quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mulheres fora do concurso para soldado da PM - Rio

Após dois anos reservando espaço para elas, corporação volta atrás e exclui candidatas de seleção para 6 mil vagas em janeiro

Por
Aline Salgado
Francisco Edson Alves

Rio - As mulheres estão prestes a perder espaço na Polícia Militar. O próximo concurso para soldado da corporação, que será aberto em janeiro, com previsão de 6 mil vagas, apenas para homens. A medida interrompe um ciclo na PM em relação à figura feminina na corporação.

Dados das últimas seleções para soldado mostram aumento na participação feminina. Em 2009, foram abertas 200 vagas para elas — 5% do total. Já em 2010, o número mais que dobrou: 800 postos oferecidos (22%), sendo que 1.500 acabaram convocadas.

Segundo o chefe do Centro de Recrutamentos e Seleção de Praças da PM, tenente-coronel Roberto Vianna, o grande rigor físico exigido para o cargo de soldado é a justificativa para que as mulheres sejam excluídas desta seleção.

Foto: Arte: O Dia

Arte: O Dia

Para o diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella, a falta de estudos biométricos e de capacidade de carga dos equipamentos, no entanto, estaria atrapalhando a inserção delas na PM.

“O problema, segundo me relatou o tenente-coronel Vianna, é que a carga de equipamento que cada soldado transporta no treinamento e no dia a dia inviabilizaria a participação de mulheres. O que a PM se propôs a fazer, segundo ele, é desenvolver um estudo do limite de carga para as mulheres para tentar conciliar a necessidade da atividade com o limite físico feminino”, afirma Estrella.

Mulheres da corporação estão indignadas. “É um absurdo. As mulheres comprovaram na prática que a PM precisa dos nossos trabalhos. Somos fundamentais, principalmente nas comunidades com UPPs, porque conseguimos fazer muito bem esse trabalho de polícia de proximidade. Temos um olhar diferenciado sobre a comunidade”, argumentou uma tenente de 30 anos.

Uma colega de profissão morreu num ataque na Nova Brasília, no Alemão, em julho. A soldado Fabiana Aparecida de Souza, 30, levou tiro no peito e não resistiu.

Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

Mulheres PMs integraram grupo de reforço na Rocinha após morte de policial em abril | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

Tema divide especialistas em segurança e saúde

Especialistas em segurança e saúde divergem sobre o assunto. “O rendimento intelectual das mulheres é superior. No último concurso, dos 10 primeiros colocados, seis eram mulheres. Mas elas também têm mostrado valor operacional, principalmente nas UPPs”, comentou o coordenador de Comunicação da PM, coronel Frederico Caldas.

“Concordo (com a decisão da PM) em parte. Mas elas têm vida profissional mais eficaz quando exercem cargos de chefia, de comando”, opina o coronel Mário Sérgio Duarte, ex-comandante-geral da PM.

Paulo Storani, antropólogo, ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope), consultor de segurança e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, que comandou a primeira turma de oficiais femininas em 1983, acha que as PMs ‘são capazes e já conquistaram seu espaço na corporação’. “É irreversível. Essa decisão é momentânea”, ressaltou.

Altamiro Bottino, fisiologista do Botafogo, que avalia o funcionamento corporal dos jogadores, por sua vez, é enfático. “É uma decisão acertada. Não é uma avaliação machista, mas realista. Os homens têm, em média, entre 10 e 15 kg de massa muscular a mais que as mulheres, e sete quilos a mais de estrutura óssea. Isso faz muita diferença”.

Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

As três primeiras colocadas numa turma da PM de 2010: elas dividiram a sala de aula com maioria masculina | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

No efetivo há 30 anos

A PM do Rio instituiu o primeiro efetivo feminino há 30 anos, em 17 de março de 1982. Eram 158 alunas do Curso de Formação de Soldados, que atuavam em pontos turísticos, trânsito, hospitais e em ocorrências com mulheres, crianças e adolescentes. Hoje, há mais de 2,9 mil mulheres na corporação.

Para X., uma soldado de 24 anos que pediu anonimato, que isto seria uma forma de preconceito na PM. “Há espaço para todos, seja no serviço operacional ou administrativo. Não deveriam olhar o gênero, mas, sim, a aptidão e a dedicação do policial”, disse.

Y., 22, outra soldado, acha que as mulheres têm tanta competência para atuar na PM quanto os homens. “Muitas ocupam postos de comando e são respeitadas. O problema da falta de preparo não é pelo fato de ser mulher, mas pela formação, que não é adequada para atuar em áreas conflagradas”.

Colaborou Vânia Cunha

O Dia Online

sábado, 15 de setembro de 2012

Três policiais militares mortos em 24 horas no Rio

Dois policiais foram baleados na Coroa. Viatura é atacada com coquetel molotov na Rocinha

Por
Alessandra Horto
Angélica Fernandes

Rio - Em 24 horas, três policiais militares foram mortos a tiros na Baixada Fluminense e na Favela da Rocinha, Zona Sul do Rio. Outros dois foram baleados ontem à tarde durante patrulhamento de rotina na UPP da Coroa, no Catumbi, Zona Norte. A polícia operações para tentar prender os bandidos que atiraram nos agentes na Coroa, mas até a noite ninguém tinha sido preso.

Parentes e amigos se despedem do cabo do Bope Paulo Antônio, assassinado a tiro ao reagir a assalto | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

Parentes e amigos se despedem do cabo do Bope Paulo Antônio, assassinado a tiro ao reagir a assalto | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

A Polícia Civil já identificou dois suspeitos de terem assassinado o PM Diego Bruno Barbosa Henriques, na Rocinha, quando ele caminhava em uma viela na localidade conhecida como Terreirão, na última quinta-feira. Ronaldo de Azevedo Oliveira da Cunha, 24 anos, e Rafael da Silva de Barros, 18, são procurados pela polícia e possuem mandado de prisão temporária emitido pela Justiça. Ambos já foram presos, cumpriram pena por tráfico de drogas e foram soltos em março.

Ontem, cerca de 40 policiais da Divisão de Homicídios (DH) fizeram operação na Rocinha para localizar os suspeitos, mas eles não foram encontrados. O delegado da DH, Rivaldo Barbosa, declarou ter provas de que os jovens são os autores do crime. Um celular com mensagens sobre a morte do policial teria sido encontrado pelos agentes civis.

A mãe de Rafael, Sirlene Maria da Silva, procurou o filho pela favela acompanhada dos policiais da DH, mas não o encontrou. Ela apelou para que o jovem se entregasse: “Prefiro ver o meu filho preso do que morto. Liga para mim, meu filho. Estou com você”. Segundo Rivaldo Barbosa, quem tiver informações sobre os jovens deve ligar para o Disque Denúncia (2253 1177).

Uma viatura da PM também foi atingida por um coquetel molotov na madrugada de ontem na Rocinha. A Coordenação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) esclareceu que o ataque não está relacionado ao assassinato do PM. A ação seria represália à abordagem feita pelos policiais militares, momentos antes, a participante de festa na favela. Convidados não gostaram da conduta dos militares.

Tiros após homenagem

O sargento do 21º BPM (Meriti) Luiz Alberto Tavares tinha acabado de receber homenagem no batalhão, na noite de sexta-feira, quando foi assassinado por dois homens em uma moto. O corpo dele foi sepultado ontem, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, junto com o do cabo do Bope, Paulo Antônio da Costa, morto ao reagir a assalto em Nova Iguaçu, na quinta-feira.

O comandante do 21º BPM, tenente-coronel Cláudio dos Santos, acredita que o sargento Luiz Alberto foi vítima de execução. “Não foi um assalto porque não levaram nada. O sargento foi atingido por quatro tiros e um deles foi justamente na cabeça

O sargento do Exército Victor Carbutt Porto, 32 anos, foi detido após pegar pistola de Luiz. Segundo o comandante, Victor, chegou ao local antes da polícia e abriu o carro onde o sargento estava morto. “Disse que pegou a arma para ninguém roubar”, contou o comandante.

O Dia Online