sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Oficiais da PM são presos por roubar cabos de fibra ótica

Gabriela Ferreira

Quadrilha presa

Um dos oficiais que participava da quadrilha de roubo de cabos de fibra ótica. Foto: Berg Silva

Dois oficiais da Polícia Militar foram presos, na madrugada desta sexta-feira, na Praia de Botafogo, acusados de dar cobertura a funcionários de uma concessionária de telefonia que roubavam cabos de telecomunicação.

Os oficiais capitães Lauro Moura Catarino, do Batalhão de Botafogo, e Marcelo Queiróz dos Anjos, do Batalhão de Choque, ambos de 33 anos, foram detidos em flagrante coordenando e dando cobertura ao crime. Nove funcionários terceirizados de uma empresa de telefonia também foram presos.

A quadrilha atuava há cerca nove meses no Flamengo e em Botafogo. De acordo com o delegado responsável pela ação, Alan Luxardo, os funcionários da empresa desligavam o sistema de fiação durante o dia, e à noite retornavam ao local, onde recolhiam os cabos da rede subterrânea.

Eles usavam ainda uma bomba de sucção para retirar água das galerias, e assim e facilitar o serviço. Para não levantar suspeitas, os técnicos usavam equipamentos e uniformes. Cada carga vendida era avaliada em R$ 10 mil. Por mês, o grupo arrecadava cerca de R$ 300 mil com a venda dos fios furtados.

Grupo usava uniformes de empresa de telefonia para não levantar suspeitas. Foto: Berg Silva

A prisão é resultado de uma investigação policial que durou dois meses. A Polícia Civil ainda investiga o destino do material e tenta descobrir os receptadores. Na operação, foram apreendidos um caminhão, duas kombis e dois carros de passeio, usados pelos funcionários da empresa.

Os presos foram autuados por furto qualificado e formação de quadrilha. Na delegacia, a polícia descobriu que um dos funcionários, identificado como Valter Dias Filho, é ex-soldado da Polícia Militar, expulso da corporação por crime contra o funcionalismo público em 1997.

Casos de Polícia: Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário