domingo, 31 de janeiro de 2010

‘Meu filho foi desleal e vai pagar por sua insensatez’, diz coronel da PM

Paulo César Lopes disse que atitude do filho é motivo de revolta.
Jovem foi preso neste domingo suspeito de assalto na Zona Norte.

Rodrigo Vianna Do G1, no Rio

 

Após a prisão do filho, suspeito de praticar assaltos na Tijuca, na Zona Norte do Rio, o coronel da PM Paulo César Lopes afirmou, na tarde deste domingo (31), que recebeu a notícia com revolta e decepção. Segundo ele, o filho terá a sua assistência no que diz respeito à defesa, mas ele não pretende comparecer à delegacia.

“Eu recebi a notícia com um sentimento de dor como qualquer outro pai numa situação como essa. Eu sempre cumpri com meu dever paterno, com orientações e, sobretudo, como um exemplo, mas meu filho é maior de idade. Ele foi desleal e vai pagar por sua insensatez”, disse Paulo César.

A prisão aconteceu por volta das 05h45 deste domingo, na esquina da Rua Barão de Mesquita com Avenida Maracanã. De acordo com a polícia, além do filho do coronel, outros dois homens, entre eles um policial militar também foram presos. Eles teriam assaltado uma vítima na saída do ensaio de uma escola de samba.

O coronel Paulo César Lopes informou que o filho já foi investigado pela polícia por suposto envolvimento com traficantes do Morro de São Carlos, no Estácio, também na Zona Norte da cidade. Segundo ele, o jovem já teria sido preso anteriormente. Muito indignado, o policial acrescentou que ainda não falou com o filho após a prisão.

“Eu não falei com ele e ele ainda não me ligou, porque ele sabe como eu estou me sentindo nessa hora. Ele não quis ouvir as minhas orientações de pai, aos meus conselhos e agora está pagando por isso. Infelizmente filho a gente não escolhe, amigo sim”, completou o PM.

Pai não pretende visitar filho na prisão

Conhecido fora do Brasil pelo rigor com a disciplina e o combate à violência policial, o coronel Paulo César Lopes afirmou que não pretende visitar o filho na prisão. Segundo ele, o jovem terá todo o auxílio judicial. A família ainda vai acionar um advogado de defesa para cuidar do caso.

“Eu vou prover os recursos e vou acionar um advogado para defendê-lo, mas eu não vou me submeter ao vexame de visitar o meu filho na prisão. Eu sempre dei o meu apoio, sempre compareci com os meus deveres de pai, mas é decepcionando descobrir que seu filho tem um aptidão como essa”, declarou Paulo César.

O coronel da PM informou, ainda, que antes do filho concluir um curso de gastronomia em 2009, ele ainda fez uma prova para a Polícia Militar, em 2007, mas não passou. Segundo o pai, o rapaz foi reprovado no exame psicológico e não recebeu tratamento especial por ser filho de um coronel.

O crime

De acordo com a polícia, os três homens, que estavam num Meriva com placa clonada, seguiram em direção à Zona Norte atrás da vítima que tinha acabado de sair de um ensaio de uma escola de samba. Segundo a vítima, os suspeitos interceptaram seu carro na Tijuca, na Zona Norte, para roubar seu cordão de ouro.

Uma patrulha do 6º BPM (Tijuca) que fazia ronda na região, flagrou o momento em que os homens rendiam a vítima. Os suspeitos, então, entraram no carro e tentaram fugir.

Houve perseguição e troca de tiros, até que a patrulha conseguiu interceptar os assaltantes na esquina da Rua Barão de Mesquita com Avenida Maracanã, na Tijuca. Os policiais apreenderam duas pistolas – uma delas com a numeração raspada - com os suspeitos. Ninguém ficou ferido.

Os suspeitos foram levados para a 20ª DP (Vila Isabel), onde foram autuados por receptação, porte ilegal de arma e roubo. Na delegacia, segundo a polícia,eles foram reconhecidos por outras vítimas que teriam sofrido a ação dos suspeitos na madrugada deste domingo na Penha, no subúrbio.

De acordo com a assessoria da PM, o policial militar detido será encaminhado ao Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica, também no subúrbio.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Filho do Coronel Lopes é preso durante assalto a mão armada

Rio - O filho do Coronel Lopes, famoso por sua fama de durão, foi preso esta madugada cometendo assaltos a mão armada. Paulo Olímpio Ferreira Lopes, 28 anos, foi levado para a 20ª DP por policiais do 6º BPM (Tijuca) junto com o Leonardo Gusmão Rodrigues, 25, e o soldado do 17º BPM (Ilha do Governador) Glauco Telles Nunes, 30. Os três foram presos em flagrante acusados de assaltar um escrivão de cartório, na Rua Barão de Mesquita, na Tijuca, Zona Norte.

Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'

Durante a perseguição, os três suspeitos dispararam contra os policiais | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

O motorista voltava do ensaio de um escola de samba no Clube Monte Líbano, na Lagoa, na Zona Sul quando foi abordado pelos criminosos, que estavam em um Meriva roubado, próximo ao Batalhão de Polícia do Exército. Armado com uma pistola calibre 380, Paulo Olímpio se identificou como PM e abordou a vítima, pedindo que entregasse o cordão, relógio e pulseira de ouro. Policiais do 6º BPM (Tijuca) que passavam pelo local viram a cena e seguiram em direção ao bandido.

Ao perceber a aproximação dos policiais, o criminoso tentou escapar junto com os dois comparsas. Houve perseguição e os PMs dispararam contra o veículo, fazendo com que os bandidos desistissem da fuga e se rendessem. Em poder do trio foram apreendidas duas pistolas calibre 380, uma delas com a numeração raspada. Ninguém ficou ferido durante a ação.

Outras quatro vítimas de roubo na Zona Norte, que também podem ter sido assaltadas pelo trio, estão na delegacia para fazer o reconhecimento dos criminosos.

O DIA ONLINE - RIO

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Decreto promove 38 delegados da Polícia Civil

por Giampaolo Braga

diário oficial

O Diário Oficial do estado do Rio desta quarta-feira trouxe decretos do governador Sérgio Cabral promovendo 38 delegados de Polícia Civil.

As promoções são as seguintes:

 

De 2ª para 1ª Classe

Por antiguidade:

Paulo Cesar de Almeida Valentim

Armando Marcio Zuccarelli

José Soares dos Santos

Edgar Antonio Cumani

José Afonso Mota

José Fagundes de Rezende

Alcides Alves Pereira

Anderson Ribeiro Pinto

Luís Zettermann

 

Por merecimento:

Deoclécio Francisco de Assis Filho

Elisabete Oliveira Bastos da Silva

Fernando Antonio Paes de Andrade Albuquerque

Paulo Henrique da Silva Ribeiro

Antonio Ricardo Lima Nunes

Márcio Mendonça Dubugras

Fábio Oliveira Barucke

Gilson Emiliano Soares

Andrea Nunes da Costa Menezes

 

De 3ª para 2ª Classe

Por antiguidade:

Alexandre Capote Pinto

Ivailson Moreira Sardinha

Karina Regupe Gonçalves Lopes

Carla Conceição Guimarães Tavares de Lima

Gilson Perdigão Soares de Azevedo Filho

Debora Ferreira Rodrigues

Luciano Pinheiro Zahar

Fernanda Marchesi Neves

Sandro Caldeira Marron da Rocha

Antonio da Luz Furtado

Viviane da Costa Ferreira Pinto

Gabriel Ferrando de Almeida

Por merecimento:

 

Leandro Aquino da Silva

Alexandre Herdy Barros Silva

Franquis Dias Nepomuceno

Delmir da Silva Gouvea

Matheus de Almeida R. Lopes

Davi dos Santos Rodrigues

Aldrin Genuino da Rocha

Felipe Lobato Curi

 

Caso de Polícia - Extra Online

Três baleados e três presos durante troca de tiros no Morro do Juramento

Cerca de 15 bandidos estariam comemorando em um churrasco o assassinato de policiais no início do mês em Madureira

POR BARTOLOMEU BRITO

Rio - Três bandidos foram baleados e outros três foram presos, na tarde desta quarta-feira, durante troca de tiros com policiais militares do 9º BPM (Rocha Miranda), no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, Zona Norte do Rio.

Policiais foram investigar uma denúncia de que bandidos acusados de executar um sargento e um soldado da PM, no início do mês em Madureira, estavam comemorando o crime em um churrasco no alto do morro. Cerca de 15 marginais participavam da comemoração. Ao entrar na comunidade, houve troca de tiros, o que provocou pânico entre as pessoas que passavam pelo local. Motoristas que passavam pela avenida Pastor Martin Luther King se assustaram com o conflito.

Durante a ação, que contou com o apoio de um carro blindado, foram apreendidas duas granadas, duas pistolas, uma carabina e uma grande quantidade não contabilizada de drogas. O material foi encaminhado para a 27ª DP (Vicente de Carvalho). Os três feridos foram levados em estado grave para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha.

Entenda o crime

O cabo Márcio Passos Barcelos e o sargento Ezequias Veríssimo dos Santos Filho foram mortos no último dia 15 quando passavam pela Avenida Ministro Edgard Romero, em frente ao Morro do Cajueiro, em Madureira. Um grupo de cinco bandidos em dois carros roubava uma van de entrega da Souza Cruz, quando viu a patrulha e começou a atirar.

O crime aconteceu durante a manhã quando uma van da empresa de cigarros Souza Cruz parou em um sinal de trânsito na esquina das ruas Edgard Romero com Leopoldino de Oliveira. Um Chevrolet Astra, de cor prata, parou atrás do carro de escolta da van, três bandidos renderam e tomaram os revólveres dos seguranças. Outro criminoso rendeu o motorista e o ajudante e o quinto ladrão arrancou o GPS.

Neste momento, uma viatura da Polícia Militar trafegava na direção contrária. Os bandidos começaram a gritar 'bolinha' fazendo referência ao veículo da PM e começaram a atirar. O cabo morreu no local. O sargento tentou correr até um posto de gasolina, para buscar abrigo contra os tiros, mas também não resistiu aos ferimentos.

Os militares ainda foram socorridos por populares e levados para os hospitais Salgado Filho e Carlos Chagas. Os bandidos levaram as duas pistolas calibre 40 dos policiais, um fuzil, além dos dois revólveres dos seguranças da empresa de cigarros.

Os bandidos fugiram. Até esta quarta-feira, a polícia já tinha feito diversas incursões ao Juramento, Cajueiro e em outros morros da região com o objetivo de localizar os criminosos.

Um deles, conhecido como "Mão", foi reconhecido por testemunhas. Ele é acusado de ter matado um cabo da PM em junho de 2009, em Irajá, na Zona Norte.

O DIA ONLINE - RIO

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PM apreende escopeta e crack na Vila Vintém

Policiais do 14º BPM encontraram 2.290 pedras da droga.
Na Cidade Alta, foram apreendidos 1.600 sacolés de cocaína e uma pistola.

Do G1, no rio

Policiais militares do 14º BPM (Bangu) apreenderam uma escopeta calibre 12 e 2.290 pedras de crack na tarde desta terça-feira (26) na Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio.

Também nesta terça, policias do 16º BPM (Olaria) prenderam o suspeito de gerenciar o tráfico de drogas na Cidade Alta, em Cordovil, no subúrbio do Rio. Na ação, os PMs também apreenderam 1.600 sacolés de cocaína e uma pistola 9 milímetros.

Pela manhã, em uma outra operação no Morro do Fallet, em Santa Teresa, no Centro do Rio, os policiais prenderam um homem identificado como chefe do tráfico do Morro da Coroa, também em Santa Teresa.

À procura de assassinos de PM

Além dele, outros cinco suspeitos foram presos e um menor foi detido na favela. Na ação, foram apreendidos fuzis, pistolas e grande quantidade de munição.
Segundo a polícia, o objetivo da operação é apreender armas e drogas na comunidade.

Os agentes também estariam à procura dos homens que atiraram num carro da PM que estava estacionado na descida do Elevado Paulo de Frontin, na Cidade Nova, no dia 17.

No ataque, um policial militar morreu e outro ficou ferido.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Civil prende chefe do tráfico do Morro da Coroa em operação no Fallet

POR BARTOLOMEU BRITO

Rio - A Polícia Civil informou, nesta terça-feira, que o chefe do tráfico de drogas do Morro da Coroa, no Catumbi, foi preso em uma operação realizada no Morro do Fallet, em Santa Teresa, Zona Sul, para tentar encontrar os responsáveis pela morte de um sargento da policial militar, na Cidade Nova, há dez dias. Gordo AK, como é conhecido, estava com um fuzil, tentou tomar a arma de um delegado, mas foi impedido.

Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Os presos e o material apreendido foram apresentados na sede da Core | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Gordo AK, cujo primeiro nome é Bruno, foi preso pela segunda vez - na primeira, foi acusado de ser um dos responsáveis pelo arrastão no Túnel Santa Bárbara. Ao ser capturado pela polícia, acabou defecando na viatura. Nesta terça, depois de ser dominado pelos agentes, deu um salto e tentou tomar o fuzil de um delegado. Outro delegado e titular da Core, Marcos Castro, se envolveu em luta corporal com Gordo e acabou machucando a mão.

A operação começou por volta de 7h e contou com cerca de 50 agentes das delegacias de Combate à Drogas (Dcod) e da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae). Eles tiveram auxílio de um veículo blindado (caveirão) e dois helicópteros. Na chegada dos policiais à comunidade houve intensa troca de tiros que durou aproximadamente 10 minutos.

Além de Gordo AK, a polícia deteve outros cinco suspeitos e apreendeu um menor de idade - um deles estaria envolvido na morte do PM na Cidade Nova. Um menor e outro suspeito maior de idade foram liberados após averiguação. Os agentes também encontraram uma garagem que servia de depósito para duas prensas novas - os equipamentos estavam prontos para compactar maconha em tabletes e recarregar muição.

Também foram encontrados folhas de papel para embalar crack e cocaína e porções destas drogas. Também foram apreendidos quatro pistolas, quatro granadas, dois rádios de comunicação, um fuzil, sete carregadores, um celular, quatro tabletes de maconha, sacos com munição, um cinco de guarnição de uso militar, uma metralhadora M1, LSD e uma touca ninja.

Os homens mantidos sob custódia policial foram levados para a sede da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Eles foram identificados como Bruno Alves (Gordo AK), Jone dos Santos (22 anos), Antônio Cláudio (34), bandidos do Fallet; Juan de Castro (20 anos) e Edmundo Luiz (21 anos), criminosos provenientes do Morro da Coroa. Gordo AK estava preso em Bangu 4, há quatro meses, e liberado há três dias.

Em uma bela praça localizada dentro de uma vila de casas, na Rua Eliseu Visconti, os agentes encontraram uma grande gaiola com duas tartarugas marítimas dentro. Manter estes animais em cativeiro constitui crime contra a fauna. A polícia tentou localizar o dono para prendê-lo, mas não obteve sucesso.

O DIA ONLINE - RIO

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tenente da PM recebe convite para ser rainha de bateria

Eliane Maria

Tenente da PM recebe convite para ser rainha de bateria

A tenente Júlia Liers: apelido carinhoso na Baixada. Foto: Michel Filho/O Globo 

Para aqueles que nunca ouviram falar na Independente de São João de Meriti, o carnaval deste ano pode ser um marco. A escola do Grupo Rio de Janeiro II (antigo Grupo de Acesso C) promete fazer muito marmanjo pensar em trocar o desfile de domingo do Grupo Especial, na Sapucaí, pelo da Intendente Magalhães, em Campinho. E por uma bela e ousada razão: sua rainha de bateria, a tenente da Polícia Militar Júlia Liers.

Formada pela Academia de Polícia Militar Dom João VI há três anos, Júlia, de 24, é lotada no 23 BPM (Leblon). Mas foi no 39 BPM (Belford Roxo), onde atuou como relações públicas e chefe da reserva de armamento, que ficou conhecida pela beleza e pelo trabalho com a comunidade.

A Pocahontas

A passagem pelo batalhão da Baixada Fluminense, região na qual a tenente nasceu, valeram à oficial o apelido de Pocahontas — bela índia personagem de um desenho da Disney — e uma homenagem em outdoor pelo Dia Internacional da Mulher.

— Eu só conhecia a tenente Júlia por fotografia e pelo outdoor. Como a escola tem uma parceria com a Casa de Cultura de São João de Meriti, tive a oportunidade de encontrá-la por lá, em outubro, e fiz o convite. Eu a chamei por ser bonita e por ser policial. Esperamos que cause um rebuliço na Intendente — afirma Manoel Honorato, presidente da Independente.

E num ensaio fotográfico em sua página no Orkut.

Forcinha do ‘BBB 10’

Manoel Honorato acredita que a estreia oficial da oficial da PM não será vetada pelo comandante geral da corporação, coronel Mário Sérgio Duarte:

— Em dezembro, ela me disse que aceitaria o convite, mas que, antes, precisava conversar com o comando da corporação. Acredito que o fato de haver uma PM no ‘BBB’ (a baiana Anamara) vai ajudá-la a conseguir a autorização. É importante para quebrar essa ideia de que os policiais não interagem com a comunidade.

Foto: reprodução do Orkut

Festa de coroação está prevista para 5 de fevereiro

A tenente da Polícia Militar Júlia Liers foi submetida a uma cirurgia, recentemente, e está de licença médica até o dia 4 de fevereiro. Um dia depois, a escola planeja fazer uma grande festa para coroar a oficial como a rainha de bateria da escola e lançar o CD com o samba do enredo deste ano — “Da chibata à gravata, São João de Meriti canta a africanidade”.

— Eu tenho mantido contato com a tenente, que está de licença médica. No dia da coroação, va$fazer uma festa para lançar o CD e receber personalidades como o (ator) Antônio Pitanga. Nosso enredo falará sobre África, religião e negros bem sucedidos — explica Manoel Honorato.

Se o comando da PM aprovar, a tenente virá diante dos ritmistas, ao lado de duas professoras primárias e de uma funcionária da Prefeitura de São João de Meriti. O carnavalesco Robson Goulart, garante o presidente, não ouviu da oficial qualquer restrição para con$a fantasia:

— Ela virá com uma fantasia normal de carnaval. Não houve nenhum pedido ou exigência.

História da escola

O bloco Independente da Praça da Bandeira foi criado em 1961. Quarenta anos depois, juntou-se à uma agremiação, a Arrastão de São João de Meriti, transformando-se na escola Independente da Praça da Bandeira. Em 2009, virou Independente de São João de Meriti.

Manoel Honorato, presidente da Independente: convite pela beleza e pela profissão. Foto: divulgação.

Extra Online

Pai e filho mortos em forró são enterrados na Zona Oeste

Polícia investiga se houve participação de milicianos no crime.
Outras dez pessoas ficaram feridas na confusão em Campo Grande.

Do G1, com informações do RJTV

 

O policial militar reformado Elias Ximenes e o filho, Mário Sérgio de Oliveira, mortos após uma briga em uma casa de forró na Favela da Carobinha, em Campo Grande, foram enterrados nesta segunda-feira (25) no Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

A polícia ainda investiga o que teria motivado a briga e se os envolvidos têm ligação com milícias da região. O crime ocorreu na madrugada de domingo (24) e, além das duas vítimas, outras dez pessoas ficaram feridas.

Durante o velório do marido e do filho, a autônoma Cátia Ramos Ximenes disse que a confusão teria acontecido quando Mário se desentendeu com o ex-PM Lúcio Alexandre Araújo.

“O cara só chegou, viu que ele estava conversando com a menina na parede. O cara já chegou dando um soco na nuca dele e o encostou na parede com a pistola nas costas. Ele gritou pelo pai. O meu marido procurou e viu os caras arrastando-o para jogar lá fora como resto, lixo. E o outro veio com a pistola já de frente para ele”, contou Cátia.

Correria e pânico

Segundo testemunhas, após o desentendimento, Mario teria saído do local e voltado minutos depois acompanhado do pai, o PM reformado Elias Ximenes. Ainda de acordo com os depoimentos, Elias teria chegado à casa de shows atirando.A polícia não descarta a presença de outras pessoas armadas na casa de forró.

Vizinhos do estabelecimento contaram que houve correria e pânico no local.

“Isso aqui parecia uma praça de guerra. Eu acordei desesperada. Comecei a passar mal. Horrível, nunca vi isso na minha vida”, disse uma moradora vizinha à casa de forró.

G1 > Edição Rio de Janeiro

domingo, 24 de janeiro de 2010

Jovem é acusado de matar o pai à facada

Wagner Galante, de 19 anos, está na delegacia de Bonsucesso.
Ele afirmou que os dois discutiram e só queria 'dar um susto'.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Foto: Reprodução / TV Globo

Na delegacia, filho disse que só queria 'dar um susto' no pai (Foto: Reprodução / TV Globo)

Wagner Adonis Galante, de 19 anos, é acusado de matar o próprio pai, Anselmo Adonis Galante, de 44 anos, com um golpe de faca de churrasco nas costas. Ele foi preso neste domingo, na 21ª DP (Bonsucesso), no subúrbio do Rio, e autuado por homicídio. A pena pode ser de até 20 anos de prisão.

O enterro de Anselmo será na tarde deste domingo (24), no Cemitério de Irajá, também no subúrbio. O crime aconteceu na casa da família, na Rua Cardoso de Moraes, em Bonsucesso. O jovem foi preso por um vizinho que é do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a polícia, na delegacia Wagner contou que durante o dia havia discutido com o pai. No fim da noite, retornou à casa para tentar apaziguar a situação, mas o pai, segundo ele, teria tentado agredi-lo com a faca. O rapaz, então, teria tomado a faca do pai e deu apenas um golpe nas costas.

Anselmo morreu na hora. Ainda segundo os policiais, o jovem alegou que não queria matar, mas apenas "dar um susto".

G1 > Edição Rio de Janeiro

Briga em casa de forró deixa dois mortos

POR MICHEL ALECRIM

Rio - Um tiroteio acabou com dois mortos e pelo menos dez feridos na madrugada deste domingo num forró em Campo Grande. Segundo testemunhas, o ex-PM Lúcio Alexandre de Araújo e o policial militar reformado Elias Ximenes, de 49 anos, se desentenderam e trocaram tiros na casa Night Dance Forró Show, na Estrada do Mendanha, 4.500.

A briga foi por causa de mulher.

Mário Sérgio de Oliveira, 29 anos, filho de criação do PM reformado Elias Ximenez, de 49 anos. Os dois morreram no local.

Mário Sérgio estava no forró e passou a mão no bumbum da mulher do Lúcio Alexandre de Araújo, que é ex-PM e integra a milícia da Carobinha. Ele e outros comparsas milicianos, que frequentam o local, deram uns tapas no Mário Sérgio. Ele telefonou para o pai, que foi até lá levando duas armas.

Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

A casa de show tem duas entradas. Cada um deles, com arma na mão, entrou por um dos acessos. Foram até o grupo de Lúcio e começaram a atirar.

O grupo revidou e matou pai e filho. Roubaram a arma deles e arrastaram os corpos até a calçada. A casa de show pertence a um policial civil, mas ainda não foi identificado.

Pelo menos oito feridos foram levados pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Rocha Faria, em Campo Grande. Três deles precisaram ser operados.

