segunda-feira, 11 de julho de 2011

Polícia no RJ indicia mais 3 suspeitos de fraude em depósitos de veículos

Segundo a polícia, eles foram localizados após denúncia de testemunha.
Quadrilha conseguia retirar ilegalmente carros de depósitos públicos do Rio.

Do RJTV

A polícia indiciou mais três pessoas suspeitas de envolvimento no esquema de fraudes e roubo de veículos em depósitos públicos do Rio de Janeiro. A 73ª DP (Neves), em São Gonçalo, na Região Metropolitana, apresentou, nesta segunda-feira (11), uma lista com dez motos e 17 carros desviados de depósitos. Segundo a polícia, quatro já foram recuperados.

Os três suspeitos prestaram depoimento nesta segunda-feira na 73ª DP. Os investigadores chegaram até eles por causa de uma testemunha que quase comprou um carro roubado. Depois de assistir a reportagem do RJTV, ela procurou a polícia.

A nova denúncia surgiu quatro dias após a prisão de 19 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no crime. Segundo a polícia, o grupo promovia a retirada de forma fraudulenta de veículos apreendidos em depósitos públicos administrados por uma empresa privada, localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Um dos suspeitos indiciados nesta segunda-feira recebeu um telefonema enquanto prestava depoimento na delegacia. A informação era que dois carros tinham sido abandonados. Um dos trabalhos da polícia agora vai ser identificar, junto ao Detran-RJ, para quem os carros roubados dos depósitos foram vendidos.

De acordo com a polícia, um deles foi comprado por um homem que foi ouvido como testemunha nesta tarde na Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Ele disse que foi enganado pela quadrilha e que apenas comprou um carro mais barato.

A polícia chegou até os criminosos que atuavam nos depósitos da prefeitura a partir de denúncias, e descobriu como o esquema funcionava com escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Em uma conversa com o supervisor de um dos depósitos públicos, uma despachante diz que a quadrilha ganha mais dinheiro anulando multas.

Despachante: "Vou te explicar mais ou menos como é que é. O cara tem multa, vou dar meu jeito".
Supervisor: "Beleza".
Despachante: "Isso a gente ganha um dinheiro".
Contrato

A prefeitura do Rio chegou a anunciar o término do contrato com a empresa Locanty, que gerencia os depósitos de carros rebocados, no entanto, a Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) informou nesta tarde que a empresa vai continuar rebocando veículos estacionados de forma irregular no Rio. Ela também vai atuar na liberação dos mesmos dos depósitos públicos até que uma nova empresa, a ser contratada de forma emergencial, assuma as funções.

Fiscais da Seop e guardas municipais estão desde as 6h desta segunda-feira monitorando nos depósitos todo o trabalho de liberação dos carros rebocados. A  Seop informou, nesta segunda-feira (11), que os motoristas com veículos rebocados podem retirar os automóveis normalmente dos depósitos.

O passo a passo do serviço de retirada está disponível no site da prefeitura e no da Seop.

O cancelamento do contrato se deu após uma operação da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), na quinta-feira (7), que prendeu 19 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em liberar veículos rebocados de depósitos públicos no Rio.

Em nota, a Locanty afirmou que não tem responsabilidade sobre os crimes, e se diz vítima de ex-funcionários e terceiros.

Segundo a secretaria, cabe à Locanty esvaziar os pátios para que sejam feitas as devoluções dos automóveis rebocados e os leilões já agendados. Essa responsabilidade, ainda de acordo com a Seop, está prevista no contrato e "não fica suspensa com o seu rompimento".

A Seop informou que fará um contrato emergencial para os serviços de reboques, depósito e entrega dos veículos nos próximos dias, quando voltarão as operações de reboques. Os veículos estacionados irregularmente continuarão a ser multados.

Quadrilha desmontada

Antes da operação que começou a desmontar a quadrilha que liberava ilegalmente os veículos rebocados, o Fantástico entrou em contato com os fraudadores para mostrar como eles agiam, tentando liberar um carro rebocado.

A prefeitura do Rio tem quatro depósitos que guardam os carros rebocados. Em um dos depósitos, o maior da cidade, funciona também o escritório que concentra toda a documentação das apreensões feitas diariamente.

Na sexta-feira (8), o secretário especial de Ordem Pública, Alex Costa, responsável pelo contrato com a empresa Locanty, afirmou em entrevista que a fiscalização do serviço cabia à própria empresa e não à prefeitura. Mas depois a prefeitura informou que ia romper o contrato com a empresa.

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário