domingo, 28 de novembro de 2010

Pomba de verdade e pomba de mentira rendem belas imagens no Alemão

GUERRA DO RIO

A paz é de verdade, e a pomba, que tão bem representa o que hoje pousou no Complexo do Alemão, é de verdade e de mentira.

Policial vigia um ponto do Complexo do Alemão. Foto: Pablo Jacob/Extra

A de mentira, na verdade uma mero desenho em uma viela qualquer, abriu as asas sobre um dos quase  três mil agentes que participaram da retomada do morro neste domingo. Embaixo dela vem o Salmo 91, que tem dois trechos que muito bem descrevem o que aconteceu no Alemão, não exatamente com as mesmas palavras que aqui seguem: "Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. (...) "Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti".

Após a retomada do Complexo do Alemão, policiais são 'homenageados' por um pomba branca. Foto: Pablo Jacob/Extra

A pomba de verdade, branca, como a pomba da paz, fez a segunda invasão do dia, mas de uma foto, e contrastou com o uniforme de tom escuro daqueles que trouxeram justamente esperança aos 100 mil moradores do Alemão, que em pleno domingo de primavera fizeram um só verão na torcida pela paz.

Casos de Polícia: Extra Online

sábado, 27 de novembro de 2010

Chegou a hora da verdade

Caros amigos vocês que estão acostumados sempre me ver alegres, não poderia deixar de expressar minha preocupação com a GUERRA no complexo do Alemão.
Sabemos que muitas vidas seram ceifadas, mais o nosso povo do Rio de Janeiro não pode continuar reféns deste poder paralelo que se apropriou de nossas comunidades carentes.
Já é hora do povo se unir em torno de nossos policiais que estão dando tudo de si, com o risco de suas próprias vidas, Juntemos todos em uma corrente de ORAÇÕES pelos verdadeiros HERÓIS.
Estou um tanto APREENSIVO pois não sei quantos irão estar conosco no dia de amanhã, Mas podem ter uma certeza no que depender de mim estarei sempre aqui para lembra de cada um que não puder completar esta árdua tarefa que foi confiadas a cada um de vocês nossos verdadeiros HERÓIS.
Peço desculpas por este desabafo, mais e que estou um tanto angustiado com as vidas que perderemos nesta batalha que DEUS NOS AJUDE, Agora mais do que nunca JUNTOS SOMOS FORTES, Gostaria que todos vocês soubessem que gostaria muito de está ai com vocês, Mais motivo de força maior me impede, Pois daria minha vida com muito prazer para que pudesse ver uma criança longe das drogas e estas famílias longe do julgo dos marginais.
Um abraço em cada um de vocês, e estarei orando pela vida de cada um, Pois como diz nossa canção SER POLICIAL E SOBRE TUDO UMA RAZÃO DE SER, ENFRENTANDO A MORTE , MOSTRAR-SE UM FORTE NO QUE ACONTECER !!!!!!!!!!!!!!

Dois bandidos presos participaram do abate do Fênix 3

GUERRA DO RIO

Fernando Torres

                      Tássio Fernando Faustino, o Branquinho ou BR / Foto: Divulgação / Polícia Civil

Os dois bandidos baleados e presos pela polícia, por volta das 2h30m deste sábado, tiveram participação na tentativa de invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, que resultou na queda do helicóptero Fênix 3, do Grupamento Aero-Marítimo da Polícia Militar (GAM).

No confronto, que aconteceu em 17 de outubro de 2009, três policiais do GAM que estavam na aeronave abatida morreram.

A dupla de traficantes foi atingida, enquanto tentava sair do Morro da Fazendinha, no Complexo do Alemão.

Tássio Fernando Faustino, o Branquinho ou BR, de 26 anos, atuava no tráfico das favelas de Manguinhos, em Benfica, e da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Ricardo Severo, o Faustão, de 31 anos, era gerente de bocas de fumo, na Vila Cruzeiro.

No inquérito que investiga o abate do Fênix 3, a 25ª DP (Engenho Novo) indiciou os dois por homicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico (clique e assista ao vídeo exclusivo da queda).

                          Ricardo Severo, o Faustão / Foto: Divulgação / Polícia Civil

Na madrugada deste sábado, os criminosos tentaram furar, em um Gol preto, o bloqueio militar na Rua Canitar, em Inhaúma. Branquinho levou um tiro na nádega esquerda e Faustão foi baleado na coxa esquerda. Eles foram levados para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), na Penha, e o caso foi registrado na 38ª DP (Irajá).

Casos de Polícia: Extra Online

Comandante da PM anuncia a entrada no Complexo do Alemão

Coronel Mario Sérgio Duarte pede que moradores se tranquem em casa e bandidos se entreguem com as mãos para o alto

POR PAULA SARAPU

Rio - O comandante geral da Polícia Militar, o coronel Mário Sérgio Duarte anunciou, na manhã deste sábado, que, a qualquer momento, as forças policiais irão entrar no Complexo do Alemão, na Zona Norte, para a retomada do território. Ele pediu que os moradores se abriguem, fiquem em suas casas em proteção, evitem circular pelas ruas e determinou que os bandidos saiam com as mãos para o alto e entreguem suas armas.

Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia

Com medo de novos tiroteios, moradores deixam o Complexo do Alemão | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia

>> FOTOGALERIA: Moradores deixam o Complexo do Alemão
“Não vamos recuar da decisão de pacificar o Rio. Estamos com tudo pronto para fazer o resgate deste território e chegando aos momentos finais para alcançar os traficantes que estão no Alemão”, afirmou Duarte, que fez um apelo para que os criminosos se rendam.  "Eu peço e ordeno para que eles se rendam. Quem quiser se entregar, faça-o agora", completou.

Foto: Reprodução da Internet

Polícia montou esquema para rendição dos bandidos na esquina das ruas Joaquim de Queiroz e Itararé, nos acessos ao Alemão | Foto: Reprodução da Internet

Um local foi montado na rua Joaquim de Queiroz, um dos acessos à favela, especialmente para receber os bandidos que resolverem se entregar à polícia com suas armas.

Com medo dos confrontos entre traficantes e policiais, muitos moradores deixam suas casas levando seus pertences, como roupas, colchões e televisores. Um grupo realiza com um protesto pelas ruas pedindo paz para a comunidade.

Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia

Vestidos com roupas brancas, moradores do Complexo do Alemão fazem um silencioso protesto pela paz | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia

Neste momento, o coronel está apresentando o material apreendido nesta sexta-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. No total, são seis metralhadoras, quatro espingardas, quantidade de drogas, uma máquina de contagem de cédulas e uma bomba de fabricação caseira.

O DIA ONLINE - RIO

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

3º Balanço Parcial desta Quinta(25/11)

2ºBPM – Botafogo – 02 presos, 01 detido (menor), 03 garrafa pet com gasolina (acusados que queimarem o carro na madrugada) – 12ºDP – (1h30)

3ºBPMJacarezinho – 02 presos, 02 morto

6ºBPMVila Isabel – 02 presos, garrafa pet com gasolina – 20ºDP

7ºBPMMorro do Galão – 01 preso; Porto da Madama – 01 preso

14ºBPM – 01 menor detido, 02 presos (mulheres), 01 revolver 38, cocaína e maconha ainda não contalbilizada. (21h30)

15ºBPMManguerinha – 01 preso, 01 galão de gasolina, 01 isqueiro, corda e 01 carro recuperado– 59ªDP (12h); - Corte oito – 01 granada – 62ºDP (10h25)

16ºBPMVila Cruzeiro – 01 PM baleado no braço esquerdo (fora de perigo)

20ºBPMChatuba – 01 preso (atacou o DPO)

21ºBPMMorro do Embaixador – 01 preso, 01 pistola 45, 437 pedras de crack e 111 sacolés de cocaína – 54ºDP (16h20)

31ºBPMBarra da Tijuca – 01 preso, 02 galões de 30 litros de gasolina – 16ªDP

41ºBPMCavalcante – 06 dinamites, 06 espoletas, 01 relógio com pilhas (encontrado por garis na lixeira) – 29ªDP (02h40); - Estrada Rio do Pau - 02 presos, 01 garrafa com gasolina – 39ªDP (12h)

UPP Pavão Pavãozinho – 500 munições de 7.62 – 13ªDP (11h)

BPRv Av. Brasil – 05 litros de álcool, 05 litros de gasolina, 01 réplica de pistola – 38ºDP (14h30)

TOTAL DESTA QUINTA:

PRESOS: 15; DETIDOS (MENORES): 02;

MORTOS: 2;

VEÍCULOS RECUPERADOS: 01;

ARMAS: 01 pistola, 01 granada e 01 revolver;

MATERIAL INFLAMÁVEL: 04 garrafas pet, 03 galões de gasolina, 06 dinamites, 06 espoletas, 01 garrafa com gasolina, 05L de gasolina e 05L de álcool.

..:: PMERJ

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

2º Balanço Parcial das Operações desta Quarta (24/11)

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

4ºBPM – Tuiti – 01 morto, 02 pistolas 380 – 17ªDP (12h).

6ºBPM - Morro do Encontro – 01 preso – 20ªDP (15h).

9ºBPM – Morro do Faz Quem Quer – 03 mortos e 02 pistolas e 01 revolver – 30ªDP (11h30).

14ºBPM - Vila Kennedy – 01 preso, 01 granada, 02 bombas caseiras,01 garrafa pet com material inflamável, moto recuperada – 34ºDP (10h); Anchieta – 02 presos, 05L de combustível – 39ºDP (14h30).

16ºBPM – Morro da Fé – 01 PM baleado no braço direito – Hospital Getúlio Vargas, transferido para o HCPM – passa bem .

27ºBPM – Antares – 2 presos e grande quantidade de entorpecente ainda não contabilizado (maconha, crack e lança perfume) – 36ªDP (11h30); - Rolas – 05 presos (01 já reconhecido como participante da queima de ônibus) – 36ªDP (14h).

39ºBPM – Guaxa e Jardim Floresta – 08 mortos, 01 fuzil AR15, 03 pistolas 9mm, 01 pistola 380, 1 espingarda calibre 12, 01 pistola 40, 01 submetralhadora calibre 9mm, 2 presos e 03 mochilas com drogas – 54ªDP (11h).

TOTAL:

PRESOS : 13,

MORTOS: 12,

PM FERIDO:01,

ARMAS: 10 armas de porte (pistolas e revolveres),

01 fuzil AR-15,

01 espingarda calibre 12,

01 submetralhadora,

01 granada,

02 bombas caseiras,

MACONHA: não contabilizado,

COCAÍNA: não contabilizado,

VEÍCULOS REC.: 01 moto 

MATERIAL INFLAMÁVEL: 01 garrafa pet, 05L de combustível.

PMERJ

Barricada do tráfico fura 3 pneus de caveirão na Vila Cruzeiro, no Rio

Barra de metal com pontas afiadas estava na subida da favela.
Segundo a polícia, blindado foi recebido com coquetéis molotov.

Henrique Porto Do G1 RJ

Pneu de Caveirão da PM fura em barricada do tráfico na PenhaNo detalhe, um dos pneus do caveirão furados
(Foto: Alvinho Duarte/ Foto Arena/ Ag. Estado)

Parte do contingente do Batalhão de Operações Policiais (Bope) em ação na Vila Cruzeiro, na Penha, no subúrbio do Rio, teve que recuar na tarde desta quarta-feira (24). Uma barricada do tráfico na subida da favela furou três pneus de um caveirão. Segundo a polícia, o veículo foi recebido com coquetéis molotov.

Uma barra de metal, com pontas afiadas estava na subida da comunidade. O atrito do material com parte do veículo blindado  soltou faíscas e foi necessário que policiais usassem um extintor de incêndio. Parte do comércio na região está fechado.

O Bope foi recebido a tiros no local. Cerca de 80 homens participam da operação. Mais cedo, imagens veiculadas, mostram homens fortemente armados em um dos acesso à Vila Cruzeiro, na Penha, subúrbio do Rio, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) deu início a uma operação no local. Um agente ficou ferido na ação no Morro da Fé, na mesma área.

Nos arredores da Vila Cruzeiro é possível ouvir criminosos conversando através de frequencia de rádio, acompanhando a movimentação da polícia no local, e debochando das UPPs.

Imagens

As imagens mostram criminosos chegando à favela aos bandos, em motos e armados com fuzis. Ao notarem a presença do helicóptero, os bandidos exibem o armamento pesado e apontam os fuzis para o alto. Tiros chegaram a ser disparados. O flagrante é feito após os recentes ataques que vêm ocorrendo na capital e Região Metropolitana do Rio.

Foram registrados 15 ataques desde a noite desta terça-feira (23) até a manhã desta quarta-feira. Cinco ônibus, 12 carros e uma van foram incendiados nesta quarta. De acordo com as primeiras informações da polícia, um idoso de 81 anos foi baleado na Vila Cruzeiro. Ele foi socorrido, levado para o hospital e liberado após ser atendido.

 

G1 - notícias em Rio de Janeiro

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Carro é atingido por tiros e duas pessoas morrem na Washington Luiz

Rio - Duas pessoas foram mortas, na manhã desta terça-feira, depois que o carro onde viajavam, um Honda Civic, foi atingido por pelo menos 10 tiros de pistola na Rodovia Washington Luiz, a dois quilômetros do acesso à Linha Vermelha.

240_231-alt-carro

Mais de 10 marcas de tiros podem ser vistas no carro metralhado na BR-040 (Foto: Reprodução/TV Globo)

As vítimas foram identificados como Vinicius Pinto Brito e André Luiz Pereira Fagundes. Uma terceira pessoa, que seria o motorista do veículo, Luis Felipe Moreira Lopes, de 40 anos, ficou ferido e foi socorrido. Seu estado de saúde é estável. Os corpos dos outros dois homens foram encontrados no banco do carona e de trás do Honda.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Corpos das vítimas são retirados do local | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Investigações levam a polícia a crer que as vítimas saíam da casa de shows Rei do Bacalhau, na Baixada Fluminense, e um desentendimento na boate seria o motivo dos crimes.

metralhado_620x465

Mais de 10 marcas de tiros podem ser vistas no carro metralhado na BR-040 (Foto: Reprodução/TV Globo)

carro-metralhado-300x94

Em entrevista à Rádio CBN, o coronel Lima Castro, Relações Públicas da PM, descartou que as mortes estejam ligadas aos recentes ataques de bandidos em vias expressas do Rio.

O DIA ONLINE - RIO

domingo, 21 de novembro de 2010

PM assassinado é enterrado em Caxias

Priscilla Souza

O cabo André Luiz do Nascimento, 33 anos, foi enterrado, na tarde deste sábado, no Cemitério Nossa Senhora de Belém (Corte do Oito), em Duque de Caxias.

O policial militar foi morto com três tiros, nesta madrugada, na rua Vitor Hugo, na Cidade dos Meninos, distrito de Pilar.

Ocupantes de um carro fizeram vários disparos contra o veículo em que o policial estava. André  - que não estava em serviço no momento do crime - foi atingido no rosto, nas costas e no braço.

Ele foi levado para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, mas não resistiu aos ferimentos.

O 15º BPM informou que não realizou buscas pelos bandidos na região. O caso está sendo investigado pela 60ª DP (Campos Elíseos).

Casos de Polícia: Extra Online

Cinco PMs são expulsos por trabalharem como seguranças de contraventor Rogério Andrade no Rio

A polícia Militar informou que expulsou cinco militares, porque trabalhavam como seguranças do contraventor Rogério Andrade.

Os policiais estavam com Rogério Andrade no dia 05 de abril, quando um atentado a bomba matou o filho do contraventor na barra da tijuca.

O conselho de disciplina da corporação que foi criado para analizar a conduta dos policiais concluiu que eles cometeram falta grave, no dia do atentado os militares estavam em dois carros que seguiam o toyota de Rogério Andrade.

O filho de Rogério um menor de dezessete anos estava ao volante dirigindo o veículo quando um artefato explodiu na avenida das Americas, Rogério Andrade ficou ferido e foi socorrido pelos policiais que o levaram ao hospital, os cinco se identificaram como segurança do contraventor  segundo a PM.

O contraventor Rogério Andrade e acusado de envolvimento com a contravenção do jogo do bicho e com a máfia dos caça niqueis no Rio de Janeiro.

Segundo a PM os policiais excluidos são:

O 3º Sgt Maximiliano dos Santos Morais:

Os Cbs Marco António Gonçalves da Silva;

e Alexandre f. silva Vital:

e os Sds Willian da silva Montes de Souza;

e Flávio Aleluia dos Santos.

Segundo a PM somente esté ano já chega a cem o numero de policiais expulsos da corporação, no ano se 2009 foram trezentas expulções.

CBN - A rádio que toca notícia

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PM é morto a tiros em Duque de Caxias

Vítima foi baleada no início da noite, no bairro Pilar.
A polícia ainda investiga as causas do crime.

Do G1 RJ

Um policial militar foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (19), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Militar, o PM, do 15º BPM (Duque de Caxias), passava pelo bairro Pilar, quando foi baleado. Ele estava de folga. A polícia investiga, ainda, os autores dos disparos. Não houve outros feridos.

O crime aconteceu por volta das 18h desta sexta-feira. De acordo com o 15º BPM, o policial teria sido baleado por um grupo de homens armados que passou de carro atirando. O policial foi encontrado baleado pelos PMs dentro de um automóvel. Ele chegou a ser levado para o Hospital de Saracuruna, mas não resistiu.

Ainda segundo os policiais, PMs do 15º BPM fazem buscas na região à procura dos suspeitos. A segurança foi reforçada no bairro. A polícia ainda investiga as causas do crime.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ladrão que matou PM no Centro morreu devido uma hemorragia interna

Rio - A Secretaria de Segurança do Estado divulgou, nesta quinta-feira, o laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML) que diz que o o corpo do ladrão que matou o PM Bruno de Castro Ferreira apresentava escoriações atípicas no rosto e na região lombar. O laudo mostra, ainda, que Douglas da Silva, 25, foi atingido por um tiro disparado de cima para baixo. O tiro entrou pela barriga e saiu pelas costas.

O laudo preliminar diz, também, que a causa da morte de Douglas foi uma hemorragia interna provocada por um projétil de arma de fogo. Ainda segundo o documento, o tiro entrou pelo tórax, saiu pelas costas, rompeu o fígado e não havia sinais de tiro dado a curta distância. O laudo definitivo dese sair em seis dias após diligências feitas por policiais da Divisão de Homicídios (DH).

Enterro

O soldado da PM, Bruno de Castro Ferreira, que faria 30 anos nesta quinta-feira, foi enterrado no fim da manhã, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste. O comandante da PM, Mário Sérgio Duarte, esteve no cortejo e prestou solidariedade aos familiares do policial morto em serviço, que estava há quatro anos na corporação.

Durante o enterro, os presentes cantaram a música Parabéns para Você. No mesmo momento do sepultamento, a ONG Rio de Paz realizou um manifesto no local da morte do PM, no Centro do Rio. O PM foi morto após uma perseguição a dois ladrões nas ruas do Centro do Rio, nesta quarta-feira. Na ação, um bandido também morreu. O soldado da PM foi morto com tiro na cabeça. O comparsa do criminoso foi preso. A Delegacia de Homicídios (DH) investiga as circunstâncias das mortes.

A ação começou por volta das 15h na Rua Primeiro de Março, onde os soldados Bruno e Daniel, do 13º BPM (Tiradentes), prenderam Osvaldo da Silva Oliveira Jr., 22. Minutos antes, ele roubara com seu cúmplice, que tinha uma pistola 45, dois celulares e o relógio de uma mulher na mesma rua. O bandido armado correu e roubou o celular de um securitário na Rua Nilo Peçanha. Ele foi avistado pelos PMs e perseguido até a esquina da Avenida Rio Branco com Rua Sete de Setembro.

Na Rio Branco, testemunhas disseram que o criminoso se atracou com um pedestre para fazê-lo de escudo, mas ambos caíram no chão e ele atirou no soldado Bruno, que tentava rendê-lo. Sem ferimento aparente de tiro, o ladrão foi levado por outra viatura ao Hospital Souza Aguiar, onde já chegou morto, com tiro na barriga. O policial chegou com vida à mesma unidade, mas teve parada cardíaca e não resistiu.

O delegado Felipe Ettore, da DH, requisitou imagens feitas por fotógrafo do jornal O Estado de São Paulo, onde o bandido, que vestia uniforme semelhante ao da empresa de conservação e limpeza Nova Rio, aparece dominado no chão, algemado, e depois entra andando numa viatura. Houve princípio de linchamento, praticado por pedestres revoltados com a morte do PM, mas ele foi salvo e colocado no carro da polícia.

“Tudo será investigado, mas depende do laudo cadavérico, que sai em dez dias, e de perícias, inclusive na viatura que levou o bandido, para saber como ambos morreram”, afirmou Ettore. A PM vai apurar a morte do soldado. Em nota, afirmou que ‘suposto assaltante recebeu disparo na região abdominal que atingiu órgãos vitais’.

“Foi um pânico total e esse PM acabou morto de forma brutal”, lamentou o comerciante Fernando Brandine, que passava no local no momento da confusão.

O DIA ONLINE - RIO

Comandante geral da PM fala sobre os dois casos de morte de policiais

Violência

Camila Freitas

Em entrevista coletiva antes do enterro do policial militar morto após um assalto no Centro, o comandande geral da PM, coronel Mário Sérgio, lamentou o caso e comentou a ação de PMs no assalto na Ilha do Governador, na manhã desta quinta-feira.

Veja a entrevista. Assista ao vídeo!

Casos de Polícia: Extra Online

PM morto em assalto é enterrado no dia do aniversário

tristeza

Camila Freitas

crédito: Fabiano Rocha

Veja as homenagens no enterro do PM. Assista o vídeo!

O Policial Militar Bruno Castro Ferreira, morto na tarde de ontem após prender um assaltante no Centro da Cidade, foi sepultado no fim da manhã desta quinta-feira, data em que completaria 30 anos. Durante o enterro, centenas de PMs e paraquedistas militares, além da família e de amigos, prestaram a última homenagem ao soldado.

Segundo a família, Bruno era uma pessoa muito calma e dócil. Ele deixou uma esposa e dois filhos - um menino de seis anos e uma menina de dois.

- Ele era um garoto de ouro, muito família e muito querido. A família está arrasada, ele completaria 30 anos hoje, agora acabou tudo - finalizou a prima Nara Miranda.

Os pais e a viúva de Bruno estavam muito emocionados. A Polícia MIlitar fez um corredor e uma salva de tiros em homenagem ao soldado. A banda tocou a marcha fúnebre durante o sepultamento. A mãe de Bruno pediu ajuda para o Estado.

- Espero que o Estado dê tudo o que é de direito para a esposa dele cuidar dos filhos. Essas pessoas estão aqui porque sabem da dignidade, do carinho com que cuidei dele - disse.

Bruno está na PM há quatro anos e, antes de entrar para a polícia, era paraquedista das Forças Armadas. Morador de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Bruno já havia sido lotado no 15º BPM (Caxias) e estava há pouco tempo no 13º BPM (Praça Tiradentes), o que explicaria o fato de ele ainda estar usando uma farda do batalhão de Caxias.

Investigação

O relações públicas da PM, tenente-coronel Lima Castro, afirmou que a Polícia Militar também irá apurar as circunstâncias em que o policial e o bandido morreram.

- O fato gera duas investigações paralelas: uma da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios, e outra pela Polícia Militar. Temos que descobrir como eles foram feridos - explicou o coronel, acrescentando que a perícia deve levar em torno de um mês.

Para a Polícia Militar, a conduta de Bruno foi correta.

- Ele era um policial de confiança pessoal, trabalhava corretamente e sempre correspondeu. Ele nos ajudou muito - disse o comandante do batalhão da Praça Tiradentes, coronel Xavier.

Após o enterro, o comandante geral da PM, coronel Mário Sérgio, se reuniu com todos os policiais presentes para uma conversa reservada.

Casos de Polícia: Extra Online

ONG faz protesto pela morte de PM baleado no Centro

Tiros no Centro

Athos Moura

Integrantes da ONG Rio da Paz fazem um protesto nesta quinta-feira na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Sete de Setembro, no Centro, por causa da morte do PM Bruno de Castro Ferreira, baleado na cabeça após perseguir um assaltante, que teria roubado o celular de um pedestre.

Um pequeno grupo colocou uma cruz, flores e um pó vermelho no local onde o policial foi morto. Bruno completaria 30 anos nesta quinta. A ONG conta com o apoio da população para fazer um minuto de silêncio no local do crime às 14h30m, por causa da tragédia.

- É lamentável que um policial morra desse jeito, enquanto estava apenas cumprindo o seu dever - disse o presidente da entidade, Antônio Carlos Costa.

O assaltante, que ainda não foi identificado, também morreu ao ser baleado. As circunstâncias da morte dele estão sendo investigadas pela Divisão de Homicídios (DH).

Casos de Polícia: Extra Online

Policial e bandido morrem em tiroteio no Centro

Av. Rio Branco

Letícia Sicsu

Assista ao vídeo de momentos após o tiroteio

Um policial militar e um bandido morreram, nesta quarta-feira, em uma troca de tiros no Centro do Rio. Durante uma ronda de rotina, por volta das 15h, dois PMs do 13º BPM (Praça Tiradentes) abordaram dois homens em atitude suspeita, na Avenida Rio Branco.

A dupla correu, houve perseguição e o soldado Bruno de Castro Ferreira acabou atingido na cabeça, na altura da Avenida Sete Setembro.

Segundo a PM, os dois bandidos foram capturados. Um deles ficou ferido, foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, mas morreu. O caso está sendo registrado na 5ª DP (Gomes Freire).

Houve pânico e correria de pedestres no momento do tiroteio.

Casos de Polícia: Extra Online

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Família de militar morto em boate da Baixada receberá indenização de R$ 600 mil

Cabo do Exército Geraldo Sant'anna foi assassinado por PMs em 2003

Rio - A 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio condenou a casa de espetáculos Via Show e o Governo do Estado do Rio a indenizarem em R$ 660 mil, por danos morais, a família do cabo do Exército Geraldo Sant'anna de Azevedo Júnior, morto em 6 de dezembro de 2003, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, após ser atingido por disparos de arma de fogo efetuados por policiais militares. A ação foi proposta pelos pais, irmã e tia da vítima contra o Estado, a casa de shows e seus sócios. Os réus serão solidários no pagamento das indenizações

Geraldo, que estava no local com outros três amigos, teria urinado ao lado do carro de um soldado PM responsável pela segurança dos camarotes da casa noturna. Os policiais teriam interpretado que os rapazes estariam tentando furtar o veículo e começaram a agredir e torturar as vítimas, sendo os corpos encontrados dias depois com vários tiros, principalmente na cabeça. Com a decisão, a Câmara negou provimento aos recursos do Estado do Rio de Janeiro e da Via Show, reformando em parte a sentença da 6ª Vara da Fazenda Pública da capital.

A mãe e o pai de Geraldo receberão, cada um, R$ 300 mil. A irmã, R$ 40 mil, e a tia, R$ 20 mil. A Via Show também foi condenada ao pagamento de pensão mensal, no valor de um salário-mínimo, aos pais da vítima, cabendo a metade a cada um deles, até a data em que Geraldo completaria 65 anos de idade. Os réus também foram condenados a pagar os gastos da família com o funeral, fixado em três salários mínimos; e R$ 11 mil, referente ao valor do veículo da vítima, desaparecido no dia do fato e encontrado, posteriormente, depenado.

O relator do recurso, desembargador Lindolpho Morais Marinho, considerou que, em caso de suspeita de furto, caberia ao policial militar encaminhar o acusado à delegacia de polícia e não julgá-lo e executá-lo sumariamente.

PM morto em frente à Via Show

Na madrugada deste domingo, o policial militar Fábio Martins de Souza, 31 anos, lotado no Grupamento Aero Marítimo (GAM) foi morto a tiros, na madrugada deste domingo, na saída da casa de shows Rio Sampa, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Francinei Custódio de Medeiros, 33, amigo de Fábio ficou ferido. O soldado foi enterrado na manhã desta segunda-feira, no Cemitério de Sulacap, Zona Oeste do Rio.

O crime, registrado pelo circuito de TV, ocorreu após uma briga que começou dentro de uma boate, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, e terminou no estacionamento da casa de shows. O PM, que teria saído em defesa do amigo, levou sete tiros e morreu na hora. Atingido na perna, braço e barriga, Francinei está internado no Hospital da Posse.

O operador de som da Câmara de Vereadores de Mesquita, Marcos André Gomes Marinho, o Orelha, 30 anos, matou o policial militar disse ao jornal O Dia que não quis matar ninguém.

“Não quis matar ninguém. Na primeira vez, tomei o revólver 38 do Francinei e entreguei a um segurança. Francinei voltou com uma pistola 380 e mais uma vez o dominei e tomei-lhe a arma. Por fim, me vem o PM, agora também com um 38, e deu no que deu”, lembrou o operador de som.

O Palio que ele dirigia foi alvejado três vezes.

O DIA ONLINE

terça-feira, 9 de novembro de 2010

PM morre durante treinamento do Bope

Rio - Um policial militar identificado como Eduardo Marcelo Medeiros dos Santos, 28 anos, morreu, na madrugada desta terça-feira, durante o treinamento do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na sede da unidade no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio.

Foto: Reprodução

Eduardo tinha apenas 28 anos e era lotado no 24° BPM (Queimados) | Foto: Reprodução

Eduardo era lotado no 24° BPM (Queimados) e foi um dos dez melhores colocados no processo de seleção para o Curso de Ações Táticas do Bope. Ele e outros três colegas tiveram sintomas de desidratação e foram levados ao Hospital Central da PM. O soldado sentiu tonturas na tarde de segunda-feira, na primeira instrução sobre tática individual, que incluiu exercícios físicos e uma corrida de 10 Km.

Segundo o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, o soldado foi submetido a exames médicos e psicológicos durante o processo seletivo e todos os resultados foram normais. Eduardo estava há cinco anos na corporação e deixa um filho de 3 anos.

Segundo informações do Bope, já foi instaurada uma investigação para apurar a morte de Eduardo.

Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

A esposa do jovem policial militar morto abraça a mãe da vítima na porta do Instituto Médico Legal (IML) | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

O enterro do jovem PM acontecerá nesta quarta-feira, no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, Zona Oeste do Rio.

O DIA ONLINE - RIO

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Novas motos para combater arrastão

PM usará os 140 veículos em áreas com maior número de ataques

POR MARIA INEZ MAGALHÃES

Rio - A Polícia Militar começou a receber ontem as motos que serão usadas no patrulhamento pelas ruas e vias expressas da cidade. A prioridade é empregá-las em áreas onde os arrastões têm ocorrido.

Do total de 325 veículos compradas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública foram entregues 140. As outras virão em, no máximo, 15 dias.

Caminhonetes para o Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente também foram entregues.

Maior frota de motos será do Batalhão de Choque onde funciona o GTM | Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia

“A chegada delas ( das motos) estava prevista para o mês que vem mas a onda de arrastões nos fez antecipar o pedido. As fábricas, inclusive, estão trabalhando em vários turnos para adiantar a entrega. Estamos com a melhor frota de policiamento em motos do País”, disse o chefe da PM4, tenente coronel Anderson Maciel.

Os veículos vão ser distribuídos para várias unidades. As motos já vieram adesivadas com o número do batalhão para onde irão. Mas a maior frota será a do Batalhão de Choque onde funciona o Grupamento Tático de Motociclistas (GTM). A compra levou um ano e meio.

Capacetes com microfone

O sistema de comunicação de rádio das motos permite que os policiais se falem sem precisar tirar o capacete que tem um microfone. O mecanismo é acionado no guidão da moto, onde há também um alto falante. Se o PM precisar descer da moto ele consegue escutar a comunicação a uma distância de 30 metros.

A moto possui ainda uma maleta adaptada para que o veículo possa passar entre os carros sem bater. “As motos estão totalmente adaptadas à nossa realidade. Motopatrulhamento é uma tendência que vai aumentar porque agiliza o atendimento em locais onde os congestionamentos estão cada vez maiores”, explicou o tenente coronel Anderson Maciel.

O DIA ONLINE - RIO

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Disque Denúncia oferece R$ 2 mil por procurados em chacina da Baixada

Cartaz com nome e retrato dos suspeitos foi divulgado nesta quarta-feira.
Chacina deixou 5 mortos e pelo menos 9 feridos em outubro.

Do G1 RJ

Disque Denúncia divulga cartaz sobre chacina na Baixada

Disque Denúncia divulga cartaz com fotos de
suspeitos de participar de chacina
(Foto: Divulgação/Disque Denúncia)

O Disque Denúncia está oferecendo uma recompensa por informações sobre os suspeitos de participar de uma chacina em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O caso aconteceu no dia 24 e deixou cinco mortos e pelo menos nove feridos. O cartaz com o nome e a foto dos suspeitos foi divulgado nesta quarta-feira (3) e a recompensa é de R$ 2 mil por cada um dos três procurados.

No dia 26, um suspeito de envolvimento no crime foi preso e um menor, detido, durante uma operação do 21º BPM. A ação tinha como objetivo localizar o homem apontado pela polícia como o responsável pelo crime, mas ele não foi localizado. Segundo o tenente-coronel George Freitas, comandante do 21º BPM, o suspeito estaria escondido na comunidade da Índia, próximo ao Morro do Chapadão.

“Nosso objetivo é encontrar os responsáveis por esse crime bárbaro e não vamos descansar até que todos sejam presos. Recebemos várias denúncias e vamos checar cada uma delas. Além disso, o patrulhamento foi reforçado em vários pontos de Meriti”, disse o comandante no dia da operação.

Testemunhas disseram que, na noite de domingo, pelo menos cinco homens em uma picape atiraram contra convidados, que participavam de um churrasco. Segundo as investigações, o motivo do crime foi passional. Um dos convidados da festa estaria saindo com a ex-namorada de um traficante do Morro do Chapadão. Ele teria descoberto e ordenado os assassinatos.

Vítima reconhece traficante

No dia 25, uma das vítimas reconheceu por meio de fotos um dos traficantes suspeito de ser o mandante do crime. Segundo a polícia, o criminoso foi identificado entre os homens que desceram atirando em direção aos convidados do churrasco.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Soldado da PM tinha recebido a farda um dia antes de morrer

MORRO DO FUBÁ

Camila Freitas

O soldado da PM Marcel Pinto Almagra, de 27 anos, torturado e morto por comparsas do traficante Alexandre Bandeira de Melo, de 38 anos, o Piolho, tinha recebido a farda da Polícia Militar um dia ante de morrer. A revelação foi feita pelo irmão do soldado durante o sepultamento de Marcel, na manhã de domingo no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.

- Meu irmão sempre foi militar, desde os 16 anos. Ele tinha o sonho de ser policial, tinha recebido a farda na sexta-feira - disse o irmão, que preferiu ser identificado apenas como Fábio.

Durante o enterro, os amigos da Polícia Militar entoaram o hino da PM. Muito emocionada, a colega da mesma companhia de Marcel no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), Patrícia Fonseca, disse estar em estado de choque.

- Ele era uma pessoa muito tranquila e amiga. Eu não esperava perder um colega, ainda mais em formação. Vou guardar a imagem alegre que ele tinha - afirmou.

Marcel era sargento da marinha há dez anos e se formaria como Policial Militar no fim de janeiro de 2011. O soldado ainda estudava Direito na faculdade. O amigo João Gabriel desabafou. Ele revelou se sentir revoltado.

- Sinto uma revolta contra o estado. Desde que a polícia prendeu os milicianos que atuavam na comunidade que o local ficou abandonado. Há cerca de um mês, os tiroteios eram constantes no morro. Machucaram muito meu amigo na perna, nos braços e ainda retiraram parte do nariz - contou.

Casos de Polícia: Extra Online