terça-feira, 7 de dezembro de 2010

UPP do Batan conclui curso antidrogas para pais

Pacificação
Guilherme Amado

A UPP do Jardim Batan formou ontem a segunda turma de pais que fizeram o curso antidrogas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar.

O curso de pais é parte da ação do Proerd nas comunidades pacificadas, já que as crianças das favelas com UPPs também podem se inscrever em cursos de prevenção ao uso de drogas.

A major Elaine, com pais, crianças e policiais da UPP - Foto de Divulgação

Coordenado pela major Elaine Baldanza, o Proerd nas UPPs já chegou ao Santa Marta, Cidade de Deus, Jardim Bata, Chapéu Mangueira, Babilônia, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Ladeira dos Tabajaras, Morro dos Cabritos, Providência, Borel e Formiga. As outras favelas com UPPs também serão contempladas.

Em cinco lições, o curso para os pais aborda a importância da mãe e do pai na prevenção ao uso de drogas, além de discutir cada uma das drogas mais populares, como álcool, tabaco, maconha, inalantes, cocaína e anfetamina. O curso também ensina formas de os pais protegerem os filhos do bullying.

Segundo o capitão Ricardo Ribeiro, comandante da UPP do Batan, o programa tem sido importante na consolidação da pacificação.

Criado pela PM do Rio em 1992, após um treinamento feito com policiais de Los Angeles, onde o programa, nos anos 1980, foi desenvolvido, o Proerd serviu de modelo para que outros estados também criassem seus próprios programas educacionais de combate ao uso de drogas.

Reativado no ano passado, o Proerd foi interrompido na gestão César Maia, devido à falta de acordo entre a PM e a Secretaria municipal de Educação.

Hoje, todos os estados do país possuem um Proerd, mas a gestão de cada unidade é estadual.

Casos de Polícia: Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário