quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bandidos usaram arma capaz de derrubar helicóptero em São Conrado

POR LESLIE LEITÃO

Rio - A ação que espalhou medo pelas ruas de São Conrado, sábado, impressionou não só pela audácia dos criminosos, como também pelo armamento pesado que usaram.

Além da grande quantidade de fuzis e granadas à mostra, bandido numa moto segurava metralhadora antiaérea ponto 30 com bipé, capaz de derrubar até helicóptero.

Ontem à noite, 10 dos 11 presos no Hotel Intercontinental foram levados para a Base Aérea do Galeão, de onde foram transferidos para penitenciária de segurança máxima em Porto Velho, capital de Rondônia. Um menor está num abrigo e um adulto, hospitalizado.

Fotos: Agência O Dia

A partir de análises de vídeos e fotos registradas pelas câmeras de circuito interno do hotel e de edifícios vizinhos, agentes da 15ª DP (Gávea) já identificaram a participação de cada um dos bandidos e o tipo de armamento usado. Na delegacia, os agentes filmaram um a um com as roupas que trajavam no momento em que foram encurralados.

“Fizemos a comparação e fomos confirmando quem era quem”, explicou o chefe de investigações da 15ª DP, Alexandre Estelita. A polícia pede a quem tiver informações sobre o restante do bando para entrar em contato com o Disque-Denúncia (2253-1177).

Além de Thiago Shirmmer Caceres, o Pateta ou Leão, mostrado por O DIA ontem tentando embarcar numa van, a 15ª DP já sabe que grupos diferentes foram flagrados em pelo menos três pontos: atacando o motorista de um carro, trocando tiros na Avenida Aquarela do Brasil e andando por um dos condomínios da mesma rua.

Para a polícia, o chefe do bando, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, continua na Favela da Rocinha. Não foi baleado. O secretário de Segurança José Mariano Beltrame, em entrevista à Revista Época, afirmou que sabe o paradeiro do traficante.

“Sei onde está o Nem e até o que tem dentro da casa dele. Não tenho medo de traficante. Mas não posso arriscar a vida dos moradores. Para eu buscar essa pessoa, a sociedade está dispostas a pagar o custo de algumas vidas?”, afirmou.

Foto: Divulgação

Traficantes da Rocinha saíram da van e atacaram motorista num cruzamento. Passageiros de ônibus observaram | Foto: Divulgação

Bandido sai de Niterói e é preso em hospital do Rio

No rastro da investigação do episódio em São Conrado, a 15ª DP acabou prendendo um acusado de assassinato em Niterói, na madrugada de sábado. Luiz Cláudio Oliveira Costa, 32 anos, estava internado no Hospital Souza Aguiar e foi preso. Ele tem ligações com a quadrilha da Favela da Rocinha e, horas antes ao tiroteio, com outros cinco bandidos, teria atirado no estudante Thaian Alves Monteiro, 19, no Fonseca.

O rapaz teria sido capturado na Alameda São Boaventura e levado para o Morro da Boavista, também no Fonseca. Lá, teria levado seis tiros. O autor dos disparos, no entanto, teria baleado a própria perna. “Naquela noite, ele foi levado para a UPA da Rocinha. E é essa ligação entre os bandos que estamos investigando”, explicou a delegada da 15ª DP, Barbara Lomba Bueno.

Luiz Cláudio, preso no hospital, alegou que só foi a Rocinha a passeio e não conhecia ninguém na comunidade, mas ‘acabou sendo vítima de bala perdida’.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário