terça-feira, 29 de junho de 2010

Alerj aprova aumento de 70,32%

 Djalma Oliveira:

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) acabou de aprovar o reajuste total de 70,32% para os 118 mil PMs, bombeiros, policiais civis e inspetores de administração penitenciária (ativos, inativos e pensionistas), a ser parcelado em 48 vezes.

Apesar da mobilização de alguns deputados, em torno de uma possível emenda que reduzisse o tempo de parcelamento para 24 meses, houve um acordo e a Casa aprovou o texto original, que prevê o pagamento em quatro anos.

Os 10% de aumento para a Segurança Pública, sancionados pelo governador Sérgio Cabral na semana passada, são parte desse índice total de aumento.

Os 10% serão pagos no salário de julho, creditado em agosto. O restante começará a ser parcelado no vencimento de janeiro de 2011, que será depositado em fevereiro.

Extra Online

Sargento é morto a facadas ao tentar separar briga de casal

Nova Iguaçu

Camila Freitas

Um policial militar foi morto a facadas quando tentava separar uma briga de casal em Austin, Nova Iguaçu, na tarde desta segunda-feira.

Segundo a PM, o sargento Carlos Alberto Malaquias estaria assistindo ao jogo do Brasil com amigos no Largo dos Peixes, quando começou a briga em um local próximo.

O sargento foi chamado para separar o casal, quando foi esfaqueado. Malaquias, que estava à paisana, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com testemunhas, o suspeito, que fugiu, trabalharia em uma lanchonete da estação de trem de Magno. A mulher do suspeito e duas testemunhas foram para a 58ª DP (Posse), onde o caso foi registrado.

O sargento trabalhava no Grupamento Especial de Policiamento de Estádios (Gepe).

Caso de Polícia: Extra Online

PM é assassinado em frente a bar na Lapa

Um homem que ocupava a garupa de uma motocicleta fez os disparos que mataram o policial do 13º BPM ( Praça Tirandentes)

POR CHARLES RODRIGUES

Rio- O policial militar do 13ª BPM (Tiradentes) Gustavo Rodrigues da Silveira, de 28 anos, morreu, no início da madrugada desta terça-feira, após ser atingido por oito tiros de pistola, em frente a um bar na esquina das Ruas Mem de Sá com Inválidos, na Lapa, no centro do Rio.

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Após o crime a PM fez buscas na região, mas não encontrou o autor dos disparos | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

De acordo com testemunhas, um homem que ocupava a garupa de uma motocicleta, de placa não anotada, fez os disparos em direção ao policial, que estava de folga. Outros três militares do mesmo batalhão faziam companhia a Gustavo, mas conseguiram correr e fugir do tiroteio. O criminoso estaria portando duas pistolas.     

Atingido na costas e peito, Gustavo tentou fugir e chegou a percorrer uma distância de aproximadamente 30 metros. Testemunhas disseram que o bandido esperou o policial cair, em frente ao número 134 da Rua Mem de Sá, para descarregar a pistola calibre 9mm. No momento do crime, havia centenas de pessoas nos bares, onde comemoravam a viória da Seleção Brasileira. Houve correria e pânico.

O recruta chegou a ser socorrido por outros policiais, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no Hospital Souza Aguiar, no Centro. Os bandidos fugiram na motocicleta em direção à Rua André Cavalcante, um dos acessos ao bairro Santa Teresa.

Após o crime, cerca de 20 policiais militares 13º BPM, em 10 viaturas, cercaram, as principais ruas da Lapa e Santa Teresa em busca do assassinos. A motivação do crime ainda é desconhecida. A polícia investiga as hipóteses de execução e vingança, já que os recrutas faziam o patrulhamento ostensivo naquela região.

O recruta Gustavo Rodrigues morava em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Ele estava lotado, há menos de três meses, no 13º BPM (Tiradentes), onde participava de um curso de formação policial. Policiais da Divisão de Homicídios investigam o caso.

O DIA ONLINE - RIO

segunda-feira, 28 de junho de 2010

UPP da Formiga terá comandante mulher

Pacificação

Guilherme Amado

A capitã Alessandra Veruska Carvalhaes será a comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Formiga, na Tijuca.

Ela será a terceira oficial a comandar uma pacificadora, que já possui unidades comandandas pela capitã Pricilla Azevedo (UPP Santa Marta) e pela capitã Rosana Alves dos Santos (UPP Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos).

Já transferida para o Comando de Polícia Pacificadora, Alessandra estava no 34º BPM (Magé). A UPP da Formiga hoje ainda está sob a responsabilidade do capitão Bruno Amaral, comandante da UPP do Borel.

Segundo Amaral, o clima na Formiga é tranquilo como o das outras favelas cobertas pela unidade do Borel: Casa Branca, Chácara do Céu, Morro do Cruz, Indiana e Catrambi.

Caso de Polícia: Extra Online

Curso do Bope fica ainda mais duro para combater terrorismo

Treinamento dos futuros ‘caveiras’ passa a ter mais dois meses de olho na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016

POR VANIA CUNHA

Rio - Considerado o melhor e mais rigoroso treinamento para policiais do País, o Curso de Operações Especiais (COEsp) do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM ficou ainda mais completo este ano. A turma que se formará dentro de seis meses será a primeira a receber instruções para atuar na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Nesta 18ª edição do COEsp, as atividades dos recrutas vão desde o condicionamento físico até estudos sobre a origem e história de grupos terroristas.

Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

Marca do Curso de Operações Especiais, o treinamento pesado para os candidatos ao Bope ficou ainda mais rigoroso: aulas práticas e teóricas passaram de quatro para seis meses | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

Nas semana passada, O DIA acompanhou a preparação dos futuros ‘caveiras’, no campo de treinamento de Ribeirão das Lajes, em Paracambi. Foi a primeira vez que uma equipe de reportagem teve acesso aos bastidores do treinamento do Bope.

Teoria e prática

Dentro de duas semanas, os alunos que venceram o rigoroso processo seletivo — até agora sobraram apenas 17 dos 194 inscritos — deverão seguir para Casemiro de Abreu, na Baixada Litorânea. Lá, passarão pela segunda fase das instruções, com rapel, montanhismo e atividades físicas.

Em seguida, de volta à sede, em Laranjeiras, as lições práticas vão dividir tempo com aulas de História e Geopolítica. A ideia é entender as aspirações políticas dos grupos terroristas, suas maneiras de agir e como identificar seus integrantes e instrumentos de ataque.

“As competições esportivas são grandes desafios. Só na Olimpíada, a cidade vai receber 200 delegações de todo o mundo, com todas as suas diferenças. O Brasil não tem histórico de terrorismo e temos que aprender para poder combater”, explica o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes.

Até o início dos Jogos Olímpicos, o contingente do Bope deve ser o maior dos 32 anos de existência do batalhão. A previsão é de que o efetivo para fazer a segurança do evento passe de 400 para 800 homens.

A turma do atual COEsp também será a última a treinar na sede da unidade, em Laranjeiras. Até o fim do ano, os caveiras vão se mudar para o Centro de Operações Especiais, nome provisório para a área de 22 mil metros quadrados, em Ramos, onde funcionava o 24º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB), do Exército.

A futura casa da tropa de elite será também o maior complexo de instrução e treinamento policial do Brasil, abrigando, mais três unidades operacionais além do Bope.

Procura de todo o Brasil e do exterior

A cada edição, o COEsp recebe inscrições de policiais de vários estados e países. No treinamento atual, representantes do Amazonas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Distrito Federal e Mato Grosso penaram ao lado de colegas de farda do Rio. O Bope também já instruiu policiais dos Estados Unidos, França e Colômbia, entre outros.

O custo para se manter no COEsp é alto. Em média, o aluno investe cerca de R$ 3 mil até o fim do programa, com a compra e reforma de equipamentos, uniformes e alimentação extra. O Bope oferece todas as refeições, mas muitos alunos levam isotônicos e barras de cereais em busca de mais energia.

A excelência das aulas atrai ainda integrantes de órgãos como Polícia Rodoviária Federal, Aeronáutica, Exército e Desipe. “Se imaginarmos que é um carimbo de qualidade que se carrega por toda a vida, o sacrifício é válido. É um orgulho ser reconhecido e respeitado”, afirma Paulo Henrique.

O DIA ONLINE - RIO

Coronel Mário Sérgio otimista sobre aumento de salário para policiais militares

Comandante da corporação se reúne com governador e com secretário Beltrame para discutir proposta

POR VANIA CUNHA

Rio - O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, reuniu-se neste fim de semana com o governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, para discutir o aumento salarial da PM.

A proposta feita por Mário Sérgio foi de um aumento que se estendesse a toda a tropa, independente da patente. Para a Polícia Civil, o governo concedeu aumento apenas para delegados.

"O governador recebeu muito bem a proposta, inclusive, chamou o secretário de Fazenda para participar da conversa. Às 18h, teremos outra reunião e ele falará comigo. Acabei de reunir os oficiais e contar sobre a conversa com o governador. Estou muito feliz e tranquilo", disse Mário Sérgio, sem revelar a porcentagem de aumento proposta.

Um dos tópicos da proposta que Cabral vai analisar é de que a gratificação de R$ 350 recebida pelos PMs seja incorporada ao salário. O comandante desmentiu boatos de que teria ameaçado deixar o cargo, caso o governo não desse aumento para a corporação.

"Não há crise na PM nem confronto com o governo. Pelo contrário. Temos uma relação construída ao longo desse tempo, não destruída. Se fizesse isso com o governador (ameaçar entregar o cargo), no lugar dele, eu me demitiria. Sou um negociador por formação, nunca haverá uma atitude como essa da minha parte", concluiu o comandante.

O DIA ONLINE - RIO

Comandante de UPPs já tem estratégia para ocupar Manguinhos

POR RICARDO ALBUQUERQUE

Rio - Primeiro homem na hierarquia do Comando das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), coronel Robson Rodrigues da Silva, confirmou que a Polícia Militar já elaborou a estratégia de ocupação das Favelas do Complexo de Manguinhos.

Segundo ele, as obras do PAC vão ajudar no trabalho de pacificação da área. "Manguinhos é um local de interesse da Segurança Pública devido as características da região, com muitos becos e vielas nas comunidades, mas o que ajudará a Polícia Militar é a mudança de hábito dos moradores, que saíram de condições insalubres para morar em condomínios. Eles ganham dignidade, cidadania e, naturalmente, fazem questão de se sentir seguros", analisou.

Para o comandante, a ocupação policial com objetivo de pacificação virou uma marca registrada. "É o resgate de uma dívida social. As UPPs têm ligação direta com a melhoria da qualidade de vida. Lá em Manguinhos vamos encontrar mudanças radicais devido aos investimentos dos governos federal, estadual e municipal o que legitima ainda mais a chegada da UPP", disse.

O coronel Robson Rodrigues da SIlva não adiantou o número de homens que serão deslocados para trabalhar na UPP de Manguinhos, mas revelou que o sistema de ocupação seguirá o mesmo padrão, com apoio do Bope e do Choque antes da inauguração da unidade, prevista para acontecer até dezembro.

O DIA ONLINE - RIO

Tráfico de drogas faz lotar prisão de Nova Friburgo

Carceragem da cidade que tem vaga para 60 está com 120 presos.
Apreensão de drogas também cresceu no município serrano.

Do Bom Dia Rio

 

O tráfico de drogas faz lotar as prisões de todo o país. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a situação também é preocupante. A carceragem da cidade abriga 120 detentos num espaço onde cabem apenas 60.

Segundo o Ministério da Justiça, 75 em cada cem presos respondem por tráfico. Este balanço é divulgado a cada seis meses pelo Sistema Integrado de Informações Penitenciárias vinculado ao ministério.

O estudo revelou o crescimento do número de presos indiciados por tráfico de drogas. Os dados são relativos ao ano passado. Em todo o país, mais de 85 mil detentos respondem pelo crime, que ocupa o primeiro lugar na lista, com 18,5% dos presos, seguido pelos crimes de roubo.

No estado do Rio o perfil do preso é diferente. O primeiro lugar da lista é ocupado pelo roubo qualificado (13,96%), enquanto prisões por tráfico estão em segundo. Já Nova Friburgo se aproxima da realidade nacional. Na cidade serrana, o tráfico de drogas é o crime que mais leva pessoas à prisão, segundo a Polícia Civil. Setenta e cinco dos presos encarcerados no município respondem pelo crime.

O número de apreensões também cresceu. O Instituto de Segurança Pública (ISP) registrou 72, de janeiro a abril deste ano. No mesmo período de 2009 foram 64 apreensões.

O aumento do número de prisões esbarra em outro problema crítico na cidade: a superlotação. No Brasil, para cada dez vagas existem 16 presos. Em Nova Friburgo essa conta é ainda mais preocupante. Segundo o Conselho Comunitário de Segurança, a carceragem da cidade abriga 120 detentos num espaço onde cabem apenas 60, o dobro da capacidade.

A assessoria de imprensa do Programa Delegacia Legal informou que não há previsão de construção de uma casa de custódia na cidade.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Deputados aprovam reintegração de PMs e bombeiros expulsos

De volta à ativa

Eliane Maria

O deputado Wagner Montes (PDT), autor da proposta. Foto: Michel Filho/O Globo

Veja o depoimento do deputado Wagner Montes

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 41, de autoria do deputado Wagner Montes (PDT), que garante a policiais e bombeiros expulsos a reintegração às corporações, caso sejam absolvidos pela Justiça.

A votação, que dependia de quórum qualificado de metade mais sete (42 votos), passou pelo plenário com placar de 51 a 2. Apenas na Polícia Militar a média anual de homens expulsos foi de 230, entre 2007 e 2009.

A emenda à Constituição Estadual — que já estava na segunda votação — não precisa da sanção do governador Sérgio Cabral para entrar em vigor. Ela será promulgada diretamente pelo presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB).

Em tese, para todos

De acordo com o gabinete do deputado Wagner Montes, em tese, a reintegração valeria para todos os PMs e bombeiros absolvidos, mas é provável que o Poder Executivo regulamente o prazo de extensão do benefício.

Para o autor da proposta, a aprovação corrige uma covardia com os militares inocentados pela Justiça. Antes da emenda, eles tinham que recorrer à Justiça para conseguir a reintegração:

— É o Poder Judiciário quem vai julgar, não o Legislativo. A corregedoria também pode errar e nenhum comandante consegue ler todos os processos para checar se houve erros. Isso representa o fim das covardias políticas dentro dessas corporações.

Voto dissonante, Comte Bittencourt (PPS) defendeu a abertura de um novo processo administrativo após a absolvição judicial. Marcelo Freixo (PSol) também votou contra a mudança:

— Às vezes a absolvição se dá por uma falha na investigação. Cabe perguntar o que o secretário de Segurança acha disso.
Wagner Montes rebateu:

— Direitos humanos não são só para os bandidos. O deputado Marcelo Freixo deveria consultar os colegas dele de São Paulo, onde isso já existe há 20 anos.

Caso de Polícia: Extra Online

Atletas com treinamento militar

Exército forma como sargentos 47 esportistas que trocaram uniformes por fardas e curso de sobrevivência na selva

POR DIEGO BARRETO

Rio - Fardas no lugar de uniformes, aulas de tiro, sobrevivência na selva e primeiros socorros. Acostumados a quebrar recordes nas quadras, pistas e piscinas, 47 atletas brasileiros superaram desafios pra lá de inusitados nas últimas três semanas. Para se tornarem sargentos do Exército e integrarem a delegação que representará o Brasil nos 5º Jogos Mundiais Militares — a serem disputados no Rio, em 2011 — participaram de três semanas de treinamento pesado.

Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

Corredora Bárbara Leôncio com o pai, Celso Leôncio, no dia da formatura no Exército, na fortaleza de São João | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

Realizado na Fortaleza de São João, na Urca, e na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, o treinamento motivou tanto que alguns já pensam em seguir carreira militar. Caso da corredora carioca Bárbara Leôncio, 18 anos, medalha de ouro no Mundial juvenil de atletismo em 2007, que, na formatura do grupo, ontem, não conteve a emoção.

“O mais difícil no estágio foi a marcha de 8km no meio da mata, lá na Aman, mas valeu a pena. Eu estou muito feliz, quero seguir a carreira militar. Pretendo cursar uma faculdade para prestar prova para oficial”, disse, enquanto recebia do pai, Celso Leôncio, 41, sua boina verde. “Ela está realizando o sonho que eu não pude seguir, a carreira militar”.

As aulas de tiro despertaram a curiosidade do nadador Kaio Márcio, 25, duas medalhas de ouro no Pan 2007: “Foi uma experiência diferente, uma rotina a que não estamos acostumados. Foi enriquecedor”.

Os ‘sargentos atletas’ formados ontem se unem a outros 73 que integram as Forças Armadas desde 2009. Eles têm rotina diferenciada de outros militares, comparecendo aos quartéis só durante atividades específicas e competições. Permanecem integrados às Forças Armadas por sete anos, com salário de R$ 2,5 mil. Nesse período, disputam competições militares e convencionais.

700 disputam Olimpíadas Escolares

Setecentos estudantes da redes públicas estadual e particular vão poder sentir o gostinho do que é a vida de atleta durante a fase estadual das Olimpíadas Escolares de 2010. Um dos locais de competição será o Estádio Célio de Barros, no Maracanã.

A competição engloba 12 modalidades — atletismo, basquetebol, judô, futsal, natação, handebol, tênis de mesa, voleibol, xadrez, ciclismo, taekwondo e ginástica rítmica. Os alunos são divididos em duas categorias: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

Considerado o maior evento estudantil do Brasil, as Olimpíadas Escolares reúnem anualmente milhares de alunos-atletas. Os vencedores do Rio de Janeiro se classificam para a fase nacional, em Fortaleza (CE), de 9 a 20 de setembro. Depois, há uma nova etapa em Goiânia (GO), entre os dias 2 e 13 de dezembro.

O DIA ONLINE - RIO

PM reformado é morto em briga dentro de supermercado no Rio

Ele foi baleado após interferir numa discussão entre dois clientes.

Segundo a polícia, além do PM, uma outra pessoa também ficou ferida.

Do G1 RJ

 

Um policial militar reformado foi morto e uma outra pessoa ficou ferida durante uma briga dentro de um supermercado na noite desta quinta-feira (24), no Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio. Segundo a tenente-coronel Sayonara do Valle, comandante do 5º BPM (Praça Harmonia), o PM foi baleado após interferir numa discussão entre dois clientes.

O crime aconteceu por volta das 21h desta quinta-feira. O policial reformado, ainda não identificado, passava pelo local quando percebeu a confusão. De acordo com a comandante do 5º BPM, ele tentou apartar a briga e acabou discutindo com um dos clientes.

Ainda segundo Sayonara do Valle, o cliente pegou a arma do policial militar e atirou contra ele e contra a outra vítima. Em seguida, ele fugiu com a arma do PM. Policiais do 5º BPM e o Corpo de Bombeiros foram acionados para o local. A briga provocou pânico entre outras pessoas que estavam no estabelecimento.

O policial reformado e o outro ferido foram levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro da cidade. De acordo com a sala de polícia do hospital, o PM chegou a receber os primeiros socorros, mas não resistiu. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da outra vítima.

Imagens

A Polícia Militar informou que o circuito interno de segurança do supermercado teria gravado o momento da briga.

De acordo com a tenente-coronel Sayonara do Valle, as imagens já foram encaminhadas para a Divisão de Homicídio, que ficará responsável pelo caso. A polícia espera poder identificar o autor dos disparos.

“As informações que eu tenho é que as imagens do mercado mostram dois clientes brigando. Esse policial tentou intervir a briga e acabou sendo baleado por um dos clientes que puxou a arma.

O vídeo já foi encaminhado para a DH, que vai tentar identificar o suspeito”, disse a comandante.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Nestlé mata Água Mineral São Lourenço

As águas turvas da Nestlé.

Carla Klein

Há alguns anos a Nestlé vem utilizando os poços de água mineral de São Lourenço para fabricar água marca PureLife. Diversas organizações da cidade vêm combatendo a prática, por muitas razões.

As águas minerais, de propriedades medicinais, e baixo custo, eram um eficiente e barato tratamento médico para diversas doenças, que entrou em desuso, a partir dos anos 50, pela maciça campanha dos laboratórios farmacêuticos para vender suas fórmulas químicas através dos médicos. Mas o poder dessas águas permanece. Médicos da região, por exemplo, curam a anemia das crianças de baixa renda apenas com água ferruginosa.

Para fabricar a PureLife, a Nestlé, sem estudos sérios de riscos à saúde,desmineraliza a água e acrescenta sais minerais de sua patente. A desmineralização de água é proibida pela Constituição.Cientistas europeus afirmam que nesse processo a Nestlé desestabiliza a água e acrescenta sais minerais para fechar a reação.

Em outras palavras, a PureLife é uma água química.

A Nestlé está faturando em cima de um bem comum, a água, além de o estar esgotando por não obedecer às normas de restrição de impacto ambiental, expondo a saúde da população a riscos desconhecidos. O ritmo de bombeamento da Nestlé está acima do permitido.
Troca de dutos na presença de fiscais é rotina. O terreno do Parque das Águas de São Lourenço está afundando devido ao comprometimento dos lençóis subterrâneos. A extração em níveis além do aceito está comprometendo os poços minerais, cujas águas têm um lento processo de formação. Dois poços já secaram. Toda a região do sul de Minas está sendo afetada, inclusive estâncias minerais de outras localidades.

Durante anos a Nestlé vinha operando, sem licença estadual. E finalmente obteve essa licença no início de 2004. Um dos brasileiros atuantes no movimento de defesa das águas de São Lourenço, Franklin Frederick, após anos de tentativas frustradas junto ao governo e imprensa para combater o problema, conseguiu apoio, na Suíça, para interpelar a empresa criminosa. A Igreja Reformista, a Igreja Católica, Grupos Socialistas e a ong verde ATTAC uniram esforços contra a Nestlé, que já havia tentado a mesma prática na Suíça.

Em janeiro deste ano, graças ao apoio desses grupos, Franklin conseguiu interpelar pessoalmente, e em público, o presidente mundial do Grupo Nestlé. Este, irritado, respondeu que mandaria fechar imediatamente a fábrica da Nestlé em São Lourenço. No dia seguinte, o governo de Minas (PSDB), baixou portaria que regulamentava a atividade da Nestlé. Ao invés de multas, uma autorização, mesmo ferindo a legislação federal. Sem aproveitar o apoio internacional para o caso, apoiou uma corporação privada de histórico duvidoso.

Se a grande imprensa brasileira, misteriosa e sistematicamente vem ignorando o caso, o mesmo não ocorre na Europa, onde o assunto foi publicado em jornais de vários países, além de duas matérias de meia hora na televisão.

Em uma dessas matérias, o vereador Cássio Mendes, do PT de São Lourenço, envolvido na batalha contra a criminosa Nestlé, reclama que sofreu pressões do Governo Federal (PT), para calar a boca. Teria sido avisado de que o pessoal da Nestlé apóia o Programa Fome Zero e não está gostando do barulho em São Lourenço. Diga-se também que a relação espúria da Nestlé com o Fome Zero é outro caso sinistro.

A empresa, como estratégia de marketing, incentiva os consumidores a comprar seus produtos, alegando que reverte lucros para o Fome Zero. E qual é a real participação da Nestlé no programa? A contratação de agentes e, parece, também fornecendo o treinamento. Sim, a famosa Nestlé, que tem sido há décadas alvo internacional de denúncias de propaganda mentirosa, enganando mães pobres e educadores para a substituição de leite materno por produtos Nestlé, em um dos maiores crimes contra a humanidade.

A vendedora de leites e papinhas "substitutos" estaria envolvida com o treinamento dos agentes brasileiros do Fome Zero, recolhendo informações e gerando lucros e publicidade nas duas pontas do programa: compradores desejosos de colaborar e famintos carentes de comida e informação.

Mais preocupante: o Governo Federal anuncia que irá alterar a legislação, permitindo a desmineralização "parcial" das águas. O que é isso? Como será regulamentado? Se a Nestlé vinha bombeando água além do permitido e a fiscalização nada fez, como irão fiscalizar a tal desmineralização "parcial"? Além do que, "parcial" ou "integral", a desmineralização é combatida por cientistas e pesquisadores de todo o mundo. E por que alterar a legislação em um item que apenas interessa à Nestlé? O que nós cidadãos ganhamos com isso?

Sabemos que outras empresas, como a Coca-Cola, estão no mesmo caminho da Nestlé, adquirindo terrenos em importantes áreas de fontes de água. É para essas empresas que o governo governa?

Espaço aberto para a Nestlé para que se manifeste.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Policial civil é assassinado em Sulacap

Herculano Barreto Filho

Morto na frente de casa

O carro do policial ficou com uma marca de tiro na porta do banco do motorista. Foto: Guilherme Pinto / Extra

O policial civil Jorge Cristovão Santos Rodrigues, de 49 anos, foi executado com seis tiros nas costas na saída de casa, na manhã desta quarta-feira em Sulacap, Zona Norte do Rio.

Ele foi baleado pouco depois de manobrar o carro da mulher na garagem da residência. Em seguida, o policial iria pegar o seu carro para ir ao trabalho. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios.

Segundo testemunhas, a vítima foi abordada por integrantes de um Fiesta preto, que tinha os vidros filmados. Os bandidos balearam o policial civil, levaram a sua arma e deixaram o local, em alta velocidade.

A polícia agora tenta levantar a placa do veículo através dos radares localizados na região.

Caso de Polícia: Extra Online

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cabo PM é morto ao reagir a assalto na Tijuca

Violência na Zona Norte

Marcelo Gomes

O cabo da Polícia Militar Laerte Bernardo dos Santos, lotado no 6º BPM (Tijuca), foi morto na noite desta segunda-feira ao reagir a uma tentativa de assalto na Rua Desembargador Isidro, na Tijuca, Zona Norte do Rio.

O policial estava em seu carro, um Golf, quando foi abordado pelos criminosos. Ele levou três tiros, que atingiram a cabeça, o pescoço e o peito.

A vítima morreu no local. Policiais do 6º BPM (Tijuca) realizam buscas a procura dos assassinos. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios (DH).

Caso de Polícia: Extra Online

Sargento é preso acusado de agredir esposa

Rio - Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) prenderam, nesta segunda-feira em Realengo, Zona Oeste do Rio, José Luiz da Silva, 2º sargento reformado da Marinha do Brasil. O sargento é acusado de agredir e ameaçar a esposa, com quem é casado há 49 anos.

De acordo com os agentes, através das investigações, foi descoberto a existência de um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais contra José.

Ele foi condenado a quatro anos de prisão por ter praticado um homicídio, em Realengo Zona Oeste do Rio, em 1998. Ainda segundo os policiais civis, a esposa de José já havia feito um registro na delegacia pelo mesmo motivo, em 2002.

O sargento reformado foi escoltado por militares da Marinha até a base naval, onde ficará à disposição da Justiça.

O DIA ONLINE - RIO

Justiça decide manter absolvição de PM do caso Daniel Duque

Rio - Os desembargadores da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio decidiram na tarde desta terça-feira, por maioria de votos, não conhecer o recurso de apelação feito pela designer Daniela Duque contra sentença que absolveu o policial militar Marcos Parreira do Carmo no fim do ano passado.

O PM, que foi absolvido em dois julgamentos realizados no 3º Tribunal do Júri da capital, era acusado pela morte do estudante Daniel Duque, de 18 anos, ocorrida em frente à boate Baronetti, na Zona Sul da cidade, em junho de 2008.

De acordo com os advogados de Daniela Duque, o julgamento deveria ser anulado porque o promotor Marcelo Rocha Monteiro estaria impedido de atuar no processo, em razão de uma suposta inimizade existente entre eles. Daniela ainda acusou o promotor de ter agido em prol do PM com mais veemência do que o próprio advogado de defesa.

O argumento, contudo, não convenceu os magistrados. Segundo o relator da ação, desembargador Paulo Rangel, o assistente de acusação, como parte acessória no processo, só poderia recorrer caso ficasse comprovada a inércia do Ministério Público, o que, de fato não ocorreu.

“O assistente só poderá agir no lugar do Ministério Público caso ele deixe de fazer seu trabalho. No caso em tela, o promotor pediu a absolvição do réu por acreditar que ele agiu em legítima defesa. Não houve inércia do MP. Por isso, não conheço o recurso por ausência de regularidade formal”, disse o magistrado

O DIA ONLINE - RIO

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ronda de policiais em dupla 'Cosme e Damião' é reativada na Tijuca e agrada aos moradores

Marcelle Carvalho - Extra

Uma dupla de policiais patrulha uma rua da Tijuca: redução em roubos. Foto: Fábio Guimarães/Extra

RIO - Os moradores da Tijuca ganharam um reforço na segurança: foi reativado na região o patrulhamento das ruas do bairro por duplas de policiais, conhecido também como "Cosme e Damião". A prática foi implantada pelo novo comando do 6º BPM (Tijuca).

- Desde que assumi o batalhão, queria expandir o policiamento para diminuir a criminalidade - afirma o coronel Luiz Octávio Lopes, comandante do batalhão.

A ronda em duplas foi aprovada pela população.

- Estou achando ótimo. Dá para perceber a mudança. Moro na Tijuca há dez anos, e hoje me sinto mais seguro - garante o empresário Sérgio Lopes, de 45 anos, que, ao encontrar com os PMs, parou para cumprimentá-los.

A proximidade com os moradores traz satisfação também aos policiais.

- No início, os moradores estranharam o aumento no efetivo nas ruas. Mas, à medida que foram entendendo o trabalho, gostaram e, agora, nos cumprimentam e até nos agradecem - conta o soldado Laureano, que faz dupla com o soldado Dorvagner. O mesmo sentimento tem o soldado Boa Morte:

- Estamos sendo bem recebidos. A população, que antes podia achar a polícia sem tato, estranharam nosso jeito educado de dar "bom dia", "boa tarde"... É a cara da nova polícia - diz o policial, cujo sobrenome inusitado contrasta com o do seu parceiro, o soldado Nascimento.

Segundo o comandante Luiz Octávio, há cerca de 60 policiais nas ruas diariamente. E o trabalho dos PMs é feito em dois turnos: das 6h às 14h e das 15h às 22h.

- Isso sem contar a vigilância das cabines e rondas de viaturas - diz o coronel, que conta ter intensificado as blitzes em alguns pontos do bairro, das 21h às 6h: - A intenção é aumentar a revista e diminuir o número de roubo de carros. É válido ressaltar que a Estrada Grajaú-Jacarepaguá está monitorada 24 horas.

Neste dois meses, o coronel Luiz Octávio afirma já ter sentido resultado do trabalho intenso do batalhão.

- Já há diminuição de roubos de veículo e de rua. E a comunidade vem expressando satisfação - diz o comandante, que pretende implementar o policiamento com bicicletas.

Extra Online

domingo, 20 de junho de 2010

Redução de crimes: veja ranking completo dos batalhões

Fernando Torres

Confira a lista completa, com o posicionamento de todos os Batalhões da Polícia Militar (BPM) no ranking de redução de crimes da Secretaria Estadual de Segurança.

Foram considerados os dados do primeiro trimestre de 2010, comparados ao mesmo período do ano passado.

16° BPM (Olaria) - 54 pontos
6° BPM (Tijuca) - 54 pontos
34° BPM (Magé) - 54 pontos

5° BPM (Praça da Harmonia) - 51 pontos
27° BPM (Santa Cruz) - 48 pontos
15° BPM (Duque de Caxias) - 48 pontos
11° BPM (Nova Friburgo) - 45 pontos
8° BPM (Campos dos Goytacazes) - 45 pontos
12° BPM (Niterói) - 45 pontos
3° BPM (Méier) - 45 pontos
22° BPM (Maré) - 45 pontos
18° BPM (Jacarepaguá) - 45 pontos
14° BPM (Bangu) - 45 pontos
36° BPM (Pádua) - 42 pontos
19° BPM (Copacabana) - 42 pontos
2° BPM (Botafogo) - 40 pontos
30° BPM (Teresópolis) - 39 pontos
9° BPM (Rocha Miranda) - 39 pontos
20° BPM (Mesquita) - 37 pontos
13° BPM (Praça Tiradentes) - 37 pontos
23° BPM (Leblon) - 34 pontos
21° BPM (São João de Meriti)- 34 pontos
17° BPM (Ilha do Governador) - 33 pontos
33° BPM (Angra dos Reis) - 33 pontos
38° BPM (Três Rios) - 33 pontos
39° BPM (Belford Roxo) - 33 pontos
4° BPM (São Cristóvão) - 31 pontos
1° BPM (Estácio) - 30 pontos
31° BPM (Recreio) - 30 pontos
26° BPM (Petrópolis) - 30 pontos
10° BPM (Barra do Piraí) - 30 pontos
25° BPM (Cabo Frio) - 28 pontos
7° BPM (São Gonçalo) - 27 pontos
32° BPM (Macaé) - 27 pontos
24° BPM (Queimados) - 24 pontos
40° BPM (Campo Grande) - 24 pontos
29° BPM (Itaperuna) - 21 pontos
37° BPM (Resende) - 21 pontos
35° BPM (Itaboraí) - 19 pontos
28° BPM (Volta Redonda) - 18 pontos

Caso de Polícia: Extra Online

Redução de crimes: batalhão da PM que atua no Alemão lidera o ranking

Fernando Torres

SINAL VERDE NO BARRIL DE PÓLVORA

              O 16º BPM é cercado pelas favelas dos complexos da Penha e do Alemão / Foto de Fernando Torres

O 16º BPM (Olaria) lidera o ranking de metas de redução de criminalidade da Secretaria Estadual de Segurança, em 2010.

Com 54 pontos no primeiro trimestre, a unidade está no topo da lista de eficiência dos batalhões, ao lado do 6º BPM (Tijuca) e do 34º BPM (Magé).

Responsável pela segurança da região que inclui os complexos do Alemão e da Penha, o maior barril de pólvora do Rio, o 16º conseguiu reduzir os números dos três crimes classificados como prioritários pelo secretário José Mariano Beltrame: homícidio, roubo de veículo e roubo de rua, que engloba roubo a transeunte, roubo de celular e roubo a ônibus.

Nos primeiros três meses de 2009, foram registrados 45 homicídios na Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 16, onde fica o batalhão de Olaria. A meta para este ano era 42, mas a unidade chegou a 19 casos.

O roubo de veículo marcava 397 e deveria ser reduzido a 380. Caiu para 282 registros. No roubo de rua, o cenário é semelhante. Foram 1.027 casos no ano passado e o objetivo era baixar para 983. Somando janeiro, fevereiro e março de 2010, o número foi melhor que a meta: 756.

O comandante do 16º BPM, tenente-coronel Antônio Jorge Gonçalves Moreira, disse que planeja sua ações com o auxílio de um oficial do batalhão, escalado para analisar, diariamente, os índices de criminalidade gerados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

— As ocorrências mostram onde precisamos intensificar o policiamento e nós fazemos. Esse resultado está mostrando que estamos no caminho certo — afirmou.

Corrida do ouro

Na metodologia de classificação, os crimes têm pesos diferentes. Diminuir a quantidade de homicídios dá mais pontos do que reduzir o roubo de veículo, que, por sua vez, tem mais valor do que o roubo de rua.

Cada policial que estiver trabalhando há mais de três meses no batalhão e nas delegacias da área com maior redução receberá um prêmio de R$ 1,5 mil no contracheque. A segunda colocação vale R$ 1.000 e a terceira R$ 500.

Caso de Polícia: Extra Online

Polícia Militar faz seleção de oficiais para comandar UPPs

Guilherme Amado

Recursos Humanos

A Polícia Militar abriu uma seleção interna para escolher futuros comandantes de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). São procurados capitães e 1º tenentes que tenham interesse de comandar UPPs.

Segundo o texto do anúncio à procura de candidatos, publicado no boletim intero da PM do último dia 18, os oficiais não podem estar respondendo a processos civil ou militar. Eles devem passar também por um processo de entrevistas com psicólogos da corporação e com o futuro comandante do Comando de Polícia Pacificadora, coronel Robson Rodrigues.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de junho. Até agora, o posto de comandante da PM era ocupado apenas por policiais indicados internamente. O objetivo do novo critério de seleção seria atender ao grande número de comando de UPPs a ser preenchido.

- O ideal é que sejam pessoas que gostem do que vão fazer - explicou o comandante de uma UPP, que preferiu não se identificar.

Embora o governador Sérgio Cabral tenha anunciado no início deste ano que os comandantes de UPPs, além do salário, receberiam uma gratificação de R$ 1.000, o aumento nunca foi dado.

Além do soldo correspondente à patente de capitão, os comandantes recebem uma gratificação de R$ 500, que, descontado o Imposto de Renda, resulta em R$ 360, apenas R$ 10 a mais do que o salário de capitães de outras unidades operacionais.

Hoje, o cargo de comandante de UPP apresenta a vantagem de dar visibilidade dentro e fora da corporação, com a possibilidade de se mostrar resultados do trabalho com relativa rapidez.

Nos bastidores de uma nomeação para comandar uma pacificadora, porém, muitos capitães temem que o excesso de aparecimentos na imprensa os prejudique frente a oficiais superiores, que se sentiriam desprestigiados com o excesso de foco sobre seus subordinados.

Alguns até têm evitado aparecer na mídia, temendo que suas futuras promoções sejam seguradas por ciúme de outros oficiais.

Caso de Polícia: Extra Online

sábado, 19 de junho de 2010

Policial é baleado, reage e consegue atirar em bandido

O policial militar Marcos Paulo Brandão, do BPVR (Batalhão de Polícia Rodoviária),  levou um tiro nesta manhã, após reagir a um assalto, em Senador Camará.

Ele foi abordado por dois bandidos quando passava  pela rua Ernesto da Fonseca, conseguiu reagir, mas foi baleado no ombro. Mesmo ferido, o policial ainda conseguiu atirar em um dos bandidos, identificado como Silvio de Camargo.

O outro fugiu. Marcos e o criminosos foram levados para o hospital Hospital Albert Schweitzer, onde o bandido veio morrer.

Caso de Polícia: Extra Online

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Família diz que militar não reagiu ao assalto

Ana Carolina Torres

Zona Norte

                O militar reformado Ivan Gonçalves levou quatro tiros ao ser confundido com um policial. Foto: Álbum de família

Será enterrado, às 17h desta sexta-feira, no Cemitério Jardim da Saudade, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o corpo do tenente reformado da Marinha Ivan Gonçalves Portugal, de 52 anos.

Ele foi morto com quatro tiros na quinta à noite, quando estava parado em seu Toyota Corolla prata num sinal na Rua Ibiraci, em Del Castilho, na Zona Norte do Rio. Quatro bandidos renderam o militar - que era dono do Centro Educacional Dantas Portugal, em Nova Iguaçu - e sua mulher.

Ao contrário do que foi divulgado pela polícia anteriormente, a família nega que Ivan tenha reagido à abordagem: ele já estava fora do carro quando um dos bandidos viu a pistola do militar, que estava presa na parte de trás de sua calça.

O criminoso achou que Ivan era policial - ele chegou a gritar: "É cana!" -, encurralou-o contra um muro e disparou. Os tiros atingiram o militar na barriga e no peito.

Ele foi levado para o Hospital Memorial, no Engenho de Dentro, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.

Caso de Polícia: Extra Online

quinta-feira, 17 de junho de 2010

PMs absolvidos pela Justiça poderão retornar à corporação

Marcelo Gomes

Assembleia Legislativa

Bombeiros e policiais militares demitidos de suas corporações por processos administrativos decorrentes de ação criminal poderão ser reconduzidos às corporações se absolvidos na ação que deu origem à demissão.

              perfil_wagner_img6__1

É o que determina a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 41/09, do deputado Wagner Montes (PDT), aprovada, em primeira discussão, nesta quarta-feira, pelo plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

O texto inclui a previsão no artigo da Constituição Estadual que trata dos servidores militares.

- Hoje, os policiais e bombeiros que respondem a um processo administrativo e são absolvidos, no mesmo caso, pela Justiça comum, ainda podem ser excluídos da corporação por um conselho disciplinar. Isto é uma covardia.

A PEC vai permitir que eles possam reingressar em suas corporações sem ter que entrar na Justiça pedindo para voltarem aos seus empregos - explica o parlamentar.

Caso de Polícia: Extra Online

Esposas e familiares de Policiais e Bombeiros realizarão uma manifestação ao 23º BPM

Esposas e familiares de Policiais e Bombeiros realizarão uma manifestação em frente a entrada do 23º BPM – (Leblon), no próximo dia 18/06, a partir das 07 horas, horário em que ocorre a passagem de serviço da OPM.

 

Como no vídeo acima, serão levadas bandeiras e faixas, a fim de contagiar novos adeptos à nossa luta por dignidade e respeito por parte dos governantes e de denunciar a sofrível realidade pela qual passam inúmeras famílias de nossos militares.

As manifestações começam no 23º BPM e prometem se estender por outros diversos quartéis do estado, sendo realizadas semanalmente.

A idealizadora e realizadora do evento, Rosa Taynaira (esposa de policial militar), convida as demais esposas de Bombeiros e Policiais a participarem do evento.

Desejo sorte, sucesso e que a ação contagie mais adeptas a NOSSA causa!

"SEM LUTA NÃO HÁ VITÓRIA!"

PM investiga desaparecimento de fuzil em batalhão de Itaboraí

35º BPM

Paulo Carvalho

Entrada do 35• BPM (Itaboraí). Foto: Reprodução da internet/site da Polícia Militar

O comandante do 35º BPM (Itaboraí), tenente-coronel Marcos Oscar Ribeiro, instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o desaparecimento de um fuzil Colt calibre 5,56. A arma teria sido desviada de dentro do alojamento dos oficiais, na semana passada.

A versão passada por um aspirante a oficial, de que o fuzil teria desaparecido enquanto ele fazia um patrulhamento na rua, não está sendo levada em conta. O aspirante era o responsável pela cautela da arma e deve responder pelo extravio.

A polícia vai apurar se o desvio da arma foi feito para que fosse vendida ao tráfico de drogas. Segundo informações da inteligência da Polícia Militar, no mercado negro um fuzil Colt 5,56 custa em média R$ 35 mil.

O aspirante a oficial que estava responsável pela arma não vai ficar preso. Segundo o comandante, não há elementos que indiquem ser ele o principal suspeito pelo extravio, apesar de ter assinado a cautela da arma no dia em que o fuzil desapareceu.

— O que investigamos é o extravio. Claro que um fato grave como esse, o desaparecimento de um fuzil na unidade, requer uma apuração rigorosa — disse o tenente-coronel.

Caso de Polícia: Extra Online

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Experiência das praças para oficiais PM

Flávio Bolsonaro*

Na história da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, as praças sempre puderam fazer concurso público para se tornarem oficiais.

Nada mais lógico, pois se alguém serve para ser soldado, em tese, também serve para ser tenente. Basta passar na prova.

Com o decreto estadual 42.307/2010, a regra mudou. Se o candidato à Academia de Polícia Militar Dom João VI já for policial militar, deverá ter, no máximo, 30 anos de idade incompletos na data da matrícula.

Tal medida é inexplicável pelos aspectos humanitário e moral. Principalmente da forma repentina como ocorreu, sem um “aviso prévio”.

Muitos foram pegos de surpresa, pois já haviam se programado para fazer a prova, matricularam-se em cursos preparatórios e deram baixa nos “bicos” para se dedicarem exclusivamente aos estudos.

Como o governo não dá qualquer expectativa de melhorias salariais, essa ainda é a única esperança de ascensão profissional e pessoal.
Não que oficial da PM tenha um bom salário – sabidamente não tem. Mas é uma porta que ainda se encontra aberta para que tenham uma pequena melhoria salarial e continuem fazendo o que gostam: serem policiais militares.

Com essa medida, a evasão dos quadros da PMERJ tende a aumentar ainda mais, pois, certamente, os preteridos – muitos soldados, a maioria dos cabos e a totalidade dos terceiros-sargentos em diante – farão provas para carreiras mais atrativas.

O Estado está abrindo mão da experiência, da competência e da já testada conduta ilibada de milhares de praças com fichas disciplinares limpas, que poderiam contribuir sobremaneira para segurança pública na condição de oficiais.

O limite de idade pode ser revisto por intermédio de um simples decreto do governador. Se não houver consenso, que se adie essa exigência para os concursos futuros. Que seja dada, no mínimo, uma última chance àqueles que seguem sonhando com a ascensão na carreira policial militar.

*Flávio Bolsonaro é deputado estadual no Rio pelo PP

Caso de Polícia: Extra Online

Polícia Militar novo concurso está cheio de novidades

Andréa Machado

Seleção muito disputada

Até o ano passado, para tornar-se policial militar no Rio era preciso estudar apenas Português e Matemática. Neste ano, tudo mudou. Os cálculos saíram de cena e no lugar deles entraram as questões de Direitos Humanos, Sociologia, Legislação de Trânsito, Informática, História e Geografia. Tantas alterações vão
exigir dos candidatos mais disciplina na hora de estudar.

— Terei que reorganizar meus estudos e rever meus horários. Vou voltar a estudar História e Geografia —
contou Guilherme Henrique Alves, de 20 anos, que não acreditava que a Polícia Militar faria tantas mudanças no conteúdo programático.

Especialista em concursos públicos, o professor Carlos Eduardo Guerra acha que Português é a disciplina mais importante do conteúdo.

— Em primeiro lugar, por representar 25% das questões, com o dobro do número de perguntas, considerando-se individualmente as demais matérias. Além disso, haverá redação. Portanto, o candidato
deverá começar a estudar por esta disciplina — orientou.

Português será a matéria com o maior número de questões: dez. As demais terão cinco perguntas cada, valendo, no total, cinco pontos. O candidato que zerar alguma disciplina será eliminado da seleção.

Para o professor de História e Geografia Marcelo Saraiva, da Academia do Concurso, a inclusão das disciplinas significa mudanças na Polícia Militar:

— As disciplinas de História e Geografia representam uma clara iniciativa de humanização da tropa, refletindo os novos rumos da Segurança Pública no estado. Para o candidato, isto representa uma oportunidade de conseguir preciosos pontos em disciplinas onde todos iniciaram seus estudos recentemente — comentou Saraiva.

Professor de Legislação de Trânsito, Ronaldo Bandeira concorda:

— As novidades demostram o desejo da corporação em especializar ainda mais seus agentes.

PORTUGUÊS

Segundo o professor Marcos Aurélio Corrêa, da Degrau Cultural, o candidato deve ter cuidado com a semântica. Gêneros textuais, tipologia textual, funções da linguagem e variedades linguísticas são elementos que ajudarão o candidato na interpretação de textos. O edital não especifica se a acentuação gráfica deve ser estudada de acordo com a nova regra ortográfica. O ideal, ensina o professor, é estudar as duas formas. “O estudo deve ser de inteligência, observando e analisando os elementos. O concurso vai privilegiar a capacidade reflexiva do candidato”, afirma.

GEOGRAFIA

Para Geografia, alerta o professor Marcelo Saraiva, da Academia do Concurso, será importante ter conhecimentos geográficos gerais — como os aspectos físicos do espaço, as atividades econômicas e os impactos ambientais — para, a partir daí, poder aplicá-los às características específicas do Estado do Rio:
”Também é recomendável um bom conhecimento sobre o noticiário relativo ao estado e ao município, de onde se pode tirar informações importantes sobre temas como o processo de favelização e suas características atuais“.

HISTÓRIA

Para História, um importante passo é o cuidado no estudo dos períodos. Segundo Marcelo Saraiva, conhecer as principais características econômicas, políticas e sociais rganizadas por períodos é mais eficiente do que estudar toda a História do Brasil numa única sequência de acontecimentos: ”O candidato
também deverá prestar atenção especial ao período Joanino, época de criação da Polícia Militar, assim como no processo de Proclamação da República, que redefine o papel da força no novo regime recém-proclamado“.

SOCIOLOGIA

O conteúdo de Sociologia indica que os candidatos devem se concentrar em três eixos principais, segundo a professora Natália Pacheco, da Academia do Concurso: Sociologia Clássica (Marx, Weber e Durkheim), Sociologia Jurídica (relação entre a Sociologia e o Direito) e Sociologia Urbana (a cidade na era atual e suas relações sociais e culturais). ”É importante destinar maior tempo de estudo à parte jurídica, que tem maior probabilidade de ser cobrada, tendo em vista que diz respeito à atuação profissional dos policiais“, comentou Natália. Ela ensina, também, que é fundamental tentar associar o conteúdo da disciplina à aplicação prática.

DIREITOS HUMANOS

Professor da Degrau Cultural, Henrique Sartori destaca que o programa consiste basicamente no Artigo 5 da Constituição Federal, que tem 78 incisos. Sartori acredita que a banca dará mais ênfase aos direitos contra abusos de poder por parte do policial, como se proteger e recorrer à Justiça para garantir a cidadania: ”Aquele que for exercer a função de policial terá que saber a justa medida do seu poder“. O programa traz
também um texto que deve ser compreendido.

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

A principal dica do professor Ronaldo Bandeira, da Academia do Concurso, é que os candidatos estudem as penalidades e as medidas administrativas (capítulos XVI e XVII): quais são e quem as aplica. ”Será importante aprender a diferenciar as medidas administrativas das penalidades. Com certeza, o examinador
baterá nessa tecla, assim como deverá perguntar suas especificidades, avaliando se o candidato tem o conhecimento da matéria“.

INFORMÁTICA

Para a professora Lilian Pimenta, da Degrau Cultural, os itens mais importantes são os botões das barras de ferramentas, já que o candidato deve conhecer as teclas e as suas funções, e os atalhos de teclado. Como Matemática não será mais cobrada, pode ser que a banca exija algum cálculo em planilha, realizado
por meio de funções do Excel ou do Calc. É importante também conhecer os principais protocolos da internet e as ameaças à web.

Vida Ganha: Extra Online

boletim traz detalhes da criação do batalhão de Irajá

Mapa da área de policiamento do 41°BPM

Uma determinação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sergio Duarte, oficializou nesta segunda-feira os últimos detalhes para a criação do 41°BPM (Irajá), que tomará conta de parte da área das 27ª, 29ª e 39ª DPs, atualmente cobertas pelo 9°BPM (Rocha Miranda).

O novo batalhão abrange os bairros de Irajá, Vista Alegre, Vila da Penha, Vista Alegre, Vila da Penha, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos, Turiaçu, Vaz Lobo, Madureira, Engenheiro Leal, Cavalcanti, Pavuna, Costa Barros, Barros Filho, Parque Columbia, Acari e parte de Colégio.

Segundo a corporação, o 41°BPM (Irajá) vai se instalar na Ceasa (Central de Abastecimento do Rio de Janeiro) e terá 20 dias para criar um Plano Geral de Policiamento (PGP) para a região e assumir as atividades administrativas do antigo regimento. Mas as operações policiais têm até 23 de julho para começar.

Extra Online

Beltrame escolhe coronel Robson Rodrigues para comandar UPPs

Guilherme Amado

Decisão

              Coronel Robson Rodrigues, em evento de lançamento da Coordenadoria de Análise Criminal (CAC) - Foto de Fernando Torres

O coronel Robson Rodrigues da Silva, hoje à frente da Coordenadoria de Análise Criminal, foi o escolhido para assumir o Comando de Polícia Pacificadora (CPP), responsável pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

A escolha do coronel Robson foi decidida na tarde desta quarta-feira. Segundo a Secretaria de Segurança, a decisão passou pelas mesas do secretário José Mariano Beltrame, o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Antonio Roberto Cesário de Sá, e o comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte.

A passagem de comando, do coronel José Vieira de Carvalho, que irá coordenar a Direção Geral de Pessoal (DGP), para o coronel Robson, deve acontecer na próxima sexta-feira, Quartel General da Polícia Militar.

Caso de Polícia - Extra Online

Dois suspeitos morrem após roubo de carro na Ilha do Governador

Eles levaram carro de policial civil, mas foram localizados pela PM.

Assaltantes chegaram a ser levados para hospital, mas não resistiram.

Do G1 RJ

Dois suspeitos morreram após troca de tiros com policiais militares na Ilha do Governador, no Rio. As informações são do 17º BPM (Ilha do Governador).

Segundo a polícia, quatro suspeitos em um veículo roubaram o carro de uma policial civil perto do shopping Ilha Plaza, na noite de terça-feira (15).

A Polícia Militar foi acionada e os dois carros com os assaltantes foram localizados. Houve troca de tiros. Dois suspeitos foram baleados e acabaram batendo com um carro em um poste. Os outros dois conseguiram fugir.

Os feridos foram levados para o Hospital municipal Paulino Werneck, na Ilha do Governador, mas não resistiram aos ferimentos. O carro da policial foi recuperado.

Na noite de segunda-feira (14), em outro assalto, também na Ilha do Governador, um homem teve o carro roubado e foi mantido refém pelos assaltantes no Bairro Jardim Guanabara. Ele acabou sendo liberado na Avenida Brasil.

Na ação, uma mulher que passava em seu veículo teve o carro atingido por tiros e ficou ferida por estilhaços do vidro do próprio veículo. Um dos suspeitos foi preso na manhã de terça-feira (15).

G1 - notícias em Rio de Janeiro

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Capturado traficante acusado de jogar granada em carro da PM

Tráfico de drogas

Herculano Barreto Filho

O traficante Arafá foi preso neste domingo à noite na Pavuna, Zona Norte do Rio. Apontado como responsável por jogar uma granada contra um carro da PM no Morro da Pedreira, em Costa Barros, ele também é suspeito de envolvimento na morte de policiais.

O traficante é investigado como um dos autores do assassinato do cabo Guttemberg Ramos Conceição, de 32 anos, do 5º BPM (Praça Harmonia). O PM foi morto em março deste ano, enquanto tentava recuperar o carro da mulher do coronel Carlos Henrique Alves de Lima no Morro da Pedreira, em Costa Barros.

Arafá, apontado como chefe do tráfico de drogas na Favela São Nunca, em Costa Barros, será apresentado pelos policiais civis da 21ª DP (Bonsucesso) às 11h desta segunda-feira. O traficante é acusado de integrar a quadrilha do traficante Nem, na Rocinha.

Ele cumpria pena por tráfico de drogas, expedido pela Vara de Execuções Penais, e havia recebido o benefício da Visita Periódica ao Lar (VPL). Como não compareceu em juízo, passou a ser considerado foragido do sistema penitenciário.

Caso de Polícia: Extra Online

domingo, 13 de junho de 2010

PM decide sabatinar candidatos a comandante das UPPs

Guilherme Amado

Comando

Após ter sido considerado pelo comando da Polícia Militar como o nome que ficaria à frente do Comando de Polícia Comunitária (CPCom), que comanda as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o coronel Edson Almeida, do 20º BPM (Mesquita) agora tem ao seu lado outros três oficiais que também podem a vir ocupar o cargo.

Entre eles, está o coronel Robson Rodrigues da Silva, que ocupa hoje a Coordenadoria de Análise Criminal (CAC) e já foi comandante do Batalhão de Choque (BpChoq). Todos com perfil de policiamento comunitário, os quatro serão sabatinados na semana que vem pelo comando da corporação.

O Comando de Polícia Comunitária foi criado com o intuito de fixar um padrão para as UPPs. O coronel José Vieira de Carvalho ocupa desde agosto do ano passado a função, que deverá deixar na semana que vem, para ocupar a Diretoria Geral de Pessoal (DGP).

Caso de Polícia: Extra Online

Mulher recupera carro roubado em estacionamento de supermercado

Rio - Uma mulher recuperou seu carro roubado há cerca de oito meses, numa ação realizada neste domingo, pelo Grupamento de Ações Táticas (GAT), do 40º BPM (Campo Grande). Vitória Oliveira Rocha reconheceu o veículo, um Gol branco, num estacionamento do supermercado Prezunic, na Estrada Cabuçu, em Campo Grande, na Zona Oeste, e chamou os PMs.

Mesmo com a placa já trocada, a mulher reconheceu o veículo através de um amassado na lataria - o carro fora roubado no dia 9 de outubro de 2009. Dois homens, identificados como Cleidison Nascimento da Silva (31 anos) e Douglas Alves Vazan (25) foram presos.

Com eles a polícia apreendeu uma pistola e um tablete de maconha. O material e os criminosos foram levados para a 35ª DP (Campo Grande), onde o caso foi registrado.

O DIA ONLINE - RIO

sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Esquina do Medo: vejam quem são os 14 traficantes identificados

INVESTIGAÇÃO POLICIAL

Fernando Torres

A 21ª DP (Bonsucesso) indiciou 14 traficantes da Esquina do Medo, mas o delegado assistente Felipe Curi ressaltou que a quadrilha continuará a ser investigada. Os 30 mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela 33ª Vara Criminal da Capital. Passe o mouse sobre as fotos e confira a identificação dos bandidos:

Thiago Esteves de Mello, o Bilhão Davi Moraes de Sá, o Davi Paraíba Douglas de Oliveira Barbosa, o Desenho Felipe Pinheiro de Oliveira, o Lipão

Gutemberg Santos de Souza, o Berg Jarlei de Andrade Alves, o Jarlei (morto) Jefferson de Menezes Ferreira, o Jeffinho (preso) Jeferson dos Santos, o Ge

Luan Lopes da Silva, o Luanzinho Werley Fernandes dos Santos, o Sadan

Os quatro abaixo também foram indiciados e haviam sido identificados pela 25ª DP (Engenho Novo). A polícia trabalha em conjunto para combater a quadrilha da Esquina do Medo.

Fabio Gonçalves da Silva, o Fabinho Bernard Nielsen Paiva de Araújo, o Dininho Ilan Nogueira Sales, o Capoeira Luiz Cláudio Saldanha Valério, o Michael Owen

A Esquina do Medo: polícia identifica 14 traficantes (clique, veja mais informações sobre o caso e assista ao vídeo com os traficantes armados)

Caso de Polícia: Extra Online

Hospital da Polícia Militar precisa de doações de sangue

Bruno Rohde

Estoque

O estoque de sangue do Hospital da Polícia Militar está em nível crítico.

Se a situação persistir, cirurgias podem ser canceladas. Por isso, a corporação está promovendo a Campanha Sangue Azul, que começa no próximo dia 14 , às 08h.

As doações podem ser realizadas no próprio hospital, das 7h às 11h. Mais informações no telefone 2333-7632.

Extra Online

terça-feira, 8 de junho de 2010

Justiça condena ex-PM acusado de comandar milícia a 12 anos de prisão

Fabrício Mirra já havia sido condenado e está preso no Paraná.
Outro acusado também foi incluído no processo.

Do G1 RJ

O Ministério Público do Rio conseguiu nesta terça-feira (8) a condenação do acusado de comandar uma milícia da Zona Oeste, o ex-policial militar Fabrício Fernandes Mirra, conhecido como Mirra, a mais 12 anos de prisão em regime fechado, pelo crime de formação de quadrilha armada. A sentença foi dada pelo Juízo da 21ª Vara Criminal da Capital.

De acordo com o MP, Marcelo Pereira Menigette Paulo, vulgo Pit Bull, outro acusado de comandar uma milícia, foi condenado a dez anos de reclusão.

Em um processo anterior, de 2009, a Vara Criminal de Itaguaí, na Baixada Fluminense, já havia condenado Mirra a oito anos de reclusão em regime fechado. A nova condenação diz respeito ao processo resultante do desmembramento da ação penal referente à operação “Leviatã 2”. Este processo inclui apenas os dois chefes do grupo que estão presos no presídio federal de Catanduvas, no Paraná. Há outro processo contra os demais denunciados pelo MP como integrantes do bando.

“A condenação foi importante no sentido de afastar o comando da milícia da área em que atua pelo maior tempo possível, evitando sua reorganização”, disse o promotor de Justiça Claudio Varela.

A investigação, a cargo da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), estendeu-se de março de 2008 a maio de 2009, quando houve a operação. A denúncia, oferecida pela 1ª Central de Inquéritos, diz que uma nova quadrilha foi formada por Mirra, já preso no Complexo de Gericinó, Menigette, então em liberdade, e Alexandre Dantas de Mello Alves, vulgo Dantas, para recuperar antigas áreas de atuação. Mirra e Dantas são ex-policiais militares e Menigette é policial militar.

De acordo com a denúncia, a quadrilha, exerceu o controle das comunidades da Palmeirinha (Guadalupe), Fernão Cardim, Guarda e Águia de Ouro (Del Castilho), mediante emprego de armas de fogo e a prática de crimes como extorsões, homicídios e roubos. E, de acordo com o MP, também estendeu seus domínios às comunidades de Belém-Belém e Rato Molhado (Del Castilho), Malvinas, Boiúna, Estrada do Rio Grande, Cabeça de Porco, Nova Aurora e Jordão (todas em Jacarepaguá), conjunto residencial da Estrada do Rio do Pau (Anchieta) e Morro do Dezoito (Piedade).

G1 - notícias em Rio de Janeiro

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Servidores da Segurança Pública terão aumento salarial de 10%

POR ALESSANDRA HORTO

Rio - O governador Sérgio Cabral Filho anunciou nesta segunda-feira durante inauguração da UPP do Borel, na Tijuca, que os servidores da área de Segurança Pública terão 10% de aumento a partir de 1º de junho.

A principal novidade é a inclusão dos agentes penitenciários entre os servidores beneficiados.

O reajuste valerá para cerca de 110 mil policiais militares, civis e bombeiros. O projeto de lei deverá ser enviado na próxima terça-feira para a Assembléia Legislativa do Rio.

Conforme a Coluna do Servidor antecipou com exclusividade em 19 de maio, as categorias beneficiadas terão reajuste acima da inflação. É o maior aumento já concedido pelo estado na atual gestão.

Os 10% de aumento já havia sido antecipados por O DIA na última quinta-feira,  dia 3.

O DIA ONLINE

domingo, 6 de junho de 2010

PM desmancha quadrilha que roubava carros em Anchieta

Duas pessoas foram presas e dois carros, recuperados.

Polícia suspeita que outras pessoas façam parte do bando.

Do G1 RJ

Policiais do 14º BPM (Bangu) desmanchou uma quadrilha que roubava carros na região de Anchieta, bairro do subúrbio do Rio. Dois homens ainda não identificados foram presos e dois automóveis roubados foram recuperados.

Um dos suspeitos guiava pelas ruas de Anchieta com um Corsa com a placa clonada. Houve perseguição até o município de Nilópolis, na Baixada Fluminense, onde ele foi preso.

Pressionado, levou os policiais até onde seria a oficina da quadrilha, localizada em Marechal Hermes, no subúrbio. No local, outro suspeito foi preso e um Fiat Dobló, também com placa clonada, recuperado. A polícia suspeita que outras pessoas façam parte da quadrilha.

Os presos foram levados para a 57ª DP (Nilópolis), onde o caso foi registrado.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

sábado, 5 de junho de 2010

Polícia Militar abre inscrições para soldado

A Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou no dia 1º de junho, as inscrições para o preenchimento de 3.600 vagas para o cargo de Soldado PM. O concurso público destina-se à seleção de futuros policiais militares que vão concorrer a 2.800 vagas para candidatos do sexo masculino e 800 vagas para o sexo feminino. Para se inscrever no concurso para a Polícia Militar, o candidato precisa ser brasileiro, reservista das Forças Armadas, Auxiliares ou portador do Certificado de Dispensa de Incorporação por excesso de contingente (para homens), possuir o ensino médio completo, ser eleitor e estar em dia com as obrigações eleitorais, ter boa conduta social, ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos até a data limite do período de inscrição.  A altura mínima é de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site www.policiamilitar.rj.gov.br ou nas unidades da corporação credenciadas em todo o estado. Além do exame intelectual, previsto para setembro deste ano, os candidatos também serão submetidos aos exames antropométrico, que avalia o peso e a altura – através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), físico, médico, psicológico e pesquisa social, que inclui também o teste toxicológico. Todos os exames têm caráter eliminatório.  O candidato deve possuir também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dirigir automóvel, documento exigido logo no início do processo seletivo, após a aprovação no exame intelectual. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de junho e o valor da taxa é de R$ 65,00 a ser pago no Banco Itaú. Para concorrer à isenção da taxa de inscrição, é necessário comprovar renda média mensal familiar menor ou igual a R$ 510,00.

O atual concurso está cheio de novidades, a começar pela mudança nas disciplinas da prova escrita: sai Matemática e entram História do Brasil e Geografia do Rio de Janeiro, Direitos Humanos, Sociologia, Noções de Informática e Legislação de Trânsito, além de Português e Redação, disciplinas que foram mantidas em relação aos concursos anteriores.  Para o chefe do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), tenente-coronel Frederico Caldas, a ideia é utilizar disciplinas que estejam mais próximas da realidade da Corporação:

“ – A nossa profissão tem um caráter eminentemente humanístico. O policial lida o tempo todo com a comunidade. Queremos atrair um candidato mais humanizado e sensível às questões da natureza humana e, sobretudo, mais solidário com o próximo. Pela primeira vez em nossa história vamos exigir conhecimentos de Direitos Humanos na prova escrita. Um verdadeiro marco para a Corporação. A prova de Matemática visava a avaliar a capacidade de raciocínio lógico de resolução de problemas, mas essa competência já era avaliada no exame psicológico”.

No exame físico, foram mantidos os testes da barra, abdominal e corrida, para os candidatos masculinos, e flexão de braço, abdominal e corrida, para as mulheres, mas foi instituído o sistema de pontos, através do qual o candidato pode compensar uma eventual deficiência em um dos exercícios. Para aprovação em todo o exame físico, o candidato deverá obter o índice mínimo de 150 pontos de um total de 300, não podendo, entretanto, alcançar menos de 25 pontos em qualquer das modalidades.

No exame médico, o candidato deverá apresentar os exames audiométrico, oftalmológico, radiológico, laboratoriais e ginecológico (preventivo) em documentos originais a uma Junta de Saúde Especial da Corporação, que emitirá parecer sobre o resultado desses exames.

Outra novidade se refere à tatuagem, agora restrita apenas às mãos, antebraços, pescoço, cabeça e face, a fim de não prejudicar a estética militar quando do uso dos uniformes regulamentares. Serão proibidas ainda tatuagens que afetem a honra pessoal, o decoro exigido aos integrantes da Polícia Militar, discriminatórias, preconceituosas, atentatórias à moral, aos bons costumes, à religião ou ainda que cultuem violência ou façam algum tipo de apologia ao crime (nesses casos é proibida tatuagem em qualquer parte do corpo).

Os candidatos aprovados em todo o processo seletivo e que estejam dentro do número de vagas serão matriculados no Curso de Formação de Soldados (CFSd), a ser realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – 31 de Voluntários (CFAP), em Sulacap, ou nas Companhias Pedagógicas da Corporação, com duração total de seis meses. O edital, que deverá ser lido atentamente pelos candidatos, está disponível na INTERNET, através do site www.policiamilitar.rj.gov.br, após clicar em “Concursos para PMERJ” ou no link  http://crsp.businessteam.com.br/index.php/concursos/cfsd.

Outras informações podem ser obtidas no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), na Avenida Marechal Fontenelle, nº 2906, Sulacap, Rio de Janeiro, CEP: 21.740-001. Os telefones são: 2333-5650 e 2333-5060, no horário de 8h as 17h, de segunda a sexta-feira.

PMERJ - Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Operação no Juramento termina com um bandido morto e um policial baleado

POR GISLANDIA GOVERNO

Rio - Um bandido morreu e um policial foi atingido por um tiro de raspão na perna durante operação de policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte, realizada na tarde deste sábado.

Segundo informações do Batalhão de Rocha Miranda, os policiais faziam uma incursão de rotina, quando foram recebidos a tiros por traficantes da comunidade.

O bandido, não identificado, aparentava 25 anos e foi atingido por tiros no tórax.

Ele foi levado pelos policiais para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, onde chegou morto.

Com o homem foi apreendida uma pistola e uma quantia de drogas.

O policial ferido, identificado como Cabo Azevedo, foi encaminhado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, onde foi medicado e liberado na tarde de ontem.

O caso será registrado na 22ª DP (Penha).

O DIA ONLINE - RIO

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Secretaria de Segurança do Rio enterra ideia de minidelegacias em UPPs

Guilherme Amado

Comissariados

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, enterrou o projeto de criar comissariados da Polícia Civil nas comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

O projeto, apresentado em abril à Secretaria pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), propunha a criação de comissariados a exemplo do que existe em Ilha Grande.

Os órgãos receberiam registros de crimes de menor potencial agressivo, como agressão à mulher, mas seriam subordinados às delegacias da área. A ideia foi criticada por especialistas em segurança pública.

Hoje subsecretaria de Ações Sociais, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a cientista social Silvia Ramos afirmou na época que as minidelegacias poderiam criar um estado policial nas comunidades.

Caso de Polícia: Extra Online

Polícia Militar detém 43 pessoas em festa na Tijuca

POR BARTOLOMEU BRITO

Rio - Policiais militares do 6º Batalhão (Tijuca) detiveram 43 pessoas que estavam em uma festa na Rua Olegario Mariano, número 76, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Cansados do barulho da música que vinha da residência, moradores ligaram para o Disque-Denúncia (2253-1177) que chamou a polícia.

          Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Jorge José de Abreu Farah, de 53 anos, dono do imóvel | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

No local, todos os participantes da festa acabaram sob custódia e a polícia encontrou 13 menores. Com os detidos foram encontradas maconha, loló e haxixe, em quantidade não contabilizada. A ocorrência foi registrada na 19ª DP (Tijuca).

O dono do imóvel foi preso e identificado como Jorge José de Abreu Farah, de 53 anos. Ele pagou fiança de R$ 800 e foi liberado em seguida. De acordo com testemunhas, jorge impediu que policiais militares entrassem no local para verificar denúncia passada ao batalhão. Policiais civis que estavam infiltrados na festa acionaram a 19ª DP (Tijuca) que enviou duas equipes - a PM também participou da ação.

No local foi constatado o consumo de bebidas alcóolicas e drogas por menores e adultos - dos 13 adolescentes apreendidos, sete admitiram ter bebido e usado entorpecentes. Jorge se defendeu das acusações afirmando que o local onde a festa é realizada é muito grande e não teria como controlar as pessoas. Ele afirmou também desconhecer a presença de menores.

Mesmo com a promessa de Jorge de que colocaria seguranças durante o evento, o delegado Antônio Furtado, adjunto da 19ª, afirmou que vai apelar a Prefeitura para impedir que nova festa seja realizada, já que o proprietário não tem alvará de funcionamento.

O DIA ONLINE - RIO