sábado, 28 de novembro de 2009

Polícia investiga se PMs atiraram em jovem após extorsão

PM diz que policiais serão presos administrativamente.
Segundo comandante, vítima contou que foi baleada no rosto por PMs.

Rodrigo Vianna Do G1, no Rio

 

O comandante do 1º BPM (Estácio), tenente-coronel César Tanner, informou, na tarde deste sábado (28), que está investigando a denúncia de que dois policiais militares atiraram contra uma jovem de 21 anos, na noite de sexta-feira (27), após extorsão, no Estácio, Zona Norte do Rio. O crime aconteceu perto de uma estação do metrô.

Segundo o comandante, a vítima, cujo nome não foi revelado, contou que deixava o Morro de São Carlos, por volta das 22h, quando foi abordada por dois policiais do 1º BPM numa viatura. Ela foi obrigada a entrar no carro dos PMs. Os PMs, ainda de acordo com o relato da jovem, pediram dinheiro para soltá-la.

A mulher disse que entregou os R$1.7 mil que tinha na bolsa. Em seguida, ainda de acordo com o tenente-coronel César Tanner, os dois policiais levaram a jovem até a Estrada das Paineiras, na Zona Norte. Lá, segundo ela, foi molestada sexualmente pelos PMs e baleada no rosto. Depois, ela despencou numa ribanceira de cerca de nove metros.

“Ela (a vítima) fez o relato dela, a acusação aos policiais. Acusou de extorsão. Mas ela realmente foi baleada. Em função do que ela nos disse, eu fui ao hospital, ouvi o que ela tinha a dizer, com base nos dados e identificamos a viatura. Em seguida, ela reconheceu os PMs através de fotografias”, contou o comandante.

Os dois policiais fugiram em seguida, abandonando a jovem no local. A Polícia Militar informou que a vítima foi socorrida por um ciclista e depois levada para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. De acordo com o tenente-coronel César Tanner, ela passa bem e já foi liberada.

Prisão

Em nota oficial, a Polícia Militar informou que o Comandante Geral da PM, Mário Sérgio de Brito Duarte, determinou ao tenente-coronel César Tanner que tomasse as medidas cabíveis. A Polícia Militar determinou a prisão administrativa dos dois policiais militares por 72 horas.

Ainda de acordo com o tenente-coronel César Tanner, um dos policiais já foi preso. O outro ainda está sendo procurado. Os dois serão levados para o 1º BPM, onde prestarão depoimentos e permanecerão presos administrativamente por desvio de conduta.

“Infelizmente tudo leva a mais um caso de desvio de conduta, mas como já dissemos antes, apuramos e ‘cortamos a nossa própria carne’. O delegado já fez a perícia no local, e a viatura e as armas usadas pelos policiais também serão periciadas. Primeiro, vamos dar o direito de defesa aos dois PMs”, completou o comandante do 1º BPM.

Na Estrada das Paineiras, os investigadores encontraram as sandálias da jovem, marcas de sangue e uma cápsula de fuzil. O caso foi registrado na 6ª DP (Cidade Nova).

Leia na íntegra a nota oficial da PM:

“A assessoria de imprensa esclarece que o Comandante Geral da Polícia Militar, Mário Sérgio de Brito Duarte, ao tomar conhecimento de ato criminoso envolvendo policiais militares do 1º Batalhão, determinou ao Comandante daquela Unidade, coronel César Taner, que tomasse as medidas de praxe para elucidar o fato, ocorrido às 22 horas da última sexta-feira (27/11) na Estação Estácio do Metrô, durante abordagem a uma mulher.

No momento, o Comandante do 1º BPM junto com agentes do Serviço Reservado da Corporação estão indo efetuar a prisão dos policiais militares.

É necessário esclarecer que o caso que foi apurado e encaminhado para a Delegacia Policial pelo próprio Comandante do 1º Batalhão.”

G1 > Edição Rio de Janeiro

Troca de tiros faz um morto no Morro dos Macacos

Segundo a polícia, agentes faziam operação de rotina.
Segurança foi reforçada nos acessos à comunidade.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Pelo menos um homem morreu durante um confronto entre policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 6º BPM (Tijuca) e traficantes, na manhã deste sábado (28), no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Segundo a Polícia Militar, o tiroteio começou quando os militares faziam uma operação de rotina na comunidade.

Os policiais foram recebidos a tiros por traficantes quando tentavam entrar na favela por um dos acessos. A intensa troca de tiros, de acordo com moradores, teria durado mais de 30 minutos. Por causa do confronto, parte do comércio fechou as portas. Assustados, alguns moradores tentaram se proteger dos tiros atrás de muros e carros.

Segundo a Polícia Militar, um homem, que seria criminoso, foi baleado e morreu no local. Com ele, os policiais apreenderam um radiotransmissor, drogas e uma pistola. A troca de tiros terminou ainda pela manhã. De acordo com policiais do Serviço Reservado do batalhão, o clima é de aparente tranquilidade na região.

A Polícia Militar informou que a comunidade, assim como outras favelas da Zona Norte continuam com patrulhamento reforçado, o chamado grande cerco. No entanto, as operações são mais pontuais. O policiamento foi intensificado após confrontos no local, que terminaram com a queda de um helicóptero da PM por traficantes no dia 17 de outubro no local. Três policiais morreram.

Dois mortos na Coreia

Na noite de sexta-feira (27), dois suspeitos morreram depois de serem atingidos numa troca de tiros com policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 14º BPM (Bangu) que faziam patrulhamento de rotina na Favela da Coreia, em Senador Câmara, na Zona Oeste. As informações são da sala de escuta da Polícia Militar.

Segundo a polícia, os agentes foram recebidos a tiros, por volta das 22h. Os baleados ainda foram levados para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, também Zona Oeste, mas não resistiram.
Com eles foram apreendidos uma pistola calibre 40, um revólver calibre 38, munição, drogas e um radiotransmissor. O caso foi registrado na 34ª DP (Bangu).

Tiroteio na Vila Kennedy

Também na noite de sexta (27), um intenso tiroteio envolvendo traficantes rivais assustou moradores da Vila Kennedy, em Bangu, na Zona Oeste. Segundo policiais militares do 14º BPM (Bangu), o confronto teria envolvido criminosos de uma comunidade vizinha. Não há informações sobre presos ou feridos.

Segundo testemunhas, a troca de tiros começou por volta das 20h. O motivo, de acordo com moradores, seria a disputa pelo tráfico de drogas. Policiais militares foram acionados para o local. A PM informou, no entanto, que não realizou operação na comunidade durante o dia.

Por causa do confronto, o comércio fechou as portas. Alguns moradores tentaram se proteger dos tiros atrás de muros e carros

G1 > Edição Rio de Janeiro

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Polícia prende acusado de integrar grupo de extermínio na Baixada

belford roxo

Tarcísio com o material apreendido pela polícia. Foto: Divulgação / Polícia Civil

Policiais da 54ª DP (Belford Roxo) e do Departamento Geral de Polícia da Baixada Fluminense deflagraram, nesta quinta-feira, uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão nas residências de pessoas apontadas como integrantes de um grupo de extermínio que age na região. O objetivo era pegar os acusados em flagrante. Eles são apontados como autores de uma chacina, ocorrida em setembro desse ano no bairro Vasco.

No caso, quatro pessoas de uma mesma família foram executadas dentro de casa. Segundo a polícia, eles cometiam pequenos furtos na região e queriam instalar uma boca de fumo dentro da casa. Durante as investigações, foram identificados sete homens, entre eles Tarcísio Junior Cardoso, de 30 anos. Ele foi o único preso na operação de ontem. Apesar de nada ter sido encontrado com o acusado, Tarcísio tinha contra si um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal da Capital, por um homicídio cometido em 2004.
Na residência de outros dois acusados foram apreendidos peças roubadas de veículos, uma granada, uma pistola calibre 9mm e munição. Os agentes também prenderam em flagrante Marcos Antonio de Araújo Silva. Ele é pai de um dos acusados e estava com um revólver calibre 38. Ele foi autuado por porte de arma. Os agentes informaram que o grupo é acusado de ter cometido outros dez assassinatos em Belford Roxo e Duque de Caxias.

Caso de Polícia - Extra Online

Troca de tiros em operação na Pedreira mata três homens

200 agentes
Uma troca de tiros, no final de uma operação da Polícia Civil, no Morro da Pedreira (Costa Barros), matou três homens, ainda não identificados. A ação começou no início da manhã desta sexta-feira e tinha como objetivo evitar a guerra dos traficantes locais com o grupo rival, de Acari.
Quatro delegacias especializadas - Combate às Drogas (Dcod), Roubo e Furto de Cargas (DRFC), Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), Repressão a Armas e Explosivos (Drae) - deram apoio à operação, que conta com cerca de 200 agentes, dois veículos blindados e um helicóptero.
Foram apreendidas pistolas, drogas e equipamentos de uma central clandestina de TV a cabo. Os policiais também estouraram um ferro-velho irregular e uma casa que servia de depósito para drogas. Sete pessoas foram detidas no início da ação.

Caso de Polícia - Extra Online

PM é baleado em troca de tiros na Praia do Flamengo

Policial leva tiro

Um policial militar foi baleado próximo à cabine da PM na Praia do Flamengo.

Ele fazia plantão no local quando interceptou bandidos em duas motos. Eles trocaram tiros e o policial foi baleado. Moradores contam que ouviram uma rajada de tiros e ainda avistaram o PM estirado no chão.

O policial, baleado no braço, foi levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM) e já foi liberado.

Caso de Polícia - Extra Online

Major Dilo pode passar de foragido a desertor

operação rolling stones

Major Dilo Pereira Soares Júnior. Foto: Divulgação

A situação do major Dilo Pereira Soares Júnior, acusado de ser um dos quatro chefes da milícia de Rio das Pedras,em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, pode piorar ainda mais. Lotado na Diretoria Geral de Pessoal da PM, e com a prisão preventiva decretada pela Justiça, o militar tem até quarta-feira para se apresentar , caso contrário será considerado desertor.

A deserção é crime previsto no Código Militar, com uma pena que varia de seis meses a dois anos de prisão.

Ontem, uma mulher que denunciou a milícia de Rio das Pedras deixou à favela, acompanhada de seus dois filhos. Escoltada por 20 policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), ela resgatou móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais que estavam em uma casa e se mudou do local. A mulher foi incluída no programa de proteção à testemunha.

Na terça-feira, durante a operação Rolling Stones, ela contou que os filhos recebiam ameaças constantes dos milicianos, e que já foram agredidos.

—Eu não dormia de jeito nenhum à noite. Estava vivendo com remédio controlado. Em Rio das Pedras, é o seguinte: eles ameaçam muito, está entendendo? Quando eles pegam, eles espancam. E vão espancando, espancando, espancando. Quando eles se cansam, aí eles matam — disse.

O serviço de inteligência da Draco revelou que aproveitou a escolta da testemunha para filmar suspeitos, que assistiram à mudança da testemunha. Até agora, nove pessoas acusadas de pertencer a milícia de Rio das Pedras já foram presas e outras 11 estão sendo procuradas.

Os integrantes da cúpula da milícia ainda foragidos são, além do major Dilo, o capitão PM Epaminondas Queiroz Medeiros Júnior, o PM Dalmir Pereira Barbosa e seu irmão, Dalmir Pereira Barbosa.

Caso de Polícia - Extra Online

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cai altura mínima para ser PM

Rio - A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou projeto de lei que estipula a altura mínima de 1,65 metro para os candidatos a vagas na Polícia Militar. O limite, que antes era de 1,68 metro, vale apenas para os homens. Para as mulheres, a exigência não mudou: 1,60 metro.

A proposta foi feita pelo governo do estado, com a justificativa de aumentar a chance para mais interessados.  De acordo com o projeto, a medida trará maiores possibilidades de ingresso na corporação e a conseqüente ampliação de seu efetivo.

O governador Sérgio Cabral ressalta que a mudança atende ainda à recente expectativa criada com a realização da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, de que todas as esferas de governo trabalhem na prevenção e no restabelecimento da ordem pública e da paz social

O DIA ONLINE - RIO

domingo, 22 de novembro de 2009

Rebelião no presídio de Magé já deixa um morto

Rio - A rebelião que acontece desde o início da tarde deste domingo no Presídio de Magé, na Baixada Fluminense, já deixou um morto. Segundo informações da PM, o morto seria um detento e a causa da morte seria overdose.

Um outro preso, que passou mal, foi levado para um hospital da região. Os detentos estão mantendo reféns quatro agentes penitenciários, um dos quais estaria ferido no braço por estilhaços. A rebelião começou depois que os detentos tentaram uma fuga em massa e foram contidos pelos guardas penitenciários.

Cerca de 30 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM estão no local e já deram prazo para o término da rebelião ou a unidade prisional será invadida.

Além da rebelião, uma "briga" religiosa deixou o clima ainda mais tenso em Magé. O pastor Marcos, que costuma tentar acabar com rebeliões, esteve no local por vontade própria, mas teria sido barrado pela direção da Casa.

O padre André, coordenador da Pastoral Carcerária da Igreja Católica, teria sido convocado pelo Estado para ir ao local. Com autorização para entrar, o padre tenta negociar com os presos, o que revoltou o pastor.

Segundo Marcos, ele foi destratado pela diretoria do presídio e disse que a atitude foi preconceituosa.

O pastor Marcos falou ainda que os agentes estão amordaçados e amarrados a botijões de gás.

Familiares dos presos se concentram na porta da unidade e pedem a intervenção do governador do Estado, Sérgio Cabral, para que os rebelados não sejam castigados. O comandante do 34º BPM (Magé) também está no local tentando negociar a rendição dos rebelados.

Por telefone, O DIA conseguiu contato com alguns dos internos e ainda falou com dois dos reféns, os agentes penitenciários Alves e Silva. Os dois guardas disseram que estão sem ferimentos, que não foram agredidos ou feridos, mas informaram que a situação é tensa.

Reportagem de Marco Antônio Canosa e Alessandra Horto

O DIA ONLINE - RIO

sábado, 21 de novembro de 2009

Preso 'Chapoca', chefe do tráfico do Complexo da Maré

Rio - Policiais militares do 22º BPM (Maré) prenderam, na manhã deste sábado, Bruno dos Santos, traficante conhecido como "Chapoca", considerado o líder do tráfico de drogas do complexo de favelas da Maré. "Chapoca" virou chefe na comunidade depois que seu amigo "Facão", de quem era o braço direito, foi preso e mandado para um presídio fora do Estado.

Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

'Chapoca' é apresentado na 37ª DP (Ilha do Governador) | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Com o auxilio de uma denúncia anônima, policiais prenderam o traficante em uma casa na Vila dos Pinheiros. O criminosos foi preso com uma pistola 9 mm e não reagiu a prisão.

Ele foi apresentado na 37ª DP (Ilha do Governador).

O DIA ONLINE - RIO

Bope começa treinamento para Olimpíadas de 2016

A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 ainda podem ser um sonho distante para muitos brasileiros, mas para os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a preparação para os eventos já começou. Com o objetivo de garantir a segurança ...

antes, durante e depois dos Jogos, os homens de preto deram o pontapé inicial nos treinamentos com agentes de outras partes do mundo, que vão deixar a equipe da polícia carioca ainda mais capacitada contra as ações de criminosos.

Um dos primeiros treinamentos da maratona que se seguirá até 2016 começou nesta segunda-feira, quando dois representantes da força especial R.A.I.D - a 'tropa de elite' da polícia francesa - desembarcaram na sede do Bope, em Laranjeiras. Desde então, os policiais estão trocando experiências na unidade sobre combate à criminalidade, operações de risco, ações de resgate de reféns, retomada de veículos e edificações, entre outros temas importantes para que a violência não atrapalhe a realização dos eventos.

A idéia é que, a partir da semana que vem, as aulas práticas também sejam feitas fora da unidade, para aproximar ainda mais da realidade durante os jogos. Segunda-feira, as equipes praticam no estande de tiro da polícia. Terça-feira, 'caveiras' e franceses vão transformar o estádio do Engenhão, no Engenho de Dentro, em cenário de treinamento intensivo.

A partir do ano que vem, os policiais do Bope arrumam as malas para aprender novas técnicas com colegas de farda de outros países e trazer na bagagem novos conhecimentos para aperfeiçoar a capacitação dos caveiras.

O Dia Online

Feridos em Duque de Caxias têm alta de hospital

Policial militar foi morto em frente à sua casa.
Irmão de PM e menino de 11 anos estavam entre os feridos.

Do G1, no Rio

 

Os quatro feridos na noite de sexta-feira (20) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense – quando o policial militar Diogo Moura de Souza, de 26 anos, foi morto a tiros em frente à sua casa – já tiveram alta do Hospital Moacyr Rodrigues do Carmo. A informação é da assessoria de imprensa da prefeitura do município.

Entre os feridos estava Pedro Paulo Laer, de 11 anos, e Rodrigo Moura de Souza, de 30 anos, irmão de Diogo, que também é PM. Os outros feridos que tiveram alta são Orlando de Souza Ramos, que não teve a idade divulgada, e Paulo Sérgio de Azevedo, de 20 anos.

PMs estavam de folga

O crime ocorreu na noite de sexta-feira (20). Segundo informações da assessoria da PM, testemunhas contaram que os disparos foram efetuados por criminosos dentro de um carro. Tanto Diogo quanto seu irmão estavam de folga.

O caso foi registrado na 59ª DP (Duque de Caxias).

Ônibus incendiado

Também na noite de sexta, um ônibus da viação Flores foi incendiado na Avenida Presidente Kennedy, também em Duque de Caxias. Segundo informações iniciais, não houve feridos.

G1 > Edição Rio de Janeiro

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Comandante-geral da PM critica blogueiros e twitteiros

por Guilherme Amado

Críticas

Comandante da PM em exercício, coronel Álvaro Garcia. (No fundo da foto, à direita)

Críticas disparadas em direção a blogueiros e twitteiros marcaram o discurso de Álvaro Garcia (em segundo plano, na foto de Cléber Júnior), comandante-geral da PM em exercício, na posse do tenente-coronel Sérgio Luiz Mendes Afonso (no primeiro plano), que assumiu nesta quinta-feira o 15º Batalhão de Polícia Militar, em Caxias, no lugar do tenente-coronel Roberto Alves de Lima, exonerado do comando no último dia 13 de novembro. Ele caracterizou como "covarde" a atitude de pessoas que criticam a corporação sem se identificar:

- Não vamos nos deixar levar por esses covardes que tentam macular a nossa imagem. Eles ficam atrás de blogs ou Twitters, mas, se fossem corajosos, falariam em público e não por meio de denúncias apócrifas. Não deixeis cair em tentação. Não deixeis vos levar por aqueles que não mereciam estar aqui - criticou Garcia.

O tenente-coronel Roberto Alves de Lima foi transferido para a Direção Geral de Pessoal, a DGP. Sua relação com a cúpula da Secretaria de Segurança foi prejudicada por sua participação em movimentos de reinvidicação por melhores condições de trabalho.

Em agosto, ele balançou no cargo, após comparecer a uma passeata por aumento de salário, na orla de Ipanema. O tenente-coronel comentou esses episódios:

- Em 2008, participei de movimentos de reivindicação salarial porque acredito que, nas leis, temos que fazer valer nossos direitos. Somos profissionais de segurança pública. Ninguém sai de casa para vir para cá brincar de ser policial. Fazemos um profícuo trabalho pela sofrida sociedade de Duque de Caxias - defendeu.

*Diferentemente do que foi publicado anteriormente, a crítica aos blogueiros e twitteiros não foi feita pelo tenente-coronel Sérgio Luiz Mendes Afonso, mas sim pelo comandante-geral da PM, Álvaro Garcia. O blog pede desculpas ao coronel pela troca.

Caso de Polícia - Extra Online

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Suspeitos de roubar fuzis, dois policiais são investigados em SP

Criminosos roubaram armas em março de centro de treinamento paulista.
Dois fuzis foram encontrados com bandidos no Rio de Janeiro.

Do G1, com informações do Jornal Nacional

Dois policiais civis de São Paulo estão sendo investigados por suspeita de participação do roubo de 89 pistolas e 22 fuzis do Centro Tático de Treinamento que funciona em Ribeirão Pires, na região do ABC. O crime foi em março e, oito meses depois, ninguém foi preso.

O fuzil MD-97 pode atingir um alvo, com precisão, a um 1 km de distância. Ele foi apreendido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, num tiroteio entre policiais e traficantes. Depois do confronto, a arma, o carregador e dez balas ficaram ao lado do corpo de um homem, que segundo a policia, pertence a uma das quadrilhas que controlam o tráfico de drogas no Rio.

Pelo código foi possível identificar a arma. Um documento da policia mostrou que se tratava de um dos fuzis roubados do CTT de São Paulo, em 5 de março. Na terça-feira (17), dois delegados paulistas estiveram na Secretaria de Segurança do Rio e tiveram a confirmação de que mais um dos fuzis roubados foi encontrado na cidade.

A arma tinha sido vendida para outra quadrilha que agia no Morro da Serrinha, em Madureira, Zona Norte do Rio. Para roubar as armas, o grupo entrou por uma mata, nos fundos do CTT. Das pistas seguidas pela polícia, nenhuma havia indicado o esconderijo dos fuzis. Ha 2 meses, a investigação foi transferida para a Corregedoria da Polícia Civil. O motivo é que surgiram suspeitas do envolvimento de policiais no roubo das armas.

Em outro caso, 2 mil balas de fuzil foram aprendidas com uma mulher em um ônibus que seguia para o Rio. A encomenda seria entregue na favela da Rocinha, Zona Sul da capital fluminense. Um documento confirma que o lote foi fabricado para a Polícia Militar de São Paulo. Um sargento está preso, suspeito de desviar a munição

G1 > Edição São Paulo

PM ainda ocupa acessos a morros da Zona Norte

Nesta madrugada, houve intensa troca de tiros no Morro da Formiga.
Não há informações sobre novos confrontos na comunidade.

Do G1, no Rio

 

Policiais militares do 6º BPM (Tijuca) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) continuam ocupando os acessos aos morros da Formiga e do Borel, na Zona Norte do Rio.

Nesta madrugada, houve intensa troca de tiros na comunidade. Segundo a polícia, o tiroteio ocorreu durante uma tentativa de ocupação do Morro da Formiga, por parte de criminosos do Morro do Borel .

Nesta manhã, uma escola municipal, uma creche e um posto de saúde da região ficaram fechados por causa dos confrontos.
Não há informações sobre novos confrontos na região. A PM continua nas comunidades.

No mês passado, uma tentativa de invasão do Morro dos Macacos, na Zona Norte, provocou intenso tiroteio na região. Um helicóptero da polícia explodiu ao fazer um pouso forçado.

Tiroteios

No final da manhã, um homem foi baleado na Rua Itapiru, no Rio Comprido, na Zona Norte, num dos acessos aos morros do Falet e do Fogueteiro.

Segundo informações do 1º BPM (Estácio), o homem é traficante e teria trocado tiros com uma patrulha que fazia ronda no bairro. Segundo o batalhão, não há nenhuma operação na região. O suspeito, ainda não identificado, foi socorrido por policiais e levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro.

Durante a madrugada, policiais militares trocaram tiros com homens armados em Vila Isabel, na Zona Norte. As informações são da sala de escuta da PM.

Segundo a polícia, durante um patrulhamento de rotina na Rua Maestro Ernesto Nazaré, foram avistados três homens armados, que, ao perceber a presença dos policiais, atiraram. A polícia revidou e houve tiroteio. Os três suspeitos foram baleados e levados para o Hospital do Andaraí, mas não resistiram aos ferimentos. De acordo com a polícia, com eles havia três revólveres calibre 32.

Prisão na Zona Oeste

Em operação realizada na favela de Antares, em Santa Cruz, na Zona Oeste, policiais do 27º BPM (Santa Cruz) prenderam um homem identificado como sendo o chefe do tráfico de drogas de Cidade de Deus, em Jacarepaguá. No local, funciona uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Com ele, a PM apreendeu uma metralhadora ponto 30 e outra com mira laser, conhecida como Super 12. O material foi encaminhado para a 36ª DP (Santa Cruz).

Segundo o coronel Marcos Alves, os policiais do Grupamento Apoio Tático (GAT) foram checar denúncias de que na favela haveria um esconderijo de armas e drogas.

Houve troca de tiros na chegada da PM à favela, mas ninguém ficou ferido.

Também nesta quarta, um policial foi ferido e três suspeitos foram detidos em operação no Morro São João, no Engenho Novo, no subúrbio. Segundo as primeiras informações do 3º BPM (Méier), um tenente foi baleado de raspão no pé numa troca de tiros.

Foram apreendidas duas pistolas com os suspeitos. O policial ferido foi levado para o Hospital Central da PM, no Estácio, na Zona Norte, e passa bem.

G1 > Edição Rio de Janeiro

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Câmara aprova piso salarial de 4,5 mil para PMs e bombeiros

Brasília - Comissão especial aprovou nesta terça-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/08, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que determina piso salarial nacional de R$ 4,5 mil para policiais militares (PM) e bombeiros.

Também foi definido um segundo piso para o primeiro posto de oficial - 2º tenente - no valor de R$ 9 mil. As informações são da Agência Câmara.

O texto original também equipara os salários dessa categoria em todo o País com o dos PMs e bombeiros do DF. No entanto, o relator da proposta, deputado Major Fábio (DEM-PB), retirou esse dispositivo por considerar que a Constituição veda a equiparação salarial.

A comissão ser reunirá novamente na quarta-feira para votar três destaques ao texto aprovado. Dois foram apresentados pelo autor da PEC, Faria de Sá, retirando do texto a determinação do piso de R$ 4,5 mil e restabelecendo a equiparação salarial com os bombeiros e policiais militares do Distrito Federal.

O terceiro destaque foi apresentado pelo deputado Francisco Tenório (PMN-AL) e inclui os policiais civis nos benefícios aprovados.

A reunião da comissão especial encerrou-se há pouco devido ao início da Ordem do Dia do Plenário.

O DIA ONLINE

MP denuncia PMs do caso AfroReggae por prevaricação e furto

Os dois policiais são acusados de prevaricação e furto qualificado.
Eles estão envolvidos no caso da morte do coordenador do grupo.

Do G1, no Rio

O Ministério Público estadual (MP) ofereceu, nesta terça-feira (17), denúncia contra os policiais militares Dennys Leonard Nogueira Bizzarro e Marcos de Oliveira Sales pelos crimes de prevaricação e furto qualificado.

Dennys ainda foi denunciado por falsidade ideológica. Os dois estão envolvidos no caso da morte do coordenador do AfroReggae, Evandro João da Silva, baleado durante um assalto no Centro do Rio, no último dia 18.

(Correção: no dia 29 de outubro, o G1 chegou a informar que os PMs seriam indiciados por latrocínio. A reportagem daquele dia, com a informação errada, foi despublicada.)

A promotora de Justiça Christiana de Souza Minayo – em exercício na 1ª Promotoria de Justiça da Auditoria Militar - entendeu que os policiais teriam deixado de prestar socorro à vítima. Por essa razão, o MP encaminhará cópia dos autos à 1ª Central de Inquéritos para apurar suposto crime de homicídio por omissão.

Segundo a denúncia, os acusados, em serviço, deixaram de efetuar a prisão em flagrante de Reginaldo Martins da Silva e Rui Mário Mauricio de Macedo, e teriam ficado com os pertences da vítima que estavam com os assaltantes - um agasalho de cor vermelha e um par de tênis.

Dennys Bizzarro foi denunciado também por falsidade ideológica por ter omitido, em documento público.

“declaração que dele deveria constar, com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, atentando contra a administração e o serviço militar, ao deixar de inserir no livro de Parte Diária de Serviço de Supervisão informação acerca dos bens apreendidos no local dos fatos em poder dos suspeitos de praticar crime, bem como sobre a abordagem de tais suspeitos, informando apenas que havia ocorrido um crime homicídio na Rua do Carmo”.

O Ministério Público requereu, ainda, a manutenção da prisão preventiva dos acusados.

G1 > Edição Rio de Janeiro

domingo, 15 de novembro de 2009

Sargento reformado é morto em Vicente de Carvalho

Vinte tiros

O sargento reformado da Polícia Militar Rosival Brito, de 56 anos, foi assassinado com 20 tiros na manhã deste domingo, na Rua Cambuci do Vale, em Vicente de Carvalho.

O crime teria ocorrido por volta das 11h, em frente a uma oficina mecânica de propriedade do ex-PM.

Rosival Brito chegou a ser levado para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na emergência.

De acordo com testemunhas, no momento do crime, ele estaria varrendo a calçada. Ainda não há informações sobre o assassino.

A polícia investiga o que teria motivado a execução.

Caso de Polícia - Extra Online

PM é assassinado na Zona Norte do Rio

Crime em Osvaldo Cruz

O cabo PM Leonardo Pereira Barbute, de 34 anos, foi morto na noite de sexta-feira, em Osvaldo Cruz, na Zona Norte do Rio.

O PM lanchava num quiosque, na Travessa Antonieta, quando
foi abordado por quatro bandidos num Siena prata.

Ao descobrirem que ele era policial,os criminosos o executaram.

A Policia Militar fez buscas para localizar os bandidos que executaram o policial.

Durante um patrulhamento no Morro do Chapadão, na Pavuna, PMs trocaram tiros com bandidos.

No tiroteio, dois homens foram baleados  e morreram no Hospital Carlos Chagas.

Caso de Polícia - Extra Online

Bandidos atacam cabine da PM em Bonsucesso

Violência na Zona Norte

FOTO: Guilherme Pinto

Policiais do Esquadrão Antibomba detonaram uma granada na manhã deste domingo, dia 15, no terreno em frente ao posto Comando de Unidades Operacionais Especiais da Polícia Militar, na Avenida Brasil, próximo à Linha Amarela, em Bonsucesso .

O artefato foi arremessado no fim da madrugada por criminosos que passavam na Linha Amarela, sentido Fundão, por volta das 5h30m. Para sorte dos policiais que estavam no local e, principalmente, dos motoristas que passavam pela Av. Brasil no momento, a granada não explodiu e somente foi neutralizada com a chegada de policiais do Esquadrão.

Antes de arremessar a granada, uma M4, de uso exclusivo das Forças Armadas, a quadrilha, que se dividia em dois carros, atirou contra uma cabine blindada da PM, próxima à descida da Linha Amarela que segue para o Centro.

Houve troca de tiros. Mais à frente, eles dispararam contra uma viatura, desceram a Linha Amarela e fugiram pela Av. Brasil em direção à Zona Oeste. No caminho, o bando atacou novamente o Comando UOpE, desta vez com tiros. Ninguém foi preso.

O ataque foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso), mas ainda não existem suspeitos.

Caso de Polícia - Extra Online

Segurança ‘em dobro’ no Centro

Gêmeos idênticos, soldados do 13º BPM patrulham a cidade na mesma viatura e colecionam histórias inusitadas

POR FRANCISCO EDSON ALVES, RIO DE JANEIRO

Rio - Quem cruza com eles no Centro do Rio para, olha e pode se perguntar: “Estou delirando?” Na quinta-feira, foi isso que pensou a dona de casa Adriana dos Santos, 37 anos. Ela não é a única. A todo momento, os irmãos Fabrício e Rodrigo Vieira Guimarães, 28 anos, deixam pedestres com a pulga atrás da orelha.

Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

os irmãos Fabrício e Rodrigo Vieira Guimarães, 28 anos, os 'gêmeos do 13' | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

Caçulas de cinco irmãos, os dois ex-fuzileiros navais têm muito em comum. Gêmeos idênticos, são soldados do 13º BPM (Praça Tiradentes) e patrulham o Centro na mesma viatura.

“É segurança em dobro”, brinca Adriana. Aprovados em 2006 no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Fabrício e Rodrigo colecionam histórias, orgulham-se da profissão e confessam que querem chegar — juntos, é claro —, ao topo da corporação. O exemplo vem do tio, o coronel Marcus Jardim, titular do 1º Comando de Patrulhamento de Área (CPA).

“Ele é nossa inspiração”, admite Fabrício.

Apesar do pouco tempo de carreira, os “gêmeos do 13º”, como são conhecidos, já reúnem honrarias por bons serviços. Duas foram concedidas pela PM e, outra, pela Câmara. “O reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”, diz Rodrigo.

Quando decidiram entrar para a PM, a mãe, Deusa, 53, casada com o bancário aposentado João Francisco, 68, chegou a torcer o nariz. Dizia que poderia sofrer em dobro.

“Hoje, ela acredita que um pode até salvar a vida do outro em alguma situação de perigo”, conta Rodrigo. Ou seria Fabrício o autor da frase?

Cantadas na rua e abordagens que terminam em risos

Formados em Educação Física, de olhos verdes e 1,68 metro de altura, os simpáticos irmãos Fabrício e Rodrigo — que frisam ser “muito bem casados” —, vivem histórias engraçadas desde criança, quando a dona Deusa comprava só roupas amarelas e azuis para diferenciá-los. Hoje, nas ruas, costumam até receber cantadas.

“Mas não escreve isso, ou nossas esposas podem ficar com ciúme”, diverte-se Fabrício, que, assim como o irmão, torce para o Flamengo, é apaixonado por um bom prato de massa e é evangélico.
Rodrigo conta que, em abordagens na rua, já houve motoristas que entregaram documentos do carro para um e depois cobraram a devolução do outro.

“Teve um cidadão que conversou comigo dia desses e tentou continuar o papo com o Fabrício depois. Como ele estava por fora, a pessoa chegou a se irritar, perguntando a meu irmão se ele estava com amnésia”, diz Rodrigo, às gargalhadas.
“Tem gente que acha que bebeu demais, que está vendo tudo em dobro”, relata Fabrício, que, nesse caso, pede a ajuda do irmão para conferir o grau etílico do interlocutor.

O DIA ONLINE - RIO

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Um morto em operação da Polícia Civil no Morro do Dendê

Agentes apreendem farto material para endolação e pistola calibre 380

POR BARTOLOMEU BRITO, RIO DE JANEIRO

Rio - Em operação da Polícia Civil no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Zona Norte, nesta sexta-feira, um homem foi morto em tiroteio e confronto com os agentes na subida à comunidade. Os policiais foram à comunidade para prender o traficante Fernando Lopes, o Fernandinho Guarabu, chefe do tráfico na comunidade, e seu sócio, conhecido como Gil.

No alto do morro, os policiais estouraram uma casa de Fernandinho Guarabu onde encontraram farto material para endolação. No total, foram encontrados quatro granadas, 570 trouxinhas de maconha, 15k de maconha prensada, dois coletes a prova de bala - um preto e outro do Exército - , uma pistola calibre 380 e uma calça preta do tipo usado pela polícia. O bandido baleado foi levado para o Hospital Paulino Werneck, onde não resistiu aos ferimentos e morreu.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Drogas são apreendidas em casa de endolação no alto do Dendê | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

De acordo com o delegado Marcos Vinícios Braga, titular da Dcod, uma granada foi atirada contra os policiais e explodiu, mas ninguém ficou ferido. O peso total de maconha e haxixe apreendidos chega próximo dos 80 kg.

De acordo com os agentes a residência, que era muito bem construída e tinha vista privilegiada da movimentação policial, era um antigo quartel general do traficante Marcelo PQD. O bandido pertencia ao Comando Vermelho e perdeu os negócios no morro para Guarabu.

A operação no Dendê contou com a participação de 80 agentes da Delegacia de Combate as Drogas (Dcod) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Dois veículos blindados (Caveirão) e um helicóptero deram cobertura à ação.

O DIA ONLINE - RIO

PF prende nove pessoas e contabiliza R$ 450 mil durante operação

Segundo a PF, empresários e doleiros movimentavam US$ 20 milhões.
Esquema de fraude em licitação foi descoberto em 2005.

Do G1, no Rio

A Polícia Federal prendeu nove pessoas suspeitas de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional durante operação realizada nesta sexta-feira (13), no Rio de Janeiro. De acordo com a PF, os empresários e doleiros que foram presos movimentavam cerca de US$ 20 milhões por meio de oito contas bancárias.

Segundo a polícia, foram contabilizados cerca de R$ 450 mil durante a operação, sendo R$ 200 mil em apenas uma residência. Outros US$ 17 mil também foram apreendidos.

A ação “Sexta-feira 13” visava cumprir 29 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão. A PF investigava um esquema de fraude em licitações de prestação de serviço e venda de medicamentos e material hospitalar a hospitais federais, estaduais e municipais no Rio.

O esquema foi descoberto durante a investigação da Operação Roupa Suja, ocorrida em agosto de 2005, que desarticulou duas quadrilhas que fraudavam licitações do Ministério da Saúde e laboratórios públicos, inclusive na compra de insumos para produção de retrovirais no combate ao vírus HIV.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça e pediu a prisão preventiva da quadrilha, que cometia crimes contra o sistema financeiro no Rio.

Denúncia

A denúncia, feita contra 21 integrantes da quadrilha, foi recebida pela 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro no último dia 29, dando início ao processo penal. Mas, segundo o MPF, nem todos tiveram mandados de prisão expedidos. Eles vão responder pelos crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha. As penas variam de acordo com o número de vezes em que cada crime foi cometido.

Segundo o MPF, a ocultação e lavagem de patrimônio ilícito teriam alcançado dezenas de milhões de dólares, podendo ser produto de vários outros crimes altamente rentáveis como na hipótese em que boa parte dos recursos proveio de ganhos com fraudes em licitação apuradas em 2005.

Contas na Suíça

Toda a engenharia financeira destinada a esconder esse patrimônio das autoridades foi concebida e executada por escritórios de doleiros, com o uso de contas na Suíça e nos EUA, abastecidas por operações de câmbio levadas a efeito pelo esquema dólar-cabo e de empresas offshore e laranjas.

Entre os 21 réus do novo processo estão doleiros já investigados em outras oportunidades, como no chamado "escândalo dos precatórios" no caso "Banestado". O MPF informou que no relatório da CPI do Banestado, consta que um doleiro financiou a abertura da empresa que mantinha e administrava diversas contas pertencentes a doleiros brasileiros, no banco Chase Manhattan, nos Estados Unidos.

G1 > Edição Rio de Janeiro

PRF troca tiros e prende dois suspeitos de roubo na Rio-Teresópolis

Quatro homens assaltaram uma casa e fugiram em dois carros roubados.
Dois suspeitos escaparam ao cerco policial e abandonaram o carro depois.

Do G1, no Rio

Uma troca de tiros entre policiais rodoviários e suspeitos assustou os motoristas que passavam na tarde desta sexta-feira (13) na Rodovia Rio-Teresópolis. Os patrulheiros conseguiram prender dois dos quatro homens que tinham assaltado uma casa na localidade de Águas Quentes, na zona rural de Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os agentes da 4ª Delegacia da PRF foram avisados que, após o assalto, os suspeitos estavam fugindo em dois carros roubados. Foi montada uma barreira no Km 69 na Rio-Teresópolis, por volta das 13h.

Suspeito foi ferido na perna

Os suspeitos tentaram fugir da barreira, atirando contra os policiais. Na troca de tiros, um dos criminosos foi ferido na perna e socorrido no Hospital das Clínicas, em Teresópolis.
Dois suspeitos que conseguiram escapar do cerco policial abandonar o carro nas imediações da comunidade Fonte Santa, em Teresópolis.

Além de um dos carros roubados, os policiais recuperaram aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e dinheiro. O caso foi registrado na 110ª DP (Teresópolis). Segundo os agentes, os suspeitos seriam do Morro de São Carlos, no Estácio, no Centro do Rio.

G1 > Edição Rio de Janeiro

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Polícia Civil prende gerente do crack da Ladeira dos Tabajaras

Cheba, como é conhecido, teria participado do roubo das armas e réplicas usadas no filme Tropa de Elite

POR LESLIE LEITÃO, RIO DE JANEIRO

Rio - Agentes da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) prenderam, nesta quinta-feira, o traficante Ricardo Manoel Apolinário Mendes, de 23 anos, o Cheba, na Ladeiras dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Cheba no momento da prisão na Ladeira dos Tabajaras | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Atualmente, Cheba era o gerente do crack na comunidade. O traficante foi levado para a sede da antiga Polinter, na Praça Mauá, onde foi apresentado e prestou depoimento.

Cheba era o último foragido da quadrilha que roubou 31 armas adaptadas para tiros de festim e 70 réplicas usadas na gravação do filme 'Tropa de elite', na madrugada do dia 2 de novembro de 2006 no Morro Chapéu Mangueira, no Leme, Zona Sul do Rio.

O DIA ONLINE - RIO

Polícia encontra 28 granadas depois de tiroteio no subúrbio

Troca de tiros foi na Avenida Dom Helder Câmara.
Material foi encontrado em mochilas que estavam com criminosos.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

A polícia encontrou na tarde desta quinta-feira (12) duas mochilas com 28 granadas e material para a montagem de outras oito granadas na altura de Benfica, no subúrbio do Rio.

Segundo agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), uma equipe viu criminosos armados atravessando a Avenida Dom Helder Câmara, vindos da Favela do Jacarezinho, no subúrbio, em direção à Manguinhos.

A equipe tentou abordar os suspeitos, mas eles reagiram. Houve troca de tiros. Eles deixaram duas mochilas no local e conseguiram fugir. As granadas foram encontradas nas mochilas.

Durante o tiroteio, motoristas não passaram pela avenida, mas, segundo a polícia, não houve fechamento da via.

G1 > Edição Rio de Janeiro

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Comandante afastado de batalhão por "ineficiência" pode ser promovido

O tenente-coronel Weber Guttemberg Collyer, afastado em junho do comando do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar, está em 12º lugar na lista dos policiais a serem promovidos ao último posto da corporação em 21 de dezembro.

O afastamento de Weber aconteceu por ordem do próprio secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, com base em um documento assinado pelo então chefe do 2 º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Paulo Cesar Lopes, dizendo que a atuação de Weber no combate às milícias na região era "ineficiente".

Chefe da segurança de Cabral está na lista de PMs a serem promovidos

E a política de promoção de policiais militares sem experiência de comando vai continuar, ao que tudo indica. Pelo menos, na lista elaborada pela PM está o nome do tenente-coronel Augusto César Benac. O moço nunca comandou um batalhão - mas é o chefe da segurança de Sérgio Cabral.

A relação será encaminhada ao Palácio Guanabara, mas a palavra final sobre quem vai ser promovido a coronel - último posto da corporação - caberá ao próprio governador.

Veja a lista dos PMs a serem promovidos em dezembro

A maior novidade da lista elaborada pela Polícia Militar do Rio para as próximas promoções a coronel é mesmo a presença de duas mulheres, fato inédito na centenária corporação. As promoções ao último posto da PM devem ser anunciadas no dia 21 de dezembro.

Eis a lista:

1-Fernando Príncipe Martins - 6º BPM
2-Ricardo Quemento Lobaso - APM D.VI
3-Ana Claudia Siciliano - 40º BPM
4-José da Silva Macedo Júnior - 14º BPM
5-Carlos Mendes Gomes - 35º BPM
6-Eduardo Luiz Brandão Ribeiro - GAM
7-Luigi Felipe Guimaraes - 18º BPM
8-Joziel Havani dos Santos - CFAP
9-João Gilberto da Silva Guimaraes - DGRL
10-Marcos Alves dos Santos - 27º BPM
11-Giliard Amaro Albuquerque - 21º BPM
12-Weber Guttenberg - 4º BPM
13-Jose Luiz Nepomuceno - 39º BPM
14-Edite dos Reis Nani Bonfadini - 13º BPM
15-Augusto César Benac - DGP

Extra Online

Disque-Denúncia oferece recompensa para encontrar assassinos de Bororó

tragédia brasileira

Divulgação / Disque-Denúncia

A morte do morador de rua Manoel Pedro da Conceição, o Bororó, sensibilizou não apenas os moradores de Santa Cruz. Além das tentativas da polícia em conseguir chegar aos autores da execução, ocorrida no mês passado, o Disque-Denúncia (2253-1177), numa atitude inédita, resolveu oferecer uma recompensa de mil reais para quem der informações que levem à prisão dos assassinos. Normalmente, os pedidos ao Disque-Denúncia são feitos pelas próprias famílias de vítimas da violência.

De acordo com o coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges, a iniciativa foi tomada com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as pessoas a denunciarem. O caso, segundo ele, é muito chocante e requer uma investigação apurada.

— Vamos ver se alguém ajuda dessa forma. Foi muito triste o que aconteceu — disse ele.

Desde 19 de outubro, quando Bororó foi encontrado no meio de restos de lixo na Rua Tasso Basso, em Santa Cruz, até o dia de ontem, nenhuma ligação foi feita para o Disque-Denúncia com relação ao fato.

Bororó não tinha inimigos nem ficha na polícia. A única conduta inadequada que ele poderia tomar, segundo o delegado titular da 36ª DP (Santa Cruz), José de Moraes, era o de bater no vidro do carro das pessoas para pedir esmolas.

— Alguém mais assustado ou nervoso até poderia fazer alguma coisa com ele. Mas, da forma com que foi, com dois tiros, acho pouco provável — explicou.

Hoje, uma das primas de Bororó vai prestar esclarecimentos na delegacia. O delegado espera colher mais informações sobre ele.

O local onde o corpo de Bororó foi encontrado. Foto: Eurico Dantas / Extra

Sofrimento até após a morte

Bororó sofreu até depois de morto. No local onde o corpo foi abandonado pelos criminosos, misturam-se restos de comida e animais apodrecendo. Urubus disputam o espaço na trilha estreita com carroceiros, que são obrigados a driblar restos de sujeira para passar. Do sinal de trânsito onde costumava ficar, na Rua Engenheiro Gastão Rangel, em Santa Cruz, até o local onde foi deixado, Bororó percorreu, provavelmente já morto, seis quilômetros. A área, como contam os moradores da Rua Tasso Basso, virou um local de desova. A rua é mal iluminada e propícia à ação dos criminosos. O final da rua é uma das entradas para o Conjunto Cesarão, na Avenida Cesário de Melo.

O sinal de trânsito no qual Bororó costumava pedir esmolas. Foto: Eurico Dantas / Extra

Ogã na umbanda

A religião sempre fez parte da vida de Bororó. A família diz que ele costumava frequentar um centro de umbanda em Santa Cruz. O mendigo era Ogã — a pessoa que toca o atabaque nas cerimônias. Mas até o endereço do centro sempre foi um mistério. Até com a cabeça raspada e riscada ele apareceu um dia. Dizia que era fruto de um trabalho espiritual. Mas nunca revelava onde havia sido feito.

Apesar de ter ido viver na rua e ser apontado como louco por muitos, Bororó não gostava de ser tratado assim. Tanto que, num determinado período de sua vida, as primas chegaram a querer tratá-lo. Os médicos receitaram Diazepan.

Certo dia, uma das primas, vasculhando as roupas de cama de Bororó, descobriu que ele estava escondendo todos os medicamentos dentro da fronha.

— Ele não se achava doente. E sempre falava que morava na rua porque queria — afirmou uma das primas.

Caso de Polícia - Extra Online

Tráfico clonou carros oficiais

Bandidos armados abrem fogo contra policiais que tentavam prendê-los e fogem para dentro da mata, em Muriqui

POR LESLIE LEITÃO, RIO DE JANEIRO

Rio - A informação de que traficantes da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, estavam reunidos para um churrasco na Costa Verde do Rio de Janeiro levou agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) ao distrito de Muriqui, em Mangaratiba, no fim da manhã de ontem. O que os policiais não imaginavam é que, dentro do sítio, haveria mais de uma dezena de bandidos com armamento pesado, que reagiram ao cerco e fugiram mata adentro. Armas, roupas da polícia e quatro veículos foram abandonados. Dois deles, uma Blazer e uma Hilux, eram clonados de veículos da Secretaria Estadual de Segurança, com placa, sirene e até rádio.

Dos quatro veículos encontrados na casa, dois tinham placas clonadas de carros da Secretaria de Segurança: uma blazer branca e uma Hilux preta. Foto Thiago Melo/Jornal O Foco

A perseguição aos bandidos começou a partir do rastreamento de um dos veículos, a Hilux, que havia sido roubada sexta-feira, em São João de Meriti. A todo instante, o GPS indicava que o veículo estava na Vila Cruzeiro, até que, ontem de manhã, deu sinal de estar em Muriqui. No rastro do carro, seis policiais seguiram para o local e encontraram o sítio, às margens da rodovia Rio-Santos, cerca de 500 metros depois da entrada do distrito.

Na chegada dos agentes houve o primeiro confronto. Por volta de 12h30, quando a primeira equipe se aproximou da entrada principal, um homem que fazia a segurança da casa começou a fazer disparos de pistola e correu em direção ao mato. A casa ficava na parte alta do terreno, cerca de 300 metros acima. Com a visão privilegiada de uma varanda onde o churrasco acontecia, os criminosos sustentaram o conflito por quase uma hora.

Moradores e motoristas que passavam pela região ficaram apavorados. Dois helicópteros da Polícia Civil foram para o local ajudar nas buscas, já que os bandidos fugiram por trás da casa e entraram numa mata fechada. Os agentes procuraram por cerca de três horas, mas ninguém foi preso.

Na casa foram apreendidos duas pistolas, granada, munição de fuzil, seis carregadores de pistola, três bonés, três distintivos falsificados e uma camisa da Polícia Civil. Também ficaram para trás um jogo de baralho espalhado pelo chão, roupas, toucas ninja e o material do churrasco — facas, cerveja, carne e linguiça. “Eles estavam planejando algo mais do que um churrasco, porque estavam bem armados e com muita roupa de guerra”, explicou um dos investigadores.

Picape teria sido usada em invasão

A primeira informação que a DRFC tenta checar é a de que a Blazer com a placa clonada da Secretaria de Segurança teria sido usada pelos bandidos da Vila Cruzeiro na invasão ao Morro dos Macacos, dia 17. O carro, roubado em 25 de setembro, em Inhaúma, é originalmente verde, e foi modificado para parecer uma viatura, com rádio, sirene e giroflex. A Hilux tinha placa de viatura doada para o Pan de 2007. Na casa, havia ainda um Lexus preto, roubado dia 20 na Barra da Tijuca, e um Kadett branco, cujo dono será investigado.

O DIA ONLINE - RIO

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Adiado julgamento de PMs acusados de envolvimento com o jogo do bicho

habeas corpus no STJ

Foi suspenso por força de um habeas corpus, o julgamento de 41 oficiais da Polícia Militar acusados de envolvimento com o jogo do bicho. A audiência ocorreria nesta sexta-feira, na Auditoria da Justiça Militar do Tribunal de Justiça do Rio.

Impetrado junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela Defensoria Pública do Estado, o habeas corpus nº 152647, com pedido de liminar, foi analisado e deferido pela ministra relatora Laurita Vaz, da 5ª Turma do STJ.

O pedido foi feito em favor do ex-deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil Álvaro Lins, do capitão da PM Luis Felipe Ribeiro Meirelles, do advogado Sidney César Silva Guerra (ex oficial da PM) e do coronel da PM Mathusalém Padilha, todos absolvidos em julgamento ocorrido em abril de 1998.

Na ocasião, a mesma sentença absolveu os quatro pacientes do habeas corpus, além de outras 17 pessoas, condenando 21 dos demais denunciados. De acordo com o HC, apenas a defesa dos acusados condenados recorreu requerendo a anulação do julgamento, o que foi deferido pela 3ª Câmara Criminal do TJRJ em março de 2004. A defensora pública Cláudia Valéria Taranto, responsável pela liminar, ressaltou que o Ministério Público, em sua apelação, não buscou a anulação do julgamento.

Segundo ela, “ainda que ocorresse novo julgamento, não há sequer que se falar em condenação para aqueles que foram absolvidos”. A defensora destacou também que uma eventual pena a ser imposta já estaria prescrita em razão da limitação de penas aplicadas no primeiro julgamento.

Caso de Polícia - Extra Online

PM é executado dentro de clube

Cabo se preparava para entrar em jogo de futebol de agremiação que presidia, em Irajá, quando recebeu 30 disparos

POR BARTOLOMEU BRITO, RIO DE JANEIRO

Rio - Cinco homens encapuzados executaram às 9h de ontem, com mais de 30 tiros de fuzil e pistola, a maioria pelas costas, o cabo da PM Rinaldo Figueiredo dos Santos, 42 anos, lotado no 16º BPM (Olaria) e presidente do Grêmio Recreativo de Água Grande. Ele foi morto quando se preparava para entrar em partida de futebol de veteranos, no campo da agremiação, na esquina das ruas Trás dos Montes e Aveiros, no Condomínio Parque Residencial Irajá. Três balas perdidas atingiram as coxas do aposentado Hélio Gomes da Silva, 80, que permanece estável no Hospital Getúlio Vargas.

Foto: Carlo Wrede / Agência O DIA

Bando esperava no clube a chegada do PM, que não teve chance de defesa e foi atingido pelas costas

Depois de cair ao ser atingido na cabeça, o policial ainda recebeu vários tiros de dois fuzis e duas pistolas diferentes. Os bandidos fugiram em dois carros estacionados perto do campo. Durante os disparados, quem esperava o jogo começar entrou em pânico. Houve grito e correria. Alguns se jogaram ao chão. Outros precisaram ser medicados.

O crime chocou os moradores do condomínio, que tinham referência muito boa do cabo. “Ele era honesto, não ostentava joias nem carros do ano e gostava de ajudar as outras. Ele tinha três prazeres na vida: trabalhar no quartel, tomar uma cervejinha nas folgas com os amigos e jogar futebol”, contou a amiga Rosângela Oliveira Lessa.

Indignado com a morte do antigo subordinado, o coronel Marcus Jardim, comandante do 1º Comando de Policiamento da Capital, que já comandou o 16º BPM, ficou revoltado. “O cabo estava colocando o meião e a chuteira para entrar em campo, os bandidos o reconheceram e o executaram, sem chance de reação. O PM não pode ter mais hora de lazer que é caçado por criminosos covardes”, disse o oficial.

Frequentadores do clube, os criminosos seriam da favela do Dique, no Jardim América, e podem estar escondidos na Cidade Alta. Um dos assassinos seria um assaltante de carros que ataca motoristas na Zona Norte e aluga suas armas de um traficante do Comando Vermelho. O quinto integrante do bando de homicidas ainda não foi identificado.

Segundo amigos e parentes da vítima, traficantes de favelas próximas estavam inconformados com o fim dos bailes funk na sede do clube. Após descobrirem que o presidente da agremiação, que tomara a decisão, era um policial militar, teriam resolvido se vingar. O bando foi ao clube esperar a chegada do cabo. Quando ele colocava o meião e chuteiras, foi surpreendido pelos tiros. O caso está sendo investigado pela 27ª DP (Vicente de Carvalho).

O DIA ONLINE - RIO

Polícia apreende quatro veículos em Muriqui; bandidos fugiram

Rio - Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) enfrentaram um grupo de traficantes em Muriqui, distrito de Mangaratiba, no Sul Fluminense, na tarde desta segunda-feira. A equipe investigava bandidos da Vila Cruzeiro, na Penha, que estariam num churrasco. A casa, próxima à praia, fica num mirante, de onde os criminosos avistaram os policiais. Houve intenso confronto, e os agentes precisaram de reforço. O helicóptero foi acionado. Os criminosos acabaram fugindo pela mata.

No local, eles deixaram quatro carros, um deles uma Blazer com placa clonada de um veículo da secretaria de Segurança, equipado ainda com giroscópio e rádio da polícia. Os outros carros era uma Hilux preta, com placa clonada de Brasília; um Lexux com placa de Manaus que teria sido roubado na Barra da Tijuca; e um Kadett branco.

No local também foram encontrados três pistolas, uma granada, além de comida e bebida que estariam sendo consumidos no churrasco. Um homem foi detido para averiguação. Um outro homem foi localizado pelos policiais ferido com um tiro na boca em um hospital de Itaguaí. A família do suspeito, no entanto, nega que ele tenha participado do confroto e afirma que o ferimento seria fruto de uma tentativa de suicídio.

O DIA ONLINE - RIO

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Desapareceu a filha do SD PM Lourival Sousa de Araújo

Aos Amigos do Estado da Bahia.

Companheiros,

foto20091105154641

Estamos criando uma corrente de solidariedade dentro da tropa. Ajudar a quem precisa mostra o verdadeiro espírito de Bravos! Vamos ajudar esse colega:

Nome: Não me foi enviado, Ela e filha do SD PM Lourival Sousa de Araújo da PM da Bahia

Fato: Desapareceu: Na sede do Clube dos Oficiais da Polícia Militar nos Dendezeiros, Trajando maiô verde e shorts azul por volta das 15:00h do dia 04/11/2009

Ajudem-nos, os familiares estão desesperados.
Contato: 71-82216862

Capitão Tadeu Fernandes

Deputado Estadual - Líder do PSB

capitaotadeu@capitaotadeu.com.br

Av. Luiz Viana Filho, s/n, Edifício Wilson Lins - Gabinete N°207 - CAB
CEP: 41746-900
Tel.:(71) 3115-7031 Fax. 3115-5513
Salvador - Bahia

Policial australiana desaparecida na Ilha Grande é resgatada de helicóptero

Ela teria se perdido ao sair para escalar sozinha.
Turista ficou perdida dois dias.

Do G1, no Rio

Uma policial australiana que estava desaparecida há dois dias na Ilha Grande, litoral Sul Fluminense, foi resgatada de helicóptero pelos bombeiros na tarde desta quinta-feira (5).

Seis helicópteros participaram do resgate. De acordo com informações passadas pelo posto de saúde para onde Andrea Humthrys, de 47 anos, foi levada, a turista passa bem. Ela tinha água e comida no período em que ficou perdida, e tem alguns arranhões pelo corpo. Ela já teve alta médica.

De acordo com policiais da delegacia de Angra dos Reis (166ª DP), onde o desaparecimento foi registrado, Andrea estava com um grupo de 14 pessoas. Ela é policial federal da Austrália e trabalha na embaixada australiana nos Estados Unidos.

Os bombeiros da Ilha Grande contaram que Andrea teria decidido se afastar do grupo para escalar o Pico do Papagaio sozinha. O grupo, num primeiro momento, tentou procurá-la por conta própria, mas não a encontrou.

Bombeiros, policiais civis e florestais e agentes da prefeitura participaram das buscas.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Termina ação no Morro dos Macacos, mas clima ainda é tenso

Após saída de PMs, um jovem da região mandou imprensa sair do local.
Mais cedo, criminosos dispararam contra policiais e assustaram motoristas.

Aluizio Freire Do G1, no Rio

Uma operação do 6º BPM (Tijuca) para tentar localizar um paiol de armas e drogas no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, terminou no início da tarde desta quinta-feira (5) depois de uma intensa troca de tiros com traficantes.

De acordo com o coronel Fernando Príncipe, comandante do 6º BPM (Tijuca), um suspeito foi preso durante a operação. William da Cruz Silva, mais conhecido como Savará, seria o gerente do tráfico no Morro dos Macacos. Ainda segundo o comandante, ele tem um mandado de prisão da 17ª Vara Criminal.

Foram apreendidas 73 trouxinhas de maconha, 53 pedras de crack, alguns radiotransmissores e também camisetas com frases que faziam apologia às drogas. O material foi levado para a 20ª DP (Vila Isabel).

Jovem manda imprensa sair

Assim que os policiais deixaram a comunidade, por volta das 15h, um jovem dentro do parque – antigo Jardim Zoológico – , supostamente a mando de traficantes, gritou para que a imprensa saísse do local.

Segundo um dos policiais que participaram da operação, um homem armado, que estava escondido atrás de uma árvore na Rua Armando de Albuquerque, que dá acesso à comunidade, disparou logo que a equipe com pelo menos 20 policiais chegou ao local.

O motorista de um ônibus que levaria cerca de 40 alunos da Escola Municipal Jornalista Assis Chateaubriand, no início da mesma rua, para fazer uma excursão ao Museu da República, no Centro, ficou assustado com os tiros e deixou o local antes que as crianças embarcassem.

Os disparos também assustaram os motoristas que passavam pela Rua Visconde de Santa Isabel. O trânsito chegou a ser interrompido por alguns minutos. Os policiais só voltaram a trocar tiros com criminosos no alto do morro.

Durante a incursão, pelos becos, vários suspeitos foram parados pelos policiais, mas não há informações de presos.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Operação no subúrbio deixa mais de 4 mil alunos sem aulas

Polícia apreendeu uma metralhadora antiaérea.
Operação é realizada por policiais da Dcod e da Core.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Mais de quatro mil alunos ficaram sem aulas nesta quinta-feira (5), em Costa Barros, no subúrbio do Rio, por causa da operação feita por policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) na favela da Lagartixa e no Morro da Pedreira.

Segundo a Secretaria municipal de Educação, cinco escolas e quatro creches deixaram de funcionar nesta manhã. Uma das escolas chegou a abrir as portas, mas os alunos não apareceram. Os diretores vão avaliar a situação na comunidade no turno da tarde para reabrir ou não as escolas.

Metralhadora antiaérea

Pelo menos um suspeito foi detido e uma metralhadora ponto 30 foi apreendida na operação.
Ao chegarem às comunidades, por volta das 6h, os 50 policiais foram recebidos a tiros, mas não há informações sobre feridos. Um helicóptero deu apoio às equipes no início da ação.

G1 > Edição Rio de Janeiro

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Policiais recuperam caminhão roubado com carga de cigarros

Três funcionários que faziam o transporte foram resgatados.
Veículo foi encontrado perto do Morro do Juramento.

Do G1, no Rio

Na manhã desta quarta-feira (4), policiais militares recuperaram no Morro do Juramento, Vicente de Carvalho, no subúrbio do Rio, um caminhão que transportava cigarros, que foi roubado nesta quarta próximo à comunidade do Quitungo, em Cordovil, também subúrbio.

A ação foi feita por policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 9ºBPM (Olaria).

Na ação policial houve confronto, mas não há informação de feridos. Três funcionários, que foram feitos reféns pelos criminosos, foram resgatados.

O caminhão foi recuperado com parte da carga de cigarros. A ocorrência foi registrada da Delegacia de Roubos e Furtos de Carga (DRFC).

G1 > Edição Rio de Janeiro

Assaltante é preso após tentar roubar salão de beleza no Leblon

Estabelecimento fica na Rua Bartolomeu Mitre.
Suspeito também tentou assaltar um escritório nesta quarta (4).

Do G1, no Rio

Policiais militares do 23º BPM (Leblon) prenderam na tarde desta quarta-feira (4) um homem suspeito de tentar assaltar um salão de beleza na Rua Bartolomeu Mitre, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

Segundo informações da assessoria de imprensa da PM, o suspeito também tentou assaltar um escritório da região. A prisão ocorreu após a dona do salão de beleza desconfiar da atitude de dois homens que estavam perto do estabelecimento. Ela chamou a polícia.

Quando a PM chegou ao local, os suspeitos tentaram fugir, mas os policiais conseguiram prender um deles. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38.

O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon).

G1 > Edição Rio de Janeiro

Polícia encontra nove bombas na Vila Cruzeiro

Apreensão inclui ainda quatro morteiros e fardas.
Ninguém foi preso durante a ação.

Do G1, no Rio

A polícia encontrou na tarde desta quarta-feira (4) nove bombas de fabricação artesanal e quatro morteiros na Vila Cruzeiro, no subúrbio do Rio. Durante a ação, foram localizados também 800 papelotes de cocaína e 20 trouxinhas de maconha.

Os policiais do 16º BPM (Olaria) também encontraram três roupas camufladas. O caso foi encaminhado para a 22ª DP (Penha). 

Crack em Cordovil

Num patrulhamento de rotina, policiais do 16º BPM apreenderam 1.362 pedras de crack com um grupo de traficantes que estava num beco na Cidade Alta, em Cordovil, no subúrbio do Rio.

Houve perseguição e um dos suspeitos, de 22 anos, na fuga, caiu de uma laje e se feriu. Ele foi levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio, onde segundo as primeiras informações da PM, passaria por uma cirurgia.

Além do crack, policiais apreenderam também duas balanças e material para embalar a droga. De acordo com policiais da 38ª DP (Irajá), foram apreendidas também figurinhas com a foto do jogador Adriano, que seriam coladas nas embalagens da droga.

O material foi levado para delegacia, de onde será encaminhado para a perícia no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

G1 > Edição Rio de Janeiro

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Polícia montada reforça segurança no Aterro e em Santa Teresa

Nove policiais do RPMont vão atuar na região.
Segundo a PM, patrulhamento com cavalos é mais eficiente.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

O Aterro do Flamengo e o bairro de Santa Teresa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebem a partir desta terça-feira (3) um patrulhamento especial. Nove policiais do Regimento de Polícia Montada (RPMont) vão reforçar a segurança da região.

A decisão de usar a polícia montada foi tomada porque tanto Santa Teresa como o Aterro do Flamengo sofrem com problemas de assaltos a pedestres e furtos de automóveis.

De acordo com a Polícia Militar, o patrulhamento com cavalos é mais eficiente no combate a esses crimes.

G1 > Edição Rio de Janeiro

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Alerj vota reajuste de 5% para policiais e bombeiros

POR ALESSANDRA HORTO, RIO DE JANEIRO

Rio - A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota amanhã o projeto de lei que vai reajustar em 5% os vencimentos básicos e os soldos dos policiais civis, militares e bombeiros.

A votação promete ser disputada, pois os parlamentares integrantes da oposição garantem que vão repetir o cenário inédito que aconteceu na semana passada. Na ocasião, os deputados aprovaram emendas ao projeto original dando aumento aos agentes penitenciários.

As duas propostas retrocederam a validade do reajuste de 1º de outubro para 1º de maio, e elevaram os valores dos vencimentos básicos desse grupo de servidores estaduais. Os deputados da oposição ao governo Sérgio Cabral também querem aprovar as mesmas medidas para as categorias integrantes do projeto de lei que será votado amanhã.

Se for aprovado no formato original, o aumento de 5% será válido a partir de 1º de outubro. Mas caso a votação de amanhã aprove o projeto de lei, de acordo com o conteúdo original, o soldo final, com mais os 5% de reajuste, de um soldado (policial militar ou bombeiro) Classe A passará a ser de R$ 301,12. O de um 2º sargento (PM ou bombeiro) subirá para R$ 440,27. O novo soldo de um capitão será de R$ 724,49.

Já para os policiais civis, o reajuste de 5% elevaria o vencimento básico de um papiloscopista 2ª Classe para R$ 614,69. E de um inspetor 3ª Classe para R$ 579,77.

A partir do dia 1º de dezembro, o governo do estado também vai pagar R$ 350, a título de gratificação, para os policiais civis e os bombeiros que participarem de programas de qualificação.

O DIA ONLINE

PM vai investigar major que provocou confusão em blitz da Lei Seca

Ele teria sido autuado por desacato e desobediência.
O major trabalha atualmente na Diretoria Geral de Pessoal (DGP).

Do G1, no Rio

A PM vai abrir um inquérito policial militar para investigar a conduta do major Fernando Correa de Oliveira, que teria causado tumulto durante uma blitz da Lei Seca, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. As informações são do capitão Ivan Blaz.

O caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí). Ele teria sido autuado por desacato e desobediência. O major foi ouvido e liberado.

Segundo as primeiras informações, ele teria tentado furar a blitz, e teria se recusado a fazer o teste do bafômetro durante a fiscalização.

De acordo com a PM, o major trabalha atualmente na Diretoria Geral de Pessoal (DGP) e aguardava uma nomeação na ouvidoria da PM, que foi cancelada, segundo determinação do comandante da PM, coronel Mário Sérgio Duarte. A medida será publicada no boletim interno da PM neste terça-feira (3), informou a assessoria da Polícia Militar.

A PM aguarda a chegada dos autos relativos à ocorrência, que foi registrada na 77ª DP (Icaraí).

G1 > Edição Rio de Janeiro

domingo, 1 de novembro de 2009

Ex-PM flagrado armado em shopping é o novo chefão da milícia

Golpe da Liga da Justiça

O ex-PM Toni Ângelo Souza Aguiar está foragido. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Após a prisão de Maciel Valente de Souza, de 33 anos, apontado pela polícia como braço-direito do ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, a milícia Liga da Justiça passará a ser "comandada" pelo também ex-PM Toni Ângelo Souza Aguiar. Contra Toni, que está foragido, há mandados de prisão pelos crimes de homicídio e formação de quadrilha.

Toni Ângelo foi expulso da PM este ano, após ter sido flagrado andando armado no estacionamento de um shopping em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, com outros dois milicianos. As imagens do circuito de segurança do shopping, gravadas no dia 15 de janeiro, foram exibidas com exclusividade pelo blog Casos de Polícia no dia 23 do mesmo mês. Segundo a polícia, os três procuravam por um desafeto no local com a intenção de matá-lo.

Clique aqui e assista ao vídeo

Eles chegaram ao local às 22h12m e saíram às 22h18m, após revistarem diversos carros e não terem encontrado o inimigo. Dois seguranças do shopping também aparecem nas imagens, discutindo com os milicianos. Mesmo com a presença dos seguranças, os criminosos continuaram a caminhar pelo estacionamento com as armas nas mãos, procurando pelo desafeto. Inicialmente Toni circula com um revólver calibre 38 na mão, mas depois saca uma pistola calibre 9 milímetros e passa a andar com as duas armas expostas. Às 22h23m, as imagens do circuito de segurança mostram dois policiais militares fardados chegando ao estabelecimento. Os PMs foram chamados por funcionários do shopping, mas não encontraram os milicianos.

Caso de Polícia - Extra Online

PM confirma 3 feridos por bala perdida em tentativa de invasão em Bangu

Segundo a PM, a princípio, vítimas seriam moradores da região.
Na madrugada, traficantes da Vila Aliança tentaram invadir a Vila Kennedy.

Do G1, no Rio

O 14º BPM (Bangu) confirmou que três pessoas ficaram feridas por bala perdida durante uma tentativa de invasão de traficantes da Favela Vila Aliança na comunidade de Vila Kennedy, em Bangu, na Zona Oeste, na madrugada deste domingo (1º).

Segundo a polícia, os feridos, que a princípio seriam moradores da Vila Kennedy, foram levados para o Hospital estadual Albert Schweitzer, em Realengo, também Zona Oeste. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

A tentativa de invasão

Por volta das 4h, traficantes da Favela Vila Aliança tentaram invadir a comunidade de Vila Kennedy. Houve troca de tiros entre as facções rivais, mas com a chegada da polícia, o tiroteio cessou.

A polícia informou que várias viaturas estão no local para impedir que novos confrontos aconteçam. A situação é tranquila nesta manhã.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Especialistas se dividem sobre estratégias de segurança para 2016

Pesquisador da UFF afirma que UPPs são 'lorotas'.
Para sociólogo, polícia tem que ocupar 60% das favelas até 2016.

Carolina Lauriano Do G1, no Rio

Foto: Agência O Globo/Fabiano Rocha

Para especialistas, a imagem do helicóptero abatido por traficantes não chega a prejudicar a cidade (Foto: Agência O Globo/Fabiano Rocha)

Com a visita de uma equipe do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio de janeiro no sábado (31), os preparativos da cidade para receber as Olimpíadas de 2016 começam a virar realidade. "Nessa reunião, sugeriram muita tranquilidade e muito esforço no planejamento. Acabou a emoção e agora é pé no chão para que a gente possa realizar os jogos", disse o prefeito Eduardo Paes sobre o encontro.

Entretanto, especialistas em segurança acreditam que o Rio terá um grande desafio para combater a violência, tanto para a Copa em 2014 quanto para os Jogos Olímpicos. Eles se dividem em relação às estratégias a serem adotadas, mas concordam que o episódio do dia 17 de outubro, quando um helicóptero da PM foi abatido por traficantes, não prejudica tanto a imagem cidade.

Para o sociólogo José Augusto Rodrigues, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) quanto a imprensa internacional já estavam cientes, quando acompanharam o Rio durante a campanha para a sede das Olimpíadas, sobre eventuais brigas entre as facções armadas na cidade.

“Essa informação já existia, não chegou a ser uma novidade. Evidente que um helicóptero das forças da ordem, abatido por uma arma de grosso calibre durante uma operação policial, sempre causa um arranhão na imagem da cidade. Mas o abate do helicóptero é que é o centro de gravidade para os outros países”.

O antropólogo Lênin Pires, pesquisador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nufep/UFF), concorda que o episódio da derrubada do helicóptero teve mais um efeito simbólico.

“Não é primeira vez que matam policiais. Isso aconteceu outras vezes e em situações espetaculares, com incêndios de ônibus e grupos armados. Só a derrubada do helicóptero é inédita. Daqui até 2016, policiais vão perder a vida, assim como pessoas do crime ou inocentes, infelizmente.

O COI não vai repensar sua estratégia por conta disso”, disse, acrescentando que a única mudança que isso pode refletir nos planos das Olimpíadas é o destino dos recursos que serão mobilizados.

UPPs

O ponto de discórdia entre os estudiosos está em uma iniciativa recente do governo do estado: a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que hoje ocupa cinco favelas da cidade (Chapéu Mangueira, Babilônia e Dona Marta, na Zona Sul; Batam e Cidade de Deus, na Zona Oeste).

Segundo o sociólogo José Augusto Rodrigues, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a estratégia da UPP é uma boa saída.

“O ideal é que até as Olimpíadas pelo menos 60% das comunidades do Rio estejam sob alguma forma de controle da polícia”, estimou Rodrigues, que alerta para a necessidade de verba e de aumento de efetivo para que esse projeto seja implementado até os jogos.

Já o antropólogo da UFF acredita que a medida é marketing da polícia: “Essa ideia de pacificação é como a música do Rappa, que diz ‘paz sem voz não é voz, é medo’. Como você diz que há pacificação se tem ocupação da polícia? A ideia da polícia distribuindo flores e brinquedo nas favelas é lorota. Isso é propaganda que vai render votos”, afirma Pires.

Uma das grandes preocupações é com os traficantes que são expulsos dessas comunidades ocupadas pela polícia e que acabam migrando para outros morros, como aconteceu no dia 17 de outubro.

“Se sabíamos que isso ia acontecer, onde está o serviço de inteligência da polícia?”, questiona o antropólogo.

Reformulação na polícia

Para o cientista político e ex-secretário Nacional de Segurança Pública Luiz Eduardo Soares, a polícia carioca precisa ser reformulada:

“Eu acho que nós vamos ter um grande desafio, mas também uma oportunidade de promover as reformas mais profundas que estão sendo sempre adiadas. Nós vamos ter que refundar as polícias do Rio, a Polícia Civil e a Polícia Militar, em um novo padrão de integração entre elas, com novo padrão salarial e com nova articulação entre as polícias e a sociedade, um novo padrão de relacionamento”, disse Soares.

O acesso dos traficantes às armas de guerra é um dos principais problemas que os estudiosos acreditam que deve ser combatido com urgência. “Combater o tráfico de armas é uma responsabilidade do governo federal”, disse Rodrigues.

Para o pesquisador Lênin Pires o episódio do dia 17 de outubro é “uma oportunidade para se pensar como essas armas entram e por que essas pessoas ficaram soltas, o que esta por trás disso”.

G1 > Edição Rio de Janeiro