sexta-feira, 30 de abril de 2010

Exterminadores de policiais receberam ordens de FB da Vila Cruzeiro

Fernando Torres

PRESOS COM GRANADA NA DUTRA

Dupla foi presa a caminho da Baixada Fluminense / Foto de Fernando Torres

Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) interceptaram, nesta quinta-feira, um bonde formados por dois carros roubados, na Rodovia Presidente Dutra. Segundo a polícia, os bandidos queriam matar um policial civil, na Baixada Fluminense a mando de Fabiano Atanasio da Silva, o FB, chefe do tráfico na Vila Cruzeiro, favela do Complexo da Penha.

A partir de uma denúncia anônima, três equipes da unidade ficaram posicionadas na Dutra, altura de São João de Meriti. Por volta das 17h, um Civic preto e um Bora prata, como descrito pelo denunciante, passaram em alta velocidade. Houve perseguição e os criminosos jogaram uma bomba na pista.

O primeiro veículo fugiu, mas o segundo foi cercado. Luiz Paulo de Amorim, de 32, e Clébio Pinto Barbosa, de 30 anos, foram presos. Com eles, foram apreendidas uma granada, duas pistolas 9mm, 50 munições, camisas da Polícia Civil e dois coletes à prova de balas.

Luiz e Clébio foram indiciados por formação de quadrilha, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, porte de artefato explosivo e receptação. O Bora que eles usaram estava com placa clonada e foi roubado em 10 de março deste ano, no Méier. Amorim tinha passagem pela polícia por dois roubos qualificados e porte ilegal de arma. Já na ficha de Barbosa existiam quatro anotações por tráfico de drogas.

— Felizmente, conseguimos chegar aos bandidos antes do crime que eles planejavam, mas a investigação não acabou. Vamos atrás dos outros que escaparam e, em uma situação oportuna, do chefe da quadrilha — disse o delegado titular da DRFA, Márcio Mendonça.

Participação na morte de PM

O grupo é suspeito de ter matado o PM Róbson Martins da Silva, de 43 anos, no último dia 22, em Irajá. O 2º sargento foi executado com tiros de fuzil na porta de sua casa, na Rua Ferreira Cantão. Os dois filhos e a mulher dele estavam no carro da família, um Renault Megane. Ele terminava de colocar bagagens na mala quando foi surpreendido. O policial morto pretendia passar o fim de semana em Saquarema, na Região dos Lagos.

— Vamos passar as informações para a Divisão de Homicídios (DH), que está investigando esse assassinato — afirmou o Mendonça.

Há suspeitas de que o bonde tenha cometido outros crimes. Sempre vestidos com roupas da Polícia Civil, os bandidos abordam motoristas e anunciam o assalto. Em novembro do ano passado, outros dois policiais foram vítimas do grupo. Erick Alexandre Pereira e Leonardo Marques de Souza estavam dentro de uma Pálio, em Vicente de Carvalho, quando foram abordados pelos bandidos. A exemplo do que fez o sargento, eles se identificaram, mas acabaram tendo sorte. Depois de rodar por cerca de 15 minutos com os ladrões, foram liberados, mas ficaram sem suas armas.

Caso de Polícia - Extra Online

PM reforça ocupação de morros na Tijuca com mais uma base militar

Um contêiner do Bope foi instalado no alto do Morro do Cruz.
Objetivo é reduzir a criminalidade a insegurança na região.

Do RJTV

 

A ocupação policial em sete morros da Tijuca, onde será instalada a nova Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), foi reforçada com mais uma base. O local escolhido foi o Morro do Cruz, onde um contêiner do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope) foi instalado ao lado de um campo de futebol. Antes, segundo a polícia, os traficantes proibiam o esporte, mas com a presença dos soldados, crianças e moradores da região voltaram a frequentar o lugar.

O objetivo da PM é aproximar os policiais da comunidade e conquistar a confiança dos moradores. A instalação da nova base da UPP na Tijuca ainda não tem local e nem data definida. O desafio da polícia na região é a de manter a tendência de queda dos principais índices de violência no bairro registrada na última estatística divulgada pela Secretaria estadual de Segurança.

Na comparação entre fevereiro de 2009 e o mesmo mês de 2010 houve menos homicídios, roubos a lojas e assaltos a pedestres. Os roubos de veículos e os assaltos em ônibus também caíram mais de 50%. A PM atribui a queda dos índices ao trabalho preventivo realizado no bairro.

O coronel Fernando Príncipe, que comandou o 6º BPM (Tijuca) por um ano, foi remanejado para o 9º BPM (Rocha Miranda), no subúrbio do Rio. A transferência foi anunciada um dia após o comandante dar uma declaração sobre a facilidade com que a PM ocupou as favelas da região, o que desagradou o governador Sérgio Cabral.

“Eu ouvi até o comandante da área dizer "até um escoteiro subia numa das comunidades". É um equívoco isso. Na verdade, o que aconteceu é fruto de uma política de planejamento, da Polícia Civil integrada conosco, do Bope", disse Cabral.

A PM informou que o coronel Fernando Príncipe foi escolhido para comandar o batalhão de Rocha Miranda por ter feito um excelente trabalho durante sua gestão na área da Tijuca.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Experiência das praças para oficiais PM

Enviado por Flávio Bolsonaro*

Na história da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, as praças sempre puderam fazer concurso público para se tornarem oficiais. Nada mais lógico, pois se alguém serve para ser soldado, em tese, também serve para ser tenente. Basta passar na prova.

Com o decreto estadual 42.307/2010, a regra mudou. Se o candidato à Academia de Polícia Militar Dom João VI já for policial militar, deverá ter, no máximo, 30 anos de idade incompletos na data da matrícula.

Tal medida é inexplicável pelos aspectos humanitário e moral. Principalmente da forma repentina como ocorreu, sem um “aviso prévio”.