Entre os feridos estavam, Vagner Lopes da Silva, Eduardo dos Santos, Marcelo Barreto de Oliveira, Bruno Moraes Carvalho, Géssica Guimarães (menor de 16 anos), Luiz Hamilton Gonçalves de Oliveira e Laurindo Braga da Silva.

Um homem sem identificação deu entrada e foi direto para o Centro Cirúrgico. Além de Lúcio, foi levado para o Albert Schweitzer Juelinton da Silva.

O caso foi registrado na 35ª DP (Campo Grande). Uma equipe fez perícia no local com o apoio da PM. Os responsáveis pela casa de forró tinham trancado a porta e não compareceram à delegacia. O astra branco (LCX-9993) estava com marcas de tiros e manchado de sangue. Perto do carro foi encontrado o corpo de Elias, que tinha uma passagem por tráfico. A maioria dos feridos mora na Carobinha.

O DIA ONLINE - RIO

sábado, 23 de janeiro de 2010

Policial é assassinado após reagir a assalto a ônibus na Dutra

Rio- O policial militar Ângelo Conceição da Silva, de 44 anos, foi assassinado, no fim da noite de sexta-feira, após reagir a um assalto em um ônibus da Linha 122 (Central-Comendador Soares), na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Jardim América. O policial trocou tiros com os bandidos, antes de ser executado.

Testemunhas disseram que quatro criminosos anunciaram o assalto na Avenida Brasil, na altura de Parada de Lucas. O policial, que estava em um banco na parte central do coletivo, puxou a arma e fez um disparo em direção a um dos bandidos. Houve troca de tiros. O militar entrou em luta corporal com dois criminosos.

Os bandidos e o policial saíram do ônibus, ainda na Rodovia Presidente Dutra. O militar foi levado para a Rua Professor França Amaral, onde foi atingido por quatro disparos. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no Hospital Getúlio Vargas, na Penha. O policial estava lotado no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). O caso foi registrado na 38ª DP (Irajá).

O DIA ONLINE

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Policiais ficam feridos em acidente na Glória

Viatura do 2º BPM (Botafogo) colidiu de frente com um Gol, em frente à Praça Paris, na Glória

POR CHARLES RODRIGUES

Rio - Dois policiais militares do 2º BPM (Botafogo) ficaram feridos em uma colisão envolvendo uma viatura e um Volkswagen Gol, na Avenida Augusto Severo, em frente à Praça Paris, na Glória, no início da madrugada desta sexta-feira.  

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Gol, que trafegava na contra-mão da via, colidiu com a viatura | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

De acordo com os policiais, o Gol seguia na contra-mão da via, quando colidiu de frente com a viatura. O condutor do carro, o médico Antônio Pedro da Paz, de 30 anos, alegou ter feito a manobra errada por desconhecer o sentido da avenida.

O motorista foi submetido a um exame de alcoolemia. De acordo com a polícia, o condutor não estava bêbado. Os policiais militares foram levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. O caso foi registrado na 5ª DP (Gomes Freire), delegacia central de flagrantes

O DIA ONLINE - RIO

PM encontra laboratório do tráfico na Maré

Casa abandonada fica na Favela Nova Holanda.
Cinco suspeitos foram detidos na operação da Dcod em Acari.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

Policiais do 22º BPM (Maré) estouraram uma espécie de laboratório do tráfico na favela Nova Holanda, no conjunto de favelas da Maré, em Bonsucesso, no subúrbio do Rio, na manhã desta sexta-feira (22).

Na casa abandonada foi encontrada grande quantidade de cocaína, material para refino e embalagem da droga e uma espingarda calibre 12.

Segundo o comandante do batalhão, tenente-coronel Amauri Simões, niguém foi preso. O laboratório funcionava numa casa abandonada da comundidade.

"Recebemos uma denúncia. Fizemos incursões na Nova Holanda e no Parque União, e acabamos descobrindo essa casa, que estava vazia. Recuperamos uma quantidade significativa de drogas lá dentro. Tudo leva a crer que funcionava como um laboratório", disse o comandante.

Na casa foram apreendidos uma quantidade de cocaína em pasta ainda não calculada, dois quilos de cocaína pura, material para preparação da droga - como acetona e fermento em pó e balanças - três mil papelotes de cocaína, cerca de quatro mil embalagens para a droga e um quilo e meio de crack em pedras grandes.

Polícia Civil faz operação em Acari

Também nesta sexta (22), cinco suspeitos foram detidos numa operação na Favela de Acari, em Acari, no subúrbio do Rio. A ação tinha como objetivo apreender drogas e armas e prender traficantes da região.

Cerca de 80 policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) contaram com o apoio de veículos blindados e de um helicóptero.
Além dos detidos, fogos de artifício, munição e radiotransmissores foram apreendidos.

Apreensão na Zona Sul

Em outra ação, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) apreenderam no Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio, três pistolas, duas calibre 40 e outra 380, três carregadores de metralhadora e munição de fuzil. As informações são da assessoria da Polícia Militar.

G1 > Edição Rio de Janeiro

MP vai investigar cartaz com recompensa por criminoso 'vivo ou morto'

OAB-RJ também protesta contra Clube de Cabos e Soldados da PM.
Polícia Militar classificou como 'postura revanchista'.

Patrícia Kappen Do G1, no Rio

O cartaz divulgado pela Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio, oferecendo R$ 5 mil como recompensa por um criminoso, estando ele “vivo ou morto”, causou indignação na Polícia Militar e em entidades de Direitos Humanos do Rio.

Marcelo Chalréo, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio, afirmou que a OAB condenou e ficou “chocada” com a atitude da associação, que “deveria estar primando pelo resguardo da legalidade”.

O Clube de Cabos e Soldados da PM divulgou o cartaz após a morte do sargento Wilson de Carvalho, assassinado a tiros na Cidade Nova, no Centro do Rio, na manhã do dia 17.

O carro em que ele estava junto com o soldado da PM Davi de Almeida Wanzeler foi alvo de um ataque. O sargento morreu dentro do carro, e o soldado foi atingido na perna direita.

Foto: Marcos de Paula/Agência Estado

O presidente do Clube dos Cabos e Soldados da PM apresenta o cartaz com a recompensa: 'vivo ou morto'.  (Foto: Marcos de Paula/Agência Estado)

'Não existe pena de morte'

A OAB do Rio sugeriu ao Ministério Público que instaurasse um procedimento para apurar as atividades e a conduta da associação. A sugestão foi aceita pelo MP. Segundo Chalréo, com a iniciativa do cartaz, a associação está incentivando o crime, o que é vedado pela Constituição.

“Toda associação de classe pode organizar-se para fins legais, está previsto na Constituição. Quando ela toma essa iniciativa, ela está incentivando o crime, fazendo apologia ao crime, o que é vedado pela Constituição. Na medida em que ela diz que dá recompensa, ela está tomando um poder que é dever do estado.

O estado é que tem a tutela por aplicar a lei penal”, afirmou, completando: “No nosso direito não existe pena de morte, salvo em caso de guerra. Ela (a associação) incentiva a prática de um crime sem um procedimento judicial de apuração. Ela se coloca à margem da lei ao praticar esse tipo de ato”.

'Política sanguinária'

O advogado disse que dependendo da conclusão do Ministério Público a medida a ser tomada pode chegar ao fechamento do Clube de Cabos e Soldados da PM. Ele lembrou um episódio em São Paulo, em que torcidas organizadas de times de futebol tiveram as atividades encerradas por conta de atos de vandalismo e violência praticados em estádios.

O subprocurador geral de Direitos Humanos do Ministério Público, Leonardo Chaves, afirmou que o cartaz divulgado pelo clube reflete “um pensamento de conter (a violência) com violência”. Segundo ele o MP vai investigar a origem do cartaz, mas necessitam de mais informações sobre o clube.

“O que se pode dizer é que essa cultura de morte é que gera essas coisas. Ou dizer que estamos em guerra, ou praticar uma política sanguinária”, criticou.

A Polícia Militar também condenou a atitude do clube. O capitão Ivan Blaz, em nome do comandante-geral Mário Sérgio Duarte afirmou que “a PM não concorda com esse tipo de postura revanchista como apregoa o cartaz. Além do mais, o clube não representa os anseios da instituição que é levar os marginais à Justiça.”

'É porque não é o filho deles'

O presidente do clube, Jorge Lobão, reafirmou nesta sexta-feira (22) que a intenção não é mandar matar ninguém, mas disse que não vai retirar o cartaz de circulação. E reagiu às críticas: “É porque não é o filho deles, a mãe deles, foi um PM, então a avaliação é muito fria. Eu fui ao sepultamento, eu assisti pela televisão o fato e me comoveu. Lamento que não tenha comovido essas pessoas”.

Na quinta-feira (21) ele já havia afirmado que a intenção de oferecer a recompensa pelo criminoso “vivo ou morto” não era a de incentivar o assassinato do responsável.

“Não é que eu queira matar ninguém, é que eu já tive informações de que as pessoas deixaram de comunicar um assassino de um PM por ele já ter morrido, por isso ofereço R$ 5 mil até pelo atestado de óbito dele”, disse na ocasião, completando: "Não é meu desejo, mas se ele morresse, eu não vou chorar, mas não tenho interesse em mandar matar ninguém”.

Lobão disse também que depois da divulgação do cartaz recebeu algumas denúncias, mas apenas uma que poderia ser considerada importante. Mas, segundo ele, a polícia ainda não foi informada pois o comunicante ficou de completar as informações.

G1 > Edição Rio de Janeiro

PM recupera carga roubada da Polícia Federal

Material estava em van dos Correios rendida no subúrbio do Rio.
Um assaltante foi preso e outros dois fugiram de moto.

Do G1, no Rio

Policiais do 3ª BPM (Méier) interceptaram na manhã desta sexta-feira (22) um roubo a uma van dos Correios, que continha uma carga destinada à Polícia Federal (PF).

Segundo a PF, um assaltante foi preso e outros dois fugiram. Ninguém ficou ferido. A ação dos criminosos aconteceu na Avenida Dom Hélder Câmara, na altura do Jacarezinho, no subúrbio do Rio, numa localidade conhecida como Buraco do Lacerda.

Ainda de acordo com a PF, duas motocicletas cercaram a van e um dos assaltantes entrou no veículo para render o motorista. Os outros dois comparsas seguiram dando cobertura ao assalto. Um motociclista, que passava pelo local e assistiu a tudo, parou um carro da polícia próximo dali para denunciar o crime e policiais deram início à perseguição.

O carro e a carga foram levados para a Delegacia da Polícia Federal, na Praça Mauá, na Zona Portuária. Segundo a PF, a carga, em caixas de Sedex, estava lacrada. Seu conteúdo não foi revelado.

G1 > Edição Rio de Janeiro

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Caça a assassinos de PM gera polêmica entre autoridades

Vivo ou morto

por Isabel Boechat

18.11.2005 - Lucíola Villela - EXT CI- GeralCaixa Beneficente da PM oferece recompensa por pistas de matadores de policiais- Na foto o presidente da entidade Jorge de Souza Lobão segura um dos cartazes.

Uma recompensa de R$ 5 mil, oferecida pelo Clube de Cabos e Soldados pela captura dos assassinos, vivos ou mortos, do sargento da Polícia Militar Wilson Alexandre de Carvalho, gerou uma polêmica, ao abrir uma caçada aos bandidos. O sargento foi executado dentro de um carro da PM na Cidade Nova, no último dia 17.

Segundo o presidente do Clube de Cabos de Soldados, Jorge Lobão, a medida visa a dar uma resposta imediata ao que ele classifica como uma ação ousada dos criminosos que tentam desmoralizar o Estado. Para ele, é hora de responder indo à caça dos bandidos.

Lobão pede no comunicado da recompensa que as denúncias sejam encaminhadas para seu celular. Além de cartazes, faixas e propaganda em ônibus começam a ser fixados hoje em vários pontos da cidade.

‘Polícia é para prender’ Sobre a recompensa, o comandante do Primeiro Comando de Policiamento de área da Capital, o coronel Marcus Jardim, disse que a função do policial militar é prender. Mesmo um assassino de PMs deve ser preso e apresentado à Justiça.

— Polícia Militar existe para prender o criminoso e entregá-lo à Polícia Civil. Eu gosto de ver o bandido preso. O lugar desses marginais é dentro de Bangu 1,2,3,4, onde for, mas, enfrentando as consequências do seu crime — disse ele.

O coronel da PM Paulo Cesar Lopes, blogueiro do Casos de Polícia, foi sucinto em sua crítica:

— Isso é um retorno às práticas obsoletas do Velho Oeste americano.

Caso de Polícia - Extra Online

Carro da Core é alvejado ao passar pela Avenida Brasil

Suspeitos dispararam tiros de fuzil ao serem abordados por policiais.
Quatro equipes fazem incursões em favelas da região atrás dos suspeitos.

Do G1, no Rio

Um carro da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) foi alvejado por tiros de fuzil disparados por traficantes na manhã desta quinta-feira (21), quando passava pela Avenida Brasil, nas imediações de Costa Barros, no subúrbio do Rio. Nenhum policial ficou ferido.

De acordo com o delegado Marcos Castro, os policiais foram alvejados quando abordaram um carro suspeito. Eles mal tiveram tempo de reagir, enquanto os suspeitos fugiram.
Quatro equipes da Core fazem incursão nas favelas da Pedreira e Lagartixa, em Costa Barros, para tentar localizar os criminosos.

PMs alvejados na Cidade Nova

No domingo (17), uma patrulha da PM que fazia patrulhamento de rotina na Cidade Nova, no Centro, próximo do Centro de Convenções da Sul América, foi alvejada por suspeitos que chegaram num carro preto. Um PM morreu e outro ficou ferido.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Polícia Civil apresenta acusados de matar policiais civis em São Gonçalo

Rio - A Polícia Civil apresentou, nesta quinta-feira, os quatro acusados de participação na morte do detetive Antônio Cezar Stockler, 50 anos, e do inspetor João Carlos Gomes Coelho, de 47 anos.

Os agentes foram mortos a tiros, no início da tarde de quarta-feira, durante uma investigação sobre o tráfico de drogas, no Largo de Itaúna, no Complexo do Salgueiro.

Um terceiro policial, que participava da operação, nada sofreu.

Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

Policia Civil apresentou criminosos envolvidos na mortes de dois policiais no Morro do Salgueiro, em São Gonçalo | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

Na chefia de Polícia Civil, no Centro, foram apresentados Leandro Marcelo dos Santos (29 anos), vulgo Araki, Michel Santana Fonseca, Vanessa Cortes Lima e Jéssica Cristina Pereira (19 anos). Leandro foi preso no fim da noite de quarta-feira, após 12 horas de buscas, na laje de uma casa, na comunidade Fazenda dos Mineiros, no Complexo do Salgueiro.

A mulher do acusado, Jéssica Cristina Pereira, de 19 anos, que está grávida de oito meses, foi presa algumas horas antes, dentro de uma escola, na Grota do Surucucu, em Niterói.

O DIA ONLINE - RIO

Polícia Civil apreende caminhão com 40 quilos de pasta de cocaína na Penha

Rio - Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) apresentou, nesta quinta-feira, drogas e armas encontradas por equipes da especializada, em um caminhão, no Mercado São Sebastião, na Penha, Zona Norte do Rio. Durante a ação, também foram presos o motorista José Elisiário da Fonseca, 41 anos, e o ajudante Henrique Moraes dos Santos, 23 anos.

Dentro do veículo, os agentes encontraram 40 quilos de pasta de cocaína sob a cama onde o motorista e o ajudante dormiam. Os agentes receberam a informação de que um caminhão estaria levando o material de São Paulo para a comunidade da Mangueira, Zona Norte do Rio.

De acordo com os policiais, após consulta ao sistema de inteligência, eles verificaram que o veículo já havia passado por Piraí e Paracambi, interior do Rio.

O DIA ONLINE - RIO

'Autores serão localizados em breve', diz delegado sobre ataque a policiais

PM baleado na perna direita prestou depoimento na delegacia.
Peritos estão melhorando qualidade das imagens das câmeras.

Aluizio Freire Do G1, no Rio

Foto: Aluizio Freire / G1

O soldado da PM Davi de Almeida Wanzeler chega à 6ª DP (Cidade Nova) nesta quinta (22) para depor sobre ataque de criminosos sofrido no domingo (17). (Foto: Aluizio Freire / G1)

A polícia já identificou dois veículos Astra pretos, quatro portas, com características semelhantes ao do carro usado pelos criminosos que dispararam contra os policiais militares na Cidade Nova.

O delegado Fernando Reis, titular da 6a DP (Cidade Nova), que nesta quinta-feira (21) ouviu o depoimento do soldado PM Davi de Almeida Wanzeler, baleado na perna direita, acredita que “os autores do crime serão localizados em breve”.

O dois veículos foram identificados em um levantamento de carros roubados, do mesmo modelo, nos últimos 30 dias. O delegado encaminhou ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) as imagens das câmeras que mostram o ataque aos policiais. “Eles estão dando um tratamento usando um software que é capaz de ampliar e melhorar a qualidade das imagens. Isso vai ajudar a identificar melhor o carro e aproximar o rosto dos criminosos”, disse.

Fernando Reis, no entanto, não quis adiantar o teor do depoimento do soldado ou confirmar se ele conseguiu reconhecer os agressores. “Não queremos falar coisas que podem prejudicar as investigações”, justificou. O PM Davi, reclamando de dores, não quis falar ao sair da delegacia. Ele estava sendo escoltado por dois policiais. 

Novas imagens

Novas imagens divulgadas na terça-feira (19) mostram em detalhe o ataque. O sargento Wilson de Carvalho e o soldado Davi estavam no carro da PM, estacionados na descida do Elevado Paulo de Frontin, na altura do Centro de Convenções Sul-America, fazendo patrulhamento de rotina, quando homens passaram atirando em um Astra preto.

As imagens da câmera de segurança mostram a patrulha parada na esquina da rua com as portas abertas, na manhã de domingo (17), enquanto pedestres passam pela calçada. O carro preto usado pelos criminosos aparece em seguida. Ele passa devagar, a menos de um metro dos policiais. Depois, o veículo retorna em menos de um minuto. Dois criminosos armados param e começam a atirar.

O soldado sai da patrulha e atira. Ele cai no chão e corre para se proteger das balas. Um dos criminosos rouba a carabina do policial morto que estava na patrulha. O sargento foi atingido na cabeça e morreu na hora. Já o soldado, que ficou ferido no ombro e na perna, foi levado para o Hospital Central da PM, no Estácio, Zona Norte.

De acordo com a polícia, um dos suspeitos seria traficante no morro do Fallet, no Rio Comprido, Zona Norte. Na segunda-feira (18), o advogado do suspeito esteve na delegacia e disse que seu cliente não tem nenhuma ligação com o crime e nem com o tráfico no morro do Fallet.

Investigações

Uma das linhas de investigação é de que os criminosos teriam atacado os policiais para vingar a morte do filho do traficante que chefia a venda de drogas no Morro da Fallet. O rapaz de 17 anos foi encontrado morto numa das vielas da comunidade, no início de dezembro.

O pai do jovem morto é Flávio Pedro da Silva, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas na região. Contra ele há um mandado de prisão. De acordo com policiais, o suspeito é raramente visto na comunidade. O delegado pediu ajuda da população para ajudar a esclarecer o crime.

O Clube de Cabos e Soldados da PM está oferecendo R$ 9 mil de recompensa a quem der informações que levem a prisão dos assassinos do policial. O número do Disque-Denúncia é 2253-1177.

G1 > Edição Rio de Janeiro

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Policiais civis são mortos por bandidos em São Gonçalo

POR BARTOLOMEU BRITO

Rio - Dois policiais civis foram mortos, na tarde desta quarta-feira, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio.

Os policiais foram atender uma ocorrência na Rua Pedro Corrêa, no Largo de Itaúna, quando se depararam com um grupo de bandidos escondido em uma casa.

Foto: Pedro Andrade / Agência O Dia

O policial Antônio Cézar Fonseca Stockler apresenta armamento em imagem de julho de 2005 | Foto: Pedro Andrade / Agência O Dia

Antes de chegarem à casa onde estavam os bandidos, os policiais passaram na de número 37 na mesma rua, onde os policiais encontraram Michel Santana Fonseca e Vanessa Cortez Lima, de 22 anos. Junto com eles foram encontrados uma submetralhadora 9mm, quatro celulares, munições e uma moto Honda Bross, placa KYX 0924.

Os policiais identificados como Antônio Cézar Fonseca Stockler e João Carlos Gomes Coelho eram lotados na 72ª DP (São Gonçalo).

O DIA ONLINE - RIO

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Policial civil é assassinado com cinco tiros

Marcos Nunes

Crime na Baixada Fluminense

Mais um policial foi assassinado no Rio. O inspetor da Polícia Civil Alfredo dos Santos Nazaré,de 48 anos foi morto com cinco tiros, nesta segunda-feira, quando estacionava o carro , na Avenida Automóvel Clube,no bairro Jardim Redentor,em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

A vítima foi rendida pelo ocupante de um carro que estava na frente do veículo do policial, próximo a garagem de uma residência. Edson Assunção Dutra Junior, de 22 anos, acusado de ter feito os disparos contra o policial, foi preso por policiais militares. Ele foi levado para a 54ªDP (Belford Roxo).

Este é o quarto policial assassinado no Rio em pouco mais de 72 horas. Nas sexta-feira, dois PMs foram mortos em Madureira por traficantes que tentavam roubar uma carga de cigarros.

No domingo o sargento Wilson Alexandre de Carvalho morreu ao ser atacado por bandidos na Cidade Nova, no Centro do Rio.

Caso de Polícia - Extra Online

Recompensa para quem tiver informações sobre assassinos de PMs

Bruno Rohde

R$ 9 mil

O Clube de Cabos e Soldados da PM está oferecendo uma recompensa de R$ 9 mil para quem oferecer informações que levem à prisão dos assassinos dos PMs atacados em Madureira, na sexta-feira, e na Cidade Nova, no domingo.

No ataque ocorrido no final de semana um sargento morreu e um soldado ficou ferido após ataque de bandidos a um carro da Polícia Militar que fazia patrulhamento na esquina das ruas Beatriz Larragoiti Lucas e Afonso Cavalcanti.

O terceiro sargento Wilson Alexandre de Carvalho foi baleado na cabeça e morreu na hora. Já o soldado Davi de Almeida Wanzler foi socorrido para o Hospital Central da PM, no Estácio, com ferimentos nas pernas, abdômen e ombro direito. Ele não corre risco de morte.

O Clube de está oferecendo uma recompensa de R$ 4 mil a quem der informações sobre os assassinos do sargento Ezequias Veríssimo dos Santos Filho, 46 anos, e do cabo Márcio Passos Barcelos, de 32, executados por cinco bandidos, na manhã de sexta-feira, em Madureira e mais R$ 5 mil para informações que levem a prisão dos executores do terceiro sargento Wilson Alexandre de Carvalho.

As denúncias devem ser encaminhadas diretamente ao presidente Clube de Cabos e Soldados da PM, Jorge Lobão, através do telefone 8181-7307.

Caso de Polícia - Extra Online

PM terá curso para preservação de local de crime

por Camilo Coelho

Delegacia de Homicídios

Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

A Polícia Militar vai oferecer cursos e palestras para toda a corporação com o objetivo de melhorar a qualidade da preservação de local de crime, facilitando o trabalho da nova Divisão de Homicídios da Polícia Civil. A mudança faz parte de um novo projeto do governo do Estado para aumentar o índice de elucidação de homicídios.

O acordo já tinha sido firmado entre as duas partes e nesta treaç-feira, durante o lançamento da nova unidade, voltou a ser tema de conversa entre a cúpula da segurança.

Segundo o delegado Felipe Ettore, que vai comandar a nova divisão, a preservação do local onde aconteceu o homicídio será essencial para que seja realizado um bom trabalho.

O delegado disse ainda que com o reforço de 200 inspetores e a compra de novos carros, a Delegacia de Homicídios espera chegar ao local do crime em, no máximo, 20 minutos.

- Claro que a Polícia Militar deve chegar antes, porque eles têm homens espalhados em todos os cantos da cidade e são a fonte primária da notícia de homicídio.

Mas temos a intenção de chegar ao local em no máximo 20 minutos e encontrar tudo preservado para um bom trabalho dos peritos - explicou o delegado.

Caso de Polícia - Extra Online

Polícia Civil inaugura nova Divisão de Homicídios, na Barra da Tijuca

Para o delegado Allan Turnowski, chefe da unidade, Rio terá condições de elucidar maioria dos crimes em 48 horas

Rio - Crimes elucidados em 48 horas como em países de primeiro mundo. O que parece um sonho distante pode se tornar realidade no Rio de Janeiro com a inauguração, nesta terça-feira, da nova Divisão de Homicídios da Polícia Civil. O local escolhido para abrigar o prédio da divisão será a Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

"Estamos criando esta nova unidade para que tenhamos condições de resolver crimes em 48 horas. Todas as esferas do poder público estão envolvidas nesta questão para que possamos ter índices de homicídios no Rio de Janeiro parecidos com os das grandes capitais do mundo desenvolvido", disse Allan Turnowski, chefe de Polícia Civil, à Rádio CBN.

Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

O prédio da nova Divisão de Homicídios é o mesmo que ficava a 16ª DP (Barra) | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

A nova Divisão de Homicídios 250 policiais, 130 deles só para investigações, e sete delegados. A equipe vai trabalhar diariamente, não mais por plantões, o que atrapalhava as investigações. A unidade terá ainda peritos, legistas e papiloscopistas que irão ao local dos crimes.

"A aparelhagem desta nova divisão de homicídios leva a Polícia Civil para a era da informática. Tudo agora é moderno. Vamos fatiar e qualificar os crimes no Rio de Janeiro - assassinatos de milicianos terão um peso, crimes passionais outro, assim como tráfico - para podermos assim diminuir as ocorrências", afirmou o delegado.

O número de policiais da nova especializada é cinco vezes maior que o da Delegacia de Homicídios do Centro, que será extinta, assim como a da Zona Oeste (DH-Oeste). A Divisão investigará homicídios dolosos (com intenção de matar), latrocínio (roubo seguido de morte), casos de balas perdidas e encontro de cadáveres (quando for assassinato) que acontecerem na capital.

"Teremos um banco de dados integrado com as polícias e com os estados para justamente pegar criminosos que venham aqui (no Rio) cometam delitos e retornem para seus estados de origem", completou Turnowski.

A especializada vai funcionar no prédio que abrigou a 16ª DP (Barra da Tijuca). O imóvel foi reformado e a Divisão ganhou viaturas novas.

O DIA ONLINE - RIO

domingo, 17 de janeiro de 2010

Carros da PM possuem kits gás, mas ainda são abastecidos com gasolina

Fernando Torres e Marcelo Gomes

Desperdício de R$ 34 milhões

Kit gás nos carros  terceirizados da PM: maioria da frota ainda roda com gasolina ou álcool. - Foto: Wania Corredo

Dois anos depois da assinatura do primeiro contrato da Secretaria estadual de Segurança com a empresa Júlio Simões Logística S.A. para fornecimento de 1.228 carros zero quilômetro e equipados com kit gás para a Polícia Militar, 998 novos veículos da corporação ainda são abastecidos com gasolina ou álcool.

Na compra do primeiro lote de viaturas com o kit, a Secretaria de Segurança anunciou que os 632 carros, que estavam sendo entregues e seriam abastecidos com gás natural veicular (GNV), gerariam uma economia de R$ 1 milhão por mês.

Utilizando a média de redução de gastos que seria feita por cada veículo, chega-se a uma conta assustadora: R$ 33 milhões deixaram de ser economizados nestes 22 meses que as 998 viaturas com kit seguiram recebendo gasolina ou álcool. Segundo a Bi Gás, empresa que fez a instalação dos equipamentos para a Júlio Simões, cada conjunto custa R$ 1,7 mil, incluindo os custos de montagem.

Multiplicando pelo número de kits inativos, estima-se que R$ 1,6 milhão dos cofres públicos estejam inutilizados nos porta-malas da PM. Somados esses dois casos, o desperdício alcança R$ 34,6 milhões.

Atualmente são abastecidos com GNV carros de apenas alguns batalhões subordinados ao 1 Comando de Policiamento de Área e ao Comando de Unidades Operacionais Especiais.

— Esse descaso é, no mínimo, falta de competência. É um duplo desperdício de dinheiro público: o estado está pagando mais caro pelas viaturas por conta da exigência do kit gás e também por continuar a usar gasolina, que custa mais que o GNV — afirmou o deputado Alessandro Molon (PT), da Comissão de Orçamento da Alerj.

Uma bomba de GNV para 230 veículos

A única bomba de GNV que atende a PM fica no batalhão de São Cristóvão. - Foto: Marcelo Gomes

A única bomba de GNV instalada até o momento funciona no pátio do 4º BPM (São Cristóvão), das 6h às 22h. A PM afirmou que abastece 230 viaturas com GNV, mas para cumprir esta missão — teoricamente, diária — são necessários 2.300 minutos (38h) ou dois dias e meio, considerando o expediente de 16h da bomba do quartel de São Cristóvão.

Cada Gol 1.6 possui dois cilindros de 8 metros cúbicos de gás. Já as Blazers possuem um cilindro de 18 metros cúbicos. De acordo com a Associação Brasileira do Gás Natural Veicular (ABGNV), com este combustível, é possível rodar 160 quilômetros, média diária para um veículo utilizado no patrulhamento urbano.

Segundo a ABGNV, o tempo médio para recarregar os cilindros de um Gol como o da polícia é de 10 minutos. Portanto, a única bomba de gás da PM só é capaz de abastecer 96 viaturas por dia. Para chegar a 230, ainda sobraria, no lado externo do batalhão, uma fila com 134 carros, o bastante para dar uma volta no quarteirão do 4º BPM.

Sem prazo para todos os carros usarem GNV

A Polícia Militar não sabe quando todas as viaturas com o kit gás trocarão a gasolina pelo GNV, combustível mais econômico. Só há uma certeza: a terceirização, anunciada como a solução para os problemas de sucateamento da frota, deu carona a um exemplo de investimento mal planejado que não tem data para acabar.

Até o fim deste ano, quando termina o mandato do governador Sérgio Cabral, o dinheiro público continuará vazando pelo duto do gás do desperdício.

De acordo com a PM, “o abastecimento com GNV de todas as viaturas depende da construção de novos postos de abastecimento, pois é inviável para algumas unidades deslocarem-se até São Cristóvão em função da distância”.

O Detran informou que todos os veículos oficiais, incluindo carros da PM, também devem obter o Certificado de Segurança Veicular em uma oficina credenciada pelo Inmetro, as chamadas Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), para regularizar a situação do automóvel.

Por serem da frota oficial do estado, os veículos da PM são isentos da taxa de vistoria do Detran. Entretanto, como a vistoria do kit gás é feita em oficinas terceirizadas, o Estado tem que arcar com as taxas cobradas.

Editoria de arte

Já a CEG, que fornece o gás disponibilizado no 4º BPM, informou que cobra do estado a tarifa vigente autorizada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa) do segmento de GNV.

Como a PM é um órgão do governo do estado, na tarifa do GNV não incide o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, que é estadual.

Ainda de acordo com a CEG, uma outra bomba de GNV está sendo construída no pátio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap. Além disso, está em estudo a construção de bombas semelhantes no 16º BPM (Olaria) e 23º BPM (Leblon).

A PM alegou que, com quatro postos, será possível alcançar cerca de 610 viaturas com GNV, atendendo as zonas Norte e Sul e parte da Zona Oeste.

Segundo a corporação, licitações serão abertas para a contratação de postos de gás GNV que vão abastecer os carros da Zona Oeste, Baixada, Niterói e interior.

Críticas nas ruas

Alguns PMs ouvidos pelo EXTRA nas ruas da cidade elogiaram a terceirização da frota da corporação, mas criticaram o kit gás.

— Numa perseguição, o carro perde potência quando utilizamos o GNV.

Concordo que o uso do gás é uma forma de o estado economizar, mas isso poderia ter sido feito com outros órgãos.

Na polícia, atrapalha o nosso trabalho — disse um soldado do 4º BPM.

Editoria de arte

Outro policial teme por sua segurança:

— Não sei se uma bala de fuzil perfurar o cilindro pode fazer a viatura explodir. E isso é bem possível, já que os carros não são blindados.

Já um policial do 6º BPM (Tijuca) aprova a terceirização da frota, que resultou em melhores condições de trabalho.

— Já dirigi uma Blazer que só tinha a primeira, segunda e quinta marchas. Quando precisava dar marcha à ré, tinha que descer da viatura e empurrá-la.

Hoje isso não acontece mais. Mas acho que o dinheiro gasto na instalação dos kits gás deveriam ter sido empregados de forma melhor. Mas já que o estado pagou pelos kits GNV, eles deveriam estar sendo utilizados.

De que forma o dinheiro desperdiçado com os kits gás nas viaturas da PM poderia ser melhor utilizado pelo governo do estado? Dê sua opinião.

Caso de Polícia - Extra Online

Coronel acusado de participar de milícia tem infarto no BEP

por Ana Carolina Torres e Marcelo Gomes

Morte na cadeia

Preso no Batalhão Especial Prisional (BEP), acusado de integrar a milícia que age nos conjuntos habitacionais da Rua Murilo Alvarenga (em Inhoaíba), Cesarinho (em Paciência) e na Comunidade da Foice.

o tenente-coronel da PM Carlos Jorge Cunha morreu na madrugada deste domingo, vítima de um infarto.

Ele teria pedido ajuda aos guardas, mas não resistiu e acabou morrendo logo depois de sentir-se mal.

O oficial será enterrado às 16h deste domingo no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.

Caso de Polícia - Extra Online

Sobe para 15 o nº de militares brasileiros mortos no Haiti

São Paulo - O Comando do Exército do Brasil informou em nota neste domingo que foi encontrado o corpo do major Francisco Adolfo Vianna Martins Filho, que estava desaparecido desde o terremoto que atingiu o Haiti na última terça-feira. Com a confirmação, sobe para 15 o número de militares brasileiros mortos no desastre.

O Major Adolfo desempenhava funções de Observador Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). Além dos militares, morreram durante o terremoto a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e Luís Carlos da Costa, segunda maior autoridade civil da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. Ainda há três militares desaparecidos.

Os 16 militares feridos que foram trazidos para o Brasil permanecem internados no Hospital Geral de São Paulo. Segundo o Exército, o quadro clínico deles é bom e estável, alguns com condições de receber alta hospitalar. Todos permanecerão internados até o término do período de quarentena, para a realização dos exames complementares.

Terremoto

Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti nessa terça-feira, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.

Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. Estimativas mais recentes do governo haitiano falam em mais de 200 mil mortos e 50 mil corpos já enterrados. O Haiti é o país mais pobre do continente americano.

O Brasil no Haiti

O Brasil chefia a missão de paz da ONU no país (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, ou Minustah, na sigla em francês), que conta com cerca de 7 mil integrantes. Segundo o Ministério da Defesa, 1.266 militares brasileiros servem na força. Ao todo, são 1.310 brasileiros no Haiti.

A missão de paz foi criada em 2004, depois que o então presidente Jean-Bertrand Aristide foi deposto durante uma rebelião. Além do prédio da ONU, o prédio da Embaixada Brasileira em Porto Príncipe também ficou danificado, mas segundo o governo, não há vítimas entre os funcionários brasileiros.

As informações são do Terra.

O DIA ONLINE

Policial morre e outro fica ferido após carro ser metralhado na Cidade Nova

Rio - Uma viatura da Polícia Militar que fazia um patrulhamento de rotina foi metralhada em frente ao Centro de Convenções Sul América, próximo ao prédio da prefeitura do Rio, na Cidade Nova, na manhã deste domingo.

De acordo com PMs, houve troca de tiros

O 3º sargento Wilson Alexandre de Carvalho foi baleado na cabeça e não resistiu ao ferimento.

O soldado Davi de Almeida Wanzeler que o acompanhava foi ferido na perna e no tórax e levado para o Hospital Central da PM.

Foto: Alexandre Vieira/ Agência O Dia

Foto: Alexandre Vieira/ Agência O Dia

Um Astra preto com bandidos passou atirando na direção dos PMs, deixando o carro e a parede do centro de convenções crivados de bala.

Os criminosos fugiram para o Jacarezinho levando a arma de um dos policiais. A polícia tentará utilizar imagens de câmeras de segurança para identificar os culpados.

O caso foi registrado na 6ª DP (Cidade Nova).

O DIA ONLINE - RIO

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Dois policiais militares são fuzilados em Madureira

Ana Claudia Costa

Marcas de tiro de fuzil no local onde dois policiais foram mortos em Madureira. Foto: Custódio Coimbra

RIO - Dois policiais militares foram fuzilados na manhã desta sexta-feira, por volta das 7h50m, na Avenida Edgard Romero, em Madureira, próximo ao Morro do Cajueiro.

Segundo as primeiras informações, os policiais faziam patrulhamento na via quando um bonde de traficantes passou e atirou nos dois, que estavam dentro do carro. Testemunhas contam que eles não tiveram tempo de reagir.

As vítimas foram identificadas como sargento Veríssimo e cabo Barcelos. Os dois policiais foram socorridos, mas morreram a caminho do hospital. Equipes do 9º BPM (Rocha Miranda) fizeram operação no Morro do Cajueiro, que fica próximo. A policia acredita que os bandidos sejam dessa comunidade.

Quando o crime aconteceu, o comércio na região já estava aberto. Testemunhas contaram que cinco bandidos armados de fuzil, usando toucas ninjas e roupas parecidas com as da Polícia Civil, seguiam num caminhão da Souza Cruz quando perceberam que um carro da PM passava na hora.

Os bandidos, antes de atirar, ainda gritaram: "É polícia!" Em seguida, metralharam os policiais, que não tiveram chance de defesa.

De acordo com policiais do 9º BPM, o sargento Veríssimo e o cabo Barcelos haviam acabado de iniciar o serviço. Eles foram socorridos por moradores da região, que os levaram para o hospital dentro do próprio carro da PM.

Extra Online

Bope faz operação em busca de responsáveis por morte de policiais

Durante ação no subúrbio, dois suspeitos morreram após troca de tiros.
Dois PMs foram mortos na manhã desta sexta-feira (15), em Madureira.

Do G1, no Rio

 

Dois suspeitos morreram durante operação que está sendo realizada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) no Morro da Fé, na Penha, no subúrbio do Rio.

O objetivo da operação é tentar localizar os responsáveis pela morte de dois policiais militares, na manhã desta sexta-feira (15), em Madureira.
De acordo com a PM, foram apreendidas uma metralhadora e uma pistola. 

Criminosos se preparavam para roubar um caminhão

Segundo as informações do 9º BPM (Rocha Miranda), os dois policiais militares estariam próximos a criminosos que se preparavam para roubar um caminhão com cigarros.

Ainda não há informações se os policiais teriam tentado impedir o roubo, ou se estavam passando na hora em que os criminosos iriam abordar o motorista do caminhão, e, por isso, foram baleados.

A polícia procura testemunhas do crime que passavam na hora dos tiros. O motorista do caminhão também é procurado para ajudar a esclarecer o caso. O batalhão informou que vai fazer operações na área para localizar os criminosos.

Os policiais baleados chegaram a ser encaminhados para os hospitais Carlos Chagas, em Marechal Hérmes, no subúrbio, e Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio, mas morreram antes de chegar.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Policiais de UPP fazem parto de jovem na Cidade de Deus

PMs realizaram o parto da criança no quarto da gestante.
Mãe e filha foram encaminhadas para a Maternidade Leila Diniz.

Do G1, no Rio

Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, fizeram o parto de uma criança, nesta sexta-feira (15).

De acordo com a polícia, os policiais militares foram chamados por vizinhos de Rosane Jesus dos Santos, de 19 anos. Quando eles chegaram na casa da jovem, Roseane estava em trabalho de parto e os PMs tiveram que realizar o parto da criança no quarto da gestante.

A PM informou que Roseane foi levada para a Maternidade Leila Diniz, Barra da Tijuca, na Zona Oeste, onde continua internada. O bebê é uma menina e passa bem.

Em 6 de janeiro, PMs da UPP do Morro Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul da cidade, também ajudaram uma jovem a dar à luz. Na ocasião, a jovem de 25 anos foi encontrada pelos policiais durante um patrulhamento, e levada para a quadra da escola de samba da comunidade, onde o menino nasceu.

G1 > Edição Rio de Janeiro

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Sai lista de delegados promovidos

Saiu a lista dos delegados promovidos à primeira categoria da classe na Polícia Civil.

A reunião, realizada na manhã de hoje, marcou a premiação dos delegados que participaram diretemante do combate à milícia da Zona Oeste, Fábio Barucke, da 35ªDP(Campo Grande), e Antonio Ricardo (DH-Oeste).

Outro promovido foi Márcio Dubugras Mendonça, responsável pelo menor índice de roubos e furtos de veículos desde 2001 comandando a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Andrea Menezes, da Coordenadoria de Inteligência e Informação (CINPOL), foi promovida a delegada de primeira por merecimento.

Ainda foram promovidos Fernando Albuquerque (chefia de gabinete), Elizabeth Bastos (Semat), Gilson Dantas (Subsecretaria de Inteligência), Deoclecio de Assis (DRFC), Paulo Henrique (CGU), todos por merecimento também.

Cinco delegados conquistaram a honraria por bravura: Alexandre Neto, que denunciou o ex-chefe de Polícia Civil, Álvaro Lins, Fabio Costa (44ªDP), Flavio Porto (Núcleo de Combate à Lavagem de Dinheiro), Roberto Gomes e Marcelo Martins (ambos da DRF).

O Dia Online

PM já tem novo corregedor

O coronel Ronaldo Antônio de Menezes é o novo corregedor-geral da Polícia Militar. Conforme O DIA publicou com exclusividade na edição de hoje, o coronel Carlos Rodrigues deixará o cargo para chefiar a Diretoria de Ensino e Instrução (DEI). Antes de escolher o novo nome para a Corregedoria, havia a informação de que o atual subcorregedor, tenente-coronel Ari Jorge dos Santos, assumiria o cargo interinamente.

A mudança acontece há pouco menos de um mês de o comando-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, ter anunciado um apcote de medidas para o órgão. Na época, o oficial disse que apostaria em um projeto revolucionário para a Corregedoria. A meta é investir R$ 1 milhão na compra de equipamentos, como máquinas fotográficas e filmadoras, na capacitação de profissionais e no trabalho em inquéritos militares com o auxílio de escutas telefônicas.

No início do ano passado, o então comandante-geral Gilson Pitta ordenou a prisão de Menezes por quatro dias, porque ele publicou na internet um artigo criticando a política de Segurança Pública. No fim do mesmo ano, já na gestão de Mário Sérgio, Menezes foi condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito da Polícia Militar.

Desde janeiro de 2009, o coronel Menezes trabalhava como subsecretário de Ordem Pública de Búzios.

O Dia Online

PM encontra carros roubados, fuzil, granada e drogas na Maré

Houve denúncia sobre suposta invasão às favelas do Alemão.
Ninguém foi preso.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

Policiais do 22º BPM (Maré), em operação no Parque União, no conjunto de favelas da Maré, em Bonsucesso, no subúrbio do Rio, apreenderam na manhã desta quarta-feira (13) em dois carros roubados, um fuzil 762, uma granada, cerca de 3.500 papelotes de cocaína e pedras de crack. Ninguém foi preso.

O batalhão recebeu denúncia de que traficantes iriam sair em comboio para invadir o conjunto de favelas do Alemão, na Penha, no subúrbio.

Ao percorrer a favela, os PMs encontraram os dois carros roubados com armas e drogas. A polícia acredita que, em vez de invadir, os traficantes iriam fazer o transporte do material para o Alemão.

Quinze homens do Grupo de Apoio Tático (GAT) e do serviço reservado do 22º BPM continuam em operação no Parque União. Os dois carros e o material apreendido foram levados para o batalhão.

G1 > Edição Rio de Janeiro

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Festa de aniversário termina com PM preso e convidado ferido

Confusão do Recreio

O subtenente Motta foi afastado da PM por sofrer de distúrbios psiquiátricos, segundo informações obtidas pela Polícia Civil. Foto: Celso Meira / O Globo

O subtenente reformado da Polícia Militar Luis Carlos Monsores da Motta, de 46 anos, foi preso na noite deste domingo, depois de balear uma pessoa. O crime aconteceu no condomínio Pátio Village, no Recreio dos Bandeirantes, onde o oficial mora com a família.

Motta estava no pátio, com a esposa e três casais de amigos, e teria tentado invadir uma festa de aniversário que acontecia no local. Depois, o PM ainda teria furtado um copo cheio de docinhos. O aniversariante, Vinicius Nabuco Gaspar, de 30 anos, irmão de um morador do Pátio Village, irritou-se. Houve discussão.

Dois amigos de Motta e dezenas de convidados do aniversariante intervieram. O bate-boca acabou virando uma briga generalizada. Irritado, o subtenente subiu até seu apartamento, voltou com uma pistola calibre PT 380 e disparou pelo menos 13 vezes contra os participantes do churrasco.

Sandro Mario Pereira Cavalcanti, de 30 anos, foi atingido de raspão na perna, sem gravidade. Moradores do Pátio Village ouviram os tiros e chamaram a PM. Motta foi preso em flagrante.  Segundo informações obtidas pela 16ª DP (Barra da Tijuca), o oficial foi afastado da PM por sofrer de distúrbios psiquiátricos.

Sandro Cavalcanti mostra o ferimento na perna, resultado do tiro que levou durante a confusão no Recreio dos Bandeirantes. Foto: Celso Meira / O Globo

— Havia crianças, muitas mulheres e idosos. Alguns correram, outros se esconderam atrás de pilastras. Senti uma queimação na perna, mas continuei correndo. Depois, percebi que havia sido atingido de raspão. Minha mãe teve uma crise nervosa e foi levada para o hospital. É um milagre ninguém estar morto — contou Sandro Cavalcanti na 16ª DP.

De acordo com o delegado Rafael Willys, titular da delegacia da Barra, o PM reformado vai responder por tentativa de homicídio:

— Quase todos os envolvidos consumiram álcool, mas ele (Motta) estava visivelmente desorientado. Perdeu o controle e cometeu um crime premeditado, pois subiu para pegar a arma.

Vamos pedir as imagens do circuito de TV do condomínio, para tentar entender como as coisas aconteceram.

Os convidados da festa deram muita sorte de nenhum tiro ter feito uma vítima fatal.

Caso de Polícia - Extra Online

Artefato encontrado na Av. das Américas era uma bomba artesanal, diz polícia

Rio - Policiais do Esquadrão Antibombas informaram, nesta segunda-feira, que o artefato encontrado na Avenida das Américas, na altura da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, era de fabricação artesanal e não uma granada como denúncias apontavam. O explosivo, que tinha nome de uma facção criminosa inscrito, foi levado para a sede da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Policial retira artefato da rua na Avenida das Américas | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Na madrugada desta segunda-feira, dois bandidos morreram e um acabou preso após perseguição e intensa troca de tiros com policiais do 31º BPM (Barra da Tijuca) no entrocamento das Avenidas das Américas com Salvador Allende, em frente a um shopping da Barra. Quatro pessoas de uma mesma família, que estavam em um táxi, ficaram no meio do fogo cruzado.

A perseguição aos bandidos teve início na Linha Amarela. Os três criminosos estavam em um Pegeout vermelho roubado. Houve um cerco policial. Os bandidos abandonaram o carro na altura do número 6.800 da Avenida das Américas. Em meio ao tiroteio, eles correram até a Avenida Salvador Allende, onde passaram a abordar outros veículos para a fuga.

Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Os criminosos estavam em um Pegeout vermelho roubado. A  perseguição dos PMs teve início da Linha Amarela | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Armados com pistolas e uma granada, eles abordaram um táxi Meriva. O motorista e outros quatro pessoas de uma mesma família foram obrigados a abandonar o veículo. Um dos bandidos morreu dentro do táxi.

O outro foi baleado e morreu ao tentar pular a cerca do shopping, que teve uma porta atingida pelos disparos. O terceiro bandido, identificado pela polícia como Luis Eduardo dos Santos, de 21 anos, foi preso após se esconder em um terreno baldio. Ao lado do Pegeout foram encontrados uma pistola.

Taxista: "Pensei que fosse morrer"

O taxista da cooperativa Cootramo, que preferiu não se identificar, contou que os bandidos colocaram uma pistola em sua cabeça e ameaçaram os passageiros, quatro pessoas de uma família, que chegavam do Rio Grande do Sul. O motorista chegou a entrar em luta corporal com um dos criminosos.

"Eles abordaram o carro e bateram com as pistolas no vidro. Estavam acuados por causa do tiro cruzado. Pensei que fosse morrer. Entrei em luta corporal com um deles, antes de sair do carro.

Foi um milagre. Graças a Deus ninguém foi atingido pelos disparos", contou o taxista, que trazia a família do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

O DIA ONLINE - RIO

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mudanças no comando de 11 batalhões

Troca-troca na PM

Serão publicadas no Boletim Interno da PM desta quinta-feira mudanças no comando de 11 batalhões da corporação no estado. Veja as alterações:

2º BPM (Botafogo) - assume o tenente-coronel Antônio Carlos Carballo Blanco

7º BPM (Alcântara) - assume o tenente-coronel Roberto Gil

12º BPM (Niterói) - assume o tenente-coronel França

13º BPM (Praça Tiradentes) - assume o tenente-coronel Xavier

18º BPM (Jacarepaguá) - assume o tenente-coronel Djalma Beltrami, que também é árbitro de futebol.

21º BPM (São João de Meriti) - assume o tenente-coronel George Freitas de Souza, que já foi chefe de Inteligência do Palácio Guanabara.

35º BPM (Itaboraí) - assume o tenente-coronel Marcos Ribeiro

38º BPM (Três Rios) - assume o tenente-coronel Fernandes

39º BPM (Belford Roxo) - assume o tenente-coronel Ruy Loury, que comandava o 6º BPM (Tijuca) na época do episódio da morte do menino João Roberto Amorim

40º BPM (Campo Grande) - assume o tenente-coronel Alec Moura, cujo nome constava na lista de pagamentos do bicheiro Castor de Andrade

Também está prevista mudança no comando do 27º BPM (Santa Cruz). Já no 8º BPM (Campos), já assumiu o comando o tenente-coronel Gilmar Barros dos Reis, que estava na Diretoria Geral de Pessoal (DGP), a "geladeira" da PM.

Caso de Polícia: Extra Online

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Bandidos invadem casa do vereador Batata, de Magé

por Marcelo Gomes

Assalto ou tentativa de execução?

Batata ri ao chegar à delegacia de Magé, após ter sido preso no apartamento da família da prefeita Núbia Cozzolino. - Foto: Fábio Guimarães/13.02.2007Quatro bandidos armados de pistola invadiram, na manhã desta terça-feira, a casa do vereador de Magé Genivaldo Ferreira Nogueira, o Batata, no bairro da Barbuda, próximo do Centro do município. Por volta das 8h, os criminosos renderam o caseiro e o obrigaram a abrir o portão. No quintal, eles renderam um policial militar, que trabalha como segurança da residência, e roubaram sua arma e seu celular.

Os bandidos, então, queriam que o caseiro abrisse a porta da casa, mas como ele não tem a chave, não conseguiram. Enquanto isso, num momento de distração dos marginais, o segurança que havia sido rendido conseguiu escapar. Batata, que estava em casa com o filho de 13 anos, acordou com o latido dos cachorros, percebeu a movimentação pelas câmeras de segurança da residência e chamou a polícia.

Como não conseguiram entrar na casa, os criminosos — que estavam num Meriva verde e num Gol azul — fugiram e sequestraram o caseiro, que foi abandonado cerca de uma hora depois no Conjunto Habitacional da Cidade Alta, em Cordovil, na Zona Norte do Rio.

— Não tenho inimigos e nunca recebi ameaças de morte. Acho que foi uma tentativa de assalto. Sou comerciante e vereador. Devem achar que eu tenho dinheiro — afirmou Batata, acrescentando que ele e o caseiro têm condições de fazer retrato-falado dos bandidos.

O vereador disse ainda que vai reforçar a sua segurança pessoal e a da residência:

— O sistema de câmeras apenas monitora. Mas vou instalar um equipamento que grave as imagens 24 horas por dia. Atualmente eu ando diariamente com dois seguranças. Vou contratar outros.

Batata, o caseiro e o policial militar que foi rendido já prestaram depoimento na 65ª DP (Magé). Para a polícia, há outra linha de investigação além da tentativa de assalto, apesar das declarações do vereador.
— Também trabalhamos com a hipótese de que a intenção era matar o vereador — disse o delegado Carlos Quelotti, da 65 DP (Magé).

O vereador Batata é réu em quatro processos de assassinato na Justiça: do Policial Militar e também vereador de Magé Dejair Corrêa, ocorrido em fevereiro de 2007; do também vereador de Magé Alexandre Augusto Pereira Alcântara, em janeiro de 2003; da então vice-prefeita de Magé Lídia de Almeida Menezes, em junho de 2002; e do jornalista de Magé Mário Coelho da Rocha, o Mariozinho, em agosto de 2001.

Poucos dias após o assassinato de Dejair Corrêa, Batata teve sua prisão decretada pela Justiça. Ele foi preso por policiais do 34º BPM e da 65ª DP (Magé) no dia 13 de fevereiro de 2007, escondido no apartamento da família da então prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

No entanto, no dia 16 de março daquele ano, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar a favor de Batata, colocando-o em liberdade.

O benefício foi estendido aos outros acusados de envolvimento no crime, que aguardam julgamento em liberdade.

Caso de Polícia - Extra Online

IPVA mais barato para 800 mil veículos no Rio

Governador Sérgio Cabral sanciona lei que reduz valor do tributo para veículos bicombustíveis. Desconto já vale para o imposto deste ano

POR EDUARDO PIERRE

Rio - Boa notícia para quem tem carro e moto flex: o IPVA vai ficar 25% mais barato já para este ano. O governador Sérgio Cabral sancionou ontem lei que dá desconto no imposto para veículos bicombustíveis. A medida sai hoje no Diário Oficial do estado e vai beneficiar proprietários de 800 mil automóveis e motos.

A Secretaria Estadual de Fazenda não informou se haverá mudanças no calendário de pagamento. O imposto começará a vencer na terça-feira, para donos de veículos com placas terminadas em zero. Dia 14 é a vez do final de placa 1.

Também não foi confirmado o prazo para a liberação das guias de pagamento. Até ontem, o site da Fazenda informava que os valores ainda não estavam disponíveis — a previsão é que as GRDs sejam liberadas na sexta-feira.

ENTENDA O BENEFÍCIO

Na prática, a Lei 5.635, de autoria do deputado Gilberto Palmares, reduz de 4% a 3% a alíquota estipulada para veículos bicombustíveis.

Esse índice incide sobre o valor de mercado do carro ou moto — levantado pela Secretaria de Fazenda. O resultado é o IPVA. Junto com o imposto, o motorista ainda pagará o seguro DPVAT, o DAD, o licenciamento anual e taxa de serviço bancário. Esse acréscimo não terá desconto.

Para pagar o IPVA, o contribuinte deve acessar www.itau.com.br. No canto superior direito, no menu ‘Itaú em um clique’, há a opção ‘Serviços de Detran’. Digite o Renavam e selecione 2010.

Há a opção de pagar em cota única com 10% de desconto ou em três vezes. O IPVA é obrigatório para agendar a vistoria anual do Detran.

O DIA ONLINE - RIO

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

PRF: Mortes nas estradas durante feriado do fim do ano têm redução de 67%

Rio - A Polícia Rodoviária Federal contabilizou até às 24h de domingo os dados estatísticos do feriadão do Réveillon nas rodovias federais fluminenses. A análise revela que os dias de festas tiveram redução de 67% no número de mortes e 20% menos feridos em comparação com 2009.

Entre os dias 28/12 de 2009 e 03/01 de 2010, foram registrados 295 acidentes, com 83 feridos e 4 mortes. no mesmo período anterior foram 210 acidentes, com 102 feridos e 12 mortos. Os dados também foram melhores do que os registrados no feriadão do Natal de 2009, quando ocorreram 291 acidentes, com 135 feridos e 7 mortos.

A 'Operação Fim de Ano' começou nas rodovias federais ainda no dia 11 de dezembro de 2009. Com maior visibilidade durante praticamente todo o mês, os motoristas cometeram menos infrações. Entre 11 de dezembro e 03 de janeiro cerca de 8 mil motoristas foram multados. Enquanto em 2008 o número de infratores foi bem maior. No mesmo período cerca de 10 mil motoristas foram flagrados cometendo algum tipo de infração.

A PRF manteve o esquema de fiscalização para verificar se alguns motoristas ainda insistiam com a mistura bebida e direção. Desde o início da Operação Fim de Ano foram realizados mais de 9 mil testes, com 23 motoristas autuados e 13 presos.

No ano de 2008 a “Operação Fim de Ano” teve início no dia 20/12 e se estendeu até às 24h do dia 04/01. Foram registrados nesse período 640 acidentes, com 280 feridos e 33 mortes. O comparativo com o mesmo período em 2009 revela que a tendência de queda no número de mortes nas rodovias se manteve. Foram registrados 662 acidentes, 266 feridos e 16 mortes, ou seja, 50% menos mortes em 2009.

O planejamento da operação fim de ano também contemplou ações de combate ao crime. A PRF iniciou no dia 19 de dezembro a “Operação Saturno”, com foco nas regiões vulneráveis a práticas criminosas. Até às 24h de domingo foram apreendidos mais de 5kg de cocaína, cerca de 1kg de crack e meio quilo de maconha. Além disso quatro armas de fogo foram encontradas, 11 veículos roubados foram recuperados e 59 pessoas foram presas.

O DIA ONLINE - RIO

domingo, 3 de janeiro de 2010

Allan Turnowski: ‘Melhora de salário para ser exclusivo’

POR MARIA INEZ MAGALHÃES

Rio - A guerra da Polícia Civil este ano é contra um inimigo desarmado, que não está na lista dos mais perigosos do Rio e que há anos a instituição tenta combater, mas sem sucesso: o bico. Há oito meses à frente da Chefia de Polícia Civil, Allan Turnowski elegeu o fim do segundo emprego do policial como sua meta para 2010, e já prepara uma nova escala para que um número maior de agentes possa trabalhar todos os dias.

A primeira turma a estrear a nova forma de atuação da instituição será a de 460 inspetores. Eles começam a trabalhar em fevereiro. “Eles não fazem o bico, por isso dá para colocá-los para trabalhar todos os dias. Vamos provar que essa escala é possível”, afirmou Turnowski, garantindo que um planejamento para toda a Polícia Civil já está em elaboração.

“Não posso simplesmente tirar o trabalho externo. Preciso pagar por isso. A gente está trabalhando duro para isso”, assegurou ele, que fez um balanço de sua gestão e contou ainda quais são seus outros planos para 2010, quando poderá deixar o cargo.

Perguntado sobre a marca que quer deixar de sua administração, disse: “Quero que o policial tenha orgulho de dizer que é policial civil. Se conseguir isso, já estou satisfeito”.

O DIA: Qual a meta da Polícia Civil para 2010?

Allan Turnowski: – É a compra do bico. A mudança de escala, a exclusividade dos policiais na função policial. E para isso, a gente tem que conseguir pagar esse dinheiro que ele faz fora, para não faltar o leite que ele já conta, o colégio e o plano de saúde que ele já paga. O governador (Sergio Cabral) já deu aumento. A meta é essa: melhora de salário para ser exclusivo. Assim dá para praticamente sobreviver com os policiais que temos hoje.

Mas como isso será feito?

Está sendo estudado. A gente está trabalhando duro nisso. Hoje, a gente trabalha com 80% do efetivo no plantão, e 20% no expediente. A ideia é inverter isso. É colocar 70% dos policiais para trabalhar todos os dias, e 30% no plantão. Não é simplesmente só colocar o policial para trabalhar todos os dias. É um projeto maior. É mostrar ao policial a importância disso. A Polícia Federal, o Ministério Pública, o Judiciário trabalham assim. Se a gente quer falar que é polícia judiciária, tem que trabalhar no mesmo ritmo deles. Só que isso demanda uma série de questões estratégicas.

Acabaram de entrar na Polícia Civil 460 inspetores. O senhor disse que eles já vão trabalhar na nova escala. Por que só eles?

Porque eles ainda não fazem o bico e, por isso, dá para colocá-los para trabalhar todos os dias. Eles vão passar a trabalhar nos inquéritos todos os dias e não a cada três dias como acontece com a escala atual. E, por meio deles, vamos provar que essa nova escala é possível. Será uma espécie de laboratório. Investimos muito na formação desses novos policiais, principalmente no que diz respeito ao trabalho de investigação.

O senhor dividiu a chefia de Polícia Civil em operacional e administrativa. O que isso melhorou na prática para o trabalho da polícia?

Com a subchefia operacional, as operações passaram a ter padrão. É necessário que se levante a quadrilha toda, que se busque o dinheiro dessa quadrilha e não só a prisão. E mais que isso: a juntada de provas para a condenação daquela quadrilha. Isso deu uma qualidade muito maior à nossa investigação. Na subchefia administrativa, criamos o escritório de projetos e ela passou a ver tudo o que a ponta precisa. Muitas vezes querem dar o dinheiro, mas você não sabe como comprar. Para o ano que vem, teremos investimentos de R$ 100 milhões, fora o que vem da Secretaria de Segurança. Agora, a operacional diz o que precisa e a administrativa, compra.

A Operação Família S/A prendeu parentes do chefe do tráfico na Tijuca, Isaías da Costa Rodrigues, o Isaías do Borel, atacando o crime de modo diferente do habitual. Será uma nova forma de agir daqui para frente?

Sim. A operação no Borel não teve tiro. Se você olhar os índices da Tijuca, eles têm caído. Esse tipo de ação, em primeiro lugar, resgata o temor do traficante da ação policial. Então, não adianta comprar mais armas e mais drogas e fazer o enfrentamento com a polícia. A polícia agora está buscando o dinheiro do financiamento da compra da arma, da compra da droga. Isso (tráfico) é um negócio. Você tem o dinheiro que abastece o negócio. Vamos dizer que é o capital de giro. Com a venda da arma e da droga, você tem o lucro. A gente sempre atacou o capital de giro. Hoje está atacando o lucro. O que eles (parentes dos traficantes) compram, o que eles se beneficiam do dinheiro do tráfico.

Há outras investigações desse porte?

Sim, e maiores que essa que vão atingir barões do tráfico do Rio de Janeiro. Mas para que isso seja rotina, a gente deslocou boa parte do nosso orçamento para a inteligência. Estamos investindo em tecnologia para infiltração entre os investigados, para a compra de um software que faça a leitura das informações sobre as investigações de lavagem de dinheiro. Ganhamos o laboratório de lavagem de dinheiro e estamos qualificando nossos policiais. Esse software é extremamente sofisticado e faz em cinco minutos cruzamento de dados que manualmente demoraria um ano. Hoje isso é feito manualmente, com pesquisa. O policial busca um por um. Aí o portal (site que vai compartilhar, parcialmente, os bancos de dados da PM, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária e Detran) também vai ter a sua função. Temos um banco de dados poderosíssimo e vamos passar a ter ferramentas para fazer investigações poderosíssimas.

A Divisão de Homicídios, que será inaugurada este mês, também está prometendo essas investigações poderosíssimas. Mas o índice de elucidação de homicídios com identificação do autor no Rio, segundo dados do Instituto de Segurança Pública de 2007, é de 9%. Esse percentual vai aumentar em quanto com a divisão?

Trabalhamos sempre para atingir 100% das elucidações dos crimes, mas nem sempre dá, por uma série de fatores. A diferença da divisão para as outras delegacias é que ela terá todos os profissionais, peritos, agentes e delegados, juntos na investigação desde a chegada ao local de crime até a conclusão do inquérito. Ter uma equipe completa atuando junto às chances de colocar o assassino na cadeia são grandes.

Ao assumir a chefia, o senhor priorizou o combate às milícias. Em 2008, foram presos 78 milicianos. Este ano, 252. Como alavancou esses números?

Hoje criou-se uma cultura de combate à milícia. Quando a Polícia Civil escolheu milícia como prioridade, conseguiu institucionalizar o problema e trazer outras instituições como o MP (Ministério Público) e o Judiciário, que estão do nosso lado. Tenho certeza de que hoje o miliciano sabe exatamente o peso da mão do estado.

É mais difícil combater a milícia ou o tráfico?

O que se tinha era uma habilidade maior para investigar o tráfico. As pessoas já sabiam fazer a investigação do tráfico e acabava que essas eram as únicas investigações feitas.

Outra novidade da sua gestão é a Coordenadoria de Controle de Presos, comandada pelo delegado Orlando Zaccone. Mas a custódia de detentos pela Polícia Civil, que hoje ainda cuida de cerca de 4 mil presos, é inconstitucional. Essa é uma questão discutida há tempos, mas que nunca foi resolvida.

Quando cheguei aqui, a delegacia da Pavuna (onde também há presos) não sabia o que acontecia na Baixada (que tem delegacias com carceragens), a Polinter também não. A gente não tinha uma real noção do que era a carceragem na Polícia Civil. Quantos presos a gente tinha, qual tipo de preso (a que facção pertencia). Com a criação da coordenadoria, ela passou a controlar essas informações. Hoje, as carceragens da Polícia Civil estão organizadas, mas estamos organizando algo que não é nosso. Para a Polícia Civil, melhorar também tem que largar isso (custódia de presos). Hoje, a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) fala com uma pessoa (Zaccone). Antes, tinha que falar com 11 carcereiros-chefes. Mas até o fim do ano, teremos todas as delegacias legais e as carceragens na Polícia Civil vão acabar.

Uma semana depois de assumir a Chefia de Polícia, o senhor prendeu Ricardo Teixeira Cruz, o Batman, o criminoso mais procurado do estado na ocasião. Prisões fora do Rio e no Paraguai também foram feitas.

O Batman foi uma questão de persistência. Ficamos dias onde ele estava até pegá-lo. Ele gravou um vídeo falando sobre a milícia que deixou a sociedade perplexa. Foi um deboche, uma afronta ao estado e não podíamos permitir aquilo. E as prisões fora do Rio também são um novo modelo de ação. Vamos atacar não só o varejo, mas o atacado. Prendemos ainda quadrilhas envolvidas em outros crimes, como os fraudadores do RioCard e de ingressos. Com a padronização das investigações, a gente começa a ensinar a investigar da maneira que a gente entende que é correta, que é buscando sempre o caminho do dinheiro. Segue o dinheiro que você encontra o principal criminoso.

Os índices de criminalidade caíram onde há Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O que isso representa para a Polícia Civil?

Agora as comunidades vão funcionar como bairro. Cabe à Polícia Civil trabalhar a favela da mesma forma que o bairro. A delegacia do bairro vai atender a UPP como atende o asfalto. Aí você vai integrar o asfalto à favela. Essa é a nossa visão: valorizar o policiamento ostensivo e, dentro desse contexto, o trabalho de investigação vai ser feito de forma integrada. É a solução perfeita.

Mas não é comum as duas polícias atuarem juntas.

A 32ª DP (Jacarepaguá) fez uma investigação na Cidade de Deus — Operação Fórceps, que prendeu traficantes no início do mês — e, na hora de executar, chamamos a PM. Foi uma parceria sem dar um tiro, coisa inédita. Se estão dominando aquele local e vem dando certo, por que não chamar para a parceria?

Nessa gestão, a cúpula da segurança passou a ter metas a cumprir. A produtividade na Polícia Civil continuará a ser cobrada?

Vai continuar. Quando você tem um plano de metas, é a Secretaria de Segurança Pública vislumbrando o estado como um todo. Isso aí é uma organização fundamental para ter em 2010 um resultado mais expressivo ainda. Estou com meu menor índice de roubo e furto de automóveis dos últimos 12 anos e com o dobro da frota: tinha 2 milhões de carros e agora tenho 4 milhões. Baixamos todos os índices. É sorte? Não, é trabalho, é planejamento.

Mas a Polícia Civil ainda tem problemas. Qual o principal deles?

O corporativismo. Vou fortalecer a corregedoria. Há policiais envolvidos em extorsões, milícias. Este ano de 2010 vai ter policial civil prendendo policial civil. Pode acreditar.

Vocês já estão se preparando para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016?

Sim. Já fechamos vários convênios com cursos aqui e fora do Brasil. Vamos mandar nosso policiais para o exterior e vamos trazer pessoas de fora também para ajudar os policiais nessa preparação. Se conseguir implantar a nova escala de trabalho, ainda vou instituir o curso de inglês e espanhol para os policiais.

O governo Sergio Cabral, teoricamente, termina ano que vem e, consequentemente, o senhor deixará esse cargo. Que marca o senhor quer deixar da gestão Allan Turnowski?

Quero que o policial tenha orgulho de dizer que é policial civil. Que um filho possa dizer que o pai é policial civil. Se conseguir isso, já estou satisfeito.

O DIA ONLINE - RIO