pelas ruas do bairro. Na fuga, Leandro bateu com a moto num carro e ainda atropelou uma mulher na Praça Saens Peña. Os presos contaram à polícia que haviam sido contratados por PMs para matar o médico, a mando de um empresário da Baixada.

Já os PMs Marcelo Brasil Gonçalves e Ivan Luiz Bayer, do 39º BPM (Belford Roxo), acusados pelo Ministério Público de contratar os executores, foram julgados em 29 de maio. O primeiro foi condenado a 16 anos de cadeia, e Ivan, a 15 anos de prisão.

O deputado estadual Geraldo Moreira é acusado de ser o mandante do crime. - Foto: Michel Filho/06.04.2006

De acordo com a denúncia do MP, Moreira teria decidido matar o médico Carlos Alberto após descobrir que ele estava orientando Leila Mayworm Costa, ex-mulher do parlamentar, a não ceder na partilha de bens.

A separação de Leila e Moreira é litigiosa, e tramita na 9 Vara de Família.

Ela mora num apartamento em Ipanema, avaliado em R$ 1 milhão, que está sendo reivindicado pelo deputado. Moreira teria oferecido R$ 50 mil à ex-mulher na partilha de bens, valor que o médico considerou baixo para uma relação de 21 anos.

Com a ajuda de uma testemunha, a polícia descobriu a amizade entre o deputado e o PM Marcelo Brasil. A testemunha revelou ter feito, a pedido do deputado, um levantamento da região da Tijuca onde o médico foi morto. A vítima foi executada em 14 de março de 2008, na Rua Andrade Neves, na Tijuca.

O médico Carlos Alberto Miranda. - Foto de Reprodução/Guilherme Pinto

A denúncia contra o deputado Geraldo Moreira por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, impossibilidade de defesa da vítima e expor outras pessoas a perigo, já que o crime ocorreu no meio da rua) foi feita no último dia 12 de maio.

Duas semanas depois, a denúncia foi aceita integralmente pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Entretanto, ainda não há previsão para o julgamento do parlamentar. A assessoria do TJ explicou que a tramitação do processo atrasou devido a um recurso interposto pela defesa de Moreira após a aceitação da denúncia contra ele.

Cúpula do Judiciário estadual, o Órgão Especial é formado por 25 desembargadores (o presidente do TJ, Luiz Zveiter, os 12 mais antigos da corte, e 12 indicados pela magistratura). Ao contrário dos julgamentos em primeira instância, onde a decisão de condenar ou absolver o réu cabe a sete pessoas do povo, Moreira será julgado pelos 25 desembargadores. Zveiter só vota em caso de empate.

Caso de Polícia - Extra Online

Duas viaturas são atacadas por bandidos em Manguinhos

POR PAULA SARAPU, RIO DE JANEIRO

Rio - Uma perseguição a um veículo onde estava o segundo homem na hierarquia do Complexo de Manguinhos acabou deixando duas viaturas do 22º BPM (Maré) encurraladas na Avenida Dom Hélder Câmara. Por volta de 12h30, cerca de 30 bandidos fortemente armados cercaram os policiais, que tentaram abordar o táxi onde Clever Henrique da Conceição Jaster, o Rick, estava com a mulher e três crianças pequenas.

Foto: Marcelo Regua/ Agência O DIA

Na foto, marcas de tiros nos vridros da uma viatura da PM | Foto: Márcelo Regua/ Agência O DIA

O táxi deixava o Complexo de Manguinhos, mas foi surpreendido pelos policiais, que vinham pela Avenida Democráticos. O motorista não obedeceu a ordem de parar e chegou a voltar na contramão, na localidade conhecida como Coreia.

Segundo os policiais, Rick desceu do táxi atirando contra as viaturas e logo foi 'protegido' por bandidos que faziam a contenção do tráfico nas favelas aliadas do Jacarezinho e de Manguinhos, controladas pelo Comando Vermelho. Uma das viaturas teve os pneus furados, a lataria atingida e os vidros estilhaçados.

Testemunhas contaram que foram 40 minutos de intenso tiroteio até a chegada do carro blindado da PM. No táxi, além da mulher do traficante, estavam três crianças que teriam 5, 8 e 12 anos. "Nos preocupamos em abrigar as crianças que estavam com ele. Rick desceu correndo, logo veio um bonde e os três ficaram apavorados", contou um dos policiais.

O taxista levaria Rick, a mulher e as crianças até a Cidade Alta, em Cordovil, para a festa de um parente. "Os bandidos estavam muito drogados e vieram para o meio da rua usando fuzil. A cada dois passos, descarregavam um carregador inteiro. Se não fosse o blindado, que também resgatou a mulher dele e as crianças, não tínhamos conseguido sair", contou outro policial.

Duas pessoas que passavam pelo local também tiveram seus carros alvejados. Cinco tiros atingiram o Ford Ka da vendedora Andréia Lima, 29. Já o comerciante José Coelho, 52 anos, nasceu de novo: uma bala atingiu a lataria da porta de trás, perfurou o banco do motorista na altura do peito e só parou no painel do veículo.
"Foi um tiro só, mas seria fatal se eu estivesse dentro do carro. Escutei o primeiro disparo e abandonei meu carro. Uma senhora me recebeu na casa dela e passamos o tempo todo no chão, nervosos, orando".

Rick foi preso em maio deste ano numa operação da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) em Manguinhos, com um fuzil G3 com luneta. Segundo policiais, há cerca de dois meses ele voltou às ruas, liberado pela Justiça.

O DIA ONLINE - RIO

Cirurgião baleado em Ipanema continua sedado e em estado grave

POR PAULA SARAPU, RIO DE JANEIRO

Rio - O cirurgião Paulo Athayde, baleado na cabeça durante assalto em Ipanema na última quinta-feira, continua sedado, de acordo com a assessoria de imprensa da Clínica São Vicente, onde ele está internado. Paulo continua no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e seu estado de saúde ainda é grave, mas controlado. O médico está em coma induzido e deve passar por uma nova avaliação neste domingo. Quem cuida do caso de Athayde é o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho.

A polícia já tem dois suspeitos de terem baleado contra o cirurgião Paulo Athayde Salaverry Lopes, 54 anos, depois de roubar sua moto, em Ipanema. De acordo com o diretor de Polícia da Capital, Ronaldo Oliveira, é provável que os criminosos estejam em favelas da Zona Norte.

Investigações da polícia apontam que bandidos dessa área costumam roubar motos de maior porte — como a BMW do médico — para se exibir. Ontem, a PM apreendeu 29 motos em operação no Complexo de São Carlos. O médico segue em estado grave.

Segundo Ronaldo Oliveira, algumas áreas estão sendo checadas, como Morro do Cantagalo, em Ipanema — o Serviço Reservado do 23º BPM (Leblon) recebeu denúncia de que os ladrões poderiam ser de lá. “Estamos checando informações e coletando depoimentos, mas há indícios fortes de que tenham partido de outra região”, disse o delegado, citando as favelas do Jacarezinho, Manguinhos, Vila Cruzeiro e Mangueira, onde há quadrilhas especializadas em roubar motos potentes para que os traficantes se exibam com elas.

O 23º BPM tem feito operações na região para coibir o uso de motos em crimes. De acordo com o comandante da unidade, coronel Sérgio Alexandre Rodrigues, o principal alvo da repressão são duplas em motos.

A delegada da 14ª DP (Leblon), Tércia Amoedo, afirmou que a ação ajudou a reduzir os assaltos usando esses veículos na região.
Nesta sexta-feira, a 14ª DP recebeu quatro horas com imagens fornecidas pela CET-Rio para tentar traçar a rota de fuga dos ladrões.

Em alguns vídeos de prédios, eles aparecem usando a moto do cirurgião, sempre de capacete. Cerca de 10 ligações para o Disque-Denúncia (2253-1177) indicaram pistas sobre os bandidos. Oito testemunhas foram ouvidas e, semana que vem, a polícia espera conseguir coletar o depoimento de outros parentes e do médico, que continua em coma induzido.

Devassa na frota irregular do São Carlos

Cento e vinte policiais militares de várias unidades ocuparam o Complexo de São Carlos, no Estácio e Catumbi, na manhã de ontem, à procura de armas, drogas e dos chefes do tráfico local, Anderson Rosa de Mendonça, o Coelho, e Rogério Rios Mosqueira, o Roupinol. Para cercar os acessos ao morro, os PMs tiveram apoio de dois blindados e helicóptero. A ação se estendeu ao Morro dos Prazeres, em Santa Teresa.

Motoqueiros foram revistados. Vinte e nove motos foram apreendidas — duas delas eram roubadas. Foram emitidas ainda 41 multas por irregularidades. Um Peugeot prata roubado também foi recuperado. Segundo o comandante do 1º BPM (Estácio), tenente-coronel Sérgio Mendes, bandidos da região usariam motos para transportar armas e drogas.

Com informações de Bartolomeu Brito e Vania Cunha

O DIA ONLINE - RIO

'Lucas Malucão' é preso em Botafogo

Jovem de classe média, acusado de roubos em série, é conhecido como 'terror da Urca'

POR PAULA SARAPU, RIO DE JANEIRO

Foto: Alexandre Vieira/ Agência O DIA

Na foto, Lucas Malucão, conhecido como 'o terror da Urca'

Rio - Com 11 passagens pela polícia, o jovem de classe média alta Lucas Ramos Rivera, o Lucas Malucão, 23 anos, foi preso na madrugada deste sábado por policiais da 12ª DP (Copacabana).

Monitorado há cerca de um mês, Lucas responde a um processo por tentativa de homicídio na 1ª Vara Criminal da Capital e tinha um mandado de prisão por roubo à residência na Zona Sul, com uso de arma, expedido pela 36ª Vara Criminal. O rapaz foi preso na Rua Lauro Müller, em Botafogo, quando saía de um bar.

Filho de um coronel do Exércio e neto de um almirante, Lucas é conhecido como o ‘terror da Urca’, bairro onde mora em uma confortável casa. Sua primeira passagem pela polícia foi em 2002, como adolescente infrator. Segundo o delegado Antenor Martins Junior, a primeira vez em que foi preso, usava uma arma do avô. Segunda as investigações, ele recebia R$ 3 mil de mesada da família e ganhou dos pais um Mercedes Classe A.

“Como os jovens de poder aquisitivo que entram para a vida do crime, Lucas começou usando drogas e praticando pequenos furtos.

Depois, passou a andar armado e foi preso pela primeira vez com uma arma do avô. Em uma festa junina na Urca, em junho, espancou um rapaz e chegou a fazer disparos contra ele. Lucas tem passagem por porte ilegal de arma, lesão corporal, uso de entorpecentes, dano ao patrimônio público e resistência à prisão”, afirmou.

No processo sobre a tentativa de homicídio, a defesa de Lucas pediu teste de sanidade ao juízo. O rapaz foi abordado quando deixava um bar no carro do amigo Ian Borges Bicalho, 25 anos. Os policiais  encontraram drogas no veículo e Ian foi autuado e liberado em seguida.

O DIA ONLINE - RIO

Imagens mostram motoristas fugindo de tiroteio na contramão, no subúrbio

Traficantes tentaram tomar pontos de venda de drogas no Juramento.
Enquanto parte do grupo entrou a pé, outros se esconderam em caminhão.

Do G1, no Rio, com informações do Jornal Nacional

 

Imagens feitas com uma câmera digital no fim da tarde deste sábado (29) mostram motoristas de ônibus e carros voltando na contramão, fugindo da guerra entre traficantes no subúrbio do Rio. A troca de tiros no Morro do Juramento, que deixou cinco policiais feridos na madrugada deste sábado (29), recomeçou no fim da tarde e chegou a paralisar o metrô por 12 minutos, na Linha Dois.

Segundo moradores da região, traficantes armados vindos do Conjunto de favelas do Alemão, que fica a quatro quilômetros e meio dali, decidiram tomar na última sexta-feira (28) os pontos de venda de drogas na favela.

Enquanto um grupo entrava a pé pelas ruas de acesso ao morro, um caminhão de mudanças com dezenas de criminosos armados escondidos avançava sem ser percebido, até se deparar com uma patrulha da polícia. Foi quando os criminosos desceram e começaram a atirar.

Os cinco policiais militares que estavam na patrulha foram baleados. Um outro policial de folga que passava no local e dirigia uma caminhonete blindada, usou o carro para resgatar os colegas. Conseguiu retirar um e ainda usou o automóvel como escudo. Mais patrulhas, então, conseguiram se aproximaram para salvar os outros PMs feridos.

Marcas de sangue e balas nos veículos

O carro da polícia e a caminhonete blindada ficaram cheios de marcas de sangue e de balas. Os traficantes então voltaram para dentro do caminhão e foram embora.

O cabo, que estava de folga, explicou por que decidiu ajudar os colegas. Mas, com medo, pediu pra não ser identificado.
“Pensando nos teus colegas baleados, que um dia pode ser você. Você não tem que hesitar em nada, tem que proceder”, disse o policial.
O comando da Polícia Militar informou que já tinha informações há pelo menos duas semanas de que essa invasão iria acontecer e por isso mandou reforçar o policiamento na região. Mesmo assim, os traficantes atacaram.

Policiamento reforçado

“Vamos buscar reforçar esse nosso patrulhamento lá, que mostrou que realmente a gente precisa continuar com isso. Se eles invadissem pessoas inocentes iriam morrer nesta invasão”, disse o comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), Edvaldo Camilo da Costa
Dos cinco policiais feridos, três já voltaram pra casa. Os outros dois passaram por cirurgia e estão internados no Hospital Central da Polícia Militar.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Policiais serão transferidos para o HCPM

GUERRA DO JURAMENTO

O soldado Alessandro levou um tiro na cabeça, mas passa bem / Foto de Marcelo Franco

Cinco policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) ficaram feridos, no confronto com traficantes que teriam tentado invadir o Morro do Juramento, nesta quinta-feira.

Os soldados Gustavo Ribeira Meirelles e Telmo Arruda da Costa Lima permanecem internados no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, e serão transferidos para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio.

Costa levou um tiro na cabeça e será operado para a retirada da bala. Meirelles foi atingido na boca e terá que se submeter a uma cirurgia de reconstrução do maxilar.

O soldado Alessandro Alves de Mello, atingido na cabeça, o cabo Valdeci Cordeiro de Jesus, baleado na perna, e a soldado Luciana Lopes Machado de Oliveira, que também levou um tiro na perna, já foram liberados.

Foi complicado, mas graças a Deus está todo mundo vivo. Isso é o que importa, agora — ressaltou o policial.

Cabo que salvou colegas será promovido

O cabo Mauro Silva Mendes usou o próprio carro — uma Pajero blindada ano 2000, avaliada em R$ 37 mil — para resgatar um dos feridos. Ele contou que voltava para casa quando foi abordado por policiais na Avenida Martin Luther King, próximo à estação de Thomaz Coelho. Os colegas de farda disseram estar aguardando a chegada do caveirão.

Segundo o comandante do 9 BPM, tenente-coronel Camilo Coelho, o cabo será promovido por bravura.

Perguntei se eles já haviam sido socorridos. Como meu carro é blindado, fui até o acesso da favela. Peguei o soldado Meirelles e falei para ele ficar deitado no banco — contou Mauro.

Depois, o cabo disse ter atravessado a Pajero na rua para servir de escudo para os outros PMs. Ele levou o soldado até o Corpo de Bombeiros de Campinho, de onde o policial foi para o hospital.

Caso de Polícia - Extra Online

Assuntos de Polícia:

Parabéns ao Cabo Mauro Silva Mendes que mesmo estando de folga colocou em risco a própria vida para salvar os companheiros que estavam cercados e sem perspectivas de resgate.

PM divulga lista de aprovados

Concurso para soldado

A Polícia Militar (PM) divulgou a lista dos classificados na primeira fase do concurso que vai preencher quatro mil vagas de soldado. Os 5.327 mais bem colocados nas provas de português e matemática farão o exame antropométrico, a partir de quinta-feira que vem, dia 3 de setembro, no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças, na Avenida Marechal Fontenele 2.906, em Sulacap, às 6h30m. Veja aqui a listagem completa, por ordem de classificação.

Vida Ganha - Extra Online

Assuntos de Polícia

Nas reportagens abaixo vocês que passaram nesta etapa das provas já tem uma ideia do que os aguarda,Um salário super defasado, muito se cobra de postura do Policial que muita vezes não recebe condições mínimas de trabalho.

Mesmo assim Parabéns e que sejam muito bem vindos os que concluírem com êxito todas as etapas.

Batan: 12 PMs fora da rota

Policiais deixaram seus postos e estiveram na favela no período de reportagem de ‘O DIA’

POR ADRIANA CRUZ, RIO DE JANEIRO

Rio - Doze policiais militares de dois batalhões vão ter que dar explicações sobre o desvio da rota de seus postos para a Favela do Batan, em Realengo, entre os dias 1º e 14 de maio do ano passado. Foi nesse período que equipe de O DIA fazia reportagem sobre atuação da milícia naquela comunidade e acabou sequestrada e torturada, no dia 14 daquele ano.

Investigação da PM baseada no GPS (sistema que identifica a localização dos veículos) da Secretaria de Segurança constatou que, naquele período, cinco guarnições (equipes) do Batalhão Policiamento de Vias Especiais (BPVE) e sete do 14 º BPM (Bangu) foram ao Batan, quando deveriam estar fazendo o patrulhamento em outros locais.

Uma delas, a viatura 54-3247, do BPVE, foi ao Batan no dia 14 de maio, às 22h36, uma hora e meia depois de a equipe de O DIA ter sido sequestrada pela milícia conhecida como ‘Águia’. Segundo o Boletim Interno da PM 37, publicado ontem, a investigação da 4ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) em conjunto com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) não apontou o envolvimento dos 12 policiais militares na ação do grupo paramilitar.

Porém, eles — que eram os responsáveis pelo comando das viaturas — poderão ser responsabilizados administrativamente por não cumprir a determinação do Plano Geral de Policiamento que indicavam seus postos. O grupo agora vai apresentar sua defesa.

Dois condenados pelo crime

Dia 13, os paramilitares que comandaram sequestro de jornalistas e motorista de O DIA na Favela do Batan foram condenados a 31 anos de prisão por tortura.

O então policial civil Odinei Fernandes da Silva, de 35 anos, o ‘01’, e Davi Liberato de Araújo, de 32, o ‘02’ — chefões do grupo paramilitar denominado ‘Águia’ — recebem pena ainda por roubo e formação de quadrilha.

A decisão do juiz da 1ª Vara Criminal de Bangu, Alexandre Abrahão Dias Teixeira, foi proferida após um ano e três meses de a equipe de O DIA ter sido julgada pelo ‘tribunal’ formado pelos milicianos do Batan, na Zona Oeste. Os profissionais ficaram em poder do grupo de criminosos durante sete horas e meia.

O DIA ONLINE - RIO

Morro do Juramento tem policiamento reforçado

Cinco policiais militares foram baleados em tiroteio.
PM, que passava pelo local, ajudou no resgate dos feridos.

Do G1, no Rio, com informações do JH

 

O comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), Edvaldo Camilo da Costa, disse que vai manter o reforço no policiamento no Morro do Juramento, no subúrbio do Rio. Na madrugada deste sábado (29), cinco policiais militares ficaram feridos em um tiroteio entre traficantes, que queriam tomar os pontos de venda de drogas da facção que comanda o local.

Durante toda a manhã dois veículos blindados patrulharam a região para auxiliar nas buscas aos invasores. Ninguém foi preso. O comércio abriu normalmente, mas os donos dos estabelecimentos dizem que muitos funcionários faltaram com medo da violência.

Madrugada de tiroteio

Foram cerca de sete horas de troca de tiros na madrugada deste sábado, levando pânico aos moradores. Cinco policiais militares, que faziam o patrulhamento na região, ficaram encurralados e foram baleados. Quando o reforço chegou, a Avenida Pastor Martin Luther King foi interditada. Mas os policiais não conseguiram se aproximar do ponto onde estavam os feridos.

Eles só foram resgatados quando um PM de Cabo Frio, na Região dos Lagos, que passava pelo local em um carro blindado, ajudou a furar o bloqueio. Por segurança, ele não quis se identificar.

Segundo a polícia, cerca de cem bandidos participaram da ação. Parte deles teria usado um caminhão no transporte até o local. Muitos motoristas fugiram assustados ao ver o bloqueio. O carro dos PMs ficou destruído pelos tiros no confronto e foi rebocado.

Os cinco policiais feridos foram socorridos no hospital Salgado Filho, também no subúrbio. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, Valdeci Cordeiro de Jesus levou um tiro no pé. Luciano Lopes Machado de Oliveira foi baleado nas nádegas. Gustavo Melo levou um tiro de raspão na nuca e na mão. Os três já receberam alta.

Outros dois ainda estão internados. Gustavo Meirelles, baleado na boca, teve uma fratura na mandíbula, foi operado e seu estado é estável. Delmo de Arruda da Costa Lima, levou um tiro na cabeça, foi operado e permanece em estado grave.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Polícia apreende 20 quilos de maconha na Via Dutra

Droga seria levada para o Espírito Santo.
Motorista do veículo foi preso.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu neste sábado (29) 20 quilos de maconha, na Via Dutra, na altura de Penedo, no Sul do estado. A droga estava escondida na lataria, estepe, parachoque e painel de um carro. Os policiais precisaram desmontar o veículo para retirar a maconha.

“Temos costume de fazer apreensões de drogas nesse tipo de veículo. Vendo que o condutor apresentava nervosismo e a narrativa dele não condizia com a realidade, foi feita a vistoria”, conta Anderson Monteze, da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo a polícia, a maconha seria levada para Vila Velha, no Espírito Santo. O motorista alegou não saber do transporte da droga. Ele foi levado para a delegacia da Polícia Civil de Itatiaia e vai responder por tráfico de drogas.

Foi a segunda apreensão no mesmo posto da Polícia Rodoviária Federal em menos de uma semana. Na segunda-feira (24), um casal foi detidos com três quilos de haxixe. A droga seria levada de Ribeirão Preto (SP) para o Rio de Janeiro.

A Via Dutra é uma das rodovias mais movimentadas do país. Só no trecho que corta o Sul do estado do Rio, passam cerca de 75 mil veículos por dia.

G1 > Edição Rio de Janeiro

PM é baleado e morre no subúrbio

Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu.
Polícia ainda não tem pistas do crime, em Cordovil.

Do G1, no Rio

O policial militar Aluísio André de Paula foi morto na madrugada deste sábado (29), em Cordovil, no subúrbio. De acordo com policiais do 16º BPM (Olaria), ele foi baleado quando passava pela Rua Capitão Cruz.

O PM chegou a ser levado para o hospital Getúlio Vargas, na Penha, também no subúrbio, mas não resistiu. A polícia ainda não tem pistas dos criminosos. O caso foi registrado na 38ª DP (Quitino).

G1 > Edição Rio de Janeiro

Tiroteio deixa cinco policiais feridos no Morro do Juramento

Traficantes invadiram o morro, provocando a facção local.
Cinco policiais militares foram feridos na troca de tiros.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

Um confronto entre traficantes rivais no Morro do Juramento, no subúrbio do Rio, levou pânico aos moradores da região, na madrugada deste sábado (29). Um grupo de traficantes invadiu o morro com um caminhão, para tomar os pontos de venda de drogas da facção que comanda o local.

Houve tiroteio e cinco policiais militares do 9º BPM (Rocha Miranda), que faziam uma ronda ficaram feridos. Eles foram levados para o hospital Salgado Filho, no Méier, também no subúrbio.

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, Valdeci Cordeiro de Jesus levou um tiro no pé. Gustavo Meirelles foi baleado na boca, teve uma fratura na mandíbula, mas foi operado e está estável. Luciano Lopes Machado de Oliveira foi baleado nas nádegas e já teve alta. Gustavo Melo, que levou um tiro de raspão na nuca e na mão, já foi liberado. Delmo de Arruda da Costa Lima, levou um tiro na cabeça e está sendo operado em estado grave.

O clima é tenso na região. Dois carros blindados estão no Morro do Juramento para auxiliar as buscas aos invasores.

G1 > Edição Rio de Janeiro

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Roubo e perseguição assusta Tijuca

POR MARCO ANTONIO CANOSA, RIO DE JANEIRO

Rio  -Uma perseguição a bandidos que haviam acabado de assaltar uma casa lotérica assustou moradores e motoristas, no início da noite desta sexta-feira, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Dois bandidos foram presos por PMs sem que nem um tiro fosse disparado. Um apistola calibre 45 foi apreendida.

O roubo à Bilhete Premiado, na Rua Conde de Bonfim, 545, chamou a atenção de transeuntes, que acionaram PMs do Rondas Ostensivas Nazareth Cerqueira (Ronac 2) que faziam patrulhamento pelo bairro. Houve perseguição a pé pelas ruas.

Os bandidos entraram na Rua Henry Ford e pularam os muros de várias residências até conseguirem entrar no Tijuca Tênis Club, onde acabaram cercados e presos pelos PMs. Não houve troca de tiros, mas a perseguição e invasão ao clube deixou os associados apavorados.

Quando vi os policiais entrando, com fuzis na mão, fiquei desesperada e achei que fosse assalto ao clube”, contou uma mulher, que esperava a filha sair da natação.Um dos presos, Marcos André dos Santos, 35, o Testa, é apontado pela polícia como um dos maiores ladrões de residências da Zona Norte do Rio e autor de pelo menos 10 assaltos nos últimos quatro meses, alguns no Alto da Boa Vista. Entre as vítimas estaria um delegado, mas a policiais da 19ª DP (Tijuca) não confirmaram a informação.

O outro preso é Cristiano Barbosa Vicente, 32 anos, que fraturou a clavícula ao pular um muro e precisou ser medicado no Hospital do Andaraí.

Segundo os policiais, ambos já têm passagem pela polícia por roubo. A Polícia deve intimar os funcionários da loja a depor, já que o dono da lotérica teria proibido-os de ir até a 19ª DP (Tijuca), onde o caso foi registrado.

O DIA ONLINE

Polícia prende três mulheres na Zona Oeste suspeitas de golpe

Elas responderão por estelionato.
Entre as três presas estão mãe e filha.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Três mulheres foram presas na tarde desta sexta-feira (28) suspeitas de levar cerca de R$ 1,5 mil de uma vítima que tinha acabado de sacar dinheiro em um banco na Freguesia, Zona Oeste do Rio. De acordo com a polícia, duas das presas são mãe e filha.

 

Segundo informou a delegacia, as três eram especialistas no golpe que teriam praticado. No início da tarde, a vítima foi seguida por duas mulheres até dois bancos, onde sacou o dinheiro. Na saída, a vítima teria sido abordada por uma das mulheres, que perguntou se ela tinha perdido um cartão, supostamente encontrado por ela.

untitled

Quando negou, a suposta dona do cartão – uma das presas – aborda as duas, dizendo que o cartão pertencia a ela. Ela oferece uma recompensa para as duas – a uma, que faria parte do golpe, por ter encontrado o objeto, e à outra, vítima, por não ter aceitado um cartão que não era dela.

Uma das suspeitas se ofereceu para segurar a bolsa da vítima, enquanto ela iria buscar a recompensa prometida. Quando voltou ao local onde a mulher tinha ficado, ela já tinha fugido.

As três fugiram em um carro. Testemunhas avisaram à polícia, que começou uma perseguição e conseguiram prender as três. Com elas foi encontrada a bolsa da vítima e quatro celulares. A vítima reconheceu as presas na delegacia. Segundo a polícia, elas responderão por estelionato.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Menor troca tiros com a polícia no Morro do Juramento

POR LUARLINDO ERNESTO, RIO DE JANEIRO

Rio - Uma menor de 17 anos trocou tiros com policiais presentes no morro do Juramento, na Zona Norte.

A jovem, que portava uma pistola calibre 9 milímetros, com carregador especial para suportar 30 munições, iniciou o confronto e somente foi presa quando sua munição acabou.

Foto: Agência O Dia

A jovem apreendida com a pistola com suporte para 30 tiros | Foto: André Mourão / Agência O Dia

Os policiais, do serviço reservado do 9º BPM, encontraram com a jovem, além da arma, 199 ampolas plásticas com cocaína, 129 trouxinhas de maconha, 80 pedras de crack e quatro trouxinhas de haxixe.

Os policiais afirmaram já ter conhecimento da existência da jovem, mas disseram na 27ª DP que não tinham ideia da disposição de encarar a polícia que ela mostrou durante o tiroteio.

O DIA ONLINE - RIO

Polícia prende irmãos suspeitos de tráfico em Volta Redonda

Eles pretendiam comandar venda de drogas na Vila Brasília, diz polícia.
Agentes da 93ª DP chegaram aos suspeitos após investigações.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Dois irmãos foram presos nesta sexta-feira (28) suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Volta Redonda, na Região Sul Fluminense. Segundo a polícia, eles pretendiam formar uma nova quadrilha para tomar o comando da venda de drogas na Vila Brasília.

Agentes da 93ª DP (Volta Redonda) chegaram aos suspeitos após investigações. De acordo com a polícia, os dois foram presos na cada da mãe deles, no bairro Aterrado. Eles respondem, ainda, a um processo por homicídio qualificado. Contra eles, havia mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça.

Segunda o delegado Carlos Alexandre Leite, titular da 93ª DP, um dos presos já teria comandado o tráfico de drogas na Vila Brasília. Eles foram levados para a delegacia de Volta Redonda, onde o caso foi registrado.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Polícia procura 3 suspeitos de integrar quadrilha de sequestradores no Rio

Segundo a polícia, outros 15 suspeitos já estão presos.
André Francavilla Luz foi morto após ser sequestrado em 2004.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou, nesta sexta-feira (28), que procura três suspeitos de integrar uma das mais violentas quadrilhas de sequestradores que agia no estado. Segundo a polícia, outros 15 suspeitos de envolvimento com o grupo já estão presos.

A quadrilha é suspeita de envolvimento no sequestro do jovem André Francavilla Luz, em 2004. O rapaz, na época com 26 anos, foi rendido por criminosos na porta da empresa da família, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

De acordo com a polícia, o empresário Sérgio Pacheco, pai de André, fez tudo o que os sequestradores mandaram, mas a quadrilha ficou com o dinheiro pago pelo resgate e mataram o rapaz. André ficou num terreno abandonado ao lado da Favela de Vigário Geral. O corpo só foi encontrado 142 dias depois do crime.

O chefe do grupo, segundo a polícia, seria Roberto Célio Lopes, o Bertinho de Vigário Geral, suspeito de comandar uma quadrilha de sequestro no estado. Outro envolvido era ex-funcionário da empresa de Sérgio Pacheco.

Reencontro

Depois de cinco anos do crime, o pai de André se emociona ao reencontrar o investigador que ajudou a resolver o caso na delegacia. Sérgio Pacheco fala com investigadores do caso – que se tornaram amigos da família – pelo menos uma vez por mês. Para ele, apesar do fim trágico, a polícia trabalhou bem.

“Ficou uma amizade, um negócio muito estreito, muito bonito e muito espontâneo, da parte minha, da minha família”, disse o pai, que espera ver todos os suspeitos presos: “Acho que seria uma justiça completa. Eu quero dizer, já está condenada. O tempo eu acho que é o melhor remédio, ele não vai tirar nunca de mim o que eu sinto pelo meu filho”, completou.

Suspeitos já foram identificados

Ainda de acordo com a polícia, os 19 suspeitos de envolvimento no crime já foram identificados. As prisões começaram cinco meses depois do sequestro. Julgados e condenados, 15 estão na cadeia, inclusive Bertinho, cumprindo apenas que chegam a 41 anos de prisão. Apenas um foi absolvido.

“A polícia é capacitada, a polícia tem condições de fazer. Agora, é necessária a contraparte que ele nos deu que a família acredite no caso do sequestro, a familia acredite na polícia, isso é fundamental”, declarou o inspetor Jorge Gerhard.

O atual delegado da Divisão Antisequestro (DAS) Marcos Reimão garante que a polícia permanece em busca dos criminosos. Segundo a polícia, os suspeitos foram identificados como Edson Luiz Lins da Cunha, o Playboy, Antonio da Costa Nicolau Filho, o Piloto, e Adriana dos Santos Guimarães, a Magrinha.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Trezentos policiais militares reforçam patrulhamento nas ruas do Rio

Policiamento já está sendo reforçado no Centro e na Zona Norte.
Estratégia visa reduzir os índices de criminalidade em regiões da cidade.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Trezentos policiais militares que faziam serviços burocráticos já estão reforçando o policiamento no Centro do Rio, e em bairros da Zona Norte.

Segundo a PM, os policiais foram distribuídos com base no estudo de ocorrências feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

No Centro, foram registrados mais de 2.500 assaltos a pedestres, de janeiro a maio deste ano. Nos bairros da Zona Norte os casos de roubo a pedestres passaram de 10.300, no mesmo período.

A Polícia Militar informou que Niterói e São Gonçalo também tiveram o policiamento reforçado.
Além disso, 1.400 PMs estão fazendo ronda ostensiva em outras áreas da cidade, inclusive nas comunidades ocupadas pela polícia pacificadora.

Estratégia

O major da PM, Odelei Santos, informou que a mudança de função dos policiais é uma estratégia da corporação para reduzir os índices de criminalidade nas regiões mais críticas da cidade.

Essas áreas fazem parte de um mapeamento do Instituto de Segurança Pública (ISP).

G1 > Edição Rio de Janeiro

PM prende dois suspeitos de assalto na Zona Oeste

Houve troca de tiros, de acordo com batalhão.
Ninguém ficou ferido.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Dois homens foram presos no início da noite desta sexta-feira (28) suspeitos de tentar assaltar um motorista na Rua Araguaia, Freguesia, Zona Oeste do Rio.

De acordo com policiais do 18º BPM (Jacarepaguá), os dois suspeitos estavam em uma moto quando foram surpreendidos por PMs no momento do crime.

Houve troca de tiros, mas ninguém se feriu.
Com eles foi apreendido um revólver. O caso foi registrado na 41ª DP (Tanque).

G1 > Edição Rio de Janeiro

PM apreende 70 motos durante operação na Zona Norte

Duas delas foram roubadas na Zona Sul do Rio.
Segundo a polícia, ninguém foi preso.

Do G1, no Rio

PMs do 1º BPM (Estácio) apreenderam na tarde desta sexta-feira (28) 70 motos durante uma operação em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) nos morros da Mineira, São Carlos e Prazeres, no Estácio, na Zona Norte do Rio.

O batalhão realizou a operação para reprimir o tráfico de armas e drogas no local. Das 70 motos apreendidas, 42 foram também multadas. Duas delas, que teriam sido roubadas na Zona Sul do Rio, foram recuperadas. Ninguém foi preso.

As motos foram levadas para a 6ª DP (Cidade Nova) e, em seguida, para o Pátio Legal em Deodoro.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Suspeito morre durante tiroteio com PMs na Zona Oeste

Segundo a polícia, ele seria traficante.
Quatro homens teriam atravessado a Grajaú-Jacarepaguá armados.

Do G1, no Rio

Um suspeito morreu na tarde desta sexta-feira (28) depois de trocar tiros com policiais na Favela Cachoeira Grande, na Zona Oeste do Rio. Segundo a polícia, o homem seria traficante da área.

PMs do 6º BPM (Tijuca) estavam passando em um carro pela Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá quando viram quatro homens suspeitos atravessando a via – eles estariam passando do Morro da Cutia para a Favela Cachoeira Grande.

Segundo o batalhão, policiais perseguiram os suspeitos até a entrada do morro, onde trocaram tiros e balearam um deles. Os outros fugiram. Com a vítima foi encontrada uma pistola e crack.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Flávio Bolsonaro: A favor das punições secretas na PM

Líder do PP na Alerj

Rio - Dizer que a publicação de punições disciplinares de PMs em boletim reservado acobertará desvios de conduta chega a ser cômico, pois elas continuarão vazando, como sempre vazaram as constantes do boletim ostensivo, cujo acesso também necessita de senha – apesar do nome ensejar que é público.

Ninguém é tão fiscalizado quanto os policiais militares: corregedoria interna, delegacias militares, Corregedoria-Geral Unificada, delegacias de polícia, MP, Auditoria Militar, Ouvidoria, Disque-Denúncia, ONGs de direitos humanos para bandidos, sociedade, imprensa e por aí vai.

A PM do Rio é a mais mal remunerada do país – um soldado de Brasília recebe igual ao major daqui. Como o governador Sérgio Cabral não resolve, e parece que nem atenuará o problema principal, que é o salário, caberá ao novo comandante-geral, profissional gabaritado e de princípios, resgatar o moral da tropa.

Com a medida em discussão, há sinalização de que o tratamento a ser dado, a partir de agora, é equânime, independentemente da patente. O reflexo intramuros é muito positivo, pois principalmente os praças, que estão na ponta da linha, nas ruas, dando suas vidas pela nossa segurança, percebem que a divisão histórica da PMERJ entre eles e oficiais pode estar com dias contados.

Em conjunto com outras medidas, como a já anunciada extinção da prisão administrativa, como a necessária elaboração de novo Regulamento Disciplinar, à luz da Constituição Federal, poderemos ter uma legislação que ampare não só o policial, mas também sua família.

Governador, o que a tropa quer não é segredo para ninguém. Quer salário digno, ainda que via ato secreto, pois também será bem-vindo.

O DIA ONLINE

Pedro Fernandes: Contra punições secretas na PM

Líder do DEM na Alerj

Rio - Sem dúvida, adquirimos o vício insanável da amizade, que protege transgressões, assim como o péssimo hábito de achar natural esconder condutas inadequadas e crimes, considerados costumes, de gente com alguma importância na sociedade.

Já virou rotina manter em sigilo, como se fosse questão de segurança, os desvios de condutas de chefes e de servidores dos governos municipais, estaduais ou federais.

Com certeza, herdamos esse hábito das formas autoritárias com que lidamos com o Estado desde o período colonial. Alguns se acham superiores aos cidadãos comuns.

O administrador público brasileiro não compreende que, como o cidadão comum, só pode fazer o que a lei autoriza. Esquece, com frequência, que a transparência é um imperativo constitucional e função de Estado, não de um único governo.

Um recente exemplo dos hábitos adquiridos nos deu o novo comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro, ao passar para o boletim disciplinar reservado a publicação das punições a praças, assim como já acontecia com oficiais. Não há o que justifique a medida.

No País, só há restrição à transparência em casos legalmente determinados. O artigo 5ª do Decreto nº 4553/2002 estabelece que são passíveis de classificação como reservados dados ou informações cuja revelação possa comprometer planos, operações ou objetivos neles previstos ou referidos,

Quais planos e operações serão comprometidos com o comunicado de punições administrativas dos policiais? Que motivos impedem o conhecimento dos fatos? Qual será a melhoria na prestação de serviços, se houver a blindagem de policiais punidos? O que se quer esconder?

O DIA ONLINE

Adolescente é drogada, estuprada e jogada de carro em Alagoas

Maceió - Uma adolescente de 15 anos foi drogada, estuprada e jogada de um carro em movimento em Arapiraca, cidade no agreste alagoano, na madrugada desta sexta-feira.

De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, a jovem, antes dos exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal, precisou passar por um processo de desintoxicação.

A adolescente, que não teve o nome divulgado, foi encontrada por outra mulher. Segundo policiais militares que resgataram a menina, ela gritava, estava machucada e não conseguia se levantar. De acordo com testemunhas, a jovem diz ter sido estuprada por duas pessoas e depois jogada de um carro.

A menina foi levada ao Hospital Geral do Estado. Não foi divulgado qual é o estado de saúde da jovem.

"O que nos choca é que isso não é comum em Arapiraca. Ela estava drogada e foi estuprada. É uma crime terrível contra uma pessoa", diz o comandante do 3º Batalhão da PM, coronel João Marinho.

O DIA ONLINE

Soldado do Exército é suspeito de assaltos na Baixada

Outras duas pessoas também foram presas.
Policiais apreenderam um revólver e um colete à prova de balas.

Do G1, no Rio

Policiais militares do 20º BPM (Mesquita) prenderam, na madrugada desta sexta-feira (28), três homens suspeitos de assaltos na antiga estrada Rio-São Paulo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Entre eles, há um soldado paraquedista do Exército.

A PM recebeu denúncias de que um grupo com cinco suspeitos praticava assaltos na região. Eles estavam num Fox preto quando foram abordados pela polícia durante o patrulhamento. Segundo a polícia, houve perseguição e troca de tiros.

Dois suspeitos que estavam no carro foram baleados e levados para o Hospital Geral da Posse, em Nova Iguaçu. Um deles levou um tiro no ombro, e o outro foi baleado na perna.

O soldado paraquedista foi levado para a 56ª DP (Comendador Soares) e será encaminhado para o batalhão de origem.

Outros dois suspeitos conseguiram fugir.
Dentro do carro, a polícia encontrou um revólver, um colete à prova de balas, seis telefones celulares e um radiotransmissor.

O veículo era roubado e o registro foi feito na 35ª DP (Campo Grande).

G1 > Edição Rio de Janeiro

Suspeito de chefiar tráfico em favela do Rio é preso no Espírito Santo

Ele estava em Guarapari.
Segundo a polícia, ele seria chefe do tráfico na Favela Parque Arará.

Do G1, no Rio

Policiais civis prenderam o suspeito de chefiar o tráfico de drogas na Favela Parque Arará, em Benfica, no subúrbio do Rio.

Segundo a polícia, ele é conhecido como Junior Calcinha e foi preso em Guarapari, no Espiríto Santo. As informações são da assessoria da Polícia Civil.

Segundo a polícia, a prisão aconteceu na noite de quarta-feira (27).

Agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) chegaram à cidade depois de receber denúncias sobre o paradeiro do suspeito.

Os policiais não informaram por quanto tempo Junior Calcinha ficou em Guarapari. Ele foi levado para a sede da Dcod, no Centro do Rio.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Dois jovens são esfaqueados em briga de boate na Zona Oeste

Feridos foram para o hospital Rocha Faria e passam por exames.
Polícia ainda não tem pistas do homem que os atacou.

Do G1, no Rio

Dois jovens foram esfaqueados na madrugada desta sexta-feira (28), após tentarem apartar uma briga na saída de uma boate, na Estrada do Monteiro, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. As informações são da Polícia Militar.

Policiais do Regimento de Polícia Montada (RPMont)  levaram as vítimas para o Hospital estadual Rocha Faria, em Campo Grande. A Secretaria estadual de Saúde informou que os jovens sofreram ferimentos no abdome e no tórax. Eles vão passar por exames e ainda não há previsão de alta.
A polícia ainda não tem informações sobre quem feriu os jovens. O caso foi registrado na 35ª DP (Campo Grande).

G1 > Edição Rio de Janeiro

PM suspeita que criminoso que assaltou médico seja do Cantagalo

Policiamento na Rua Nascimento Silva, em Ipanema, foi reforçado.
Dois homens balearam o médico após roubarem sua moto.

Do G1, no Rio

 

O comandante do 23º BPM (Leblon), coronel Sérgio Alexandre Rodrigues, afirmou nesta sexta-feira (28) que há suspeitas de que um dos assaltantes do médico Paulo Athayde Lopes seja do Morro do Cantagalo, na Zona Sul do Rio.

O cirurgião foi baleado na cabeça, na quarta-feira (26), durante um assalto em frente à sua casa, na Rua Nascimento Silva. Dois criminosos levaram a moto BMW que o médico pilotava.
Segundo o comandante, muitas denúncias chegaram ao serviço reservado do batalhão com informações sobre o paradeiro dos suspeitos. A PM vai fazer buscas em diversas favelas da cidade para encontrar os criminosos.

Procurada pelo G1, a delegada responsável pelo caso, Tércia Amoedo, da 14ª DP (Leblon) não confirmou as informações do comandante do 23º BPM. A delegada disse também que não vai se pronunciar sobre o caso para não atrapalhar as investigações. Na quinta-feira (27), a polícia informou que oito pessoas prestaram depoimento na delegacia.

Vizinhos do médico reclamam da sensação de insegurança no bairro. Segundo os moradores, o policiamento na rua é raro e casos de assalto se multiplicam na região. A Polícia Militar colocou um carro para reforçar o patrulhamento no local.

Médico reagiu ao assalto

De acordo com a Polícia Civil, as câmeras de segurança dos prédios não registraram o crime, mas a delegada acredita que a vítima tenha reagido ao assalto. Segundo ela, o médico - especialista em cirurgia bariátrica - foi atingido no momento que lutava com um dos suspeitos na tentativa de evitar que levassem sua moto.

Segundo testemunhas, o capacete protegeu o médico que chegava em casa em sua moto. Dos quatro ou cinco tiros que foram disparados contra a cabeça da vítima, três foram desviados pelo capacete, mas um atingiu a nuca do médico.

Médico está internado no CTI

Paulo Athayde Lopes está internado no CTI da Clínica São Vicente, na Gávea. De acordo com a assessoria do hospital, ele está em coma induzido e contraiu pneumonia depois de ter aspirado líquido. O estado de saúde da vítima é considerado grave pelos médicos.

O boletim divulgado nesta sexta diz: "O cirurgião Paulo Athayde Lopes permanece em estado grave, em coma induzido, com bom controle da pressão intracraniana e da pneumonia por broncoaspiração. A tomografia computadorizada do crânio a que se submeteu hoje mostra estabilização da área de contusão cerebral. O coma induzido deverá ser mantido pelos próximos dias".

Referência em redução de estômago

O médico Paulo Athayde Lopes é um dos grandes nomes da cirurgia bariátrica (redução de estômago). Ele também é membro titular da Sociedade Brasileira de Videocirurgia (Sobracil) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Bope faz operação em favelas do Estácio

Objetivo dos PMs é encontrar esconderijos de drogas e armas.
Ainda não há informações de presos e apreensões.

Do G1, no Rio

Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fazem uma operação nos morros dos Prazeres, Mineira e São Carlos, no Estácio, no Centro. Os PMs estão nas favelas desde o início da manhã desta sexta-feira (28).

O relações públicas do Bope, capitão Ivan Blaz, informou que o objetivo da ação é encontrar esconderijos de armas e drogas nas comunidades. Ainda não há informações de tiroteio e nem de prisões ou apreensões.
Cerca de 70 policiais participam da operação, que ainda não tem previsão de término. PMs do 1º BPM (Estácio) também dão apoio à ação.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Polícia apreende rifle de caça durante operação na Favela do Acari

Arma teria alcance de 300 a 400 metros.
Ela seria usada para matar elefantes.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

A polícia apreendeu na tarde de quinta-feira (27) um rifle de caça, de fabricação tcheca, na Favela do Acari, no subúrbio do Rio. Segundo a polícia, a arma é utilizada em outros países para matar elefantes.

A arma foi apreendida durante operação realizada pela Delegacia de Combate às Drogas (Dcod). A ação contou com 20 policiais.

Uma pequena quantidade de drogas também foi apreendida durante a operação. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, a arma teria alcance de 300 a 400 metros e poderia ser usada contra veículos blindados.

Mas a polícia suspeita que a arma não chegou a ser usada, já que a munição para ela não é vendida no Brasil.

G1 > Edição Rio de Janeiro

PF apreende 125 caça-níqueis e prende quatro suspeitos em Niterói

No local funcionava uma linha de montagem e manutenção de máquinas.
Operação aconteceu na última quinta-feira (27).

Do G1, no Rio

Foto: Divulgação

A PF apreendeu 125 máquinas caça-níqueis (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal apreendeu 125 máquinas caça-níqueis, 126 coletores de cédulas e uma pistola em um grande depósito de máquinas caça-níqueis, em Niterói, na Região Metropolitana.
A operação ocorreu na quinta-feira (27). No local, funcionava uma grande linha de montagem e manutenção de máquinas.

Além de máquinas caça-níqueis, R$ 3.800,00 em dinheiro e 11 celulares também foram apreendidos.
Quatro pessoas foram autuadas em flagrante por formação de quadrilha e contrabando.

G1 > Edição Rio de Janeiro

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Quem é quem na quadrilha?

MILÍCIA NA BAIXADA

Veja a prisão de Didi

BONDE DO JURA (Segundo informações do relatório de inteligência da polícia)

Juracy Alves Prudêncio, o Jura (preso) - sargento da PM. Ele é acusado de chefiar a mair e mais violenta milícia da Baixada Fluminense, autodenominada “Bonde do Jura”. Ele é suspeito de ameaçar de morte o deputado estadual Marcelo Freixo, que presidiu a CPI das Milícias; policiais da 3 Delegacia de Polícia Judiciária Militar, que investigava o grupo; e agentes da Polícia Federal de Nova Iguaçu.

Washington das Neves de Melo (foragido) - acusado de ser segurança da quadrilha. Já foi preso duas vezes por porte ilegal de arma e tinha mandado de prisão por homicídio pendente.

Ubiraci Araújo da Fonseca, o Bira (foragido) - denunciado em inquérito de homicídio, é apontado como cobrador das taxas de segurança cobradas pelo bando.

Daniel de Lima Machado, o Cabeça (preso) - foi preso em flagrante em 2006 porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha. É acusado de ser segurança da quadrilha.

Wilson Ramos Pereira Junior, o Didi ou Wilsinho (preso) - é acusado de constrangimento ilegal. Seria segurança do bando.

Cesar Sisnande dos Santos, o Chorrão (preso) - Cabo da PM, é apontado como miliciano em processo da 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu.

Antônio Marcos do Carmo Peixoto (preso) - Soldado da PM, é acusado de dano em inquérito da 55ª DP (Queimados).

Sérgio Pereira Reis (preso) - Sargento da PM, é acusado de formação de quadrilha e homicídio em inquérito da 58ª DP (Posse).

Marcos de Paula Toledo (foragido) - Soldado da PM, tem anotação criminal por lesão corporal.

Eduardo Cardoso Livramento, o Dudu (preso) - Soldado da PM, tem anotações criminais por latrocínio (roubo seguido de morte) e extorsão.

José Carlos Valle da Silva, o Valle (foragido) - é acusado de homicídio e lesão corporal em crimes relativos à disputa pelo controle do transporte alternativo em Nova Iguaçu investigados pela 56ª DP (Comendador Soares). É também apontado como autor de disparos contra uma equipe da 3ª DPJM que o investigava. Por isso, foi expulso da corporação este ano.

André Barbosa Cabral, o Cabral (preso) - é acusado de tentativa de homicídio em inquérito da 58ª DP.

Marcelo Anderson de Moraes Loureiro, o Marcelinho Trololó (preso) - Soldado da PM. Foi reconhecido por testemunhas como integrante do Bonde do Jura.

Flávio Cândido da Silva, o Flavinho (foragido) - Cabo da PM que, segundo as investigações da Draco, integra a quadrilha.

Caso de Polícia - Extra Online

Aspirante a oficial da PM é baleado na porta de casa

POR MARCO ANTONIO CANOSA, RIO DE JANEIRO

Rio - Três homens foram baleados na noite desta quinta-feira em circustâncias ainda não esclarecidas pela Polícia, em Vaz Lobo, subúrbio do Rio. Um dos atingidos é o candidato a oficial da PM André Corrêa Vargas, 30 anos. Os outros foram identificados apenas como Fabrício e Carlos.

André foi atingido por três tiros, um no tórax e um em cada braço. Segundo familiares de André, ele conversava no portão com os dois amigos na Rua Vaz Lobo, quando um carro ocupado por vários homens passou atirando contra uma viatura policial estacionada próxima.

André foi socorrido pelos Bombeiros e levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, onde passaria por cirurgia. Fabrício e Carlos teriam ido para uma clínica particular.

Pouco tempo depois, um outro homem identificado como Alex França da Silva, de 28 anos, também deu entrada no Getúlio Vargas com um tiro no rosto. Ele foi deixado na porta da unidade por um carro que fugiu do local.

A Polícia está apurando se os casos tem relação. Os crimes aconteceram por volta das 21h. Alex tinha passagem pela polícia por porte e uso de drogas. Ele está em estado grave.
O portão onde ocorreu o tiroteio ficou perfurado com vários tiros. Fiéis que participavam de um culto em uma igreja em frente ficaram apavorados. O caso foi registrado na 22 ° DP (Penha).

O DIA ONLINE

Polícia diz que já tem pistas dos suspeitos de balear médico

Oito pessoas prestaram depoimento nesta quinta-feira (27).
Cirurgião-geral foi baleado na cabeça durante um assalto em Ipanema.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

A Polícia Civil informou, na tarde desta quinta-feira (27), que já tem pistas dos assaltantes que balearam o médico Paulo Athayde Lopes, de 53 anos, na quarta-feira (26), em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a polícia, oito pessoas prestaram depoimento nesta tarde na 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado.

O cirurgião-geral foi baleado na cabeça durante um assalto em frente à sua casa, na Rua Nascimento Silva. De acordo com a assessoria de imprensa da Clínica São Vicente, onde ele está internado, o estado de saúde dele é grave. Paulo está sendo mantido em coma induzido.

De acordo com a polícia, as câmeras de segurança dos prédios não registraram o crime. Mais cedo, a delegada Tércia Amoedo Saraiva, titular da 14ª DP, afirmou que o médico reagiu ao assalto. Segundo ela, o médico - especialista em cirurgia bariátrica - foi atingido no momento que lutava com um dos suspeitos na tentativa de evitar que levassem sua moto BMW.

“As informações que temos são que ele reagiu, entrou em luta corporal e a outra pessoa que estava na moto deu o tiro na vitima. Agora, importante é contar com o apoio da população também através do Disque-Denúncia para chegar a esses marginais e evitar que eles pratiquem outros crimes como esse”, disse Ronaldo Oliveira, chefe de Polícia da Capital.

Segundo testemunhas, o capacete protegeu o médico que chegava em casa em sua moto. Dos quatro ou cinco tiros que foram disparados contra a cabeça da vítima, três foram desviados pelo capacete, mas um atingiu a nuca do médico.

Roubo de veículos aumentou na Zona Sul

De janeiro a maio deste ano, 380 veículos foram roubados na Zona Sul. O número aumentou 12,46% em relação ao mesmo período do ano passado. Vizinhos do médico reclamam da sensação de insegurança no bairro. Segundo os moradores, o policiamento na rua é raro e casos de assalto se multiplicam na região.

De acordo com uma vizinha do médico, que preferiu não se identificar, prédios já foram invadidos e uma amiga teve o carro roubado há menos de um mês. “Eu não conhecia o médico, mas já chorei muito. Essa patrulha só está estacionada aí por causa do crime, mas depois que já aconteceu não adianta mais nada”, revolta-se.

A Polícia Militar informou que reforçou o patrulhamento na região com mais duas viaturas, que vão a fazer rondas 24 horas por dia.

Referência em redução de estômago

O médico Paulo Athayde Lopes é um dos grandes nomes da cirurgia bariátrica (redução de estômago). O cirurgião-geral é graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduado em Cirurgia Gastroenterológica no Hospital Universitário Antonio Pedro. Para aprimorar na técnica de redução de estômago, fez em 2000 um curso em Nova York.

Paulo também é membro titular da Sociedade Brasileira de Videocirurgia (Sobracil) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Atualmente, o médico trabalha em uma clínica particular, onde, junto com a sua equipe, ajuda pacientes a tratar a obesidade mórbida. 

Colegas de profissão comentam o crime

Colega do Dr. Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Videocirurgia, o cirurgião-geral Antonio Bispo Júnior soube do crime por amigos. “Foi um impacto. Além de ser um colega de profissão, ele é um cidadão. Ser assaltado na porta de casa nos deixa preocupados”.

Amiga e paciente do médico, a empresária Monica Cury fez a cirurgia de redução de estômago há quase três anos. “Conheço o Paulo há 12 anos. Há quase três me tornei paciente dele. Fiquei sabendo do assalto e corri para o Miguel Couto e depois pra clínica São Vicente”, contou.

G1 > Edição Rio de Janeiro