Policiais recebem denúncias e trocam informações com população pela Rede
POR VANIA CUNHA
Rio - Em pleno domingo de Carnaval, o comandante do 19º BPM (Copacabana), tenente-coronel Rogério Seabra, recebeu um e-mail em seu celular.
Era a denúncia de um morador do bairro sobre um bingo clandestino na Rua Barata Ribeiro.
O oficial foi ao local confirmar a informação e, também por mensagem eletrônica, acionou o reforço para estourar o bingo, com 38 máquinas caça-níquel e 20 jogadores detidos.
O caso foi um dos muitos solucionados com a ajuda da nova arma da PM: a Internet.
Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
Boa parte dos batalhões já utiliza a ferramenta para trocar informações com a população e receber denúncias, mensagens e sugestões para o patrulhamento. Apaixonado pela tecnologia, o coronel Seabra comprou — com recurso próprio — o celular modelo Blackberry, que recebe e envia mensagens e acessa a Internet em qualquer lugar.
“É muito útil para a gestão. Tenho facilidade de acesso e repasso informações para o Serviço Reservado (P2), que começa a investigar imediatamente.
Os moradores são os meus comandantes honorários”, elegeu. Desde que o contato virtual começou, em janeiro, o batalhão efetuou nove prisões por meio de denúncias feitas pela Rede.
Pela Internet, o oficial também recebe informações sobre a conduta dos policiais nas ruas.
“É uma forma de saber se o trabalho deles está surtindo efeito e corrigir eventuais erros”, diz o comandante, que pôs seu e-mail pessoal à disposição dos moradores e recebe cerca de 20 mensagens por dia.
O único contratempo são as reclamações da mulher de Seabra, quando as mensagens chegam durante a folga. “Ela diz que estou com a síndrome do celular, mas é o meu trabalho”, desculpa-se.
O 2º BPM (Botafogo) foi além da troca de mensagens eletrônicas. O batalhão criou um blog, que recebe mensagens dos moradores, divulga os feitos da unidade e dá dicas de segurança.
Para a tenente Paula Apulchro, criadora da página, as pessoas se sentem mais à vontade para denunciar pela Internet.
“Confesso que tinha preconceito com computador, mas é um facilitador. Além de manter o anonimato dos denunciantes, permite que eles repassem as informações confortavelmente de casa ou do trabalho”, explica a policial, ressaltando o bom retorno do blog: “É o meu orgulho”.
Desde janeiro, 60 casos foram solucionados no 2º BPM com a ajuda virtual, como casos de tráfico, roubo e identificação de bandidos, graças às características repassadas pela população.
O comandante da unidade, tenente-coronel Antônio Carballo, ressalta que a modernização do trabalho faz parte da evolução da corporação.
“O número de pessoas que têm acesso à Internet em casa, no trabalho, nas escolas e LAN houses é muito grande. E é uma tendência que os contatos virtuais cresçam cada vez mais. Temos que nos adaptar para aprimorar o policiamento”, diz o oficial, que tem projetos ainda mais inovadores. “Meu sonho é criar um chat, para fazer fóruns de discussões com os moradores em horários alternativos”, afirma.
No Leblon, o tenente-coronel Rogério Leitão faz questão de ler cada e-mail que chega pelo endereço eletrônico. A troca de mensagens entre a PM e os quem vive no bairro teve seu ápice no Carnaval, quando moradores deram ciência à polícia de cada irregularidade cometida durante os desfiles dos blocos.
“Vivemos no tempo da comunicação instantânea e não há meio de fazer segurança sem a participação da população. O mais legal é que a PM acaba com aquela imagem de instituição fechada”, ressalta Leitão.
Twitter e blogs ajudam comunicação
Uma das missões do comandante Rogério Leitão desde que assumiu o batalhão do Leblon, há um mês, foi restabelecer o contato eletrônico com moradores. Para a empreitada, recrutou a tenente Júlia Liers, relações-públicas da unidade, que foi eleita musa da corporação durante o Carnaval.
A policial foi escolhida como responsável por coordenar a equipe de comunicação que será criada no batalhão. Entre outras funções, eles vão fortalecer o contato externo. “As pessoas têm boa vontade de participar, e os policiais envolvidos nesse projeto são feras na informática. Temos dois e-mails que estão sendo utilizados e vamos aumentar a divulgação dos endereços eletrônicos”, explicou a policial.
O comandante vai além. “Também vamos tentar colocar o batalhão na rede social Twitter, que virou febre entre as pessoas e permite divulgar e receber um grande volume de informações em pouco tempo”, disse Leitão.
Adepto da tecnologia, o próprio comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, mantém um blog. Desde que assumiu a corporação, há oito meses, o oficial tem investido em aparatos tecnológicos e na reforma do portal da PM na Internet, que ficou mais ágil e informativo.
A polícia também ganhou seguidores no Twitter. Nesse período, muitas unidades, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), criaram páginas próprias para divulgar trabalhos e manter contato direto com a população.
PARA PARTICIPAR
Há três meses no ar, o e-mail e o blog do 2º BPM (Botafogo) já solucionaram cerca de 60 casos por meio de denúncias. Confira os endereços: email: 2bpm@operacional.pmerj.org; blog: segundobatalhão.blogspot.com
No 19º BPM (Copacabana), o contato é direto com o comandante da unidade, tenente-coronel Rogério Seabra. Ele recebe cerca de 20 mensagens por dia e consegue responder a maioria delas. O enderço do e-mail é: 19bpm.cmt@gmail.com
A tenente Júlia Liers, do 23º BPM (Leblon) recebe, avalia e repassa ao comandante Rogério Leitão as mensagens e denúncias enviadas pelos moradores. O contato é o e-mail 23bpm@operacional.pmerj.org
Outros sites para contato com a PM:
www.policiamilitar.rj.gov.br
www.boperj.org
pmerj.org/blog
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