sexta-feira, 1 de junho de 2012

Polícia Militar começa a substituir o Exército no Complexo da Penha

Athos Moura - O Globo

Policias do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BPChq) começaram, na manhã desta quinta-feira, a substituir os homens do Exército que patrulhavam as comunidades do Complexo da Penha. Os PMs ocupam quatro favelas do complexo desde as 5h. A entrada da Polícia Militar nesses locais é uma das fases finais para a instalação de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no local. O mesmo procedimento foi feito em março no Complexo do Alemão.

Os PMs do Bope chegam à Vila Cruzeiro Os PMs do Bope chegam à Vila Cruzeiro Foto: Fernando Quevedo / O Globo

Segundo o porta-voz do Bope, Major Ivan Blaz, as comunidades ocupadas são Chatuba, Fé, Caixa D'Água e Sereno. Os policiais do Bope estão atuando nas favelas e os do BPChq, no entorno. Os militares recebem o apoio de homens do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromarítimo (GAM). Ao todos são 300 PMs participando da operação.

Ainda de acordo com Blaz, os policiais do Bope farão uma busca por bandidos remanescentes, armas e drogas. O segundo passo da ocupação será o estreitamento dos laços com os moradores das comunidades. O comandante do Bope, Coronel René Simões, fará uma reunião com a população local, em data ainda a ser definida, para explicar como será o processo de pacificação.

- Ontem (quarta-feira) nosso trabalho no Complexo do Alemão foi concluído com a inauguração das últimas duas UPPs. E hoje entramos aqui no Complexo da Penha. Primeiro vamos atuar nessas quatro comunidades e depois vamos entrar na Vila Cruzeiro. Nós do Bope é quem damos a luz verde para a implantação das UPPs - disse Blaz.

Toda a ação é acompanhada pelas Ouvidorias de Polícia e pela Corregedoria da Polícia Militar. A corporação pede a colaboração dos moradores com informações sobre foragidos, armas e drogas. As denúncias podem ser passadas através dos telefones 2332-8486 (BPChoque) e 2334-3983 (Bope).

A Polícia Militar solicita que todos os moradores andem com documentos de identificação, inclusive motoristas e motociclistas que, além de estar com a Carteira Nacional de Habilitação em dia, terão que mostrar os documentos de propriedade de seus veículos. No caso das motos, também é exigido o uso de capacete.

Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário