Herculano Barreto Filho
Em tempos de pacificação, o Morro do Chapadão, em Costa Barros, virou uma zona de guerra, travada entre policiais militares e traficantes. Após a retomada de territórios que antes eram dominados pelo tráfico, como Complexo do Alemão e Penha, a área se tornou um dos principais redutos da facção que atuava nessas comunidades.
Diante dessa realidade, a Polícia Militar intensificou as investidas para coibir a ação dos criminosos. Por volta das 6h desta terça-feira, cerca de 160 homens voltaram à comunidade numa operação que contou com o reforço de seis batalhões, incluindo o Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) participaram de operação no Morro do ChapadãoFoto: Extra / Fernanda Dias
A PM apreendeu armas, drogas e veículos roubados. Segundo a polícia, quatro traficantes morreram após troca de tiros, aumentando a estatística de autos de resistência (mortes em confrontos com a PM). Das 67 mortes registradas de janeiro a março na capital, 15 ocorreram na área, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).
Bonde do Mão
Entre os mortos, estavam bandidos identificados como Pedrinho e Jean. De acordo com a polícia, eles pertenciam à quadrilha de Emerson Ventapane da Silva, o Mão, preso na ocupação policial no Complexo do Alemão. O bandido preso era chefe de uma quadrilha conhecida como “Bonde do Mão”, responsável por roubo de carros e assassinatos de policiais.
Uma das metas da operação era coibir roubos de veículo em Costa Barros, reduto do Bonde do Mão. Nos três primeiros meses de 2011, 607 carros foram roubados na área, segundo o ISP — o equivalente a 22% dos 2.746 casos registrados na capital.
Além de apreensão de veículos, a PM também encontrou drogas embaladas para a venda, armas e munição de grosso calibre. O material apreendido e os suspeitos capturados foram encaminhados para a 39ª DP (Pavuna), que registrou as ocorrências da operação.
— A PM organizou uma operação para coibir o roubo de veículo e o tráfico. Estamos analisando caso a caso — disse o delegado Reginaldo Félix, titular da 39ª DP.
Munição contra caveirão
Policiais do 41º BPM (Irajá) encontraram, numa casa, quatro lanças-rojão e munição para atingir os blindados, conhecidos como Caveirões. Durante a operação, Wallace Costa Meirelles, de 24 anos, e Vagner Lopes Melo, de 28, foram autuados por tráfico, associação para o tráfico e porte de material explosivo na delegacia. Wallace, que possui antecedentes por roubo, também foi indiciado por receptação, já que estava com um carro roubado.
SAIBA MAIS
Escolas fechadas - Por causa da operação, cinco creches, dois espaços de Desenvolvimento Infantil e oito escolas tiveram as aulas suspensas, nos dois turnos escolares. De acordo com a Secretaria municipal de Educação, 6. 799 alunos ficaram sem aula. As unidades foram fechadas por medida de segurança.
Pai de FB - Em 10 de janeiro, o pai de Fabiano Atanázio da Silva, o FB, foi detido numa casa que seria usada como esconderijo para o traficante no Chapadão. Dezessete dias depois, FB, o traficante mais procurado do Rio na época, foi capturado no interior de São Paulo.
O próximo alvo - Após a morte de Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, baleado na operação policial na sexta-feira em Senador Camará, Luis Fernando Nascimento Ferreira, o Nando Bacalhau, chefão do tráfico no Morro do Chapadão, virou um dos traficantes mais procurados do Rio.
Extra Online