terça-feira, 9 de abril de 2013

Polícia vai aposentar os 'caveirões' em dezembro; os 'Mavericks' entrarão em cena para substituí-los

Rafael Soares

A partir de dezembro deste ano, as polícias Civil e Militar do Rio contarão com um novo aliado no combate ao crime: uma frotas de novos "caveirões" - como são chamados os carros blindados das corporações - muito mais modernos e seguros.

O novo blindado da polícia cariocaO novo blindado da polícia carioca Foto: Nina Lima / Extra

Batizados de "Mavericks", eles foram desenvolvidos pelo grupo inglês Paramount. Os veículos foram apresentados nesta terça-feira, na Laad - uma feira de defesa e segurança que acontece no Riocentro.

O “Maverick” visto de frenteO “Maverick” visto de frenteFoto: Rafael Soares / Extra

Oito "Mavericks" serão distribuídos entre os batalhões de Operações Especiais (Bope), de Polícia de Choque (BPChq) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Entre as principais diferenças dos novo veículos para os "caveirões" está o fato de os ingleses terem até os pneus blindados.

Os vidros têm uma tecnologia anti-arranhão, o espaço interno é maior e há até um sistema antibomba. Esse sistema detecta quando um explosivo é jogado dentro do "Maverick" e começa a apagar o incêndio provocado por ele imediatamente.

O novo blindado por dentroO novo blindado por dentroFoto: Rafael Soares / Extra

- O "Maverick" tem também uma flexibilidade maior na direção, o que permite uma mobilidade maior em ruas muito estreitas e também em solos como os de zonas rurais - disse o engenheiro inglês Miles Chamblers.

Extra Online

2 comentários: