quarta-feira, 31 de março de 2010

Secretário de Segurança promove delegados e inspetores de polícia

diário oficial

O Diário Oficial do estado desta terça-feira traz uma série de resoluções da Secretaria de Segurança promovendo policiais civis por atos de bravura.

Foram promovidos os delegados Fábio da Costa Ferreira, titular da 44ª DP (Inhaúma), e Antonio Teixeira Alexandre Neto, Nilton Fabiano Gama Lessa, titular da 79ª DP (Jurujuba), Flavio Porto de Moura, Roberto Gomes Nunes, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), e Marcelo Luiz Santos Martins;

E os inspetores Charis Beruth dos Santos,  Telmo Vasques Ferreira e Gabriel Matos Leite, além de conceder um benefício salarial ao inspetor Antônio Carlos dos Santos Machado.

As resoluções foram assinadas pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

Caso de Polícia: Extra Online

segunda-feira, 29 de março de 2010

Um PM é morto e são três baleados em menos de 12 horas no Rio

De acordo com as investigações, bandidos teriam tentado roubar carro do militar

POR LÚCIO NATALÍCIO

Rio - Quatro PMs foram baleados no Rio em menos de 12 horas. Na tarde desta segunda-feira,

O policial militar Gualter Antonio Neves dos Santos, de 22 anos, foi baleado nesta segunda-feira na Avenida Brasil, altura da Penha, na Zona Norte, quando se dirigia para o 22º BPM (Maré).

Ele dirigia seu carro quando foi cercado por bandidos, que queriam o veículo. Houve troca de tiros, o PM acabou ferido e levado para um hospital.

O cabo PM Marco Antônio dos Santos Ferreira, 41 anos, foi morto com 10 tiros, quando bebia com amigos num bar do bairro Apolo 2, em Itaboraí, onde morava. Segundo testemunhas, quatro homens ocupando o Ford Fiesta passaram pelo local armados de fuzil fazendo disparos em direção do PM.

O tiroteio provocou pânico no bar, alguns frequentadores se jogaram no chão, enquanto outros se abrigavam atrás das pilastras. Agentes do Serviço Reservado (P/2)  do 35º Batalhão (Itaboraí) iniciaram as investigações e conseguiram identificar os criminosos, que devem ser presos nas próximas horas.

O carro utilizado no crime já foi recuperado. De acordo com os policiais, falta apenas esclarecer os motivos do assassinato do cabo, já que a versão de assalto no local foi descartada e testemunmhas informaram que o cabo Marco era o alvo da ação e foi executado pelos bandidos.

Na noite de domingo, os cabos Jeferson da Silva Pereira e Anderson Azevedo Taveira estavam em patrulhamento na Estrada Grajaú-Jacarepaguá, quando sofreram um atentado  por ocupantes de um carro em alta velocidade.

Ambos pediran auxílio e foram socorridos por companheiros sendo levados para o Hospital do Andaraí. De lá, foram removidos para o Hospital da Polícia Militar.

O DIA ONLINE - RIO

Operação contra tráfico de drogas deixa 3 mortos no Morro do Borel

Segundo a PM, houve troca de tiros e armas apreendidas.
Segurança foi reforçada nos principais acessos ao morro.

Do G1, no Rio

Pelo menos três homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram mortos na tarde desta segunda-feira (29) em confronto com policiais militares do 6º BPM (Tijuca), no Morro do Borel, na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ninguém foi preso.

Segundo o major Max Fernandes, comandante eventual do batalhão da Tijuca, os policiais foram recebidos a tiros por criminosos quando tentavam subir o morro. Durante o confronto, três homens foram mortos.

Os policiais apreenderam duas armas, uma granada e uma quantidade de droga, ainda não contabilizada. Motoristas que trafegavam pela Rua São Miguel, que dá acesso ao morro, no momento da chegada da polícia ficaram assustados.

Em protesto contra a morte dos três suspeitos, algumas pessoas tentaram interditar a Rua São Miguel. No entanto, os policiais conseguiram dispersar os manifestantes e evitaram o fechamento da via. A operação já terminou. De acordo com a PM, a segurança foi reforçada nos principais acessos ao morro.

G1 > Edição Rio de Janeiro

PM é baleado em tentativa de assalto na Avenida Brasil

Cabo do 22º BPM (Maré) teria reagido e foi baleado na perna.
Comandante, que foi baleado na semana passada, segue internado.

Do G1, no Rio

Um cabo da Polícia Militar foi baleado na perna, na tarde desta segunda-feira (29), durante uma tentativa de assalto na Avenida Brasil, na altura na Penha, no subúrbio do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar, ele teria reagido à ação dos criminosos.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o PM trabalha no 22º BPM (Maré) e foi encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas, também na Penha, onde passou por uma cirurgia para a retirada da bala. O estado de saúde do policial é estável, e ele não corre risco de morte.

Comandante baleado

Na quarta-feira (24), o comandante do 22º BPM, Joselson Franco Nunes, foi baleado com um tiro na perna esquerda, nas proximidades do batalhão. A PM ainda investiga de onde teria partido o tiro que feriu o comandante.

A assessoria da PM informou que Franco Nunes segue internado no Hospital Quinta D´Or, em São Cristóvão, na Zona Norte.

O comandante foi submetido a uma cirurgia de reconstrução vascular e os médicos ainda não descartaram o risco do PM ter que amputar a perna.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Esquadrão Anti-Bombas detona granada na Zona Norte

Artefato é de uso exclusivo das Forças Armadas.
Nesta manhã, um pacote suspeito de conter uma bomba foi encontrado.

Do G1, no Rio

Policiais do Esquadrão Anti-Bombas detonaram no fim da tarde desta segunda-feira (29) uma granada de uso exclusivo das Forças Armadas, na Rua Itapiru, no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo a polícia, o artefato foi deixado no local por suspeitos ainda não identificados.

A rua ficou interditada por cerca de 40 minutos para que os agentes realizassem a explosão. De acordo com a polícia ninguém ficou ferido.

Pacote suspeito

Pela manhã, um pacote suspeito de conter uma bomba foi encontrado na Praça Quinze, no Centro da cidade. A polícia informou que o pacote continha roupas sujas, um carregador de celular e um saco de pipocas.

O material foi descoberto depois que policiais do Esquadrão Anti-Bombas usou uma carga explosiva para identifcar o que havia na bolsa abandonada no local.

Para a execução do trabalho, o local foi isolado pela Polícia Militar e cerca de dez guardas municipais auxiliaram operadores da CET-Rio, que interditaram temporariamente tráfego no Mergulhão da Praça Quinze, para que ninguém se ferisse no momento da abertura da bolsa.

Segundo policiais do Esquadrão Anti-Bombas, a bolsa foi deixada próxima ao Tribunal Marítimo.

G1 > Edição Rio de Janeiro

PM diz que atirou apenas contra carro de criminosos em confronto no Humaitá

Policial que estava numa padaria reagiu ao ver mulher pedido socorro.
Exame de balística deve ficar pronto em 15 dias, segundo a polícia.

Do G1, no Rio

O policial Militar que trocou tiros com assaltantes no Humaitá, na Zona Sul do Rio, na manhã desta segunda-feira (29), foi ouvido pela polícia e liberado em seguida. Durante o confronto, um homem e uma mulher foram atingidos. O tenente-coronel Antônio Carlos Carballo, do Batalhão de Choque, afirmou que atirou apenas contra o carro dos assaltantes.

Ele estava de folga quando aconteceu o confronto. De acordo com agentes da 10ª DP (Botafogo), a pistola do policial foi apreendida para averiguação. A polícia informou, ainda, que investiga se os criminosos fazem parte de uma quadrilha especializada em assaltos na região de Humaitá e Botafogo, também na Zona Sul.

Além disso, ainda segundo a Polícia Civil, a bala que atingiu uma das duas vítimas foi retirada e a polícia já está com o projétil. O exame de balística deve ficar pronto em 10 ou 15 dias.

Assalto

Segundo o oficial, momentos antes da troca de tiros na esquina das ruas Humaitá e Maria Eugênia, uma mulher que tinha sido assaltada na Rua Vitório da Costa, desceu até a Rua Humaitá pedindo ajuda. A dupla de assaltantes teria levado a bolsa da vítima.

O coronel contou que o policial do Batalhão de Choque, que estava numa padaria próxima, tentou abordar o Gol branco onde estavam os suspeitos, quando este passava pela Rua Humaitá. Os suspeitos reagiram e houve troca de tiros. O carro em que estavam os fugitivos atingiu um outro, de uma auto-escola.

Na confusão, um homem e uma mulher que passavam pela região foram feridos. O policial à paisana contou na delegacia que acredita que um dos ladrões também tenha sido atingido. Mas eles assaltantes conseguiram fugir.

Os dois feridos foram levados numa ambulância do Samu para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul, e serão transferidos para os hospitais particulares. De acordo com a Secretaria de Saúde, eles foram medicados e não correm risco de morrer.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Polícia estoura central clandestina de TV a cabo na Baixada Fluminense

Flagrante foi feito no Morro do Conceito, em São João de Meriti.
Foram apreendidos amplificadores, conectores e cabos. Ninguém foi preso.

Do G1, no Rio

A polícia estourou no início da tarde desta segunda-feira (29) uma central clandestina de TV a cabo no Morro do Conceito, em Vilar dos Teles, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

No local, policiais militares do 21º BPM (São João de Meriti) encontraram amplificadores, conectores, cabos, fios e receptores. Nenhum suspeito foi preso, segundo a PM.
O caso foi registrado na 64ª DP (Vilar dos Teles).
Oito suspeitos detidos Favela do Aço

Oito suspeitos, sendo um deles um menor de 17 anos, foram detidos na Favela do Aço, em Paciência, na Zona Oeste do Rio, na madrugada desta segunda-feira (29). Com eles, segundo a polícia, foram encontrados três quilos de cocaína, seis potes de fermento, uma mochila, uma pistola e munição.

Eles foram surpreendidos por policiais da 27º BPM (Santa Cruz), que foram checar uma denúncia. Os suspeitos estavam numa casa na Rua Gomário, na localidade conhecida como Três Pontes.

Os suspeitos e o material foram levados para a 35ª DP (Campo Grande). O menor vai ser encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

G1 > Edição Rio de Janeiro

domingo, 28 de março de 2010

Quatro UPPs expulsas em cinco anos

Fernando Torres

BATALHÃO DOS EXCLUÍDOS

A Polícia Militar excluiu 1.115 servidores de seu quadro, nos últimos cinco anos. É o equivalente ao efetivo de quatro Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Levantamento da Corregedoria Interna, ao qual o EXTRA teve acesso com exclusividade, revela o cenário das expulsões, de 2005 a 2009, e o ranking das unidades com o maior número de agentes colocados para fora da corporação.

O Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), com 102 expulsões, está no topo da lista, seguido pelo Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), com 57, e o 22ºBPM (Maré), com 53 policiais.

O ano passado registrou o recorde da série histórica (veja quadro acima). Sob a gestão do atual secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, foram expulsos 300 policiais. Cerca de 50% do total entraram com recurso na Justiça para tentar a reintegração.

Os dois anos com menor quantidade de policiais excluídos, 2003 e 2004, foram os primeiros do governo de Rosinha Matheus. Neste período, ocuparam o cargo de secretário de Segurança o coronel PM Josias Quintal, o ex-governador Anthony Garotinho e o delegado da Polícia Federal Marcelo Itagiba, atualmente, deputado federal pelo PSDB.

Ao mesmo tempo em que as estatísticas de autos de resistência — morte em confrontos com supostos bandidos — ultrapassam os 5.300 casos, o homicídio se tornou o principal motivo dos processos administrativos que resultaram na pena máxima. Logo depois, vem a concussão, que é o uso o cargo para tirar alguma vantagem.

Caso de Polícia: Extra Online

Bombeiro é preso suspeito de roubo, milícia e golpes contra mulheres

Arytan Tavares era procurado por roubar carro com farda dos bombeiros.
Segundo a polícia, ele se envolvia com mulheres e pedia-lhes empréstimos.

Do G1, no Rio

Policiais da 12ª DP (Copacabana) prenderam na noite de sábado (27) o cabo do Corpo de Bombeiros Arytana Tavares da Fontoura, de 38 anos. Ele era procurado depois de ter roubado um carro, vestido com a farda da corporação.

Durante as investigações, que começaram há duas semanas, a polícia descobriu que ele aplicava o “golpe do amor”. De acordo com a polícia, ele se envolvia com mulheres na internet, se fazendo passar por psicólogo dos bombeiros, e, após ganhar sua confiança e ir morar com elas, as convencia a pegar empréstimos para ele e depois desaparecia.

Milícia

Arytana é suspeito ainda de integrar a milícia do ex-PM Chico Bala, preso em fevereiro. "Com ele encontramos uma carta de milicianos ligados ao ex-PM Batman, ameaçando-o de morte por ser integrante do grupo rival", afirmou o delegado Antenor Lopes, responsável pela investigação.

Segundo a polícia, ele foi preso próximo ao seu esconderijo, na Rua Princesa Isabel, em Copacabana e não reagiu. Com ele, foi encontrado um revólver e, por isso, ele também será indiciado por porte ilegal de arma.

G1 > Edição Rio de Janeiro

sábado, 27 de março de 2010

PF prende acusados de balear policial na Zona Norte

Segundo a polícia, acusados fazem parte de uma quadrilha de assaltantes responsável por 'saidinhas de bancos' e roubos de carros

POR CHARLES RODRIGUES

Rio- Dois homens foram presos por agentes da Polícia Federal (PF) em frente a uma maternidade em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, na noite de sexta-feira. Eles são acusados de balear um agente federal durante uma tentativa de roubo de carro, em 21 de Dezembro de 2009, em Vila Isabel.

Foto: Osvaldo Praddo/ Agência O Dia

Foto: Osvaldo Praddo/ Agência O Dia

De acordo com a polícia, Marcelo Oliveira, 30, o Roquete, e Wydson  de Almeida Miana, de 25 anos, são da favela da Mangueira. Eles  possuíam mandados de prisão expedidos pela Justiça por prática de assaltos. A dupla havia praticado um roubo a pedestre, na tarde de sexta-feira, na saída de um banco, na Penha. Eles roubaram cerca de R$ 2 mil da vítima.      

O policiais chegaram aos bandidos após uma denúncia anônima. Segundo investigações da PF, Marcelo e Wydson fazem parte de uma quadrilha responsável por diversos assaltos, conhecidos como "saidinha de bancos", além de furto e roubos de carros. O bando, conforme a polícia, age no Rio e outras cidades da Região Metropolitana. O caso foi registrado na 38ª (Brás de Pina).              

O DIA ONLINE - RIO

Blazer da PM capota em perseguição na Zona Norte

Acidente deixou três policiais feridos

POR CHARLES RODRIGUES

Rio- Três policiais militares ficaram gravemente feridos após uma Blazer do 16º BPM (Olaria) capotar durante perseguição a uma motocicleta com dois ocupantes, no início da madrugada deste sábado, em Vicente Carvalho, na Zona Norte do Rio.

O acidente ocorreu por volta de 0h30, em um curva, na esquina das avenidas Pastor Martim Luther King com Meriti. O motociclista conseguiu fugir.

Foto: Osvaldo Praddo/ Agência O Dia

Foto: Osvaldo Praddo/ Agência O Dia

Os militares ficaram presos às ferragens. O sargento Pereira e os cabos Andrade e Rodrigo Mesquita, de 37 anos, foram socorridos por duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros e levados para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha.

De acordo com informações do 16º BPM, um dos policiais perdeu o dedo de uma das mãos. Os feridos foram transferidos, durante a madrugada, para o Hospital da Polícia Militar, no Estácio.  

O DIA ONLINE - RIO

sexta-feira, 26 de março de 2010

Assaltantes são presos após perseguição e troca de tiros em Niterói

Dois homens foram presos e dois menores apreendidos, após tentativa de assalto. Niguém ficou ferido

POR CHARLES RODRIGUES

Rio- Uma tentativa de assalto terminou em perseguição e troca de tiros por ruas da Zona Sul de Niterói, na madrugada desta sexta-feira. Dois homens foram presos e dois menores apreendidos, durante um cerco feito por policiais do 12º BPM (Niterói). O bando tentou roubar o carro de um vendedor autônomo, de 34 anos, que conseguiu fugir e avisou a polícia.    

O vendedor foi abordado pelos criminosos, quando estacionou o carro em um quiosque, em Gragoatá, na orla marítima da cidade. Ainda de acordo com a vítima, ao sair de seu carro, um dos menores apontou uma arma em sua direção. O vendedor retornou ao veículo e fugiu. Os bandidos fizeram vários disparos. Um dos tiros atingiu a lataria do carro.

Mesmo assustado, o vendedor conseguiu dirigir até o Centro, onde avisou a dois policiais militares, que estavam em uma cabine, na Praça do Rink. Os militares embarcaram no carro da vítima e retornaram ao local, onde foram recebidos a tiros pelos criminosos. O bando tentou fugir. Houve perseguição e confronto armado. Ninguém ficou ferido.                                    

Foi solicitado reforço policial.Após um cerco, os PMs prenderam  Bruno Rafael Pinheiro, e Marcos Fernando Soares Andrade, ambos de 21 anos. Dois menores, de 16 e 17 anos, foram apreendidos, além de um revólver calibre 38. Nenhum dos envolvidos tinha passagem pela polícia. O caso foi registrado na 78ª DP (Fonseca), delegacia central de flagrantes.      

O DIA ONLINE - RIO

Polícia prende ex-PM acusado de ser informante do Nem da Rocinha

Segundo delegada da Polinter, ele alertava o traficante sobre operações.
Policiais apreenderam R$ 100 mil, pistola, munição, carro e moto.

Do G1, no Rio

Foto: Aluízio Freire/G1

Com o ex-PM foram apreendidos R$ 100 mil, além de pistola, munição, radiotransmissores e celulares (Foto: Aluízio Freire/G1)

Um ex-policial militar, acusado de trabalhar como segurança do traficante de drogas Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, apontado como o líder do tráfico na comunidade de São Conrado, na Zona Sul do Rio, foi preso nesta sexta-feira (26), por policiais da Polinter.

De acordo com informações da polícia, Carlos Henrique Pereira Januária foi detido nas proximidades de sua residência no Itanhangá, na Zona Oeste do Rio.

Nem já escapou de 5 operações

Segundo a delegada titular da especializada, Roberta Carvalho, Carlos Henrique era lotado no Batalhão de Choque e teve o nome excluído da PM através do boletim da corporação, no último dia 09.

Ainda segundo a delegada, ele era encarregado de passar informações sobre operações sigilosas da polícia para o traficante.

Nem já teria escapou de pelo menos cinco grandes operações da polícia desde 2008. Na última ação, sete cúmplices foram mortos.

Nem oferecia R$ 20 mil por informações

Com o acusado foi apreendido R$100 mil, uma pistola Glock 380, que seria furtada de um policial civil, grande quantidade de munição de uso restrito, um carro e uma moto sem procedência, além de dois rádios transmissores.

De acordo com investigações da polícia, Nem oferecia R$ 20 mil para que informantes o alertassem sobre operações policiais. Na última ação na Rocinha, ele conseguiu escapar.

G1 > Edição Rio de Janeiro

quinta-feira, 25 de março de 2010

Preso homem que transportava drogas em DVD

Marcos Nunes

Tráfico em Guapimirim

Policiais Militares do 34ºBPM (Magé), prenderam nesta quinta-feira, em Guapimirim, na Baixada Fluminense, Mateus de Souza Gomes, de 29 anos.

