terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Operação contra desvio fuzis da Polícia Civil tem 18 presos

Esquema de corrupção dentro dos batalhões para fugir das escalas de trabalho também foi descoberto

POR BRUNO MENEZES

Rio - A operação para combater a quadrilha especializada em apropriação de armas e drogas de criminosos realizada nesta terça-feira tem 18 presos e apenas um foragido. A Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança (SSINTE) realiza a ação, batizada de Herdeiros, na capital, Região Metropolitana e Baixada Fluminense. Os materiais (chamados de "espólio" do tráfico) eram apreendidos em operações clandestinas ou legais.

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

A operação contou com a participação de 193 agentes. Entre o material apreendido durante a ação está uma metralhadora, pistolas e munições. Além das armas, carteiras falsas de policiais civis também foram encontradas. Na casa de um dos PMs presos os agentes encontraram R$ 18 mil.

Além da questão das armas, durante as investigações, um esquema de corrupção dentro dos batalhões para fugir das escalas de trabalho também foi descoberto. O subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio, Fábio Galvão, afirmou que "isso ainda vai gerar uma investigação à parte. Um dos menores valores que um policial pagou para ser liberado da escala foi R$ 50. É um 'galo' para sair da escala. Este mesmo PM pagou um valor ainda menor para permanecer fora do horário de trabalho com a arma de serviço".

Oswaldo Praddo / Agência O Dia

O cabo André Luiz Meneses dos Santos, lotado no 41º BPM (Irajá), foi preso em casa | Foto: Oswaldo Praddo / Agência O Dia

Esses policiais levantavam informações sobre a localização de traficantes, armas e drogas. De acordo com as investigações, o material desviado por integrantes do bando, como armas e drogas, eram vendidos a traficantes por "pontes", pessoas que faziam a  ligação entre os policiais corruptos e bandidos. O ex-militar do Exército Asdrubal Bacon Dias Marques Junior, o Juninho, seria um dos principais intermediadores. O destino das armas seria a Favela do Jacarezinho, na Zona Norte.

A Secretaria de Segurança Pública divulgou o áudio de uma ligação onde Juninho aparece negociando armas e explica, de forma sucinta, sua função na quadrilha. O traficante Jorge Luis Fraga, da comunidade do Jacarezinho, conhecido como Russo, Neném ou Narigudo - citado no áudio - é o criminoso foragido.

Os presos são acusados de porte ilegal de armas e tráfico de drogas. Entre eles estaria um funcionário da Câmara de Vereadores de Niterói com uma carteira falsa de policial civil. Ele já foi exonerado. A operação conta com apoio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).

Confira a lista de todos os presos de acordo com a Secretaria de Segurança:

1 - Marcelo Barbosa Moreira – PM lotado no 18ª BPM (Jacarepaguá)
2 - Ricardo de Oliveira Almeida – PM lotado no 40ª BPM (Campo Grande)
3 - Claudiney Ferreira Gomes – PM lotado no 3º BPM (Méier)
4 - André Luiz Menezes dos Santos – PM lotado no 41º BPM (Irajá)
5 - Adilson Menezes dos Santos – PM lotado no 17º BPM (Ilha do Governador)
6 - Alexandre Araujo da Silva – PM lotado no 16º BPM (Olaria)
7 - Alexander Marcio da Silva Agrassar – PM lotado no 12º BPM (Niterói)
8 - Luiz Neuber da Silva Medeiros – PM lotado no 12º BPM (Niterói)
9 - Elcio Rodrigues de Queiroz – PM lotado no 12º BPM (Niterói)
10 - Jorge Lopes dos Santos – PM lotado no 4º BPM (São Cristóvão)
11 - Eduardo José Miranda Pereira da Silva – PM lotado no 12º BPM (Niterói)
12 - Carlos Alberto Rezende Pereira – Policial Civil lotado na 75ª DP (Rio do Ouro)
13 - Luciano da Silva Magalhães – Policial Civil lotado na 72ª DP (Mutuá)
14 - Asdrubal Bacon Dias Marques Junior – Ex-militar do Exército e conscrito na Polícia Militar
15 - Vanderson Gomes Macedo
16 - Francisco Carlos Teixeira
17 - Alessandro Rodrigues da Silva
18 - David de Moura Florêncio

O 19º mandado de prisão contra Jorge Luiz Bernardes Fraga, o Neném, não foi cumprido. Identificado como traficante da comunidade do Jacarezinho, Neném conseguiu fugir.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário