quinta-feira, 25 de abril de 2013

Com UPP, mas sem bônus: metade das áreas que alcançaram as metas de segurança não está em regiões pacificadas

Luã Marinatto

A existência de Unidades de Polícia Pacificadora não foi um fator preponderante na distribuição das gratificações a policiais civis e militares que reduziram os índices de criminalidade dentro do estipulado pela Secretaria estadual de Segurança (Seseg). Das 12 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) que receberam ontem, em cerimônia realizada no Teatro João Caetano, no Centro do Rio, os valores referentes ao Sistema Integrado de Metas, apenas seis são de regiões pacificadas.

A cerimônia de anúncio das metas, no João Caetano, nesta quarta-feiraA cerimônia de anúncio das metas, no João Caetano, nesta quarta-feira Foto: Domingos Peixoto

Além disso, duas áreas que têm UPPs em todas as suas comunidades há pelo menos dois anos ficaram de fora da bonificação, que variou de R$ 3 mil a R$ 9 mil e beneficiou quase 12 mil policiais. Na Aisp 6, que abrange o 6 BPM (Tijuca) e as 19 e 20 DPs, o grande vilão foi o roubo de veículos, que subiu de 64, no segundo semestre de 2012, para 97 no mesmo período do ano passado (um aumento de mais de 50%). Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).

A outra região totalmente pacificada a não atingir as metas foi a da Aisp 19, que inclui o 19 BPM (Copacabana) e as 12 e 13 DP. A Seseg argumentou que "são regiões que nos outros ciclos reduziram bastante os índices de violência, tanto que a Aisp 6 foi primeiro lugar no primeiro semestre de 2011 e a Aisp 19 no segundo de 2010".

A secretaria, contudo, se equivocou ao afirmar que "as duas regiões [...] bateram as metas de letalidade violenta e roubo de veículos" no segundo semestre de 2012, já que o segundo índice aumentou na Aisp 6. Sobre os resultados gerais, a posição oficial é que "a premiação de Aisps do interior e do entorno mostra que não é só UPP que influencia na redução da criminalidade".

Ontem, o subsecretário de planejamento operacional, Roberto Sá, recebeu do Instituto Publix um prêmio de melhores práticas de Gestão para Resultados na Administração Pública pelas UPPs.

Extra Online

terça-feira, 9 de abril de 2013

Polícia vai aposentar os 'caveirões' em dezembro; os 'Mavericks' entrarão em cena para substituí-los

Rafael Soares

A partir de dezembro deste ano, as polícias Civil e Militar do Rio contarão com um novo aliado no combate ao crime: uma frotas de novos "caveirões" - como são chamados os carros blindados das corporações - muito mais modernos e seguros.

O novo blindado da polícia cariocaO novo blindado da polícia carioca Foto: Nina Lima / Extra

Batizados de "Mavericks", eles foram desenvolvidos pelo grupo inglês Paramount. Os veículos foram apresentados nesta terça-feira, na Laad - uma feira de defesa e segurança que acontece no Riocentro.

O “Maverick” visto de frenteO “Maverick” visto de frenteFoto: Rafael Soares / Extra

Oito "Mavericks" serão distribuídos entre os batalhões de Operações Especiais (Bope), de Polícia de Choque (BPChq) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Entre as principais diferenças dos novo veículos para os "caveirões" está o fato de os ingleses terem até os pneus blindados.

Os vidros têm uma tecnologia anti-arranhão, o espaço interno é maior e há até um sistema antibomba. Esse sistema detecta quando um explosivo é jogado dentro do "Maverick" e começa a apagar o incêndio provocado por ele imediatamente.

O novo blindado por dentroO novo blindado por dentroFoto: Rafael Soares / Extra

- O "Maverick" tem também uma flexibilidade maior na direção, o que permite uma mobilidade maior em ruas muito estreitas e também em solos como os de zonas rurais - disse o engenheiro inglês Miles Chamblers.

Extra Online