Ele transportava, escondido em um aparelho de DVD, 60 papelotes de cocaína, cinco pedras de crack e uma quantidade de  maconha.

Mateus havia acabado de descer de um ônibus vindo da Central do Brasil, quando PMs desconfiaram do seu comportamento e resolveram interceptar seus passos.

Ao revistar uma mochila que estava com o rapaz, os policiais encontraram o DVD.

Quando os militares se preparavam para abrir o aparelho, Mateus confessou que havia escondido a droga no interior do DVD.

Segundo Adriano Leal,  delegado adjunto da 66ª DP (Piabetá), Mateus foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. 

Caso de Polícia: Extra Online

Câmeras flagram outro roubo de quadrilha das joias de Duque de Caxias

Fernando Torres

VÍDEO DE CRIME DA BAIXADA FLUMINENSE

Além de mostrar como foi o roubo a uma joalheria, na última segunda-feira (clique aqui para ver), as câmeras do circuito interno de segurança do Caxias Shopping também flagraram outra ação do mesmo bando, em janeiro deste ano.

O vídeo revela toda a movimentação dos ladrões, desde a entrada no estacionamento, com um carro roubado, até a fuga espetacular do estabelecimento, que fica na Rodovia Washington Luiz, 2.895.

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO COM A FUGA CINEMATOGRÁFICA

Caso de Polícia: Extra Online

Homem é preso com drogas no Morro da Providência

Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais também encontraram 165 projéteis de fuzil em uma casa abandonada

Rio - Policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) prenderam, na tarde desta quinta-feira, Leonardo de Souza Bizarello, 28 anos, durante em patrulhamento na rua Barão de São Félix, Morro da Providência, na Zona Portuária do Rio.

Ele estava em uma bicicleta e em sua mochila foram encontradas drogas. Foram apreendidos 440 sacolés de cocaína, 109 trouxinhas de maconha, R$ 120, em espécie, um celular Samsung e um rádio transmissor.

Também nesta quinta-feira, os policiais encontraram 165 projéteis de fuzil e outros 14 de calibre não identificado, escondidos em uma casa no alto do Morro da Providência. nesta ação não houve detidos. As ocorrências foram encaminhadas para a 4ª DP.

O DIA ONLINE - RIO

quarta-feira, 24 de março de 2010

Comandante do 22º BPM baleado pode ter perna amputada, diz hospital

Estado de saúde do paciente é considerado estável.
Policial foi socorrido por motorista, que não sabe de onde veio o disparo.

Do G1, no Rio

 

O Hospital Quinta D’Or informou, na noite desta quarta-feira (24), que não descarta a possibilidade de amputação da perna do comandante do 22º BPM (Maré), Joselson Franco Nunes. Segundo a Polícia Militar, ele retornava pela manhã para o batalhão, no subúrbio do Rio, quando foi baleado nas proximidades da unidade.

O policial foi atingido por um disparo na perna esquerda e encaminhado em estado grave ao Hospital Quinta D´or, em São Cristóvão, na Zona Norte. A assessoria de imprensa da Polícia Militar ainda não divulgou em que circunstâncias o policial foi ferido. Ainda não há previsão de alta.

De acordo com o hospital, o comandante foi submetido a um delicado procedimento cirúrgico com o objetivo de reconstruir a área atingida pelo tiro. Apesar da cirurgia ter sido considerada bem sucedida, os médicos ainda não afastam em definitivo a possibilidade de amputação da perna, devido à gravidade do ferimento.

O estado de saúde do paciente é considerado estável. Ele permanece internado, sedado e respirando com auxílio de aparelhos.

A PM informou que um motorista acompanhava o comandante na hora do incidente. Segundo informações do funcionário, ao ouvir o tiro, o motorista socorreu Joselson e não conseguiu perceber de onde veio o disparo.

PM do Bope é ferido em operação

Pela manhã, um PM do Bope foi ferido durante uma operação no Morro da Mineira, no Catumbi, no Centro do Rio. Cerca de 70 homens participaram da ação e apreenderam uma pistola e uma quantidade de cocaína ainda não contabilizada.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Mãe de traficante diz que não recebeu moto de presente de Adriano

Ela disse à polícia que conhece o jogador desde pequeno.
Amigo que teria comprado motos está sendo ouvido na delegacia.

Tássia Thum Do G1, no Rio

Em depoimento à polícia nesta quarta-feira (24), a mãe do traficante Mica, Marlene Pereira de Souza, disse não ter recebido nenhuma moto de presente do jogador Adriano. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Jader Amaral, da 22ª DP (Penha), Marlene ficou surpresa ao descobrir que sua assinatura constava nos autos de transferência, compra e venda do veículo, já que é analfabeta.

"No depoimento de hoje, ela usou suas digitais para a identificação. Agora vamos apurar quem teria falsificado suas assinaturas nos processos de transferência e de compra e venda da moto", informou o delegado.

Em 2008, um amigo do craque, Marcos José de Oliveira, teria comprado duas motos em nome de Adriano, em uma concessionária em Vicente de Carvalho, no subúrbio do Rio. Um dos veículos teria sido transferido para Marlene, que é mãe do homem apontado pela polícia como um dos chefes do tráfico de drogas da Favela da Chatuba, na Penha, no subúrbio do Rio, local onde o jogador nasceu e foi criado.

Além de Marlene, o gerente da loja onde os veículos foram comprados também prestou depoimento à polícia. Ele disse que apenas foi em companhia de Marcos à casa do jogador, para que ele assinasse o comprovante de compra do cartão de crédito.

A polícia havia informado que Marcos havia faltado ao depoimento, mas, por volta das 18h15, divulgou em nota a informação de que ele está na delegacia para ser ouvido sobre o caso.

Almoço na casa da mãe de traficante

O advogado de Marlene, Henrique Machado, disse que Adriano frequenta a casa de sua cliente desde quando era pequeno. Segundo ele, o craque do Flamengo estudou na infância com Mica e já foi visto algumas vezes em almoços na casa da mãe do traficante.

No entanto, o advogado comentou que sua cliente não sabe qual é atualmente o grau de amizade de seu filho com o jogador. Henrique Machado disse que Marlene já viu Mica pilotando várias motos, mas não soube descrever se um dos veículos seria o que o jogador teria comprado em 2008.

“O Adriano foi criado no mesmo local que o da Marlene, tanto que ele a trata de tia. Mas atualmente ela mesma não tem tanto contato com o filho”, disse o advogado.

Adriano vai prestar depoimento na quinta-feira

O jogador Adriano foi intimado a prestar depoimento à polícia na quinta-feira (25) para esclarecer a transferência da moto à mãe de Mica.

O objetivo da polícia é ouvir o craque para saber em quais circunstâncias a moto foi comprada e com qual finalidade ela foi dada de presente à Marlene Pereira, mãe do traficante. Contra Mica já foram expedidos sete mandados de prisão.

De acordo com Jader, caso seja confirmado que a moto foi usada para favorecer as ações do tráfico, o jogador e a mãe de Mica poderão ser indiciados pelo crime de associação com o tráfico. Para este tipo de delito, a pena varia de três a dez anos de reclusão.

“A princípio, o Adriano não é suspeito de nada. Dar uma moto de presente não é crime, mas é importante investigar as circunstâncias em que essa moto foi usada e com qual finalidade ela foi presenteada à mãe de um traficante”, disse o delegado.

Ministério Público pediu investigação

O Ministério Público do Rio pediu, na terça-feira (16), a instauração de um inquérito policial pela Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) para apurar “supostas práticas dos crimes de ação penal pública incondicionada” envolvendo o nome do jogador Adriano.

O craque do Flamengo teria comprado uma moto e registrado o veículo em nome da mãe de um traficante, conforme reportagem do jornal  "O Dia”.
O promotor de Justiça, Alexandre Murilo Graça, titular da 17ª Promotoria de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos, considerou os fatos relatados na reportagem como “gravíssimos”.

Segundo a reportagem, as motos já não pertencem mais aos seus donos. O jornal mostra o documento do veículo revelando que Marlene, dez meses mais tarde, em 26 de maio de 2009, transferiu a moto que o craque comprou para um morador de Duque de Caxias.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Tribunal do júri absolve policial acusado de matar turista americano

Discussão começou quando vítima impediu policial de repreender menor.
Ministério Público ainda pode recorrer da ação.

Do G1, no Rio

O I Tribunal do Júri da capital inocentou e absolveu nesta quarta-feira (24) o policial civil João Vicente de Oliveira, que havia sido acusado de matar o turista americano Joseph Martin, durante uma discussão na Lapa, no Centro do Rio, em 2007. A informação é do Tribunal de Justiça do Rio.

De acordo com a versão apresentada pela defesa do policial, a vítima teria agredido verbal e fisicamente o agente. A briga entre os dois teve início quando Joseph tentou impedir o policial de repreender um menor, que havia furtado a bolsa de uma turista hospedada no mesmo albergue que o americano. O caso ocorreu em maio de 2007.

MP pode recorrer da decisão

Testemunhas que participaram do julgamento afirmaram que antes de ferir a vítima o policial teria dado um tiro para o alto e outro em direção ao solo na tentativa de conter o americano.

O Ministério Público havia pedido a condenação do policial, mas os jurados entenderam que ele era inocente. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, o MP pode recorrer da decisão.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Comandante do 22º BPM foi atingido por tiro perto de batalhão, diz PM

Ele foi encaminhado em estado grave para hospital, onde está sendo operado.
Policial foi socorrido por motorista, que não sabe de onde veio o disparo.

Do G1, no Rio

A Polícia Militar informou em nota que o comandante do 22º BPM (Maré), Joselson Franco Nunes, retornava para o batalhão, no subúrbio do Rio, quando foi baleado nas proximidades da unidade, na manhã desta quarta-feira (24).

O policial foi atingido por um disparo na perna esquerda e encaminhado em estado grave ao Hospital Quinta D´or, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

Segundo o hospital, o PM deu entrada na unidade por volta das 10h50. O comandante está sendo operado e não há previsão de alta.

A PM informou que um motorista acompanhava o comandante na hora do incidente. Segundo informações do funcionário, ao ouvir o tiro, o motorista socorreu Joselson e não conseguiu perceber de onde veio o disparo.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar ainda não divulgou em quais circunstâncias o policial foi ferido.

PM do Bope é ferido em operação

Pela manhã, um PM do Bope foi ferido durante uma operação no Morro da Mineira, no Catumbi, no Centro do Rio. Cerca de 70 homens participaram da ação e apreenderam uma pistola e uma quantidade de cocaína ainda não contabilizada.

G1 > Edição Rio de Janeiro

terça-feira, 23 de março de 2010

Um dia após a ocupação, Bope apreende armas e drogas na Providência

Rio - Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizaram, nesta terça-feria, a primeira apreensão no Morro da Providência após o início da ocupação iniciada na segunda-feira.

Durante a ação, foi recolhida grande quantidade de munição para diversos calibres - fuzil, escopeta, pistola e até ponto 50 (metralhadora antiaérea) -, duas granadas, uma bomba caseira, uma pistola e material para embalar e pesar drogas. Ninguém foi preso.

A ocupação

Foto: Paulo Araujo / Agência O Dia

Policiais do Bope fazem a contagem da munição apreendida na favela | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

Na segunda-feira, a polícia começou a ocupar a favela, a primeira da cidade, que começou a se formar no fim do século 19. O Morro da Providência, no Centro, abrigará a sétima Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

De acordo com a Secretaria de Segurança, a escolha da localidade se deveu à localização da Providência: encravada numa região por onde circulam 600 mil pessoas por dia e vizinha da Zona Portuária, vitrine dos governos municipal, estadual e federal. A operação causou surpresa.

Por volta das 8h30, 335 homens dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque e do Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais (Gpae) da Providência tomaram as ruas e becos da comunidade, sem disparar nenhum tiro.

O horário foi escolhido para evitar confronto na entrada ou saída de estudantes nas escolas.

A ocupação trouxe alívio para os moradores. Para quem esperou por 50 anos o fim do domínio do tráfico de drogas, a subida da polícia foi comemorada.

“Até que enfim chegou a nossa vez. Sei que tudo está às mil maravilhas nas comunidades onde colocaram estas UPPs. Poderemos andar nas ruas e dormir sem ouvir tiros. Acho que agora vou ser feliz”, disse a costureira R., 70 anos.

O DIA ONLINE - RIO

Bope apreende drogas e granadas no Morro da Providência

Batalhão ocupa comunidade para instalação de UPP.
Clima é de aparente tranquilidade no local.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) apreenderam uma pistola e três granadas artesanais no Morro da Providência, na Gamboa, no Centro do Rio, na tarde desta terça-feira (23). Na última segunda (22), o Bope iniciou a ocupação na comunidade, para a instalação de uma Unidade Polícia Pacificadora (UPP) no local.

Também foram apreendidas drogas em quantidade ainda não contabilizada e material para endolação. O material foi levado para a 4ª DP (Praça da República).

Um dia após o Bope realizar a operação para instalação do UPP, o clima é de aparente tranquilidade no local. Durante a manhã, um carro blindado circulou pela favela. Na primeira etapa da ocupação, policiais fazem rondas pela comunidade em busca de armas e drogas.

A previsão é que, em abril, mais de 1,3 mil policiais se formem e passem a atuar na Unidade de Policia Pacificadora (UPP), que vai atender as favelas Moreira Pinto, Pedra Lisa e Providência.
De acordo com a polícia, dez mil moradores das três comunidades serão beneficiados, além das 600 mil pessoas que passam todos os dias pela região.

Apreensão na Vila dos Pinheiros

Já policiais do 22º BPM (Maré) realizaram nesta terça uma operação na Vila dos Pinheiros, no conjunto de favelas da Maré, no subúrbio do Rio.

Os policiais apreenderam 1 kg de cocaína, 1 kg de crack em tabletes, uma caixa de fermento em pó, que é misturado à cocaína, além de material para endolação da droga. O material foi encaminhado para 21ª DP (Bonsucesso), onde o caso foi registrado.

G1 > Edição Rio de Janeiro

segunda-feira, 22 de março de 2010

Polícia identifica 2 suspeitos de assalto a shopping em Caxias

Segundo a polícia, grupo roubou uma joalheria no Caxias Shopping.
Agentes estão analisando imagens de câmeras de segurança.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

Pelo menos dois suspeitos de participação no assalto ao Caxias Shopping, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foram identificados nesta segunda-feira (22). Segundo o delegado Antônio Silvino Teixeira, titular da 59ª DP (Duque de Caxias), a polícia já está analisando as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento.

O crime aconteceu na manhã desta segunda. Três homens armados entraram no shopping e outros cinco ficaram aguardando do lado de fora. De acordo com a polícia, os assaltantes renderam uma funcionária de uma joalheria que fica no térreo.

Em seguida, eles roubaram jóias e dinheiro e tentaram fugir pelo estacionamento. O comandante do 15º BPM, coronel Sérgio Mendes, disse que os assaltantes efetuaram vários disparos ao sair do shopping para fugir do cerco feito pelos seguranças, que teriam desconfiaram da atitude dos homens.

Um dos tiros atingiu um cliente, de 64 anos, que foi levado para o Hospital Moacyr do Carmo. Vitrines também foram atingidas.

Vítima passa bem

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Caxias, a bala que atingiu Marcos Antonio dos Santos não ficou alojada e não foi necessário fazer cirurgia. Ele continua no hospital, em observação, e passa bem.

Segundo a polícia, os assaltantes fugiram em dois carros: um Peugeot vermelho e um táxi Meriva. Ainda não há informações sobre o que foi roubado da loja.

G1 > Edição Rio de Janeiro

PM reformado morre após reagir a assalto no subúrbio

Crime aconteceu na Estrada do Portinho, em Irajá.
Caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Um policial militar reformado morreu ao ser baleado no início da tarde desta segunda-feira (22) em Irajá, no subúrbio do Rio.

Segundo a PM, o 2º sargento Newton Gonçalves Ferreira teria sido atingido depois de reagir a um assalto na Estrada do Portinho.

Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) estão no local. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios (DH).

G1 > Edição Rio de Janeiro

domingo, 21 de março de 2010

Casal morto há cerca de três dias é encontrado em apartamento no Centro

As vítimas são um policial civil aposentado, de 58 anos, e a mulher, de 60.
Polícia investiga se houve homicídio seguido de suicídio.

Do G1, no Rio

Chamados por vizinhos que desconfiaram do mau cheiro vindo de um apartamento do quarto andar prédio da Rua do Riachuelo 325, no Centro do Rio, na madrugada deste domingo (21), policiais do 13º BPM (Praça Tiradentes) encontraram os corpos de um casal mortos há cerca de três dias.

Os corpos já estavam em estado de decomposição.

Segundo a PM, as vítimas foram identificadas como sendo o policial civil aposentado José Carlos Fonseca, de 58 anos, e a mulher dele, Maria Pilar Guimarães, de 60 anos.

O filho do casal, chamado para abrir a porta do apartamento. O filho contou aos policiais que os pais eram doentes.

Ainda de acordo com policiais do 13º BPM, não havia sinais de briga dentro do apartamento e que, num exame preliminar feito nos corpos não foram detectados vestígios de pólvora ou perfurações à bala.

As primeiras hipóteses que serão investigadas pela Delegacia de Homicídios (DH) são de homicídio seguido de suicídio ou duplo suicídio.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Policial atira em jovem durante briga de família

Rapaz de 25 anos foi ferido na coxa e está internado.
Policial alegou que agiu em legítima defesa.

Do G1, no Rio

Um jovem de 25 anos foi baleado por um inspetor da Polícia Civil neste domingo (21) durante uma discussão em família. De acordo com a Polícia Militar, o agente atirou ao tentar apartar uma briga entre sua nora e o rapaz.

A confusão aconteceu na casa da vítima em Bangu, na Zona Oeste do Rio. PMs do 14ºBPM (Bangu) foram até o local, após receber queixas de vizinhos incomodados com o barulho da discussão.

O policial civil foi encaminhado para a 33ªDP (Realengo). Ao prestar depoimento, o agente teria dito que agiu em legítima defesa.

O jovem com ferimentos na coxa foi levado para o Hospital estadual Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste. A Secretaria estadual de Saúde informou que ele continua internado na enfermaria da unidade.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Cabo do Exército é encontrado morto em Campo Grande

Rogério Gomes Ribeiro tinha 43 anos.
Segundo a Polícia Militar, corpo da vítima apresenta marcas de tiros.

Do G1, no Rio

Rogério Gomes Ribeiro, de 43 anos, foi encontrado morto por policiais miliatres do 40º BPM no fim da noite deste sábado (20), no bairro de Santa Margarida, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio.

As informações são da Polícia Militar.

Ainda de acordo com a PM, o corpo de Rogério apresenta várias marcas de tiro.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios (DH).

G1 > Edição Rio de Janeiro

sábado, 20 de março de 2010

Polícia encontra cocaína em carro oficial do município de Petrópolis

Motorista da Sercretaria de Saúde da cidade foi preso e exonerado.
Funcionário já havia utilizado um veículo da prefeitura sem autorização.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

Um funcionário da Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, foi preso neste sábado (20) transportando 200 papelotes de cocaína em um carro oficial do município.

Ele foi abordado por policiais quando estava em uma rua próxima à Favela do Lixão. Os policiais militares disseram que encontraram a droga depois de revistar o veículo.

A polícia não divulgou o que disse o motorista durante o depoimento dele na delegacia.

A secretária de Saúde de Petrópolis, Aparecida Barbosa, informou que o funcionário vai ser exonerado.

Segundo ela, esta foi a segunda vez que ele usou o carro oficial sem autorização.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Policial Militar é assassinado no Centro

Rio - Um policial militar, identificado como André Luis Félix da Silva, 30 anos, foi morto na madrugada deste sábado em um posto de gasolina, na Rua do Riachuelo, no Centro.

Segundo informações de testemunhas, três homens atiraram na vítima, que seria segurança do estabelecimento.

O militar lotado no 40º BPM (Campo Grande) chegou a ser socorrido por bombeiros e encaminhado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, entretanto não resistiu aos ferimentos e morreu.

Ainda não se sabe se houve uma tentativa de assalto.

Policial pode ter sido vítima de uma tentativa de assalto | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

O DIA ONLINE - RIO

sexta-feira, 19 de março de 2010

Decretada prisão do outro PM envolvido no sequestro da irmã de Tchaca

Camilo Coelho

DAS

A 28ª vara criminal da capital expediu nesta sexta-feira um mandado de prisão temporária contra o cabo Anderson Luiz Vieira da Silva, lotado no 3º BPM (Méier), que participou do sequestro de Cláudia Guimarães, irmã do traficante Márcio José Guimarães, o Tchaca.

Anderson se apresentou durante a madrugada na Delegacia Antissequestro (DAS), no Leblon, onde foi reconhecida pela vítima e três testemunhas do crime. Depois seguiu para o batalhão do Méier, onde está preso administrativamente.

Na tarde desta sexta-feira, o delegado Márcio Petra Mello foi ao Fórum e voltou com o mandado de prisão, que será comunicado para a Polícia Militar.

Anderson será levado para a sede da DAS, onde o mandado de prisão será cumprido. Depois vai para o Batalhão Especial Criminal (BEP), junto com o sargento Daniel Henrique de Alcântara, lotado no 9º BPM (Rocha Miranda), que foi preso pelo mesmo crime.

Caso de Polícia: Extra Online

Polícia prende miliciano Popeye em Duque de Caxias

POR VANIA CUNHA

Rio - Homens da Polícia Civil prenderam, no começo da noite desta sexta-feira o miliciano Alexandre da Silva Nascimento, conhecido como Popeye, que seria integrante do bando do Chico Bala, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Ele está sendo apresentado na 35ª DP ( Campo Grande).

Popeye é apontado pela polícia como o suspeito de ter liderado o ataque a um posto da Polícia Militar em Itaboraí, em março de 2008. Na ocasião, um policial militar morreu e outro ficou ferido.

Guerra dura mais de três anos

O bando de Chico Bala é rival da Liga da Justiça — grupo paramilitar comandado pelo ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho. A polícia investiga se, em dezembro do ano passado, a Liga teria ordenado o assassinato de três cobradores a serviço de Chico Bala.

A guerra entre as duas quadrilhas começou a partir de desentendimentos pelo controle do transporte alternativo na Zona Oeste. Em 2007, a família do ex-PM foi alvo de um atentado na Região dos Lagos, planejado pelo ex-policial civil André Luiz Malvar, genro de Jerominho. Na época, a mulher e o enteado de Bala foram assassinados. Um ano depois, ele trabalhou como informante da polícia.

O DIA ONLINE - RIO

Polícia apreende armas e drogas no Morro Santo Amaro

Bope esteve na favela durante a noite de quinta-feira (18).
Homens do Batalhão de Botafogo permanecem na favela até fim da tarde.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

Policiais do 2º BPM (Botafogo) retornaram, por volta das 11h desta sexta-feira (19), ao Morro Santo Amaro, no Catete, na Zona Sul do Rio. Com o apoio da Companhia de Cães, os policiais encontraram dois fuzis, uma pistola, sete carregadores de munição, duas bombas de fabricação artesanal e dois quilos de cocaína.

Na noite de quinta-feira (18), policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fizeram uma operação na favela.
O material foi encontrado numa casa na localidade conhecida como Parabólica.
A operação, segundo a PM, vai se estender até o fim da tarde.
Bope foi apreender armas e drogas

Policiais Bope foram recebidos a tiros durante operação para apreender armas e drogas na comunidade, considerada pela polícia como a maior fornecedora de drogas na Zona Sul.

A operação deixou moradores e comerciantes assustados. Muitos nem voltaram para casa, com medo de subir o morro. Mas nada foi apreendido e ninguém foi preso.

No início da tarde de quinta, três homens já haviam sido detidos no local e levados para a 9ª DP (Catete). Dois deles foram liberados e um permaneceu preso. Ele era foragido da Justiça, que tinha expedido um mandado de prisão contra ele, por roubo.

G1 > Edição Rio de Janeiro

quinta-feira, 18 de março de 2010

PM preso entrou na corporação após ir à Justiça

Ainda candidato, ele foi reprovado na pesquisa social e documental.
Lotado em UPP, policial é suspeito de tentar assaltar banco.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

O policial militar Leonardo da Cruz Cortez – que foi preso na madrugada desta quinta-feira (18) suspeito de tentar assaltar um banco – é soldado há menos de três meses e só conseguiu entrar na corporação após ir à Justiça. Antes de fazer o curso para se tornar PM, ele passou por testes físicos e exames médicos e psicológicos no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças e foi reprovado na chamada pesquisa social e documental, que investiga toda a vida do candidato.

Policiais que fazem esse trabalho descobriram que Leonardo andava em más companhias.

"Era uma questão de relacionamento dele, questão de pessoas supostamente envolvidas com crime, com delito. Ele estava na condição de reprovado, ele não ingressaria na Polícia Militar",  disse o tenente coronel Frederico Caldas, chefe do centro de recrutamento.

Para garantir a vaga, ele entrou com uma ação na Justiça e alegou que foi reprovado porque seu irmão era condenado por tráfico de drogas.

O desembargador Fábio Dutra foi o relator da sentença final que deu ganho de causa ao então candidato. O desembargador afirmou que a relação entre os irmãos não é uma relação social comum, livremente mantida, mas, sim, um parentesco, sem liberdade de escolha.

Com isso, ele conseguiu o emprego e passou a atuar na Unidade da Polícia Pacificadora (UPP) do Morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, um dos projetos de segurança mais importantes do governo do estado.

Dos dois mil candidatos da última turma, 360 foram reprovados no exame social e documental, mas 37 entraram para a corporação por força de liminares concedidas pela Justiça. A maioria desses 37 PMs está na UPP do Tabajaras e Cabritos.

A Polícia Militar informou que, apesar de todo o rigor adotado na seleção, a PM não teve como evitar o ingresso do soldado, já que ele ganhou uma ação na Justiça. Mas, embora ele estivesse na UPP, não fazia nenhuma atividade que tivesse contato com o público.

O policial foi flagrado junto com outros três suspeitos tentando assaltar um banco em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na madrugada desta quinta-feira (18). A tentativa ocorreu a cerca de 200 metros de uma cabine da PM, no Ingá.

Ele negou o crime, disse que estava apenas andando numa rua próxima, mas os policiais encontraram no carro dele material que poderia ser usado para abrir os caixas. Há ainda uma ligação registrada no celular para um dos homens que estava dentro do banco.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Presos PMs que sequestraram irmã do traficante Tchaca

Fernando Torres

POLÍCIA BANDIDA

A Divisão Anti-sequestro (DAS) prendeu um policial militar do 9º BPM (Rocha Miranda) e outro homem em flagrante pelo crime de extorsão mediante sequestro, em frente a lanchonete Mc Donald's, na Avenida Dom Helder Câmara, Zona Norte do Rio.

Um segundo PM, lotado no 3º BPM (Méier) esta sendo procurado por envolvimento no mesmo crime.

Márcio José Guimarães, o Thaca / Foto: Divulgação

O grupo sequestrou a irmã do traficante Márcio José Guimarães, o Tchaca, um dos líderes da principal facção criminosa do Rio de Janeiro, e exigia dinheiro para liberá-la. Tchaca está preso desde 2006 na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas, no Paraná.

Caso de Polícia: Extra Online

Grávida foi morta pelo namorado com a ajuda de amigos

Paulo Carvalho

Praia de Mauá

Por não se conformar com a gravidez da namorada, a operadora de telefonia Renê Monique Dias, de 23 anos, o ex-soldado do exército Erionaldo Teixeira dos Santos Filho, de 24, resolveu que daria um fim a vida da companheira. O crime foi premeditado e executado no dia 29 de outubro do ano passado.

Ontem, finalmente após investigações, agentes da 66ª DP (Piabetá) prenderam o acusado e mais dois amigos, o cabo do exército Sandro Rafael Santos e o ex-soldado Guilherme do Amaral Torres, que tiveram participação no crime.

O trio, todos militares a época do crime, usaram um carro oficial para levar Renê para uma emboscada. Erionaldo trabalhava como motorista de um comandante da 1ª Companhia de Comando da Primeira Região Militar, no Centro.

- Em um primeiro momento ele mente e diz que no dia do crime não esteve com a namorada. Aqui admitiu o crime e disse que não aceitava a gravidez - disse o delegado Aroldo Costa.

A família de Renê não desconfiou em nenhum momento que Erionaldo pudesse premeditar o crime. Eles acharam estranho, entretanto, o fato de ela estar grávida há oito meses e ele não ter ido dar qualquer tipo de satisfação.

- Nós faríamos o chá de bebê para a criança no final de semana em que ele a matou - disse Maria José Dias, mãe da vítima.

clique aqui para assistir o vídeo com depoimento da mãe da vítima

Caso de Polícia: Extra Online

PM da UPP do Pavão-Pavãozinho é preso tentando arrombar caixa eletrônico em Niterói

POR MARCO ANTONIO CANOSA

Rio - Um policial militar lotado na Unidade de Polícia Pacificadora do Morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, foi preso em flagrante quando tentava, com outros três comparsas, roubar o caixa eletrônico de um banco, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na madrugada desta quinta-feira.

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Leonardo da Cruz Cortez (casaco escuro) e seus comparsas presos em flagrante | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Leonardo da Cruz Cortez, 27 anos, está na Polícia Militar há nove meses e ainda não tem o direito de usar arma, segundo observação anotada em sua carteira funcional. O ataque aconteceu a cerca de 200 metros de uma cabine da PM.

A partir da esquerda, Herivelto Vieira, Nilton Cordeiro , Felipe dos Santos e o soldado Leonardo da Cruz Cortez. FOTO: Celso Meira / Agência O Globo

Leonardo da Cruz Cortez (casaco escuro) e seus comparsas presos em flagrante | Foto: Celso Meira / Agência O Globo

Escalado no time de militares responsáveis por ajudar a manter a paz na comunidade do morro Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio, o soldado da polícia militar Leonardo da Cruz Cortez, 27 anos, foi preso em flagrante, na madrugada desta quinta-feira, ao tentar roubar uma agência do Banco Itaú, no Ingá, em Niterói. 

O soldado, lotado no 19ºBPM (Copacabana), e outros três comparsas foram surpreendidos pela PM após o alarme da agência ser acionado. Além de Leonardo (o último na foto, da esquerda para a direita), foram presos Nilton Cordeiro, 22; Elivelton Vieira, 33; e Felipe Santos, 26, que estava em liberdade condicional por roubo.

O documentodo soldado preso em flagrante

Ao ouvirem o alarme, moradores chamaram a polícia, que chegou a tempo de capturar os criminosos. Leonardo e Nilton tentaram fugir a pé, mas foram presos nas imediações. Felipe e Elivelton foram detidos no interior da agência. Com o bando foram apreendidos maçarico, botijão, chaves de fenda, luvas, além de caixas de isopor para encobrir as câmeras da agência. A polícia apreendeu um Polo, que seria do policial militar. No veículo foram encontrados equipamentos que seriam usados para abrir os caxa-eletrônicos.

Ao perceberem que os bandidos estavam no caixa eletrônico, os PMs cercaram a agência e prenderam dois deles. O PM  e outro comparsa, que estavam no carro, pegando mais ferramentas, saíram correndo. Reforços foram acionados e os dois também acabaram cercados e presos. Além de Leonardo, faziam parte do bando Elivelton Vieira, 33, Nilton Cordeiro e Felipe Santos, 26, que estava em liberdade condicional depois de cumprir parte de pena por roubo.

Segundo a polícia, ataques deste tipo são raros em Niterói e o fato dos bandidos serem do Rio não indica uma migração de criminosos para Niterói.

"Esse tipo de roubo não é comum e não existe esse negócio de migração. Foi um ataque eventual e a PM estava a postos para impedir o sucesso dos bandidos", revelou o tenente Bruno Andrade.

Os policiais que participaram da prisão do bando estavam revoltados pelo fato de um deles ser da PM. "Ele não é policial. É um bandido de farda e, provavelmente, já fazia esse tipo de coisa antes de entrar na PM", disse o tenente.

Dentro da agência bancária os policiais encontraram maçarico, botijão de gás e outras ferramentas usadas para arrombar caixa eletrônico. No carro do PM, estacionado em uma rua próxima próxima, também foram encontrados outro botijão de gás e ferramentas. O PM não estava armado. Ele é morador de Guadalupe, onde também moram Elivelton e Felipe. Já Nilton é morador do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Os bandidos foram levados para a 78ª DP (Fonseca).

O DIA ONLINE - RIO

Bope testa GPS para rastrear traficantes em favelas

Equipamento importado da Holanda custa cerca de R$ 760 mil.
Primeiro teste em comunidade dominada pelo tráfico será em abril.

Liana Leite Do G1, no Rio

Foto: Divulgação/Polícia Militar

Agente monitora equipamento de dentro do carro do Bope (Foto: Divulgação/PM)

Saber a localização exata dos criminosos e dos policiais durante as operações em favelas dominadas pelo tráfico. A ideia pode parecer fantasiosa, mas  o pessoal do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Rio, garante que ela está bem perto de se tornar real. Um equipamento com GPS, importado da Holanda, está sendo testado pela Polícia Militar há três meses.

O custo estimado dos rádios e amplificadores é de 300 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 760 mil. Segundo a polícia, o primeiro teste em uma comunidade dominada pelo tráfico será em abril. Por enquanto, o equipamente tem sido usado em "ambientes seguros", como a favela Tavares Bastos, em Laranjeiras, na Zona Sul, onde fica o quartel do Bope.

“A ideia é usar a arma como último recurso, poupar moradores e evitar mortes”, explica o major Fábio Rocha Bastos Cajueiro, chefe do Centro de Comunicações e Informática da PM e um dos responsáveis pelo projeto. “O policial em incursão terá acesso a informações privilegiadas do andamento da operação”, acrescenta Cajueiro.

Localização por intermédio da voz

“O equipamento de 50 quilos, que ficará acoplado ao carro do Bope, vai permitir que se trace um mapa da localização da equipe e dos criminosos. Tudo é feito através da voz. Primeiro saberemos a posição dos nossos homens. Com o decorrer do confronto, vamos identificar os traficantes por meio do sinal emitido por seus celulares e rádios”, detalha. Será possível desenhar o mapa numa área de até 3 Km.

Foto: Divulgação/Polícia Militar

Mochila com GPS carregada em operações (Foto: Divulgação/PM)

A estação rádio base móvel, no carro do Bope, funcionará como ponto zero. Um amplificador, de 9 Kg, será carregado por um dos policiais em uma mochila - para ampliar as ondas - , enquanto os demais homens ficarão com seus rádios transmissores e fones de ouvido sem fio.

“Se um agente sussurrar, seu colega poderá escutá-lo. Hoje a comunicação é feita por sinal, o que é um absurdo em se tratando de século XXI”, diz o major. Cajueiro lembra ainda que o equipamento vai evitar o fogo amigo, quando um militar atira no outro por engano.

Operação sigilosa em abril

Em teste há três meses dentro do próprio quartel do Bope, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, e na favela Tavares Bastos, no mesmo bairro, o equipamento passará pela prova final em abril, quando será usado pelo tropa de elite da PM do Rio em  favela ocupada pelo tráfico. “Não podemos revelar o nome da comunidade por motivos de segurança”, afirma o major Cajueiro.

Para aprimorar ainda mais as técnicas e aprender com militares que já utilizam o material, o major e sua equipe do Centro de Comunicações e Informática estão na Europa. Os especialistas já passaram por Espanha, Holanda e Inglaterra, onde estão nesta terça-feira (16). Antes de voltar ao Rio, os policiais ainda visitam Bélgica, França e Israel, onde vão aprimorar técnicas de guerra.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Policial levou vários tiros ao tentar evitar roubos de carro no subúrbio

Suspeitos, que agiam perto do Morro do Juramento, conseguiram fugir.
Segundo a polícia, ele está internado na UPA de Irajá.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Foi identificado como o sargento Kleber Sodré Ribeiro, o policial do 18º BPM (Jacarepaguá) baleado numa tentativa de assalto na manhã desta quinta-feira (18), nas imediações do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, no subúrbio do Rio.

Segundo a Polícia Militar, ele tentou evitar que homens armados que tinham saído da comunidade roubassem carros no local e foi atingido por vários tiros. A PM informou que os suspeitos chegaram a roubar dois carros antes de serem flagrados pelo policial. Houve troca de tiros, mas os suspeitos conseguiram fugir.

Inicialmente, a assessoria da PM havia informado que o policial era do 9º BPM e que ele tinha sido levado para o Hospital Salgado Filho, no Méier. Mas depois informou que ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Irajá, no subúrbio.

G1 > Edição Rio de Janeiro

quarta-feira, 17 de março de 2010

GREVE É LEGAL ! E AGORA ?

O Supremo Tribunal Federal julgou essa semana que é constitucional a greve de policiais civis, portanto, vamos nos unir e buscar uma remuneração justa.Favor divulgar, segue a emenda.


ADIM3235 / AL – ALAGOAS
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
Relator(a): Min. CARLOS VELLOSO
Relator(a) p/ Acórdão: Min. GILMAR MENDES
Julgamento: 04/02/2010 Órgão Julgador: Tribunal Pleno
Publicação
DJe-045 DIVULG 11-03-2010 PUBLIC 12-03-2010
EMENT VOL-02393-01 PP-00153Parte(s)
REQTE.(S) : CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TRABALHADORES POLICIAIS CIVIS – COBRAPOL
ADV.(A/S) : PAULO CÉSAR MATOS DA SILVA E OUTRO(A/S)
REQDO.(A/S) : GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS
ADV.(A/S) : ALUISIO LUNDGREN CORRÊA

EMENTA:

1. Ação Direta de Inconstitucionalidade.

2. Parágrafo único do art. 1º do Decreto estadual n.° 1.807, publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas de 26 de março de 2004.

3. Determinação de imediata exoneração de servidor público em estágio probatório, caso seja confirmada sua participação em paralisação do serviço a título de greve.

4. Alegada ofensa do direito de greve dos servidores públicos (art. 37, VII) e das garantias do contraditório e da ampla defesa (art. 5º, LV).

5. Inconstitucionalidade.

6. O Supremo Tribunal Federal, nos termos dos Mandados de Injunção n.ºs 670/ES, 708/DF e 712/PA, já manifestou o entendimento no sentido da eficácia imediata do direito constitucional de greve dos servidores públicos, a ser exercício por meio da aplicação da Lei n.º 7.783/89, até que sobrevenha lei específica para regulamentar a questão.

7. Decreto estadual que viola a Constituição Federal, por (a) considerar o exercício não abusivo do direito constitucional de greve como fato desabonador da conduta do servidor público e por (b) criar distinção de tratamento a servidores públicos estáveis e não estáveis em razão do exercício do direito de greve.

8. Ação julgada procedente.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Armas e munição do Brasil sumiram após terremoto no Haiti

Suspeita de desvio para narcotraficantes é investigada pelo Exército em inquérito policial

POR MAHOMED SAIGG

Rio - O terremoto que devastou o Haiti no início do ano abalou as estruturas da Força de Paz da ONU, que ocupa o País desde 2004. Aproveitando-se da ausência de grande parte do efetivo do Batalhão Brasileiro — que estava nas ruas prestando socorro às vítimas da tragédia —, militares teriam desviado armas e munições do quartel.

O governo brasileiro confirma o desaparecimento de armas e a abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar o caso.

Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

Enquanto o resultado do IPM não é divulgado, circula na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do País (Minustah) a informação de que o armamento desviado teria sido vendido a narcotraficantes de países da América do Sul, como Colômbia, Venezuela e Bolívia. Entre os suspeitos, estariam praças temporários, entre eles um sargento.

A Procuradoria de Justiça Militar, em Brasília, designou um de seus membros para acompanhar o IPM sobre o desvio. No início do mês, a mesma procuradoria mandou instaurar procedimento para investigar as denúncias de O DIA, de que jipes e caminhões desviados do Exército estavam sendo negociados em ferros-velhos da Região Metropolitana do Rio.

O DIA ONLINE - RIO

Presos suspeitos de ataque na Cidade de Deus são mãe, pai e primos de traficante

Três foram presos na mesma casa e outro em uma barbearia.
Dois criminosos ainda são procurados pela polícia.

Liana Leite Do G1, no Rio

 

São da mesma família os quatro suspeitos de atear fogo ao ônibus da linha 701, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, no dia 2 de março. Segundo a polícia, eles são pais e primos do traficante Leandro de Oliveira da Silva, 19 anos, preso na semana do ataque. A queima do veículo teria sido em represália à prisão do criminoso.

Um dos primos foi preso em uma barbearia na noite de domingo (14) e os outros três na mesma casa, na manhã desta segunda-feira (15). Apenas um primo assume participação no tráfico, os outros três suspeitos negam envolvimento na queima do veículo. Dois criminosos ainda são procurados pela polícia por envolvimento na ação que deixou 13 feridos

Mãe é suspeita de articular queima

A polícia diz que a mãe, Rosangela da Silva, de 40 anos, é suspeita de articular a ação e incentivar os demais familiares a queimar o veículo. O pai, Argemiro Galdino da Silva, 44 anos, de acordo com as investigações, não participou do incêndio, mas foi preso por auxiliar Leandro no tráfico.

Já o primo David Gomes da Silva, 23 anos, que assumiu envolvimento com o tráfico, é suspeito de ter carregado o combustível. O quarto preso, Jefferson Mello da Silva, 18 anos, também primo do criminoso, segundo a polícia, apedrejou o ônibus.

A polícia procura ainda os traficantes conhecidos como Lindinho e Índio. Eles não são da família, mas também teriam provocado o incêndio. Cerca de 40 agentes, entre homens do 18 BPM (Jacarepaguá), UPP da Cidade de Deus e 32ª DP (Taquara), participaram da operação.

Segundo o delegado João Luiz Garcia, da 32ª DP (Taquara), há duas investigações contra os detidos. A primeira por associação para o tráfico, onde todos já foram indiciados. E a segunda pelo incêndio do ônibus e tentativa de homicídio, onde ainda são suspeitos. O pai de Leandro é o único que responde apenas por tráfico.

Suspeitos

Em depoimento à polícia, testemunhas contaram, que, pelo menos, 15 pessoas cercaram o ônibus e jogaram várias pedras. Uma delas quebrou o para-brisa, o que teria forçado o motorista a parar. Logo em seguida, o veículo foi incendiado.

O comandante da Unidade de Polícia Pacificadora da Cidade de Deus, Coronel Sidney Pazzini, explicou que foi feito reforço no patrulhamento em determinadas localidades da favela, como Karatê a Rocinha 2, consideradas as mais perigosas.

Cinegrafista registra ataque

Um cinegrafista amador registrou as imagens do ataque, dez minutos depois da ação.  As imagens mostram o ônibus ainda em chamas, o momento em que a ambulância chega para socorrer as vítimas, a ação dos bombeiros, e ainda o desespero das pessoas que sofreram queimaduras.

De acordo com registro feito na 32ª DP (Taquara), dos 20 passageiros do micro-ônibus da Linha 701 (Madureira-Alvorada), 13 ficaram feridos, mas uma das vítimas foi medicada e liberada sem ter o nome registrado pela polícia. Nenhum dos feridos é morador da comunidade.

G1 > Edição Rio de Janeiro

domingo, 14 de março de 2010

Suspeito de roubo é morto em confronto com PMs no subúrbio

Ele chegou a ser levado para hospital, mas não resistiu.
Com ele, os policiais apreenderam um revólver.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Um suspeito de roubar uma kombi foi morto em confronto com policiais militares do 16º BPM (Olaria) no fim da noite de sábado (13), na Rua Arapogi, em Brás de Pina, no subúrbio do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar, o suspeito e dois comparsas passaram pela via em alta velocidade e foram perseguidos por PMs do batalhão.

A quadrilha teria roubado um carro de passeio mais cedo e, durante a fuga, pegaram uma kombi que estava estacionada na região. De acordo com a polícia, PMs do 16º BPM foram acionados para o local e iniciaram a perseguição. Os criminosos reagiram e trocaram tiros com os policiais.

Um dos suspeitos que estava dentro da kombi foi baleado. Ele chegou a ser levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, também no subúrbio, mas não resistiu. Com ele, os policiais apreenderam um revólver. Os outros criminosos fugiram após abandonar o veículo. O caso foi registrado na 22ª DP (Penha).

Menino morre em tiroteio

No Morro do Chapadão, em Costa Barros, no subúrbio, uma criança morreu após ser atingida por uma bala perdida na noite de sábado (13) durante um tiroteio.  Segundo a Polícia Militar, o menino, de aproximadamente 12 anos, teria sido baleado durante um confronto entre traficantes.

No entanto, familiares do menino afirmam que o confronto aconteceu durante uma operação do 9º BPM (Rocha Miranda). A Polícia Militar nega que tenha ocorrido ação na favela na noite de sábado. O tiroteio assustou moradores da região e motoristas que passavam próximo à comunidade.

Por questões de segurança, comerciantes do bairro fecharam as portas mais cedo. De acordo com testemunhas, houve corre-corre e muitos moradores tentaram se proteger dos tiros atrás de muros, postes ou carros. A polícia ainda investiga de onde partiu o tiro que atingiu o menino.

A vítima chegou a ser levada para o Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, também no subúrbio, onde foi operada, mas não resistiu. Após o confronto, policiais do 9º BPM reforçaram a segurança nos principais acessos ao morro. Não há registros de novos confrontos na região.

Adolescente ferido por bala perdida

Na sexta-feira (12), um adolescente de 17 anos foi atingido no rosto por uma bala perdida próximo à Vila Cruzeiro, no subúrbio. Segundo a Polícia Militar, os tiros foram disparados por suspeitos, que teriam atacado policiais na região. O menor estaria dentro de casa quando foi atingido.

Segundo o relações-públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Lima Castro, agentes do 39° BPM (Belford Roxo) foram surpreendidos por criminosos na Rua Paranapanema, na esquina com a Rua Ministro Moreira de Abreu. Segundo a PM, os criminosos dispararam tiros contra os agentes, mas nenhum policial ficou ferido.

Os policiais tinham acabado de sair do 16° BPM (Olaria), onde tinham parado para abastecer veículos da corporação.

O jovem atingido está internado no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio do Rio. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, o estado de saúde do jovem é grave.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Policial civil é detido por desacato na Avenida das Américas

Agente teria feito ameaças a um tenente da Polícia Militar.
Ele foi autuado por ameaça e desacato à autoridade.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Um agente da Polícia Civil foi detido na noite de sábado (13) sob suspeita de desacatar um tenente da Polícia Militar, na Avenida das Américas, próximo ao Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a polícia, o agente tentou fugir de uma blitz realizada por homens do 31º BPM (Recreio).

O carro do policial civil estava sem a placa na parte da frente do veículo. Ainda de acordo com a polícia, o suspeito tentou fazer uma manobra para escapar dos PMs, mas não conseguiu. Em seguida, ele teria iniciado uma discussão com os policiais e, segundo os PMs, teria feito ameaças a um tenente.

Exaltado, o policial acabou recebendo voz de prisão e foi levado para a 16ª DP (Barra da Tijuca), onde prestou depoimento e foi liberado em seguida.

O agente trabalha na Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).

Ele foi autuado por ameaça e desacato à autoridade.

G1 > Edição Rio de Janeiro

sábado, 13 de março de 2010

Frei Caneca, mais antigo presídio do país, é implodido

Prédios não foram totalmente ao chão e serão demolidos a marretadas.
Construção, que começou no Império, dará lugar a conjunto habitacional.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

O Complexo Penitenciário Frei Caneca, um prédio que começou a ser erguido em 1850 no Centro do Rio, foi implodido no início da tarde deste sábado (13) com mais de 500 kg de explosivos, segundo informações oficiais.

Nem todos os pavilhões ficaram totalmente destruídos, mas, segundo o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, o resultado foi "um sucesso": agora, a conclusão do serviço será a marretadas e com a utlização de máquinas. Segundo ele a não implosão total de alguns locais foi proposital devido à proximidade a outros edifícios.

“Estamos dando um prazo de 90 dias para processar e reaproveitar o material da demolição”, disse Picciani. 
O botão que comandou a implosão foi acionado pelo governador do Rio, Sergio Cabral.  Até sexta-feira (12), 70 detentos cumpriam pena no local, e foram transferidos para o complexo penitenciário de Bangu, na Zona Oeste, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária. 

2500 apartamentos populares

Erguido com o nome de Casa de Correção da Corte, na época do imperador Pedro II, que se transformou ao longo de 150 anos em oito pavilhões – onde estiveram encarcerados presos políticos famosos, como o escritor Graciliano Ramos --, o complexo estava praticamente desativado desde 2006.

G1 > Edição Rio de Janeiro

sexta-feira, 12 de março de 2010

Cabo do BPRv reage a assalto e leva um tiro na cabeça

PM morto em Maricá

Um policial militar lotado no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foi morto a tiros em Inoã, distrito de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, na madrugada desta sexta-feira, ao reagir a uma tentativa de assalto.

O cabo Carlos Sales da Silva, de 35 anos, estava em um bar na Rua Dois quando homens entraram e pediram uma cerveja. Logo em seguida, eles anunciaram o roubo.

O cabo teria tentado lutar com os desconhecidos e levou um tiro na cabeça.

Os suspeitos fugiram levando a pistola calibre .40 do PM, que estava há nove anos na corporação.

O caso foi registrado na 82ª DP (Maricá).

Extra Online

quinta-feira, 11 de março de 2010

PMs são suspeitos de cobrar propina de motorista para evitar blitz da Lei Seca

Major da PM pediu encaminhamento dos policiais suspeitos à 21ª DP.
Os PMs, do Batalhão de Polícia Rodoviária, estão afastados.

Bernardo Tabak Do G1, no Rio

 

Três policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) são suspeitos de cobrar propina de um motorista na noite de quarta-feira (10), na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. Segundo denúncia, os policiais, que estavam a cerca de 300 metros de uma Operação Lei Seca, cobraram R$ 300 ao motorista para permitir que ele escapasse do teste do bafômetro por um desvio.

A denúncia feita pelo motorista à 21ª DP (Bonsucesso) foi confirmada pela Polícia Militar e pelo subsecretário estadual de Governo, Carlos Alberto Lopes, coordenador da Operação Lei Seca. Segundo Lopes, os PMs não faziam parte do planejamento da megaoperação realizada na Avenida Brasil.

“O major Marco Andrade, que também é da PM e faz a supervisão das operações Lei Seca, fazia uma verificação de como estava a fluidez do trânsito, e arguiu os policiais. O major disse: ‘Vocês não têm que estar aqui porque não fazem parte do nosso policiamento’”, contou Lopes.

O subsecretário disse que havia um motorista com os PMs, que foi levado pelo major para a blitz da Operação Lei Seca. Segundo Lopes, ao chegar na blitz, esse motorista afirmou que os PMs do BPRv tinham lhe pedido R$ 300. De acordo com informações do RJTV, os PMs pegavam dinheiro dos motoristas para deixar que escapassem do bafômetro por um desvio na Avenida Brasil.

PMs suspeitos, major e motorista depõem na 21ª DP

O major Marco Andrade solicitou ao comando do BPRv que os PMs suspeitos fossem encaminhados até a delegacia. Os policiais, o major e o motorista prestaram depoimento na 21ª DP (Bonsucesso), onde o caso está registrado.

A assessoria de imprensa da PM informou que o comando do BPRv tomou conhecimento e está apurando o fato. E que, caso sejam constatadas as denúncias contra os PMs, eles serão responsabilizados conforme a lei.

A PM informou, ainda, que os policiais militares envolvidos foram afastados da atividade operacional, enquanto aguardam a conclusão da apuração.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Suspeito de chefiar tráfico é preso em condomínio na Zona Oeste

Além dele, mulher suspeita de estelionato também foi presa.
Policiais apreenderam documentos e drogas no apartamento.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Agentes da 38ª DP (Irajá) prenderam, na noite desta quinta-feira (11), um homem suspeito de chefiar o tráfico de drogas na Favela do Cesarão, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil, ele foi preso dentro de um condomínio, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste.

De acordo com a polícia, o suspeito foi localizado após a prisão de uma mulher suspeita de estelionato. Ela foi presa durante uma ronda de policiais num shopping, em Del Castilho, no subúrbio da cidade. As investigações começaram há alguns meses. A mulher é acusada pela polícia de aplicar golpes de consórcios de carros.

Os policiais também tinham a informação de que a mulher teria um caso com o suposto chefe do tráfico de drogas da Favela do Cesarão. De acordo com a polícia, eles levaram a suspeita até sua casa, na Barra da Tijuca. Lá a mulher começou a gritar, o que levantou suspeitas dos agentes.

Tentativa de fuga

O homem ainda tentou fugir pulando do apartamento, que fica no primeiro andar, mas acabou se machucando. Ele foi preso em seguida. Com suspeita de fratura nas duas pernas, o preso foi levado para um hospital da região, onde foi medicado. A mulher foi conduzida à 38ª DP, onde prestou depoimento.

Os agentes encontraram no apartamento vários documentos e formulários de consórcios de veículos, assinados em branco. Os policiais também acharam no local cerca de 2 kg de cocaína. O material foi apreendido e levado para a 38ª DP.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Tiroteio faz um ferido e dois presos na Cidade de Deus

Policiais da UPP foram recebidos a tiros durante patrulhamento.
Foram apreendidas armas e drogas.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Pelo menos uma pessoa ficou ferida e outras duas foram presas durante um confronto entre policiais militares e traficantes na noite desta quinta-feira (11), na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Grupamento de ações Tática da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foi recebida a tiros pelos criminosos.

Os policiais faziam patrulhamento na região quando foram surpreendidos por um grupo de traficantes na localidade conhecida como Rocinha II, no interior da favela. De acordo com a polícia, o confronto durou cerca de uma hora. Um dos criminosos foi baleado, mas conseguiu fugir. Não há registros de outros feridos no confronto.

Dois homens que, segundo a Polícia Militar, seriam traficantes da comunidade, foram presos. Os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora apreenderam armas e drogas. A quantidade de material apreendido, no entanto, ainda não foi divulgada.

Os presos e o material apreendido foram levados para a 41ª DP (Tanque), onde o caso foi registrado. Policiais do 18º BPM (Jacarepaguá) reforçaram a segurança nos principais acessos à comunidade. Uma equipe do batalhão realizou rondas
à procura do criminoso ferido.

Micro-ônibus incendiado

No início do mês, um micro-ônibus foi incendiado por criminosos da favela. Treze pessoas ficaram feridas no ataque. A comunidade está pacificada há mais de um ano. A instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), segundo a PM, diminuiu a criminalidade na região.

Os números do comando da UPP mostram que a rotina na Cidade de Deus está menos violenta. Entre outubro de 2007 e outubro de 2008 foram 34 homicídios. Em 2009, o número de assassinatos diminuiu para 6 casos. E a frequência escolar aumentou 30% no mesmo período.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Três homens morrem em confronto com a PM em Caxias

Segundo polícia, eles seriam traficantes.
Armas e drogas foram apreendidas em favela.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Três homens morreram nesta quinta-feira (11) durante um confronto com policiais militares, na Favela do Lixão, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a polícia, eles seriam traficantes.

Policiais do 15º BPM (Duque de Caxias) foram ao local após receber informações pelo Disque-denúncia. Na favela, os PMs apreenderam dois revólveres, uma pistola, além de 340 pedras de crack, 112 trouxinhas de maconha, 742 sacolés de cocaína.

Ainda em Duque de Caxias, os PMs fizeram uma incursão à Favela Vila Operária para apurar denúncias de tráfico e venda de armas. Quatro pessoas foram detidas e uma foi presa por porte ilegal de arma.

No local, os policiais apreenderam um pistola 9 milímetros e 27 pedras de crack.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Delegado atribui bom resultado da 23ª DP ao ‘espírito de equipe’

Delegacia no subúrbio do Rio foi eleita a melhor do país.
Luiz Archimedes diz que faz reuniões semanais com policiais.

Aluizio Freire Do G1, no Rio

Foto: Divulgação/PCRJ

A delegacia do Méier ganhou o título pela segunda vez  (Foto: Divulgação/PCRJ)

O delegado Luiz Archimedes, titular da 23ª DP (Méier), no subúrbio do Rio, atribui ao “espírito de equipe” o desempenho de sua delegacia, classificada em primeiro lugar numa pesquisa coordenada pela Altus – uma aliança de centros acadêmicos e organizações não-governamentais.

“Esse resultado é o reflexo do comprometimento dos profissionais. A maioria trabalha comigo há 12 anos. Estou há 13 anos nessa mesma delegacia, depois de passar por várias outras em 40 anos de polícia. Para manter essa sintonia, fazemos reuniões semanais e convidamos lideranças comunitárias para participarem”, disse, nesta quinta-feira (11), comemorando.

A delegacia do Méier liderou o ranking de melhor do país em estudo que levou em conta a avaliação de usuários do serviço. A pesquisa foi realizada pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes, em parceria com instituições de pesquisa, ONGs e associações da sociedade civil dos estados.

Foram avaliados os estados de São Paulo, Rio, Minas, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Pará e Goiás. Em segundo lugar ficou a 2º DP de Porto Alegre (RS), seguido pelo 37º DP de São Paulo (Campo Limpo).

Vitória pela segunda vez

A 23ª DP ganhou o título por ser considerada uma unidade que possui condições materiais excepcionais, é limpa, organizada, além de ser construída e mantida de acordo com as regras mínimas para o tratamento do preso provisório. É a segunda vez que a delegacia lidera o ranking. A primeira foi em 2007.

O delegado ressalta ainda que, além da obrigação de manter a delegacia em boas condições de trabalho, é fundamental atender bem aos usuários. “A pessoa chega aqui com um problema, se for mal atendida vai sair muito mais frustrada e com um problema a mais. Por isso, primamos pelo bom atendimento”, ensina.

De acordo com a pesquisa da Altus, apenas Brasília e Rio têm unidades consideradas adequadas no país. O estudo avaliou serviços de 235 delegacias de polícia de nove Estados. Pelo menos 440 pessoas, divididas em grupo de cinco, responderam aos formulários distribuídos em cada unidade.

O estudo também avaliou 1.014 delegacias de outros 18 países, no período de 26 a 30 de outubro de 2009. Essa é a terceira edição da pesquisa, realizada também em 2001 e 2007.

G1 > Edição Rio de Janeiro