Muitos foram pegos de surpresa, pois já haviam se programado para fazer a prova, matricularam-se em cursos preparatórios e deram baixa nos “bicos” para se dedicarem exclusivamente aos estudos. Como o governo não dá qualquer expectativa de melhorias salariais, essa ainda é a única esperança de ascensão profissional e pessoal.

Não que oficial da PM tenha um bom salário – sabidamente não tem. Mas é uma porta que ainda se encontra aberta para que tenham uma pequena melhoria salarial e continuem fazendo o que gostam: serem policiais militares.

Com essa medida, a evasão dos quadros da PMERJ tende a aumentar ainda mais, pois, certamente, os preteridos – muitos soldados, a maioria dos cabos e a totalidade dos terceiros-sargentos em diante – farão provas para carreiras mais atrativas.

O Estado está abrindo mão da experiência, da competência e da já testada conduta ilibada de milhares de praças com fichas disciplinares limpas, que poderiam contribuir sobremaneira para segurança pública na condição de oficiais.

O limite de idade pode ser revisto por intermédio de um simples decreto do governador. Se não houver consenso, que se adie essa exigência para os concursos futuros. Que seja dada, no mínimo, uma última chance àqueles que seguem sonhando com a ascensão na carreira policial militar.

*Flávio Bolsonaro é deputado estadual no Rio pelo PP

Mulher vítima de 'saidinha de banco' é morta no Grajaú

POR MARCO ANTONIO CANOSA

Rio - Uma nutricionista identificada como Lúcia Maria de Carvalho Ramos, de 60 anos, foi morta, na tarde desta segunda-feira, na Rua Sá Viana, no Grajaú, Zona Norte do Rio. Ela estava dentro de um táxi, quando foi abordada por uma dupla de bandidos que estava em uma motocicleta. A vítima havia sacado dinheiro de uma agência de banco, em Botafogo, na Zona Sul da cidade.

Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

Nutricionista de 60 anos é vítima de 'saidinha de banco' quando voltava para sua residência no Grajaú | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

Os bandidos teriam seguido o táxi que Lúcia estava desde o bairro da Zona Sul do Rio. Ainda não se sabe a quantidade em dinheiro que havia sido sacada pela vítima. Segundo parentes, que estão no local, Lúcia Ramos seria moradora da Praça Nobel, que fica localizada entre as ruas Sá Viana e Campinas.

Policiais do 6ºBPM(Tijuca) fizeram uma incursão no Morro do Andaraí, já que os bandidos poderiam buscar refúgio na comunidade, mas não encontraram os criminosos. Agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DH) vão investigar o caso.

A Rua Sá Viana é uma das vias que dá acesso ao Morro do Andaraí. Porém, a rua fica localizada no bairro do Grajaú, a poucos metros do bairro do Andaraí.

Segundo moradores do bairro, casos de 'saidinha de banco' na região têm sido cada vez mais comum.

O DIA ONLINE - RIO

Empreiteiro que matou bandido e baleou outro permanece preso na DH da Barra

POR BARTOLOMEU BRITO

Rio - O empreiteiro de obras, Divino Marcos Campos Ribeiro, de 37anos, permanece preso na Delegacia de Homicídios, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Na manhã de domingo ele reagiu a um assalto, na Rua Almirante Baltazar, em São Cristóvão, matando um dos criminosos e baleando outro.

Divino Marcos pode ser transferido, ainda nesta semana, para a carceragem da Polinter, em Vilar dos Teles, na Baixada Fluminense. O bandido morto é o adolescente Pedro Henrique, de 17 anos. O corpo dele permanece no Instituto Médico Legal (IML) da Leopoldina, Zona Portuária. O criminoso ferido é Luan Araujo Rodrigues, 22 anos, que ainda está internado no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio.

O empreiteiro foi surpreendido por uma equipe do 4º BPM (São Cristóvão), na manhã de domingo, com os dois bandidos baleados e armado. Depois de preso, foi autuado por homicídio consumado e tentativa consumada. Os advogados chegaram a pedir relaxamento da prisão ao plantão judiciário, mas foi negado. Caso seja condenado, Divino Marcos pode pegar mais de 10 anos de prisão.

O DIA ONLINE - RIO

domingo, 11 de abril de 2010

Empresa de cigarros Souza Cruz deve patrocinar UPP do Tabajaras

Guilherme Amado

R$ 1,7 milhão

Apertados 30 metros quadrados são a estrutura à disposição dos 120 policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Ladeira dos Tabajaras e do Morro dos Cabritos, em Copacabana.

Sem água, alojamentos e com poucos banheiros, a estrutura precária pode melhorar com uma parceria da Secretaria estadual de Segurança e a empresa Souza Cruz, que deve patrocinar pelo menos parte do projeto de R$ 1,7 milhão para a construção da sede da UPP.

Divulgação
Reprodução de como deverá ser o prédio da UPP do Tabajaras

Inaugurada há três meses, a UPP do Tabajaras deverá ser a terceira a ter seu prédio de funcionamento construído com recursos da iniciativa privada.

A primeira foi a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que patrocinará a construçãoo da sede na Cidade de Deus. A ideia de parceria com o setor privado surgiu em conversas do secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, com empresários.

— O setor privado possui uma rapidez maior, porque não depende de licitações. O Estado tem limites legais que fazem a obra demorar — explicou Beltrame.

Caso dê certo, a parceria permitirá a aposentadoria dos dois contêineres em que funcionam hoje a UPP. A estrutura limita o trabalho e põe em risco os policiais, que ficam em um ponto vulnerável.

— Um dos contêineres é a parte administrativa da UPP, o outro é onde funcionam os banheiros. Não existe espaço, por exemplo, para o policial que mora no interior do estado e precisa parar alguns minutos para descansar — reclamou um soldado.

A relação entre a Souza Cruz e a secretaria de Segurança ficou mais próxima diante da repressão que a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas tem feito a quadrilhas que ameaçavam caminhões de entrega da empresa na Zona Norte.

Caso a companhia decida bancar a obra, a estimativa é que o trabalho dure seis meses.

Com dois andares, estacionamento e auditório, o espaço ficará num terreno público, a cem metros de onde hoje funcionam os acanhados e precários contêineres do Tabajaras.

Caso de Polícia: Extra Online

sábado, 10 de abril de 2010

Segurança de Rogério Andrade sob suspeita de colaborar com a explosão

Máfia do bicho em guerra

Marcos Nunes e Paulo Carvalho

Rogério Andrade está internado no Hospital Barra D´Or. - Foto: Marcos Nunes

Horas antes do atentado que feriu Rogério de Andrade, na quinta-feira, quando o Toyota Corola blindado do bicheiro explodiu, na Barra da Tijuca, matando o filho dele Diogo Andrade, de 17 anos, o automóvel foi deixado de lado por um segurança, encarregado de vigiá-lo, no estacionamento de uma academia de ginástica, em um shopping, no Recreio.

A informação foi recebida, nesta sexta-feira, pela Delegacia de Homicídios (DH), encarregada de investigar o caso. Uma das hipóteses investigadas pela polícia é a de que um explosivo foi colocado debaixo do carro.

Pai e filho haviam deixado a academia de ginástica, a bordo do Toyota, dirigido por Diogo, quando o veículo explodiu, ao parar em um sinal da Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio.

O segurança, que já teria sido interrogado por homens de confiança de Rogério, negou qualquer participação no atentado.

No entanto, ele e outros quatro seguranças, todos policiais militares, foram presos administrativamente por 72 horas pelo comando da Polícia Militar. A Polícia Civil já sabe que o Toyota passou por uma revisão mecânica, cinco dias antes do atentado, em uma concessionária localizada na Barra da Tijuca. Quando não estava rodando com Rogério, o Toyota ficava guardado na garagem do condomínio do contraventor na Barra da Tijuca.

Nesta quina-feira, o advogado Luiz Carlos Silva Neto, responsável pela defesa dos interesses de Rogério Andrade, disse que vai pedir escolta policial para seu cliente sair do Hospital Barra D’Or, onde está internado. A alta médica pode acontecer ainda neste sábado. 
Silva Neto também alegou ter entrado com um pedido, junto à Secretaria de Segurança, para que Rogério de Andrade receba proteção da PM quando estiver em casa.

— Estou pedindo à polícia reforço da segurança no hospital, na escolta no trajeto até a casa dele e proteção da polícia na residência. Meu cliente está nervoso e teme ser assassinado. Podem tentar eliminá-lo a qualquer momento — alegou o advogado.

Uma patrulha da PM ficou parada durante toda a tarde na porta do hospital, nesta sexta. Policiais civis reforçaram a segurança do local, para evitar um novo atentado contra o bicheiro.

Fernando Iggnácio: acusado por amigos de bicheiro

Mesmo com dificuldades para falar — Rogério ainda está se recuperando de uma cirurgia plástica de quatro horas para reconstrução de parte do rosto — o contraventor admitiu para amigos ter um palpite sobre a autoria intelectual do atentado que matou seu filho Diogo. Para ele, o mandante da explosão, ocorrida na quinta-feira, foi o bicheiro e inimigo declarado Fernando Iggnácio, genro do falecido contraventor Castor de Andrade.

— Não há dúvida que foi o Fernando Iggnácio — disse um dos amigos de Rogério de Andrade, que pediu para não ser identificado.

A hipótese é uma das linhas seguidas por investigadores da Delegacia de Homicídios. Iggnácio, que foi acusado de travar com Rogério uma guerra por controle de pontos de caça-níqueis na Zona Oeste, será uma das pessoas intimadas para prestar esclarecimentos sobre o caso.

De acordo com amigos, Rogério de Andrade era muito próximo do filho que morreu no atentado. Mesmo estando no Centro de Tratamento Intensivo do Barra D’Or, ele teria cogitado a hipótese de assistir o enterro, mas foi impedido pelos médicos.

— Assim que soube da morte do Diogo, Rogério disse que não saberia o que fazer daqui pra frente sem o filho. Ele não teve condições para ir ao enterro porque seu estado ainda inspira cuidados — disse um dos amigos do contraventor.

Rogério de Andrade soube da morte de seu filho caçula — é pai de outro rapaz de 19 anos — na noite de quinta-feira. O atentado também destruiu uma motocicleta, ocupada por um motoboy que passava pelo local e um Vectra da segurança do contraventor.

Diogo é enterrado no São João Batista

            Diversas coroas de flores foram deixadas no túmulo de Diogo Andrade. - Foto: Marcelo Theobald

Debaixo de uma chuva fina, cerca de 70 pessoas, entre parentes e amigos próximos, compareceram ao enterro do jovem Diogo de Andrade, na tarde de sexta-feira, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Silenciosa e reservada, a cerimônia foi marcada por comoção e tristeza.

Muito emocionados, nenhum dos presentes quiseram falar com a imprensa. Uma mulher chegou a reclamar da presença dos jornalistas, que acompanhavam o sepultamento de longe. Diogo foi sepultado no jazigo 1318A.

Inicialmente previsto para as 17h, o enterro foi antecipado em uma hora. O corpo foi velado na capela 3 do cemitério, cujas portas ficaram fechadas a maior parte do tempo. Um segurança ficou na porta, controlando a entrada dos convidados. Apenas familiares e amigos tiveram acesso ao local.

Internado no Hospital Barra D’Or, o bicheiro Rogério de Andrade, pai de Diogo, não pôde comparecer ao enterro do filho, mas enviou uma coroa de flores, que dizia “Jamais te esquecerei. Com amor e saudade de seu pai”. Outros parentes, amigos da academia e advogados da família Andrade também deixaram homenagens. Havia ainda uma coroa enviada pela família Paes Garcia.

PMs que acompanhavam bicheiro estão presos administrativamente

Os cinco policiais militares que acompanhavam o bicheiro Rogério de Andrade estão respondendo a uma sindicância na corporação. Todos confirmaram em depoimento que faziam a escolta do contraventor.
Eles estão presos administrativamente por 72 horas e, dependendo do resultado das investigações, poderão ser submetidos a um Inquérito Policial Militar (IPM).

Um terceiro sargento do 17º BPM (Ilha do Governador), um cabo do Batalhão de Choque, um cabo do 3º BPM (Méier), um soldado do 23º BPM (Leblon) e um soldado do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) relataram que o Corolla dirigido por Diogo de Andrade, filho do bicheiro, explodiu na frente deles. Segundo os policiais, nenhum artefato foi jogado.

A declaração dos PMs reforça a tese da polícia de que uma bomba teria sido colocada no fundo do carro. Somente o laudo do Esquadrão Antibombas vai concluir se realmente um detonador à distância foi usado para explodir o carro.

O carro onde estava Rogério Andrade e seu filho foi explodido no Recreio. - Foto: Gabriel de Paiva/08.04.2010

Rogério de Andrade saiu do local da explosão dentro de um veículo que foi parado no meio da Avenida das Américas por um de seus seguranças. O motorista, que estava acompanhado de uma outra pessoa, foi obrigado a dirigir até o Hospital Barra D’Or. Os dois prestaram depoimento na Divisão de Homicídios (DH) e confirmaram a versão.

Agentes da Divisão de Homicídios não estão descartando qualquer hipótese, nem a de que algum dos cinco seguranças pode estar envolvido no atentado. Rogério de Andrade deverá ser ouvido duas vezes. Nesta sexta, policiais da DH foram ao Hospital Barra D’Or, mas ele estava sedado.

Primeiro atentado foi em 2001

Em 2001, na primeira vez em que sofreu um atentado, Rogério de Andrade acusou Fernando Iggnácio de Miranda como o mandante do crime. Ele chegava ao apartamento da namorada, num apart-hotel na Barra da Tijuca, quando foi surpreendido pelo cabo fuzileiro naval da reserva Eduardo Oliveira da Silva, de 48 anos, que estava escondido debaixo da cama do quarto que ocupava.

Rogério escapou porque a arma do fuzileiro engasgou no primeiro disparo. Houve uma briga e o matador só foi embora porque ficou com medo dos seguranças de Rogério. As investigações da 16 DP (Barra da Tijuca) apontaram que havia se hospedado no flat 15 dias antes da tentativa de homicídio.

Dois dias depois a juíza Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes decretou a prisão temporária de Fernando Iggnácio e do fuzileiro naval. Nas investigações, ficou constatado que foram feitas várias ligações do celular de Eduardo para o de Fernando.

Caso de Polícia: Extra Online

INFORMATIVO CRIADO E DISTRIBUIDO NA FAZENDA CFAP.

henrique:

UMA FAMÍLIA PRECISA DE AJUDA.

Em 2008, o então CB PM RG 62442 MARCOS VALÉRIO estava de serviço na perimetral quando ao se confrontar com um " BONDE DE BANDIDOS ", levou um tiro que o transformou numa pessoa em estado físico vegetativo no Hospital Central da Polícia Militar(HCPM). Hoje se encontra desenganado pelos médicos.

QUALQUER AJUDA é bem vinda urgentemente!
- Conhecimento médico-hospitalar particular;
- Doações de naturezas diversas;
- Banco Itaú agência 0229 conta corrente 63530-5 " MARCOS VALÉRIO DA SILVA ".

Maiores informações:

AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO!
FAÇA APENAS AQUILO QUE O SEU CORAÇÃO MANDAR.

visualizar o perfil de henrique: http://www.orkut.com.br/Profile?uid=9508841123281313388&mt=2

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Policial militar morre durante roubo em Olaria

Vítima entrou em luta corporal com bandidos

Rio - O sargento da Polícia Militar Edson Lopes, de 55 anos, morreu no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, depois de ter sido baleado durante um roubo, na Rua Alfredo Barcelos, em Olaria.

Segundo a PM, ao ser rendido por uma dupla de bandidos o policial reagiu. Em seguida, entrou em luta corporal com eles. Um dos bandidos atirou no policial.

O PM foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O DIA ONLINE - RIO

Rogério Andrade será operado e não corre risco de morrer, diz advogado

Filho de Rogério, Diogo, de 17 anos, morreu.
Mulher, que estava com eles, e segurança do contraventor estão feridos.

Patrícia Kappen Do G1, no Rio

 

O contraventor Rogério Andrade, alvo de um atentado na tarde desta quinta-feira (8), está ferido, mas não corre risco de morrer, segundo informou o advogado dele. Acusado de mandar matar o primo Paulinho Andrade, herdeiro e filho do bicheiro Castor de Andrade, Rogério está internado num hospital da Zona Oeste do Rio e sofrerá uma cirurgia no nariz.

O filho dele Diogo, de 17 anos, morreu no ataque. O carro em que o pai e o filho estavam trafegava na Avenida das Américas quando, segundo testemunhas, foi atacado por um motoqueiro, que teria atirado três granadas, atingindo ainda outro veículo.

O advogado Luiz Carlos da Silva Neto informou ainda que uma mulher que acompanhava Diogo e Rogério, que não é a esposa do contraventor, também foi internada com ferimentos, mas não corre risco de morrer.

O terceiro ferido no atentado é um segurança do contraventor, mas o advogado não soube informar onde ele está internado e nem qual é o seu estado de saúde. 

Foto: Mauro Santos Ilva Araujo/VC no G1

Destroços dos carros tomam Avenida das Américas (Foto: Mauro Santos Ilva Araujo/VC no G1)

Saiba quem é Rogério Andrade

Rogério Andrade foi acusado e julgado pela morte do seu primo Paulinho Andrade, herdeiro e filho do bicheiro Castor Andrade. O crime ocorreu em 1998, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Para a polícia, Rogério é o chefe da máfia dos caça-níqueis. Em 2002, ele foi condenado a 19 anos de prisão, mas, na época, a sua defesa conseguir anular o julgamento. Rogério negou as acusações.

Depois de passar três anos e três meses foragido da Justiça, período em que as polícias estaduais não conseguiram capturá-lo e em que foi acusado num inquérito de pagar para ter a proteção de policiais, o bicheiro Rogério Andrade foi preso pela Polícia Federal, no ano de 2006, na Rodovia BR-040, na altura de Petrópolis, Região Serrana do Rio.

Herança de Castor

Foto: Reprodução/TV Globo

Rogério Andrade na época do julgamento (Foto: Reprodução/TV Globo)

Antes de morrer, Castor de Andrade dividiu o espólio entre dois parentes: o sobrinho Rogério Andrade, que cuidaria do jogo do bicho, e Fernando Ignácio, o genro, que ficaria com as máquinas caça-níqueis.

Com a queda do movimento no jogo de bicho, Rogério decidiu avançar sobre a área de Fernando, dando início a à guerra que teria matado dezenas de pessoas.

Um mês depois da prisão de Rogério Andrade, em outubro de 2006, a Polícia Civil prendeu Fernando Iggnácio em um apartamento de luxo, em São Conrado, na Zona Sul do Rio.

Ele é acusado de tentar matar algumas pessoas, entre elas, dois policiais militares e um bombeiro.

G1 > Edição Rio de Janeiro

terça-feira, 6 de abril de 2010

Prefeitura inicia campanha de arrecadação para desabrigados das chuvas

Solidariedade

Isabel Boechat

A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria da Ordem Pública e da Guarda Municipal, inicia nesta terça-feira, uma campanha para arrecadação de donativos para auxiliar a população desabrigada após as fortes chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro desde a madrugada.

A prioridade é arrecadar colchonetes, alimentos não-perecíveis, água, além de roupas para serem doados aos necessitados. Ao todo, dez unidades da Guarda Municipal receberão os donativos.
O cidadão carioca que puder ajudar deixá-los em um dos seguintes endereços:

Centro: no Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura - Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova).

São Cristóvão: na sede da Guarda (Avenida Pedro II, nº 111)

Botafogo: na base operacional da GM-Rio (Rua Bambina, nº 37)

Barra da Tijuca: na 4ª Inspetoria (Avenida Ayrton Senna, nº 2001)

Madureira: na 6a Inspetoria (Rua Armando Cruz, s/nº)

Praça Seca: na 7ª Inspetoria (Praça Barão da Taquara, nº 9)

Lagoa: 2ª Inspetoria (Rua Professor Abelardo Lobo s/nº - embaixo do viaduto Saint Hilaire, na saída do Túnel Rebouças).

Bangu: na 5ª Inspetoria (Rua Biarritz, s/n)

Tijuca: na 8ª Inspetoria (Rua Conde de Bonfim, nº 267).

Campo Grande: na 13ª Inspetoria (Rua Minas de Prata, nº 200).

Casos de Cidade: Extra Online

Chuvas no Rio de Janeiro

Polícia Militar abre quartéis para atender a população

A Polícia Militar anunciou no início da tarde deste terça-efira (6) que vai abrir os batalhões para atender à população desabrigada e a quem, por causa das chuvas, não estiver conseguindo voltar pra casa.

“Os batalhões serão a solução provisória enquanto os governos providenciem o devido acolhimento. E a população em trânsito encontrará nos batalhões um local seguro para aguardar a estiagem.”, disse Coronel Millan.

Segundo ele, a PM está realizando ações táticas nas ruas, com equipes de motociclistas do Batalhão de Choque (BPChq), onde a retenção do trânsito possa se tornar risco de assalto para os motoristas.

As aeronaves e embarcações do Grupamento Aéreo Marítimo (GAM) estão à disposição da Defesa Civil para apoio em suas ações de resgate, bem como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

ao vivo » Rio de Janeiro

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Internet é nova arma da PM para combater o crime

Policiais recebem denúncias e trocam informações com população pela Rede

POR VANIA CUNHA

Rio - Em pleno domingo de Carnaval, o comandante do 19º BPM (Copacabana), tenente-coronel Rogério Seabra, recebeu um e-mail em seu celular.

Era a denúncia de um morador do bairro sobre um bingo clandestino na Rua Barata Ribeiro.

O oficial foi ao local confirmar a informação e, também por mensagem eletrônica, acionou o reforço para estourar o bingo, com 38 máquinas caça-níquel e 20 jogadores detidos.

O caso foi um dos muitos solucionados com a ajuda da nova arma da PM: a Internet.

Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

Boa parte dos batalhões já utiliza a ferramenta para trocar informações com a população e receber denúncias, mensagens e sugestões para o patrulhamento. Apaixonado pela tecnologia, o coronel Seabra comprou — com recurso próprio — o celular modelo Blackberry, que recebe e envia mensagens e acessa a Internet em qualquer lugar.

“É muito útil para a gestão. Tenho facilidade de acesso e repasso informações para o Serviço Reservado (P2), que começa a investigar imediatamente.

Os moradores são os meus comandantes honorários”, elegeu. Desde que o contato virtual começou, em janeiro, o batalhão efetuou nove prisões por meio de denúncias feitas pela Rede.
Pela Internet, o oficial também recebe informações sobre a conduta dos policiais nas ruas.

“É uma forma de saber se o trabalho deles está surtindo efeito e corrigir eventuais erros”, diz o comandante, que pôs seu e-mail pessoal à disposição dos moradores e recebe cerca de 20 mensagens por dia.

O único contratempo são as reclamações da mulher de Seabra, quando as mensagens chegam durante a folga. “Ela diz que estou com a síndrome do celular, mas é o meu trabalho”, desculpa-se.

O 2º BPM (Botafogo) foi além da troca de mensagens eletrônicas. O batalhão criou um blog, que recebe mensagens dos moradores, divulga os feitos da unidade e dá dicas de segurança.

Para a tenente Paula Apulchro, criadora da página, as pessoas se sentem mais à vontade para denunciar pela Internet.

“Confesso que tinha preconceito com computador, mas é um facilitador. Além de manter o anonimato dos denunciantes, permite que eles repassem as informações confortavelmente de casa ou do trabalho”, explica a policial, ressaltando o bom retorno do blog: “É o meu orgulho”.

Desde janeiro, 60 casos foram solucionados no 2º BPM com a ajuda virtual, como casos de tráfico, roubo e identificação de bandidos, graças às características repassadas pela população.

O comandante da unidade, tenente-coronel Antônio Carballo, ressalta que a modernização do trabalho faz parte da evolução da corporação.

“O número de pessoas que têm acesso à Internet em casa, no trabalho, nas escolas e LAN houses é muito grande. E é uma tendência que os contatos virtuais cresçam cada vez mais. Temos que nos adaptar para aprimorar o policiamento”, diz o oficial, que tem projetos ainda mais inovadores. “Meu sonho é criar um chat, para fazer fóruns de discussões com os moradores em horários alternativos”, afirma.

No Leblon, o tenente-coronel Rogério Leitão faz questão de ler cada e-mail que chega pelo endereço eletrônico. A troca de mensagens entre a PM e os quem vive no bairro teve seu ápice no Carnaval, quando moradores deram ciência à polícia de cada irregularidade cometida durante os desfiles dos blocos.

“Vivemos no tempo da comunicação instantânea e não há meio de fazer segurança sem a participação da população. O mais legal é que a PM acaba com aquela imagem de instituição fechada”, ressalta Leitão.

Twitter e blogs ajudam comunicação

Uma das missões do comandante Rogério Leitão desde que assumiu o batalhão do Leblon, há um mês, foi restabelecer o contato eletrônico com moradores. Para a empreitada, recrutou a tenente Júlia Liers, relações-públicas da unidade, que foi eleita musa da corporação durante o Carnaval.

A policial foi escolhida como responsável por coordenar a equipe de comunicação que será criada no batalhão. Entre outras funções, eles vão fortalecer o contato externo. “As pessoas têm boa vontade de participar, e os policiais envolvidos nesse projeto são feras na informática. Temos dois e-mails que estão sendo utilizados e vamos aumentar a divulgação dos endereços eletrônicos”, explicou a policial.

O comandante vai além. “Também vamos tentar colocar o batalhão na rede social Twitter, que virou febre entre as pessoas e permite divulgar e receber um grande volume de informações em pouco tempo”, disse Leitão.

Adepto da tecnologia, o próprio comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, mantém um blog. Desde que assumiu a corporação, há oito meses, o oficial tem investido em aparatos tecnológicos e na reforma do portal da PM na Internet, que ficou mais ágil e informativo.

A polícia também ganhou seguidores no Twitter. Nesse período, muitas unidades, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), criaram páginas próprias para divulgar trabalhos e manter contato direto com a população.

PARA PARTICIPAR

Há três meses no ar, o e-mail e o blog do 2º BPM (Botafogo) já solucionaram cerca de 60 casos por meio de denúncias. Confira os endereços: email: 2bpm@operacional.pmerj.org; blog: segundobatalhão.blogspot.com

No 19º BPM (Copacabana), o contato é direto com o comandante da unidade, tenente-coronel Rogério Seabra. Ele recebe cerca de 20 mensagens por dia e consegue responder a maioria delas. O enderço do e-mail é: 19bpm.cmt@gmail.com

A tenente Júlia Liers, do 23º BPM (Leblon) recebe, avalia e repassa ao comandante Rogério Leitão as mensagens e denúncias enviadas pelos moradores. O contato é o e-mail 23bpm@operacional.pmerj.org

Outros sites para contato com a PM:
www.policiamilitar.rj.gov.br
www.boperj.org
pmerj.org/blog

O DIA ONLINE - RIO

Morre passageiro de ônibus ferido durante tiroteio no subúrbio

Mãe e filha também ficaram feridas e foram levadas para hospital.
Policiamento está reforçado no local.

Do G1, no Rio, com informações da Tv Globo

 

Um homem de 39 anos que ficou ferido durante uma troca de tiros no Largo do Jacaré, próximo à Favela do Jacarezinho, no subúrbio do Rio, morreu na tarde desta segunda-feira (5).

Ele estava em um ônibus que passava pelo local durante uma troca de tiros entre policiais e criminosos. Uma mulher de 76 anos e a filha dela foram feridas de raspão.

As vítimas foram encaminhadas para Hospital Salgado Filho, no Méier, subúrbio do Rio.

Policiais militares abordaram os criminosos, que estavam em um carro suspeito, nas imediações da favela do Rato Molhado, e foram recebidos a tiros. O ônibus acabou ficando no meio do tiroteio. Já os criminosos conseguiram fugir.

Segundo a polícia, os tiros foram disparados pelos ocupantes do carro suspeito. A Polícia Militar informou que o policiamento está reforçado no local.

De acordo com o delegado titular da 25ª DP (Engenho Novo), Carlos Henrique Machado, os criminosos que trocaram tiros com a polícia roubaram um primeiro carro no último domingo (4), em Vila Isabel. Nesta segunda-feira (5), em menos de 30 minutos, os suspeitos teriam roubado quatro carros.

G1 > Edição Rio de Janeiro

domingo, 4 de abril de 2010

PMs milicianos: 38 expulsos

POLICIAIS BANDIDOS

Levantamento da Secretaria Estadual de Segurança (Seseg) revela que, desde 2006, a participação em milícias levou 405 pessoas para a cadeia. Neste mesmo período, segundo a Corregedoria Interna da Polícia Militar, 38 PMs milicianos foram expulsos da corporação. Só no ano passado, houve 18 exclusões por envolvimento com grupos paramilitares, ou seja, um policial colocado para fora a cada 20 dias.

Para a Seseg, os números refletem o planejamento iniciado em 2007, quando o secretário José Mariano Beltrame reuniu um grupo especial de trabalho — formado pela Subsecretaria de Inteligência, Corregedoria Geral Unificada (CGU) e Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) — para iniciar o combate mais efetivo às milícias. De acordo com a secretaria, como não existe o crime de milícia, as investigações precisam reunir provas que relacionem os envolvidos a outros delitos, como formação de quadrilha e homicídio.

O comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, afirmou que, além do crime de se reunir em bando para formar milícias, os policiais cometem grave transgressão da disciplina que afeta a honra da instituição. Segundo ele, identificar um PM bandido é uma tarefa mais complicada do que chegar a um criminoso comum.

— O policial que se envolve em crime, geralmente, é mais difícil de ser detectado. Ele costuma mascarar, simular ou dissimular suas intenções e ações de maneira sutil. O sistema de investigação, com coleta de provas, deve ser mais apurado. A prisão é mais fácil, na sua casa ou no seu lugar de trabalho — ponderou Duarte.

O comandante da PM avaliou os números de expulsões / Foto de Fernando Quevedo

Milicianos afetam honra da instituição

Mário Sérgio disse que, internamente, a Corregedoria sempre foi entendida como um espaço jurídico na PM. Por isso, os investimentos em tecnologia de investigação ficaram em segundo plano. As ações do órgão são limitadas a denúncias checadas no local ou depoimentos nos batalhões.

— Estamos tentando mudar, mas garanto que não é fácil, pois é cultural. A forma de fortalecer a Corregedoria é modernizá-la. A PM está preocupada em não tolerar a participação de seus policiais no crime, mesmo esses que se apresentam com a imagem sedutora da milícia, uma falsa bandeira anti-tráfico. Só o Estado detém o uso legal e legítimo das armas e da força. Além dos crimes que cometem, quando se reúnem em bando para formação de milícias, os policiais cometem grave transgressão da disciplina que afeta a honra da instituição, e isto não pode ser aceito — explicou o coronel.

'Tiramos o glacê jurídico'

O coronel ressalta que o bandido comum, o narcotraficante, não se preocupa em cercar de sigilo suas ações no varejo do comércio nas favelas. Já os PMs milicianos utilizam estratégias sofisticadas, que aprendem no cotidiano da própria corporação. Para Duarte, o aumento do número de expulsões é um resultado natural da maior quantidade de processos em andamento. Segundo ele, havia procedimentos parados há sete anos.

— Fizemos mutirões e julgamos. Mudamos o conceito dos textos das decisões, simplificando e tirando o glacê jurídico, a perfumaria. Decisões que consumiam cinco páginas, agora, consomem vinte linhas. Julgamos mais processos. Foi o que aconteceu — concluiu Mário Sérgio.

Caso de Polícia: Extra Online

Militar morre após passar mal em travessia no mar de Copacabana

Tenente-coronel teve mal súbito e se afogou durante a prova de natação.
Médicos tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

O tenente-coronel do Exército, Sérgio Correia Portela, de 48 anos, morreu neste domingo (4), após sofrer um mal súbito durante a prova de natação Travessia dos Fortes, na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio.

De acordo com o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (Copacabana), ele chegou a se afogar no mar e foi socorrido pelos salva-vidas, que o colocaram numa lancha de emergência e levaram para o posto médico.

Os médicos e bombeiros tentaram reanimá-lo durante 45 minutos, mas o militar não resistiu e teve uma parada cardiorrespiratória.

Segundo amigos do tenente-coronel, ele veio de Curitiba com a esposa e a filha para participar da travessia. A família estava hospedada em um hotel na orla de Copacabana.

G1 > Edição Rio de Janeiro

sábado, 3 de abril de 2010

Quatro mortos em tiroteio na favela do Rebu, em Senador Camará

Entre os mortos está Kinho, apontado como chefe do tráfico da favela do Aço, acusado de envolvimento na morte do lutador Marcos Jara

POR MARIA MAZZEI

Rio - Quatro homens morreram, na tarde deste sábado, em confronto com policiais do 14º BPM  (Bangu) na favela do Rebu, em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio.

O tiroteio começou quando policiais do Serviço Reservado (P-2) da unidade entraram na comunidade para chegar a denúncia anômima de que o traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, estaria em uma determinada casa e foram recebidos a tiros pelos traficantes.

Na troca de tiros quatro homens foram baleados e chegaram a ser levados ao Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, mas não resistiram aos ferimentos.

Segundo os PMs, entre os mortos estaria Alexandre Barbosa Muniz, o Kinho, apontado como o chefe do tráfico da favela do Aço, em Paciência.

O bandido tinha vários mandados de prisão por tráfico de drogas e um por envolvimento na morte do lutador Marcos Jara, de 39 anos, assassinado no Natal após um assalto nas imediações da comunidade.

Jara ficou conhecido por ser treinador de Mike Tyson em 2003. A ocorrência foi registrada na 33ª DP (Realengo).

O DIA ONLINE - RIO

Ex-PM é assassinado a tiros na Penha

Morte

Um cabo reformado da polícia militar, de 43 anos, foi executado a tiros, na manhã deste sábado, depois de tentar evitar um assalto, na Travessa Confiança, no Largo do Bicão, na Penha.

Segundo informações de policiais do 9º BPM (Rocha Miranda), o cabo foi surpreendido por ladrões armados com fuzil que tentaram assaltar um carro que estacionava na porta de uma drogaria, cujo o policial trabalharia como segurança.

Os bandidos viram o cabo e fizeram vários disparos. Sem possibilidade reação, o policial morreu no local.

Ainda não há informações sobre as investigações, que foram encaminhadas à 27ª DP (Vicente de Carvalho).

Caso de Polícia: Extra Online

O texto já tem mais de dez anos!

“Em busca de um PM esquecido”

“Te observando PM, notei teu abatimento, tua tristeza, teus ideais distantes.

Tua farda já não brilha, teus ombros não a envergam com orgulho.

Tua postura já não é mais aquela de outrora.

Sei da tua dificuldade, mas fiquei divagando sobre teus sonhos ao entrar na Academia.

Não quiseste ser um policial pelo teu instinto de justiça?

Não te guiaste pela história do mocinho e do bandido?

Falo de ti, Oficial, que hoje só podes vislumbrar o futuro do soldo para sustentares tua família.

Concordo, mas não te abatas, estamos num barco só.

Falo de ti, recruta, que agora só pensas numa chance de se dar bem, de achar alguma brecha para algo melhor.Não te iluda, tudo não passa de forma inversa de destino...

E não concordando, não aceitando, querendo lembrar do princípio de tudo, peço que me ouças:

Sou o povo que tu proteges...

Sou a mulher que ajudaste a parir o filho...

Sou o vizinho, que ao segurar o pulso, evitaste uma briga...

Sou o motorista que ouviu uma lição de moral por tentar te corromper...

Sou a mulher, que passando mal, deste o ombro amigo até o hospital...

Sou a cadela que salvaste junto com os filhotes de morrer na saliência de uma pedreira após o parto...

Sou todos os pássaros que hoje voam livres depois de me arrancares das mãos do passarinheiro safado...

Sou a mulher que socorreste por estar em lugar ermo com o carro enguiçado...

Sou tanto de tanto que tu fazes...

Sou tudo de todo serviço que me prestas...

Me escuta PM!

Seja Oficial, Soldado ou Comandante.

Ergue teu ombro, veste com orgulho tua farda, olha para nós com autoridade e respeito, lembra de tudo que representa para o cidadão.

E sonha PM, sonha com vontade, tem desejo de ser digno e torna real o princípio do princípio.

Levanta tua cabeça, estufa teu peito e mostra a tua cara.

Porque nós...

nós só temos a ti.”

Íntegra de correspondência enviada pela Sra. Sheila da Silva Moura, publicada em 04Jun92.

Extraido do Blog Maj Wanderbi

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Policial federal dá escândalo na blitz da Lei Seca e é algemado

Fábio Eller de Oliveira, lotado na Delegacia da Polícia Federal do Meio Ambiente, foi parado, às 2h30m, na blitz da Operação Lei Seca da Autoestrada Lagoa Barra.

O moço se recusou a soprar no bafômetro, alegando ser desnecessário tal procedimento entre "colegas”.

Ao ver que ninguém lhe deu bola, Fábio fez um escândalo. Exigiu o registro da arma que estava com a capitã Fernanda Fonseca e, quando foi informado que a cautela era da Polícia Militar, deu voz de prisão à oficial, por... porte ilegal de arma!

Como continuaram a ignorá-lo, ele começou a sacudir a moça pelo braço, aos gritos. Resultado? Foi desarmado, algemado e levado, no carro da PM, para a delegacia.

O mico está registrado na 15ª DP (Gávea).

Berenice Seara: Extra Online

Polícia desarticula quadrilha na Baixada Fluminense

Cinco homens foram presos e quatro menores apreendidos. Três armas e cerca de mil sacolés de cocaína foram encontrados com o bando

POR CHARLES RODRIGUES

Rio - Após uma denúncia anônima, policiais do 15º BPM (Caxias) conseguiram desarticular, na madrugada desta sexta-feira, uma quadrilha de traficantes de drogas que agia na Rua 7, em Campos Elíseos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Os militares receberam a informação de que os criminosos estariam organizando um baile funk na comunidade. Contudo, quando os policiais chegaram ao local, os bandidos fugiram e se esconderam em uma casa.           

Durante as buscas, cinco homens foram presos e quatro menores foram apreendidos. Com os acusados foram encontrados uma escopeta calibre 12, uma pistola calibre 45, um revólver calibre 38, além de 1.135 papelotes de cocaína e dois rádios transmissores.

De acordo com os policiais, os criminosos teriam ligação com traficantes de Manguinhos, no Rio, de onde vinham as armas e drogas. O caso foi registrado na 62ª DP (Imbariê). 

O DIA ONLINE - RIO

PMs matam dois bandidos na Favela da Mangueirinha, em Caxias

Rio - Policiais do 15º BPM (Caxias) mataram dois suspeitos em uma troca de tiros na Favela da Mangueirinha, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, na tarde desta sexta-feira.

Os policias faziam um patrulhamento de rotina pela região quando foram atingidos por tiros disparados por traficantes. Houve um intenso confronto que acabou com dois bandidos baleados, que não resistiram aos ferimentos.

Com eles estavam duas pistolas, uma calibre 40 e outra calibre 45, que foram apreendidas e levadas para a 59ª DP, onde o caso foi registrado.

Em um confronto na tarde dessa quinta-feira, dois suspeitos foram mortos e um outro baleado em um tiroteio com a polícia no mesmo local.

Eles ainda foram encaminhados ao Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, no Centro de Duque de Caxias. Porém, dois deles não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade, enquanto o terceiro permanece internado sob custódia.

Com eles, foram apreendidas duas pistolas 9 milímetros, uma moto roubada e quantidade ainda não contabilizada de crack, maconha e cocaína. O caso foi registrado na 62ª DP (Imbariê), em Caxias.

O DIA ONLINE - RIO