terça-feira, 25 de outubro de 2011

Juiz ordena que 29 acusados de envolvimento em fraudes no Detran sejam libertados

POR ADRIANA CRUZ

Rio - As 29 pessoas presas acusadas de envolvimento no esquema fraudulento de emissão de carteiras de habilitação do Detran receberam o direito à liberdade no fim da tarde desta terça-feira. A decisão foi do juiz da 43ª Vara Criminal, Rubens Casara. O Ministério Público havia solicitado a prorrogação da prisão temporária por mais cinco dias, mas o magistrado preferiu ordenar a soltura.

Os acusados ainda não foram denunciados pelo MP, pois o inquérito ainda é analisado pela Justiça. Um dos argumentos que fudamentam a decisão é de que os advogados de defesa não tiveram acesso ao inquérito policial.

De acordo com a polícia, a quadrilha facilitava a retirada de carteiras de habilitação em troca de pagamento. O bando cobrava de R$ 800 a 2 mil pelo documento. Em média, 200 pessoas por mês se beneficiavam dos serviços dos fraudadores. Vários objetos apreendidos na ação, batizada de Contra Mão II, são levados para a Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), que funciona como base da operação.

Foto: Fabio Gonçalves / Agencia O Dia

Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Pelo menos três pessoas foram presas em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Entre elas está Angela Maria Azevedo do Vale, apontada pela polícia como uma das cabeças da quadrilha. Ela foi detida em casa, no bairro Santa Catarina. Agentes também fazem buscas em Niterói e no Rio.

Em 2008, a acusada havia sido presa no posto do Detran em Petrópolis, na Região Serrana, acusada de fraudar documentos para fazer a prova eletrônica no lugar de outros. Na época, ela foi detida com carteiras de trabalho e de identidades falsas.

As investigações contra o grupo começaram em 2009, a partir de irregularidades constatadas pela corregedoria do Detran, que passou as informações à Delegacia de Defraudações (DDEF). A ação é coordenada pela DDEF e conta com 200 agentes de diversas especializadas e distritais do estado, 52 funcionários do Detran e 75 agentes do Ministério Público (MP).

O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário