terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dirigível vai reforçar patrulhamento dos blocos de rua

POR Livia Aragão

Rio -  Um dirigível guiado por controle remoto vai reforçar o patrulhamento dos blocos de rua do Rio durante o Carnaval deste ano. O equipamento vai captar imagens aéreas e fiscalizar irregularidades. A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur Antônio Pedro Figueira de Mello nesta terça-feira.

"O dirigível vai ficar flutuando e pegando imagens de cima. Com essas imagens, a gente vai poder trabalhar para organizar um melhor Carnaval. Primeiro ver quais são os pontos de transtornos como gargalo no trânsito e problemas com ambulantes e mijões. É para todo mundo ficar esperto que a prefeitura vai estar no ar ligadinha em todo mundo que está no bloco", disse Mello.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O equipamento deve monitorar os 10 principais blocos da cidade a partir do dia 16. Com 10 metros de comprimento por 2,6 metros de largura, o dirigível é alimentado por gás hélio, que não apresenta risco de incêndio ou explosão. Ele será comandado à distância, por controle remoto.

Durante o período de 2 a 16 de fevereiro, serão realizados 151 desfiles de blocos de rua em todas as regiões da cidade, totalizando um público estimado de 792.850 foliões. Neste período serão utilizados 2.150 banheiros químicos, além de outros 50 contêineres.

Para a limpeza dos percursos, a Comlurb preparou uma megaoperação com 2.170 funcionários, entre garis e outros profissionais. As operações contarão com o apoio de contêineres, caminhões compactadores, pulverizadores, pipas d'água, kombi lava jato, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes. Cada bloco estará enquadrado em uma das cinco categorias: super especial, especial, um, dois e três. Os efetivos e equipamentos de limpeza serão definidos conforme o número de foliões presentes em cada agremiação, seguindo um levantamento histórico.

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) contará com o efetivo de 2.097 pessoas (divididos em turnos), entre guardas municipais e agentes da Seop. Os agentes atuarão na concentração, desfile e dispersão dos blocos de rua, coibindo a presença de ambulantes não autorizados, retirando as estruturas da área de concentração para que as apresentações dos blocos ocorram com mais fluidez e reprimindo foliões que teimam em fazer xixi em vias públicas. A Seop estará atuando com oito reboques para coibir o estacionamento irregular nas áreas de desfile dos blocos.

O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário