quinta-feira, 31 de março de 2011

Cabo da PM é assassinado a tiros por bandidos que invadiram sua casa, em Campo Grande

Ana Carolina Torres

O cabo da Polícia Militar Albert Camilo, de 37 anos, foi assassinado a tiros, na madrugada desta quinta-feira, em Campo Grande.

Ele estava em sua casa, na Rua Nesperaes, na localidade conhecida como Bairro Jardim Nova Guaratiba, sentado em frente ao computador, quando levou os tiros.

O policial era lotado no 6º BPM (Tijuca) e, segundo informações da unidade, estava respondendo a um Conselho de Disciplina.

Casos de Polícia - Extra Online

Blogueiro Ricardo Gama baleado em Copacabana deixa hospital

Rio - O blogueiro e advogado Ricardo Gama, de 40 anos, recebeu alta médica do Hospital Copa D´Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, na tarde desta quinta-feira.

Ele estava internado desde o último dia 23, quando foi baleado com três tiros - dois na cabeça e um no peito -  quando passava pela Rua Santa Clara por homens que passaram em um veículo Kord Ka de cor prata.

Foto: Ricardo Albuquerque / Agência O Dia

Ricardo Gama carrega a sensação de vitória sobre a morte | Foto: Ricardo Albuquerque / Agência O Dia

A polícia acredita que o blogueiro foi vítima de uma tentativa de homicídio. A 12ª DP (Copacabana) investiga se o crime tem ligação com os textos que Ricardo escreve em um blog na Internet, onde publica denúncias de corrupção na política e polícia cariocas.

Em entrevista a O Dia, Ricardo classificou o ataque que sofreu como um atentado à liberdade de expressão. Com a mulher grávida de nove meses do terceiro filho, ele carrega a sensação de vitória sobre a morte na mesma proporção que sabe que terá de tomar mais cuidado quando receber alta. “Agora, é inevitável: serei obrigado a pedir proteção policial para mim e minha família”, disse ele, dois dias antes de receber alta hospitalar.

Sob a custódia de policiais do 19º BPM (Copacabana) no quarto andar do hospital, Gama evitou apontar culpados.
“Seria irresponsabilidade dizer que foi crime político, apesar de 90% do conteúdo do meu blog ser de casos políticos”, desconversou ele, enquanto aguarda as investigações da 12ª DP (Copacabana).

Com duas balas alojadas no braço e costas, o blogueiro se sustenta na repercussão obtida pelo atentado para tentar inibir novos ataques.

“Estou formando uma pequena rede proteção com tudo que aconteceu. Hoje (ontem) voltei a entrar no Twitter um pouquinho, porque o olho direito ainda dói, e o número de seguidores subiu para 25 mil.

As pessoas são solidárias”, afirmou. “Sempre soube que poderia sofrer algo que sofri, mas jamais imaginei que fosse no meu bairro, durante a minha rotina de casa até a academia, logo após comprar O DIA na banca", completou ele.

Blog continuará em atividade

“Que país é esse? Estamos em 2011, e o cidadão não pode ter um blog na Internet para fazer críticas?”, questionou ele, que não pretende interromper sua atividade no blog (http//ricardo-gama.blogspot.com), que alcança 30 mil acessos em casos de grande repercussão na mídia.

Filiado ao Partido da República (PR), Gama já integrou o DEM. “Eu me filiei por questão de segurança, logo após receber as primeiras ameaças, mas não adiantou nada”, desabafou.

O DIA ONLINE

Para evitar desvios, PM determina que cada agente terá sua própria arma

Cerca de 40 mil policiais do RJ terão pistolas calibre .40.
CPI das Armas solicitou relatórios sobre armamentos da Polícia Militar.

Thamine Leta Do G1 RJ

A Polícia Militar do Rio vai ceder pistolas calibre .40 para os cerca de 40 mil agentes da corporação. A intenção, segundo o relações públicas da PM, coronel Lima Castro, é controlar os armamentos e evitar desvios de armas e munições, já que cada agente ficará responsável pela pistola e, caso perca a arma, o agente terá que prestar esclarecimentos à corregedoria da Polícia Militar.

“Hoje em dia acontece da seguinte maneira: a pistola usada por um policial hoje, pode ser usada por outro agente amanhã, e por um terceiro policial depois. Agora, a intenção é que cada um tenha a sua e, por isso, cuide com mais zelo da arma. Além disso, caso aconteça a perda do armamento, o responsável precisa prestar declarações à PM”, explicou Lima Castro.

Paióis da PM vão passar por auditoria

De acordo com o relações públicas, a Polícia Militar recebeu quatro ofícios da Comissão da CPI das Armas solicitando informações sobre armamento.“Os comandantes dos batalhões terão até o dia 16 de abril para entregar relatórios sobre a reserva de armamentos. Esses relatórios serão entregues para a comissão”, disse.

Segundo Lima Castro, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte,já havia determinado uma auditoria nos paióis de todas as unidades da corporação. O objetivo é contabilizar a quantidade de munição usada por agentes, armas letais, não letais e coletes.

“Os chefes das reservas de armamentos sempre fizeram relatórios sobre a saída e entrada de armamentos e munições. Esse mesmo trabalho vai continuar, só que vão acontecer mais auditorias”, afirmou Lima Castro. As auditorias deverão acontecer mensalmente.

CPI das armas

A CPI das armas, instalada na Assembléia Legislativa do Rio (Alerj),  tem o objetivo de descobrir como armas, munição e explosivos chegam às favelas do Rio. A CPI vai pedir às Forças Armadas, polícias militar e civil, além de bombeiros, os inquéritos sobre o tráfico de arma dentro das corporações.

Em fevereiro, a Polícia Federal do Rio realizou uma megaoperação para prender policiais civis e militares e delegados de polícia suspeitos de ter ligação com traficantes, milícias e máfia dos caça-níqueis e desviar armas para as quadrilhas. Denominada operação Guilhotina, haviam 21 mandados de prisão contra policiais militares.

G1 - Rio de Janeiro

Inquérito sobre Turnowski volta à Promotoria de Investigação

Ex-chefe da Polícia Civil é suspeito de vazar informações de operação.
Flagrado em escuta da PF, o policial nega a acusação.

Aluizio Freire Do G1 RJ

O Ministério Público do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (30) que o inquérito que investiga o suposto vazamento de informações de uma operação da Polícia Federal por parte de Allan Turnowski, ex-chefe da Polícia Civil, retorna para a 23ª Promotoria de Investigação Penal (PIP). O caso estava na 1ª Central de Inquéritos, que avalia casos considerados de menor potencial ofensivo.

Em 28 de fevereiro, o promotor pediu que o caso fosse encaminhado ao Juizado Especial Criminal. Na opinião do promotor, Turnowski deveria responder pela violação de sigilo, mas sem o agravante do dano à administração pública. Com isso, a pena diminuiria para no máximo 2 anos ou prestação de serviços comunitários.

Mas, em 4 de março, o promotor do Juizado Especial Criminal entendeu que houve o dano à administração pública, com mais um agravante: o fato de Turnoswki ser, na época, o chefe de Polícia Civil. Nesse caso, a pena máxima aumentaria para 8 anos de prisão.

Como houve a discordância entre dois promotores, o caso foi encaminhado ao procurador-geral de Justiça Cláudio Lopes. Agora, a a 23ª Promotoria de Investigação Penal pode oferecer denúncia, arquivar ou pedir mais investigações.

O ex-chefe da Polícia Civil foi flagrado em uma escuta telefônica conversando com um inspetor que estava sendo investigado pela Operação Guilhotina. Turnowski nega qualquer acusação de vazamento de informação.

Leia nota do MP

"A Subprocuradoria-Geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, determinou o retorno à 23ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal (PIP) da 1ª Central de Inquéritos dos autos da investigação da Polícia Federal que resultaram no indiciamento do ex-Chefe da Polícia Civil Allan Turnowsky, pelo crime de violação de sigilo funcional, encerrando o conflito de atribuição suscitado pela 2ª Promotoria de Justiça Junto ao II Juizado Especial Criminal da Comarca da Capital.

Diante do previsto no art. 327, parágrafo 2º, do Código Penal (aumento de pena em função do exercício de cargo em comissão de direção), a suposta infração deixaria de ser de menor potencial ofensivo, devendo, portanto, ser apreciada pela Justiça comum.

Por isso, os autos foram devolvidos à 23ª PIP, que poderá oferecer denúncia, arquivar o processo ou requisitar novas investigações.

O parecer sugere a melhor elucidação dos fatos em relação aos possíveis efeitos do suposto vazamento de informações sigilosas atribuído ao indiciado."

G1 - Rio de Janeiro

Polícia investiga sequestro e execução de casal em Realengo

POR MARCO ANTONIO CANOSA

Rio - O assassinato de um casal de namorados, na madrugada desta quinta-feira, na Zona Oeste do Rio, está intrigando a Polícia. A dentista Adriana Lisboa Vieira de Araújo, de 32 anos, e seu namorado, o propagandista Leandro Martins Rodrigues, de 27, foram executados com vários tiros, em Realengo, depois de serem sequestrados em Bangu. O carro em que estavam foi abandonado em chamas em Padre Miguel.

Foto: Reprodução de internet

Adriana Lisboa namorava com Leandro Martins há apenas dois meses | Foto: Reprodução de internet

Adriana namorava com Leandro há aproximadamente dois meses, depois de se separar do marido, identificado apenas como Wallace, com quem viveu por seis anos, segundo amigos. O ex-marido foi ao local do crime e estava inconsolável. "Ele era muito apaixonado por ela e pensava em voltar", revelou um amigo dos dois.

O delegado identificado apenas como Anderson, da Delegacia de Homicídios (DH), esteve no local, mas se recusou a falar com a imprensa. Segundo amigos, Adriana e Leandro jantaram na casa de um casal de amigos dela, no Parque Leopoldina, em Bangu, de onde saíram às 22h.

Leandro dirigia o Honda Civic KWB 3327 e seguiu para a casa da dentista, no mesmo bairro, mas no caminho acabaram interceptados por pelo menos dois homens armados. No momento em que foi rendido, Leandro falava ao celular com um primo, que ainda o ouviu dizer "tudo bem. Perdi, perdi", e logo depois o telefone emudeceu. O rapaz era morador do bairro de Pilares, na Zona Norte.

O rapaz alertou os amigos da moça, que se mobilizaram para procurar o casal. Eles procuram a 34ª DP (Bangu), onde descobriram que os bandidos também haviam assaltado um morador do mesmo bairro logo depois do sequestro. Leandro teria sido obrigado pelos criminosos a recolher os pertences da vítima enquanto Adriana era mantida dentro do carro. Cerca de duas horas depois o casal foi assassinado a tiros de pistola 9mm, na Rua Itaituba, em Realengo.

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Pelo celular, um amigo de Leandro ouviu o momento em que o rapaz foi abordado pelos bandidos. O casal foi executado com mais de dez tiros de pistola | Foto: Osvaldo Pradoo / Agência O Dia

Moradores do local contaram ter ouvido mais de 10 tiros. "Eu estava em casa, com o ar-condicionado ligado e ouvi o barulho. Parecia uma guerra", contou uma moradora, cujo portão foi atingido por um tiro. Um dos pontos que intriga a polícia é que a rua escolhida para a execução do casal é bem iluminada e estritamente residencial.

"Estava tudo aceso", contou uma moradora, que disse não ter ouvido discussão antes dos disparos ou barulho de pneus de carro após.

A Rua onde o casal foi executado fica cinco quilômetros distante de onde foram sequestrados. Logo depois do crime, o carro de Leandro foi abandonado em chamas, na Rua  Axixá, ao lado do cemitério do Murundum, em Padre Miguel. Ação de sequestro, assassinato e queima do veículo ocorreu em um raio de 8 quilômetros.

Segundo amigos, Adriana trabalhava para as prefeituras de Duque de Caxias e Nilópolis, na Baixada Fluminense, e era muito aplicada aos estudos. "Era pós-graduada e vivia para estudar e trabalhar", contou um amigo.

O relacionamento com Leandro teria começado há dois meses, após  ser apresentada a ele por um amigo comum. O jantar na noite de quarta-feira serviu para apresentar o novo namorado aos amigos. "A gente até recebeu ele bem, apesar de sermos amigos do Wallace, ex-marido dela.

Na verdade, éramos amigos dos dois mas o Wallace vacilou e ela resolveu se separar dele. Isso nos abalou um pouco e ontem ela trouxe o rapaz para apresentar pra gente e acontece isso", disse um amigo.

Ainda segundo os amigos, Adriana morava com a mãe e um irmão. O pai morreu há seis meses de ataque cardíaco. O irmão da dentista esteve no local do crime mas, muito abalado, não quis falar sobre o caso.

O DIA ONLINE

DH prende acusados de envolvimento na morte de segurança de contraventor

Quatro policiais militares e um policial civil já foram detidos

Rio - Agentes da Delegacia de Homicídios (DH) da Barra da Tijuca estão nas ruas, nesta quinta-feira, em uma operação para prender oito policiais acusados de participação na morte de um sargento do Corpo de Bombeiros que atuava como segurança do contraventor Rogério de Andrade.

Até o momento, sete pessoas já foram presas, sendo quatro policiais militares e um ex-PM. Um policial civil lotado na 25ª DP também foi detido em flagrante em sua casa com cheques e veículos roubados. Ele foi autuado por agiotagem e receptação. 

Entre os policiais presos estariam os seguranças pessoais de Rogério Andrade. Os policiais da DH ainda tentar cumprir outros dois mandados de prisão.

Antônio Carlos Macedo foi executado em 10 de novembro do ano passado quando passava com sua moto Harley-Davidson — avaliada em R$ 70 mil — em frente à Praia da Reserva, no Recreio, Zona Oeste do Rio.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

O sargento do Corpo de Bombeiros foi executado quando passava com sua moto de R$ 70 mil | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Três criminosos armados com fuzis abordaram o sargento, emparelhando o carro onde estavam com a motocicleta e dispararam várias vezes contra a vítima, que morreu no local. Os assassinos estavam em dois carros, atearam fogo em um deles, um Gol vermelho, e fugiram no veículo que dava cobertura à ação.

Máfia de caça-níqueis

Macedo era apontado como segurança do contraventor Rogério Andrade, sobrinho de Castor de Andrade e já havia sido condenado em primeira instância por envolvimento com a máfia de caça-níqueis. O sargento respondia em liberdade.

Por trás do assassinato de Macedo, está a disputa por território e controle de máquinas caça-níqueis. Uma das linhas de investigação da Polícia Civil é a de que Macedo teria sido executado por ex-policiais que não abrem mão de parte do território da Barra e de Jacarepaguá.

Filho de Rogério de Andrade morreu em maio

Meses antes, em 8 de abril, o filho do contraventor, Diogo Andrade, de 17 anos, morreu na pista central da Avenida das Américas, na altura do condomínio Barra Bali, no Recreio.

Um explosivo, que estava embaixo do carro de Rogério, destruiu o veículo e matou Diogo e um segurança na hora. O filho de Rogério teria morrido no lugar do pai, já que estava dirigindo o automóvel.

Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

Um atentado a bomba matou o filho do contraventor Rogério Andrade em abril do ano passado | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

Rogério estava no banco do carona e ficou gravemente ferido. Atualmente, Rogério Andrade é patrono da Mocidade Independente de Padre Miguel. Sua namorada, Andréa, foi a rainha de bateria da agremiação da Zona Oeste no carnaval 2011.

O DIA ONLINE

Escuta revela que Adriano, Mesmo sem carteira, não temia blitz

Gravações da polícia mostram preocupação de parentes e amigos com comportamento exagerado de Adriano no Rio

POR LESLIE LEITÃO

Rio - Logo após o jogador Adriano, 29 anos, conduzir o Flamengo ao seu hexacampeonato brasileiro, em 6 de dezembro de 2009, amigos e parentes do craque comentaram que era hora de ele sair do Brasil. Para alguns, precisava se afastar do Rio; para a mãe, Rosilda, deveria se tratar.

Um primo chegou a dizer que ele estava com ‘o rei na barriga’. As opiniões foram reveladas em gravações telefônicas autorizadas pela Justiça e obtidas por O DIA. Numa delas, feita pela polícia uma semana após o título, o jogador chegava a debochar de blitz da PM na Barra da Tijuca e ironizar o fato de dirigir sem habilitação.

Adriano no trânsito: 'A minha cara é o quê?'

“Quem sabe é nós! (...). A minha cara é o quê, minha cara? Tá maluco?!”, disse o então camisa 10 da Gávea, agora contratado pelo Corinthians, ao garantir para seu interlocutor que não temia ser parado na blitz. O episódio ocorreu às 16h20 do dia 11 de dezembro de 2009. Segundo a escuta, Adriano se dirigia para um bar da região quando passou pela fiscalização.

Ao perceber que o Imperador estava sem documentos e que, por sorte, não foi parado, o primo, identificado como Vagner, que estava em outro carro, ligou para comentar.

“Passou com o c. na mão. Não tem um papel pra falar que tu é o Adriano, p.”.

As gravações revelam que xingamentos e ironias eram comuns entre Adriano e seus amigos, que durante ligações chamam o craque de ‘pudim de álcool’’.

Três dias mais tarde, o jogador, que estava de férias, deu sequência à comemoração do título rubro-negro. Com base nas escutas, naquela noite, a festa em sua mansão na Barra da Tijuca começou às 22h. Adriano, mesmo após algumas doses, teria insistido em ir de moto para a Penha.

Um amigo teria pedido um táxi e escondido a chave de uma das motos estacionadas na garagem. Mas, conforme a gravação, em vez da moto preta, Adriano teria levado a amarela. Às 4h15 teria deixado a ex-Big Brother Priscila Pires em casa e, em seguida, ido direto para a Vila Cruzeiro. Também teria ligado para o amigo e avisado. “Cheguei bem”. Eram 6h10.

Até a empregada do craque, quando chegou para trabalhar, mostrou-se preocupada ao não ver Adriano em casa. “Ele saiu? De moto?”, perguntava a senhora, em gravação. Vagner respondeu que sim.

As gravações telefônicas revelam ainda uma conversa de um empresário com o primo do jogador. Ambos também se mostram apreensivos com o ritmo de vida do jogador. “É aquilo que tu falou. A dona Rosilda quer que ele fique pra se tratar. Mas ele não vai se tratar, não tem jeito”, disse o empresário.

Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia

Adriano mostra arrogância após passar por blitz | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
“E a minha cara? Minha cara é o que, minha cara?”
Vagner, primo de Adriano, está num carro e o jogador em outro, passando pela Barra, dia 11 de dezembro de 2009. Eles cruzam com uma blitz da PM e Vagner comenta que Adriano está sem habilitação. O Imperador ironiza e diz que a sua cara já é sua carteira.
Vagner — Passou com o c. na mão, hein?!
Adriano — É ruim, é ruim... quem sabe é nós, Vagner... Quem sabe é nós!
Vagner — Passou na britada (blitz) com o c. na mão. Não tem um papel pra falar que tu é o Adriano, p.!
Adriano - E a minha cara? Minha cara é o quê? Minha cara?! Tá maluco
Vagner — Cara de pau que tu é... CARA DE PAU... (zombam) (...) Se fosse parado ia dar hambúrguer pros polícia.

OUTRA CONVERSA

Vagner e um empresário conversam sobre o futuro de Adriano na época.
Vagner — O 171 do Marcos Braz falou que vai dar um aumento pra ele...
Empresário — Mas é aquilo, cara, ele precisa rapar fora. Se ele ficar aqui vai se estragar.
Vagner — Vai mesmo.
Empresário — É aquilo que tu falou: dona Rosilda (nome da mãe do atacante) quer que ele fique pra se tratar, mas ele não vai se tratar... Ele tem que se afastar disso aqui um pouco... Ficar lá...
Empresário — Do jeito que tá, ainda mais agora... campeão, artilheiro...
Vagner — Tá com o rei na barriga.
Empresário — Vai fazer o que quiser no Flamengo.
Vagner — Ainda mais que o Isaías Tinoco (gerente de futebol) dá moral pra ele.
Empresário — A própria Amorim bateu de frente e depois veio: ‘Ah, certas estrelas a gente tem que saber lidar. Tem regalias aqui e lá fora’. Já abriu as pernas!
Vagner — É.
Empresário — Alguém deve ter falado: ‘Com ele funciona assim’. E tu sabe que no final ele mesmo já estava falando ‘não vou, não vou, deixa que eu me viro, liga pro Isaías’. Aí chega na boca do Dunga, que é todo certinho (...) Aí tira ele fora (da Copa), pronto!
Vagner — Marquei com ele de levar ele na praia. Pra dar uma banhada naquela pereba dele...
Empresário — Ainda não melhorou, não?
Vagner — P., melhorar como? O cara não cuida.
Empresário — Tá inflamado?
Vagner — Tá dando secreção.
Empresário — É, então deixa ele de molho lá um pouquinho e passa no hotel.

Ligações monitoradas em investigação sobre tráfico

As ligações de Adriano passaram a ser monitoradas pela polícia, com autorização judicial, a partir de uma investigação feita em cima da quadrilha que domina as favelas Furquim Mendes e Dique.

Os líderes, na época, estavam escondidos dentro da Chatuba, no Complexo da Penha, reduto do atacante. Nas escutas, a polícia descobriu um estranho saque de R$ 60 mil.

Adriano se dizia pressionado a entregar “pros caras” na comunidade. Houve suspeita de que o dinheiro seria para o tráfico. Em depoimento, ele alegou ter doado cestas básicas e o caso foi arquivado.

Processo para suspender habilitação pode ser acelerado

O Detran-RJ não descarta acelerar o processo de suspensão do direito de dirigir do jogador Adriano. Segundo o coordenador de julgamento do departamento, Flávio Horta, isso ajudaria a conscientizar condutores que praticam ilegalidades no trânsito, já que o atleta é homem público e bastante admirado.

Como O DIA revelou na terça-feira, prontuário no Detran mostra que, entre março de 2010 e março de 2011, o atleta descumpriu o Código de Trânsito 26 vezes. Acumuladas, as infrações somariam 124 pontos, bem mais que os 20 necessários para suspender a habilitação por até 12 meses. “A possibilidade de apressar o processo dele vai ser analisada. Sem dúvida seria importante para dar o exemplo”, disse Horta.

Em entrevista ao ‘Fantástico’ no domingo, Adriano admitiu que bebeu no dia 9 de fevereiro, quando foi parado numa blitz da PM na Avenida Ayrton Senna e se recusou a fazer o teste do bafômetro. “Tinha bebido umas cinco, seis cervejas”, disse o atacante, que teve a carteira apreendida mas a pegou de volta cinco dias depois. (Celso Oliveira)

O DIA ONLINE

quarta-feira, 30 de março de 2011

‘Agora, serei obrigado a pedir proteção’

Vítima de atentado em Copacabana, blogueiro teme que criminosos tentem novo ataque contra ele e sua família

POR RICARDO ALBUQUERQUE

Rio - Seis dias depois de ser atingido por quatro tiros — dois deles na cabeça —, o blogueiro Ricardo Gama, 40 anos, classificou o ataque que sofreu quarta-feira, em Copacabana, como um atentado à liberdade de expressão.

Com a mulher grávida de nove meses do terceiro filho, ele carrega a sensação de vitória sobre a morte na mesma proporção que sabe que terá de tomar mais cuidado quando receber alta. “Agora, é inevitável: serei obrigado a pedir proteção policial para mim e minha família”, disse ele a O DIA, antes de sair da UTI neurológica para um quarto do Hospital Copa D’Or, em Copacabana.

Foto: Ricardo Albuquerque / Agência O Dia

Ricardo Gama carrega a sensação de vitória sobre a morte | Foto: Ricardo Albuquerque / Agência O Dia

Sob a custódia de policiais do 19º BPM (Copacabana) no quarto andar do hospital, Gama evitou apontar culpados.
“Seria irresponsabilidade dizer que foi crime político, apesar de 90% do conteúdo do meu blog ser de casos políticos”, desconversou ele, enquanto aguarda as investigações da 12ª DP (Copacabana).

Ontem, agentes identificaram um Ford Ka prata que teria sido usado no atentado. Segundo a polícia, o veículo não consta como roubado na base de dados do Detran-RJ.

Os investigadores chegaram ao automóvel após analisar imagens de câmera de segurança perto de onde ocorreu o crime, na passagem de pedestres entre a Praça do Bairro Peixoto e a Rua Santa Clara.

Com duas balas alojadas no braço e costas, o blogueiro se sustenta na repercussão obtida pelo atentado para tentar inibir novos ataques.

“Estou formando uma pequena rede proteção com tudo que aconteceu. Hoje (ontem) voltei a entrar no Twitter um pouquinho, porque o olho direito ainda dói, e o número de seguidores subiu para 25 mil. As pessoas são solidárias”, afirmou. “Sempre soube que poderia sofrer algo que sofri, mas jamais imaginei que fosse no meu bairro, durante a minha rotina de casa até a academia, logo após comprar O DIA na banca", completou ele.

Blog continuará em atividade

“Que país é esse? Estamos em 2011, e o cidadão não pode ter um blog na Internet para fazer críticas?”, questionou ele, que não pretende interromper sua atividade no blog (http//ricardo-gama.blogspot.com), que alcança 30 mil acessos em casos de grande repercussão na mídia.
Filiado ao Partido da República (PR), Gama já integrou o DEM. “Eu me filiei por questão de segurança, logo após receber as primeiras ameaças, mas não adiantou nada”, desabafou.

Ontem, o presidente regional do PSTU, Cyro Garcia, foi visitá-lo, mas não teve autorização para subir à UTI. “Viemos demonstrar nossa solidariedade porque ele apoiou a manifestação em frente ao Consulado dos EUA antes da visita do presidente Barack Obama”.

O DIA ONLINE

Relações-públicas da PM é chamado para a Guarda Municipal

Nomeação no DO pode sair até sexta-feira

POR VANIA CUNHA

Rio - O relações-públicas da Polícia Militar, coronel Henrique de Lima Castro, poderá deixar o cargo. O oficial foi convidado para comandar a Guarda Municipal e teria aceitado a proposta.

A nomeação no Diário Oficial do município pode ocorrer até o fim da semana. O oficial preferiu não comentou o assunto. O atual comandante da Guarda, Ricardo Pacheco, não foi localizado por O DIA.

Lima Castro assumiu a função de porta-voz da PM em outubro de 2009. Antes, ele havia comandado os batalhões de Resende, Leblon, Queimados e Volta Redonda, além da Academia da PM. O oficial participou de missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) fora do Brasil.

Ele também criou projetos de comunicação para a Polícia Militar, coordenou a relação da corporação com a imprensa, além de ter participado de importantes ações da PM, como a ocupação dos complexos do Alemão e da Penha, em novembro.

O DIA ONLINE

terça-feira, 29 de março de 2011

Tribunal do Júri ouve testemunhas do atropelador do filho de Cissa Guimarães

Rafael Bussamra vai ser julgado pelos crimes de homicídio, corrupção e fuga

Do R7/AgNews

AgNews

Rafael Mascarenhas andava de skate no túnel Acústico, quando foi atropelado e acabou morrendo no hospital

O 2º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro ouve na tarde desta terça-feira (29) as testemunhas de defesa do acusado do atropelamento e morte de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães. Na audiência serão dadas as instruções para o julgamento de Rafael Bussamra, acusado pelo crime.

O acusado responde pelos crimes de homicídio, corrupção ativa, fuga do local do acidente sem prestar socorro, participação em corrida não autorizada e demais crimes do código de trânsito.

Mascarenhas morreu na madrugada do dia 20 de julho, no túnel Acústico, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Ele andava de skate no túnel, que estava fechado, quando foi atingido pelo carro de Bussamra.

As investigações apontaram que o atropelador e amigos participavam de um pega (corrida ilegal de carros). Mascarenhas morreu horas depois do acidente no hospital Miguel Couto, na zona sul.

Irmão e amigo

Roberto Bussamra, o irmão de Rafael, Guilherme, e um amigo, Gabriel Ribeiro, que estariam participando de um pega (corrida) que resultou na morte de Mascarenhas, também serão julgados.

Roberto: responderá por corrupção ativa e por tentativa de indução ao erro de agente policial.

Gabriel: por participação em corrida não autorizada.

Guilherme: por tentativa de indução ao erro de agente policial.

Propina

A Polícia Militar do Rio de Janeiro expulsou o sargento Marcelo José Leal Martins e o cabo Marcelo de Souza Bigon, acusados de cobrar propina para liberar Bussamra do local do acidente. Segundo as investigações, os dois PMs exigiram R$ 10 mil do atropelador e de seu pai, Roberto Bussamra, para liberar o jovem depois do acidente. Após saber que a vítima do atropelamento era filho de Cissa, o pai do atropelador só entregou R$ 1.000 aos policiais.

Os PMs foram denunciados à Justiça Militar pelos crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica e descumprimento de função. Além de cobrar propina, eles foram acusados também de falsificar o boletim de ocorrência e de deixar o posto de patrulhamento para escoltar o carro do atropelador.

Caso sejam condenados pelos três crimes, os policiais podem pegar de três a oito anos de prisão.

R7.com 

Sete já foram presos em operação para prender envolvidos em violência doméstica e sexual

Rio - Sete suspeitos já foram presos na manhã desta terça-feira, sendo um em flagrante de violência doméstica, em operação iniciada em conjunto por várias Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs) para prender estrupradores e autores de violência doméstica.

Foto: Divulgação

Tiago Martins Lourenço, preso durante a Operação Quatro Paredes da Polícia Civil | Foto: Divulgação

A Operação Quatro Paredes visa cumprir 40 mandados de prisão expedidos pela Justiça, principalmente na Baixada Fluminense. A ação, de acordo com a polícia, começou por volta de 6h e conta com a participação de 40 agentes das DEAMs de Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João de Meriti, além de policiais civis de outras delegacias da Baixada.

Homem é preso em Japeri por violência doméstica

Um homem identificado como Tiago Martins Lourenço foi preso por policiais da 63ª DP (Japeri), no mesmo bairro, em cumprimento de mandado de prisão. A ordem teve como motivo o fato de Tiago desrespeitar as medidas protetivas concedidas pelo Juiz em favor de sua mulher, Liliane da SIlva Morais, que já havia sido agredida anteriormente.

Mesmo depois de medidas protetivas - como afastamento do lar, proibição de aproximação de no mínimo 500 metros, suspensão da guarda e visitação dos filhos menores - Liliane sofreu novas ameaças e agressões.

Segundo o Delegado Titular da 63ª DP, Daniel Mayr, a prisão de Tiago é apenas o começo da operação Quatro Paredes. Duas equipes da 63ª DP estão nas ruas de Japeri buscando cumprir mais cinco mandados de prisão contra autores de crimes de violência doméstica.

O DIA ONLINE

Polícia investiga se vingança motivou morte de idosa espancada no RJ

Suspeita vem do fato de lesões serem no rosto e de nada ter sido roubado.
Acompanhante, também agredida, disse à polícia não se lembrar de nada.

Carolina Lauriano Do G1 RJ

A polícia investiga se a morte da idosa de 84 anos, espancada dentro do sítio onde morava, em Guapimirim, na Baixada Fluminense, tenha sido motivada por vingança. Segundo o delegado da 65ª DP (Magé), José de Moraes, a suspeita vem dos fatos de as lesões terem sido todas no rosto e de nada ter sido roubado do local.

"As lesões foram na cara. Tapa na cara e soco na cara só toma um desafeto”, ressaltou o delegado, na manhã desta terça-feira (29).

O episódio aconteceu na madrugada de domingo. Na segunda-feira (28), a polícia ouviu o depoimento da acompanhante da idosa, que também foi agredida e chegou a ser hospitalizada. Segundo Moraes, ela afirmou não se lembrar de nada.

“Ela pode ter saído do ar e apagou”, disse o delegado, que afirmou ainda que as vítimas não sofreram violência sexual.

De acordo com Moraes, o laudo informou que a idosa sofreu traumatismo toráxico, teve três costelas quebradas e apresentou trauma facial. Ele disse que os próximos depoimentos serão do casal que cuidava do sítio e da atual caseira.

Encontradas no chão

De acordo com a polícia,  a idosa não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no mesmo hospital. A acompanhante ficou internada em estado de choque até a manhã de segunda.

A Polícia Militar informou que as duas mulheres foram encontradas no chão da casa por uma segunda acompanhante da idosa, que ligou para a PM. A polícia acionou uma ambulância do Hospital de Guapimirim.

Um policial militar, que atendeu à ocorrência, e o pai da acompanhante foram ouvidos na delegacia no domingo.

G1 - Rio de Janeiro

Após pai ter prisão revogada, mãe de Joanna quer segurança do estado

Estou com medo’, disse ela após decisão da Justiça do RJ.
TJ mandou soltar André Rodrigues Marins, acusado de torturar filha.

Carolina Lauriano Do G1 RJ

“Estou apavorada, estou com muito medo, porque eu sei quem ele é. Eu não sei o que ele pode fazer com minha família agora. Ele já era violento, agora então...”. Essas foram as palavras de Cristiane Marcenal nesta terça-feira (29), dia seguinte da decisão da Justiça de mandar soltar o advogado e técnico judiciário André Rodrigues Marins, preso desde outubro sob a acusação de torturar a sua filha Joanna Marcenal Marins, de 5 anos, que morreu no ano passado. Cristiane disse que pretende pedir segurança à Justiça do Rio.

Procurado pelo G1, o advogado de André Marins não foi encontrado para se defender das acusações. Contactada pelo G1, a madrasta de Joanna, Vanessa Maia, também acusada no processo, não quis comentar o caso.

“Tentei contratar seguranças, mas estou financeiramente falida. Vou pedir à Justiça. O André sabe todos os meus endereços, da minha família. Óbvio que ele não vai lá, ele vai mandar alguém. Qualquer coisa pode acontecer, cabeça de criminoso a gente não sabe o que passa”, disse ela.

O defensor público Antônio Carlos Oliveira, que atua na defesa de Cristiane, disse que tomará providências jurídicas para que o direito de Cristiane seja garantido. “O estado tem o dever legal de garantir a integridade dela. Se ela está temerosa, eu vou pedir isso”, afirmou ele, acrescentando que irá recorrer da decisão do juiz. O Ministério Público do Rio também informou que vai recorrer da decisão de revogar a prisão de André.

Joanna morreu após ficar em coma (Foto: Marcelo Carnaval/Agência O Globo)

Joanna morreu após ficar em coma
(Foto: Marcelo Carnaval/Agência O Globo)

A menina morreu no dia 13 de agosto de 2010, de acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML), vítima de meningite, contraída pelo vírus da herpes, após 26 dias em coma no Hospital Amiu, em Botafogo, na Zona Sul.

Decisão judicial

Na segunda-feira (28), o juiz Alberto Fraga, da 3ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, revogou a prisão preventiva do pai da menina. O juiz entendeu que, neste momento, não há motivos para que o pai da menina continue preso, "visto que ele não representa ameaça à ordem pública". Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), ainda cabe recurso.

Ainda de acordo com o TJ, o juiz entendeu que o crime foi de tortura seguida de morte. A denúncia inicial do Ministério Público do Rio (MP-RJ), entretanto, qualifica o crime de homicídio qualificado por meio cruel.

Relembre o caso Joanna

Joanna era alvo da disputa dos pais desde o nascimento. De acordo com a denúncia do MP, na primeira quinzena de julho de 2010, Joanna foi mantida dentro da casa dos acusados com as mãos e pés amarrados e deixada no chão por horas e dias suja de fezes e urina. O que, segundo a denúncia,  teria deixado lesões físicas e psíquicas na menina.  Para o MP, isso teria colaborado para a baixa de imunidade e de seu sistema imunológico.

Estudante Alex Sandro chegou é escoltado por agentes da DRCCSP durante depoimento (Foto: Tássia Thum/G1)

Suspeito de se passar por falso médico, Alex foi
preso em fevereiro (Foto: Tássia Thum / G1)

O relatório final de conclusão do inquérito indiciava André Marins por tortura, mas o MP ampliou a denúncia. Ao ser indiciado, ele se disse surpreso com o resultado do inquérito e alegou que o delegado responsável pelo caso, Luiz Henrique Marques, foi pressionado pela opinião pública para tomar a decisão.

Ainda segundo a denúncia do MP, os acusados assumiram o risco da morte da criança "de forma omissiva", já que a menina somente foi levada ao Hospital Rio Mar já em situação crítica, local onde teve "atendimento médico impróprio". Foi neste hospital que ela foi atendida pelo falso médico e pela médica Sarita Fernandes Pereira. De acordo com parecer técnico, quando Joanna foi levada ao hospital ela tinha apenas 30% de probabilidade de recuperação.

G1 - Rio de Janeiro

Polícia identifica carro do suspeito de atirar em blogueiro no Rio

Câmeras de seguranças dos prédios mostram veículo seguindo a vítima.
Ricardo Gama levou três tiros em Copacabana, na Zona Sul da cidade.

Alba Valéria Mendonça Do G1 RJ

Ricado Gama foi baleado em Copacabana e segue internado (Foto: Reprodução / TV Globo)

Ricado Gama foi baleado em Copacabana e segue
internado (Foto: Reprodução / TV Globo)

Com as imagens de câmeras de segurança de prédios da região, a polícia conseguiu identificar o carro usado pelo suspeito de ter dado três tiros no blogueiro Ricardo Gama, na quarta-feira passada (23), em Copacabana, na Zona Sul do Rio. De acordo com o delegado adjunto Bruno Gilaberte, da 12ª DP (Copacabana), agora será mais fácil chegar ao autor dos disparos.

Ele disse que que o carro que aparece nas imagens é um Ford Ka prata, como haviam informado as testemunhas.

“As imagens mostram o carro seguindo, monitorando a vítima, no curto trajeto da casa dela até a Travessa Moacyr Deriquem, onde ocorreram os disparos. Não temos imagens do momento dos tiros. Agora, vamos esperar o Ricardo Gama se recuperar para ouvi-lo novamente e pegarmos mais detalhes do caso”, disse o delegado, que espera ter elementos suficientes para concluir a investigação ainda esta semana.

O delegado acredita que além do atirador outra pessoa pode ter participado do crime. Segundo o relato das testemunhas, o atirador desceu do carro.

Sem previsão de alta médica

O blogueiro Ricardo Gama passou por uma nova cirurgia na noite desta segunda (28), no Hospital Copa D’Or, onde está internado. Segundo hospital, a operação durou três horas e meia e visava fixar o osso do maxilar. Os médicos consideraram a cirurgia um sucesso.

Ainda de acordo com o hospital, Ricardo está lúcido e já caminha com o auxílio de fisioterapeutas. O blogueiro passa bem e se recupera na UTI neurológica da unidade. Ainda não há previsão de alta.

Com foi o caso

No dia 23 de março, o blogueiro passou por uma cirurgia de quatro horas após ser atingido por dois tiros na cabeça e um no peito, perto da Rua Santa Clara. Ricardo Gama foi socorrido por moradores da região. Segundo testemunhas, os disparos foram feitos por um homem que passou num carro.

Segundo as investigações, os motivos do crime podem ter sido os artigos que a vítima escrevia numa página da internet. Ricardo Gama mantém uma página onde posta vídeos, fotos e textos. Nos textos, o blogueiro costuma fazer diversos tipos de críticas aos problemas da cidade.

G1 - Rio de Janeiro

segunda-feira, 28 de março de 2011

Delegado classifica investigação como 'racista' e nega acusações

POR MARIA INEZ MAGALHÃES

Rio - O delegado Carlos Oliveira, que nesse momento passa pela sabatina dos deputados da CPI das Armas da Alerj, disse que iria depor no dia que foi preso numa ação civil pública movida pelo Ministério Pública para investigar a ineficiência da Polícia Federal no tráfico de armas no estado. "Ia depor à tarde e fui preso de manhã", revelou ele. Foi a Polícia Federal que prendeu Oliveira durante a operação Guilhotina.

Pouco antes, durante sua esplanação sobre o tráfico de armas, ele criticou a atuação da atual gestão da Polícia Federal. "Fizemos trabalhos em conjunto com a Polícia Federal na gestão anterior e foram ações exitosas. Mas na atual não vi nada. Tanto que o tráfico de armas está com volume muito grande.

Agora que teve um baque com o Alemão (referindo-se à tomada do complexo em novembro pelo estado). O Comando Vermelho estava trazendo muitas armas. Não vi nenhum trabalho de apreensão de contrabando e nem em conjunto da Polícia Federal nessa gestão", disse Oliveira.

O delegado se defendeu dizendo-se inocente. ". Me arrumaram um X-9 que ninguém sabe quem é. É um viciado paranóico. Essa é uma investigação racista e direcionada porque não tenho ligações políticas, sou um homem pobre", alegou.

Escolta policial

Carlos Oliveira chegou escoltado por agentes de operaçõs especiais penitenciários que permanecem na sala enquanto ele depõe e três advogados.

O depoimento de Oliveira foi marcado para esta tarde a pedido de seus advogados que quiseram antecipar a participação do delegado na comissão.

Foi dado a ele o direito de falar reservadamente sem a presença da imprensa, mas Oliveira disse que não tem nada para falar em particular.

"Não tenho nada para falar reservado. Quiseram me humilhar mas não estou humilhado. Se você não é safado não tem como colar o carimbo de pilantra", disse ele.

"Você não pode dormir uma pessoa respeitada por todos e acordar bandido", disse ele atribuindo a citação ao ex-chefe de Polícia Civil, Allan Turnowski também investigado na operação Guilhotina por vazamento de informação.

Mais cedo, Oliveira exibiu em datashow com um material sobre tráfico de armas no Rio. "Minha família e amigos de estão sofrendo. É a primeira vez em 45 dias de cárcere que estou podendo me expressar. Levei 17 dias para saber do que eu estou sendo acusado. É uma situação surreal que eu nunca pensei que fosse viver isso.

Estou encarando isso como uma grande batalha e vou vencê-la. Em todos esses anos da minha vida e só me didiquei à causa da segurança pública, aos meus afazeres. Estou tendo de botar algumas coisas no lugar. Quem me conhece nunca perdeu a confiança em mim", disse Oliveira.

O DIA ONLINE

IML nega que idosa morta espancada no RJ tenha sido estuprada, diz polícia

Acompanhante dela, também agredida, recebeu alta e é ouvida pela polícia.
Crime aconteceu em Guapirimim, na Baixada Fluminense, no fim de semana.

Carolina Lauriano Do G1 RJ

O Instituto Médico Legal (IML) negou, nesta segunda-feira (28), que a idosa de 84 anos morta após ter sido espancada dentro do sítio onde morava, em Guapimirim, na Baixada Fluminense, tenha sido estuprada. A informação é do delegado da 65ª DP (Magé), José de Moraes. O episódio aconteceu na madrugada de domingo.

“Não há indícios de violência sexual”, afirmou ele, após entrar em contato com o IML, nesta manhã. De acordo com Moraes, o laudo informou que a idosa sofreu traumatismo toráxico, teve três costelas quebradas e apresentou trauma facial.

A acompanhante da idosa, de 51 anos, que também foi agredida, já recebeu alta do Hospital Municipal de Guapimiri e está sendo ouvida pela polícia em sua própria residência. Moraes afirmou que ela também será submetida ao exame de corpo de delito.

Encontradas no chão

De acordo com a polícia,  a idosa não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no mesmo hospital. A acompanhante ficou internada em estado de choque até a manhã desta segunda.

A Polícia Militar informou que as duas mulheres foram encontradas no chão da casa por uma segunda acompanhante da idosa, que ligou para a PM. A polícia acionou uma ambulância do Hospital de Guapimirim.

Investigação

Segundo informações da 65ª DP (Magé), onde o caso foi registrado, as duas principais linhas de investigação a serem apuradas são homicídio e latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

Um policial militar, que atendeu à ocorrência, e o pai da acompanhante foram ouvidos na delegacia neste domingo. Segundo informações do 34º BPM, a princípio, nada foi roubado no sítio.

G1 - Rio de Janeiro

Blogueiro Ricardo Gama baleado no Rio será operado novamente nesta segunda

Cirurgia será para fixar o osso maxilar.
Ricardo Gama levou três tiros em Copacabana na semana passada.

Do G1 RJ

Ricado Gama foi baleado em Copacabana e segue internado (Foto: Reprodução / TV Globo)

Ricado Gama foi baleado em Copacabana e segue
internado (Foto: Reprodução / TV Globo)

O blogueiro Ricardo Gama se recupera bem dos três tiros que recebeu na última quarta-feira (23) em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Segundo informações do Hospital Copa D’Or, onde está internado, ela já caminha com o auxílio de fisioterapeutas. Gama será operado novamente nesta segunda-feira (28)para fixar o osso maxilar.

De acordo com boletim médico, a previsão é de que a cirurgia dure cerca de duas horas. Com isso, o blogueiro permanecerá no CTI, ainda sem previsão de alta.

Na quarta-feira, o blogueiro passou por uma cirurgia de quatro horas após ser atingido por dois tiros na cabeça e um no peito, perto da Rua Santa Clara. Ricardo Gama foi socorrido por moradores da região. Segundo testemunhas, os disparos foram feitos por um homem que passou num carro.

A polícia ainda investiga os motivos do crime e já teria algumas novidades sobre o caso, mas que não foram divulgados.

Investigação

Segundo as investigações, os motivos do crime podem ter sido os artigos que a vítima escrevia numa página da internet. Ricardo Gama mantém uma página onde posta vídeos, fotos e textos. Nos artigos, o blogueiro costuma fazer diversos tipos de críticas aos problemas da cidade.

O crime ocorreu na Travessa Moacyr Deriquem, um local considerado tranquilo no bairro. Imagens feitas pelas câmeras de segurança da rua deverão ajudar a polícia a identificar o criminoso.

G1 - Rio de Janeiro

Mulher é presa no Rio ao tentar matar companheira com tesoura, diz polícia

Vítima foi atingida no Centro da cidade e levada para o hospital.
Ainda não há informações sobre o estado de saúde da ferida.

Do G1 RJ

Uma mulher de 31 anos foi presa em flagrante, na manhã desta segunda-feira (28), ao tentar matar a companheira com golpes de tesoura, na Rua Camerino, no Centro do Rio, durante uma briga.

Segundo a Polícia Civil, a vítima foi atingida e levada para o Hospital Souza Aguiar, também no Centro. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

De acordo com a polícia, os agentes da 4ª DP (Praça da República) participavam de uma operação, quando foram avisados sobre uma briga em uma residência. Ao chegar no local, eles encontraram a suspeita com a faca.

Ainda segundo a polícia, a suspeita foi autuada por tentativa de homicídio e ao chegar na delegacia, foi constatado que ela já tinha passagens pela polícia pelo mesmo crime.

G1 - Rio de Janeiro

Médico morre após relação sexual em clube gay no RJ, diz polícia

Inicialmente, polícia descarta golpe do 'boa noite cinderela'.
Bens e pertences da vítimas estavam em armário de estabelecimento.

Do G1 RJ

Um médico de 56 anos morreu por volta das 22h30 do último sábado (26), após fazer sexo com um garoto de programa, em um clube gay da Rua Benjamin Constant, na Glória, na Zona Sul do Rio. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da Polícia Civil.

O caso está sendo investigado pelo delegado Pedro Paulo Pontes Pinho, titular da 9ª DP (Catete). Segundo a polícia, o rapaz contou, em depoimento, que após a relação sexual o médico passou mal, chegou a ser socorrido por funcionários e frequentadores do estabelecimento, entre eles um médico e uma equipe de socorro do Corpo de Bombeiros, que compareceu ao local. Mas ele não resistiu e morreu.

Após colher as primeiras informações, a polícia acredita que a vítima era cardiopata e descarta, inicialmente, a hipótese de homicídio.

Polícia descarta 'boa noite cinderela"

Segundo a polícia, também está descartada a prática do golpe conhecido como “boa noite, cinderela”, pois esse tipo de delito é normalmente praticado em circunstâncias e em local diferentes do ocorrido e, além disso, a vítima estava de posse de bens e dinheiro, os quais se encontravam no armário do clube.

O corpo já foi submetido a exame no Instituto Médico Legal (IML), para se detectar a presença de alguma substância que possa ter causado a morte. Os pertences do médico foram retirados do armário do estabelecimento e serão devolvidos à família.

G1 - Rio de Janeiro

Polícia prende três por tráfico de drogas em Itaboraí

Rio - Dois homens e uma mulher foram presos em flagrante acusados de tráfico de drogas em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio.

Policiais do 35º BPM (Itaboraí) foram checar um denúncia anônima e, ao chegar no local informado, no bairro do Engenho Velho, encontram os três acusados com 350 pedras de crack, um radiotransmissor, munição e uma pistola calibre 40.

Fabricio Marcio de Paula Leite, 26 anos, Adriano do Nascimento Jesus, de 24, e Yasmin Conceição Costa, de 18, foram levados à 71ª DP (Itaboraí).

A polícia acredita que os três façam parte de uma quadrilha responsável pelo tráfico de drogas na cidade.

O DIA ONLINE

Menino de 12 anos e um homem são mortos a tiros na Pavuna

POR LUARLINDO ERNESTO

Rio - Um homem e um menino de 12 anos foram mortos a tiros, na manhã desta segunda-feira, em um lava-jato na Rua Inhumaí, na Pavuna, Zona Norte do Rio. O homem assassinado seria o dono do comércio.

De acordo com o tenente-coronel Alexandre Fontenelle, comandante do 41º Batalhão (Irajá), dois homens em uma motocicleta foram ao lava-jato para matar o dono do estabelecimento. A criança trabalharia no local e também foi atingida.

O homem, que não teve a identidade revelada, morreu no local. O menino ainda foi levado para o Hospital Juscelino Kubitschek, no Centro de Nilópolis, na Baixada Fluminense, mas não resistiu. A Delegacia de Homicídios (DH) investigará o caso.

O DIA ONLINE

sexta-feira, 25 de março de 2011

PM afasta policial que espirrou spray de pimenta no olho de rapaz no RJ

Capitão será submetido a treinamento e capacitação, disse a PM.
Homem foi atingido quando participava de protesto nesta quinta (24).

Do G1, com informações do Jornal da Globo

O comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro afastou na noite desta quinta-feira (24)  o capitão que jogou spray de pimenta no olho de um homem durante um protesto, em Niterói, na região metropolitana do estado.

"Determinei então agora o afastamento do policial, a instauração de um inquérito policial militar e também que ele seja imediatamente submetido a um programa de treinamento e capacitação para uso de material não letal", disse o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte.

O garçom Gustavo Barreto Rezende deve ter que passar a próxima semana usando óculos escuros, mesmo à noite. A recomendação médica é por conta da inflamação que ele tem no olho, causada pela agressão de um PM.

"Acho que um policial militar, que é feito para defender a sociedade, vem e faz isso com um trabalhador. Em quem a gente vai confiar se a polícia está fazendo isso com a gente", questiona o morador.

Gustavo perdeu a casa depois de um desmoronamento em abril do ano passado.

Ele participava de uma maniifestação junto com ex-moradores do morro do Bumba, que desabou na mesma época matando 47 pessoas. O grupo reclamava do atraso no pagamento do aluguel social. Policiais usaram spray de pimenta para dispersar a multidão.

Uma foto do jornal O Globo mostra um policial atingindo uma criança. No caso de Gustavo, o capitão Bruno Schorcht se aproximou e jogou spray diretamente no olho dele.

Durante o dia, a Polícia Militar falou sobre o caso apenas em nota. Disse que uma sindicância foi aberta, que os policiais envolvidos estavam sendo ouvidos e que, ao final da sindicância o capitão que usou o spray contra Gustavo poderia ser afastado das ruas para passar por uma reciclagem no uso de armas não letais.

O comandante da PM do Rio disse ainda que vai analisar a foto do jornal O Globo, para saber se também houve abuso do policial que aparece jogando spray de pimenta em uma criança.

G1 - em Rio de Janeiro

Polícia identifica três suspeitos de matar policial no subúrbio do Rio

DH ainda investiga um quarto suspeito de integrar quadrilha.
Vítima foi morta na Pavuna, quando tentou fugir do grupo.

Do G1 RJ

Agentes da Delegacia Homicídios (DH), na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, conseguiram identificar, nesta sexta-feira (25), três suspeitos de terem assassinado um policial civil, na manhã de quinta-feira (24), na Estrada Rio do Pau, na Pavuna, no subúrbio do Rio. A polícia ainda investiga um quarto integrante da quadrilha. Todos os suspeitos são do Rio.

Segundo as investigações da polícia, a quadrilha estaria interessada em roubar o carro do policial. Com a identificação dos suspeitos, a DH espera fazer a prisão dos envolvidos em breve.

Como foi o crime

O policial civil, da 13ª DP (Ipanema), foi morto ao tentar fugir de criminosos que tentaram roubar seu carro. A vítima chegou a ser levada para o Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, no subúrbio. Mas não resistiu aos ferimentos.

O irmão da vítima, que estava com ele, contou à polícia que eles foram rendidos na Rua Vereador José Fortes, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, por cinco homens que estavam num carro. Quando os suspeitos anunciaram o assalto, o policial tentou esconder a arma, mas acabou sendo descoberto pelos suspeitos, que decidiram levar os irmãos com eles.

Segundo o irmão, o policial seguiu com três suspeitos no próprio carro, enquanto ele teve de passar para o carro onde estavam os outro dois homens. Quando passavam pela Estrada do Rio do Pau, ao parar num sinal, o policial teria percebido que a porta do carro estava destrancada e tentou fugir, mas acabou baleado. Os suspeitos que estavam no outro carro decidiram deixar o irmão no mesmo local.

G1 - Rio de Janeiro

Agente penitenciário é baleado em Realengo, e morre em hospital

Rafaella Barros *

Um agente penitenciário foi baleado na manhã desta sexta-feira em frente à sua casa, na Rua B, em Realengo. Segundo a PM, ainda não há informações sobre quem fez os disparos.

Moacir Fernandes dos Santos, de 44 anos, levou cinco tiros, foi socorrido por populares e levado para o Hospital Albert Schweitzer, no mesmo bairro.

Ele passou por uma cirurgia e não resistiu aos ferimento e faleceu. O caso está sendo investigado pela 34ª DP (Bangu).

*Rafaella faz parte do programa de estágio da Infoglobo

Extra Online

Criança de 11 anos é encontrada morta em matagal de Sapucaia

Mãe e irmão gêmeo da menina foram assassinados na última quinta-feira. Vizinho é suspeito

Rio - O corpo de uma menina de 11 anos, identificada como Leandra da Silva, foi encontrado nesta sexta-feira por policiais militares do 38º Batalhão (Três Rios) no município de Sapucaia, no Centro Sul Fluminense. O cadáver foi localizado em um matagal próximo da residência de Leandra, no distrito de Aparecida.

Leandra estava desaparecida desde a última quinta-feira, mesmo dia em que sua mãe, Patrícia Soares de Paula (31 anos) e o irmão gêmeo da menina, Jean Paulo da Silva, foram assassinados. Segundo informações da Polícia Civil, os corpos foram encontrados pelo marido de Patrícia, ao chegar em casa vindo do trabalho. No mesmo dia o homem registrou o desaparecimento de Leandra na 109ª DP (Sapucaia).

As autoridades informaram também que um homem, conhecido pelos vizinhos como Beto, já está sob custódia por suspeita de ser o autor dos homicídios - ele já prestou depoimento, mas o conteúdo não foi revelado. Uma testemunha declarou que Patrícia já teria feito denúncias contra o suspeito, que teria jurado vingança a toda a família dela.

O DIA ONLINE

quinta-feira, 24 de março de 2011

PM é assassinado em Cabo Frio

POR MARCO ANTONIO CANOSA

Rio - Um sargento reformado da PM foi morto a tiros no portão de casa, em Cabo Frio, na tarde desta quinta-feira. Marcos Viana de Oliveira, de 54 anos, foi executado com seis tiros por um homem que estava de moto, na Rua Nicola Aslan, a cerca de 50 metros do Fórum e da Prefeitura da cidade, no bairro Braga.

Segundo a policia, ele trabalhava como segurança na Região dos Lagos e foi surpreendido pelo assassino ao chegar em casa. Ele foi atingido no rosto, no abdome e braços.

Segundo familiares, o PM reformado morava com a família no local, um bairro de classe média alta, há cerca de um mês.

O caso foi registrado na 126ªDP (Cabo Frio).

O DIA ONLINE

PM troca comando dos batalhões do Leblon e de São Cristóvão

Guilherme Amado

A Polícia Militar trocou o comando do 4º BPM (São Cristóvão) e 23º BPM (Leblon).

O tenente-coronel Marcos Vinícius da Silva Mello assume o 4º BPM, que era comandado pelo tenente-coronel Rogério Leitão.

No cargo de Comandante do 23º BPM, o tenente-coronel Paulo Frederico Borges assume lugar do tenente-coronel Carlos Roberto Garcia de Oliveira.

Extra Online

Identificado policial civil morto na Pavuna

Ana Carolina Torres

Foi identificado como Rafael Aníbal Ferreira Faria, de 28 anos, o policial civil morto após ser baleado na Pavuna, na manhã desta quinta-feira. Ele - que era lotado na 13ª DP (Ipanema) - passava num Astra junto com o irmão pela Rua Vereador José Fortes, em Nilópolis, quando foram rendidos por cinco homens que estavam num Eco Sport.

Os marginais anunciaram um assalto. Rafael teria tentado esconder a arma e um dos bandidos percebeu sua movimentação. O criminoso, então, fez uma busca no Astra e encontrou o coldre. Ele gritou para os cúmplices: “É polícia! Vamos levar!”

O policial foi obrigado a entrar no Astra com dois bandidos e o irmão seguiu no EcoSport com os outros criminosos. Quando passavam pela Estrada Rio do Pau, nas proximidades do Morro do Chapadão, Rafael teria percebido que a porta do carro não estava tranacada e, aproveitando um sinal vermelho, saiu correndo. Um dos bandidos atirou contra ele, que morreu a caminho do Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes. O irmão do policial foi deixado no local. Ele teria tido uma crise nervosa ao saber da morte de Rafael.

Os bandidos fugiram no EcoSport, deixando o Astra no local. A arma do policial morto foi encontrada no carro. Policiais militares do 41º BPM (Irajá) e da Divisão de Homicídios tentam localizar os assassinos. Há a possibilidade de eles serem do Morro do Chapadão e também de favelas em Nilópolis ou Mesquita.

Extra Online

Mulher Filé tem carro roubado e paga recompensa para quem encontrá-lo

Rio - Yani de Simone, a Mulher Filé, teve seu carro roubado há um mês e promete pagar a recompensa de mil reais para quem achar seu veículo, que não estava no seguro.

               

Foto: Agência O Dia 
A funkeira e sua dançarinas ficaram quase meia hora sob o poder de quatro bandidos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no dia 22 de fevereiro. Os ladrões levaram celulares, seu carro e cerca de mil reais em dinheiro.
O carro da dançarina é um Gol vermelho geração 5, placa: KXO3898 e chassi: 9bwabo5u6ato51096 .  Quem tiver informações, pode entrar em contato pelo email: carrodafile@gmail.com
De acordo com Yani,  dentro do carro havia ainda materiais para a confecção de sua fantasia de carnaval. O caso foi registrado na 60ª DP (Campos Elíseos).

O DIA ONLINE

Polícia: designer de Niterói pode ter sido morta por alguém conhecido

Rio - A Polícia Civil informou, nesta quinta-feira, que trabalha com a hipótese de que o assassinato da designer de interiores Amaly Olympia de Vasconcellos Tauil, 51 anos, tenha sido cometido por alguém próximo da vítima.

Amaly foi encontrada morta na terça-feira em sua mansão no bairro de Piratininga, Região Oceânica e nobre de Niterói. O crime pode ter sido cometido por vingança ou um homicídio ocasional.

Foto: Arquivo pessoal

A designer Amaly Olympia: corpo da milionária foi encontrado em avançado estado de decomposição | Foto: Arquivo pessoal

Segundo com o delegado Adilson Palácio, responsável pelas investigações, Amaly pode ter sido morta por alguém conhecido ou próximo de sua família. Em investigações preliminares, a polícia encontrou garrafas de cerveja em uma mesa localizada no quintal da casa, além de algumas cadeiras fora do lugar.

"Já descartamos a hipótese de latrocínio, pois nada foi roubado da residência. A investigação está apurando justamente pessoas que a conheciam e que tinham acesso a ela", disse o delegado.

Ainda nesta quinta-feira, a polícia vai ouvir parentes da vítima, entre elas a filha de Amaly. A designer de interiores morava sozinha há quase dois anos na residência localizada na Estrada Frei Orlando, no bairro de Piratininga. O local se situa numa área bucólica e nobre da cidade, cercada de verde e com muitas chácaras e sítios nos arredores.

O corpo de Amaly foi encontrado deitado na cama, já em avançado estado de decomposição pela filha da vítima. A jovem tentava sem sucesso localizar a mãe e pulou o muro e abriu a porta de vidro do quarto da designer, que não retornava ligações nem atendia a campainha da casa. A polícia acredita que a vítima foi assassinada no domingo com golpes na cabeça. A perícia encontrou uma pedra, com marcas de sangue, no jardim da casa.

O DIA ONLINE

quarta-feira, 23 de março de 2011

Homem baleado em Copacabana é blogueiro Ricardo Gama, diz hospital

Ele levou três tiros pela manhã e está sendo operado.
As circunstâncias do crime estão sendo investigadas.

Do G1 RJ

O homem que foi baleado no final da manhã desta quarta-feira (23), em Copacabana, na Zona Sul do Rio, é o blogueiro Ricardo Gama, confirmou nesta tarde o hospital Copa D'or, para onde ele foi levado.

of

De acordo com as primeiras informações do 19º BPM (Copacabana), ele levou três tiros. Gama tem um blog de política.

O blogueiro foi socorrido por populares antes da chegada da polícia e levado para o hospital, onde passa por uma cirurgia. Segundo a assessoria do hospital, ele foi atingido no pescoço e na cabeça. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

A polícia ainda investiga em que circunstâncias em que ele foi baleado.

G1 - Rio de Janeiro

Corpo de decoradora é encontrado em residência de região nobre de Niterói

POR LESLIE LEITÃO

Rio - Policiais encontraram na manhã desta quarta-feira o corpo de uma mulher, membro de uma tradicional família de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, morta a pedradas dentro de sua mansão, na Região Oceânica da cidade.

Foto: Arquivo pessoal

A designer Amaly Olympia: corpo da milionária foi encontrado em avançado estado de decomposição | Foto: Arquivo pessoal

A designer de interiores Amaly Olympia de Vasconcellos Tauil, 51 anos, morava sozinha há quase dois anos na residência localizada na Estrada Frei Orlando, no bairro de Piratininga. O local se situa numa área bucólica e nobre da cidade, cercada de verde e com muitas chácaras e sítios nos arredores.

O corpo de Amaly foi encontrado deitado na cama, já em avançado estado de decomposição pela filha da vítima. A jovem tentava sem sucesso localizar a mãe e pulou o muro e abriu a porta de vidro do quarto da designer, que não retornava ligações nem atendia a campainha da casa .

A polícia acredita que a vítima foi assassinada no domingo com golpes na cabeça. A perícia encontrou uma pedra, com marcas de sangue, no jardim da casa. Policiais da 81ª DP (Itaipu) descartam a hipótese de latrocínio, já que nada foi roubado da residência da milionária.

O DIA ONLINE

Polícia do RJ inaugura simulador virtual para treinar agentes

Sala de tomada de decisões foi construída na Acadepol, no Centro.
Polícia Civil e Militar vão fazer uso da tecnologia.

Thamine Leta Do G1 RJ

A Secretaria de Segurança apresentou nesta quarta-feira (23) um simulador que vai auxiliar no treinamento de policiais civis e militares no Rio. A sala, que abriga os três painéis, formando imagens em 360°, fica na Academia de Polícia Civil, no Centro da cidade, e permite que os agentes possam interagir com o simulador.

Simulador vai auxiliar no treinamento de policiais civis e militares (Foto: Thamine Leta/G1)

Simulador vai auxiliar no treinamento de policiais civis e militares (Foto: Thamine Leta/G1)

“É uma sala de tomada de decisões e lá você pode praticar o uso progressivo da força. São apresentados uma série de realidades que os policiais encontram nas ruas. Eles serão testados e treinados para resolver demandas com armas letais e não letais”, explicou o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, que estava acompanhado da Chefe de Polícia Civil, Martha Rocha.

De acordo com Martha Rocha, todos os policiais civis participarão do treinamento. “Todos serão treinados. Hoje saí um ato que obriga a incorporação desta ferramenta em todos os treinamentos que estão em curso”, disse.

Outras duas salas com simuladores estão sendo construídas para que a Polícia Militar também faça uso da tecnologia. O investimento das três salas passou dos R$ 2 milhões. Em fevereiro de 2010, o G1 visitou o primeiro simulador que chegou ao país, em Manaus.

Armas reais podem ser usadas

Ao todo, as salas disponibilizam até 30 cenários com situações diferentes. Os policiais têm à disposição lanterna, para simulações noturnas, bastões, gás de pimenta e dispositivos de eletrochoque. Além disso, os agentes podem treinar com as próprias armas, utilizando fuzil ou pistola. Neste caso, a munição real é substituída por um sistema de ar comprimido e laser para a pontaria.

“É nossa obrigação apresentar ferramentas. Precisamos treinar o uso de armas não letais e agir mediante a vários cenários. As simulações não são feitas no Rio, mas é a realidade que eles enfrentam no dia-a-dia”, afirmou Beltrame.

Reforma em batalhões

O secretário comentou durante apresentação do simulador, que pretende reformar as estruturas dos batalhões da Polícia Militar. “Precisamos avançar, trazer a PM para o século XXI. Não vejo mais necessidade daquela estrutura dos batalhões, com campos de futebol e piscina. Vamos estudar a possibilidade de mudar as estruturas, mudar a arquitetura”, explicou.

Segundo Beltrame, a intenção é fazer com que alguns batalhões funcionem em prédios, com estrutura similar a de uma empresa privada ou de um banco. “As polícias de Los Angeles e Nova York funcionam assim. É um plano de otimizar, vamos estudar a viabilidade de começar pelo Quartel Central da PM”, acrescentou.

G1 - Rio

terça-feira, 22 de março de 2011

Um território sob o domínio do terror de Matemático

Traficante que deixou cadeia pela porta da frente comanda bando armado e deixa moradores da Zona Oeste reféns do medo

POR LESLIE LEITÃO

Rio - Desde que saiu pela porta da frente da cadeia em abril de 2009 — beneficiado pelo regime semiaberto que o autorizou a trabalhar na funerária da família de sua advogada—, o traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, jamais voltou.

Pior: o criminoso liderou guerras por bocas de fumo que aterrorizaram moradores, deixou que seus soldados praticassem assaltos nas ruas da região de Senador Camará e voltou a oprimir a população do Complexo da Coreia, na Zona Oeste, como revelam imagens obtidas por O DIA. Tudo isso praticamente sem ser incomodado pela polícia.

Foto: Reprodução  de vídeo

Um segurança da boca de fumo desfila todo paramentado, segurando fuzil 5.56 com luneta e um cinturão com vários carregadores para a arma | Foto: Reprodução

Longe das ações de pacificação em outras áreas da cidade, Matemático — também conhecido como Batman ou Batgol — foi estendendo seus tentáculos e dominando praticamente tudo o que dá lucro na comunidade.

O bandido entrou até no delicado e sangrento negócio das máquinas caça-níqueis. Normalmente elas pertencem aos ‘capos’ da máfia do jogo do bicho. Em Senador Camará, não: lá, Matemático passou a controlar cada moeda apostada na jogatina. “E ele é violento, cruel, mata e deixa matar sem piedade”, diz uma apavorada moradora da Favela do Rebu.

CERCADO DE SEGURANÇAS

Além dessa comunidade, o bandido — principal chefe da facção Terceiro Comando Puro (TCP) — controla Coreia, Vila Aliança, Taquaral, além de favelas do Complexo da Maré, na Zona Norte. Sempre armado com uma pistola no coldre, preso do lado direito da barriga, e um cinto com vários carregadores, vive cercado de seguranças de fuzil.

Apesar de aparecerem com registro de 2008 no vídeo, as cenas são recentes. Filmadas entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, as imagens a que O DIA teve acesso revelam um pouco do cotidiano de terror imposto pelo homem que mandou pintar um gigantesco símbolo do Batman (referência a um de seus apelidos) no meio da Rua São Luiz, onde funciona uma das principais bases da quadrilha da Coreia.

Ali, com olheiros por toda a parte, os criminosos montaram até uma tenda, onde almoçam com o fuzil no colo e tomam banho de mangueira para enfrentar o forte calor.

Última grande ação contra o criminoso ocorreu em maio

Há quase um ano, as forças de segurança do Rio não fazem uma grande ação para caçar Matemático. Mais precisamente em maio foi a última investida, quando a 34ª DP (Bangu) e o 14º BPM (Bangu) planejaram uma operação conjunta que resultou em cinco mortos e 15 presos. De lá para cá, apenas incursões esporádicas aconteceram. E o chefe do tráfico sempre conseguiu escapar.

Na verdade, depois daquela ação, ele deu uma ordem: não atacar mais a polícia. Com a medida, evitou as constantes investidas das autoridades de segurança. Em pelo menos três ações da Polícia Civil, houve mais de 10 mortos em confrontos.

Há duas semanas, a PM chegou a trocar tiros e matou dois traficantes, numa incursão rotineira do veículo blindado. Mas, como revelam as filmagens, os radiotransmissores estão por toda a parte. E a fuga quase sempre é bem sucedida.

Recompensa de R$ 3 mil por informação

No Disque Denúncia (2253-1177), uma informação que leve à prisão de Matemático vale recompensa de R$ 3 mil. Mas a mão de ferro com a qual ele domina a região deixa os moradores com medo. Há três semanas, uma jovem e dois parentes de Volta Redonda teriam sido executados e jogados em um rio próximo à comunidade, acusados de serem informantes.

Matemático é dono de um dos maiores arsenais de guerra da cidade, como também revelam as imagens. Bandidos portando com fuzis e pistolas desfilam tranquilamente, passeiam em carros roubados e controlam cada metro das comunidades.

Do gás, cujo botijão chega a R$ 46, ao garrafão d’água a R$ 6, o traficante dominou a venda de drogas, e há pouco tempo se rendeu à venda do crack, que antes ele evitava comercializar. Vans, Kombis, mototáxis, todos pagam propina ao bandido. Matemático ganha até de um ferro-velho que compra fios de cobre roubados. Com 13 anotações na ficha criminal, Matemático está condenado a 12 anos de prisão.

O DIA ONLINE

Cinco homens são mortos em confronto com a PM no Morro do Chapadão

Policiais prenderam dois homens e apreenderam fuzis, pistolas e drogas

Rio - A Polícia Militar informou, nesta terça-feira, que cinco homens foram mortos em confronto no Morro do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte. A PM informou que todos tinham ligação com o comércio de entrorpecentes na comunidade. Um deles foi identifocado como Baiano e seria o número dois na hierarquia.

A operação no Morro do Chapadão continua e foi desencadeada pelos batalhões de Irajá (41º), 14º (Bangu) e 21º (Vilar dos Teles). Dois outros bandidos foram presos e a PM ainda apreendeu dois fuzis - um deles .30 mm, quatro pistolas e drogas. Uma motocicleta roubada foi recuperada.

De acordo com o tenente-coronel Fontenelle, comandante do 41º Batalhão (Irajá), a ação na comunidade foi motivada pelo alto índice de roubos de carros na região. A ocorrência será registrada na 39ª DP (Pavuna).

O DIA ONLINE

segunda-feira, 21 de março de 2011

Preso no Rio Sargento do Exército suspeito de atirar contra jovem

Os dois discutiram durante um evento em Realengo, na Zona Oeste.
Segundo a PM, jovem não foi atingido e arma do suspeito não tinha registro.

Do G1 RJ

Um sargento do Exército foi preso, na madrugada desta segunda-feira (21), suspeito de atirar contra um jovem de 19 anos, durante um evento na Rua Padalhano, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. As informações foram confirmadas pelo 14º BPM (Bangu).

De acordo com a polícia, os dois começaram a discutir e o sargento teria atirado contra o jovem. No entanto, ele não foi atingido. Segundo a polícia, a arma utilizada não tinha registro e o suspeito foi levado para um presídio militar.

Procurado pelo G1, a assessoria de imprensa do Comando Militar do Leste informou que irá apurar informações sobre o ocorrido. O caso foi registrado na 34ª DP (Bangu).

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Policial de UPP reage a assalto e fere suspeito no subúrbio do Rio

Ele chegava em casa à noite, em Parada de Lucas.
Segundo a polícia, um suspeito conseguiu fugir.

Do G1 RJ

Um policial militar lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Chapéu Mangueira/ Babilônia reagiu a um assalto na noite de domingo (20) e baleou um suspeito, quando chegava em casa em Parada de Lucas, no subúrbio do Rio.

De acordo com informações da PM, o policial tinha deixado o carro num estacionamento particular e seguia para casa quando foi abordado por dois suspeitos. Um deles, armado com uma pistola, tentou render o policial, que reagiu e atirou.

O baleado foi atingido na barriga e levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte do Rio.

O outro suspeito fugiu. O caso foi registrado na 22ª DP (Penha).

G1 - notícias do Rio de Janeiro

Polícia apreende metralhadoras na Zona Oeste

Armas são capazes de derrubar até um helicóptero blindado

Rio - A Polícia Civil apreendeu, na manhã desta segunda-feira, duas metralhadoras calibre ponto 50 e 1.249 munições para o mesmo calibre, na comunidade da Vila Vintém, em Realengo, Zona Oeste do Rio. As armas, de uso exclusivo das Forças Armadas, são capazes de derrubar um helicóptero blindado.

Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

A chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha (ao centro), apresenta as metralhadoras apreendidas na Vila Vintém: forte poder de destruição pode derrubar aeronaves blindadas | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

A ação foi realizada por agentes da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) na Rua Mesquita, próximo ao campo do Cruzeiro. Ninguém foi preso.

Segundo o delegado titular da especializada, Ricardo Codeceira, os agentes desencadearam a ação após receberem uma denúncia anônima. “Quando chegamos ao local, flagramos algumas pessoas transportando as armas e munições.

Houve uma pequena troca de tiros, mas em função do peso do material, que pode derrubar um helicóptero blindado, as pessoas o abandonaram e fugiram”, afirmou.

Sobre a origem das armas encontradas, o subchefe operacional da Polícia Civil, Fernando Veloso, disse que é muito provável que elas tenham saído do Complexo de São Carlos para a Vila Vintém.

“Os bandidos querem preservar o armamento. Eles estão tentando pulverizar os paióis,para que seja mais difícil encontrar várias armas em um só lugar. Ainda não podemos confirmar, mas é provável que o material tenha vindo do Complexo de São Carlos. Esse armamento não é característico da Vila Vintém, então existe uma investigação que visa apurar a origem desse material”, explicou.

O DIA ONLINE