quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Policial militar é confundido com assaltante e acaba morto por outro PM

O Globo

Um policial militar à paisana foi morto por um outro PM, de serviço, no início da madrugada desta quarta-feira, em Tribobó, São Gonçalo. O policial morto estava em uma van, que acabara de ser assaltada, e havia reagido.

Ele saiu do veículo para perseguir um dos bandidos e acabou baleado no peito por um tenente que passava com sua patrulha pelo local. Um bandido também acabou morrendo.

Corpo do PM Hélder Evanio Damasceno da Costa

Corpo do PM Hélder Evanio Damasceno da Costa Foto: Fernando Quevedo / O Globo

Outro assaltante e o trocador da van foram baleados.Segundo o motorista da van, que pediu para não ser identificado, o percurso seria de Várzea das Moças à Alcântara. Quando passavam pela RJ104, na altura de Tribobó, três homens anunciaram o assalto. O policial militar Hélder Evanio Damasceno da Costa, de 34 anos, que era passageiro, reagiu, e houve troca de tiros dentro do veículo. Assustado, o motorista reduziu a velocidade do automóvel e pulou do carro em movimento.

- Eles anunciaram o assalto e mandaram que eu entrasse na rua ao lado da estrada. Então começou o tiroteio. Eu pulei da van e corri pela rua pedindo socorro. Achei que iria morrer naquele momento – contou o motorista.

Hélder conseguiu balear dois criminosos e tentou perseguir o terceiro. Quando já estava fora da van, foi alvejado no peito por um tenente do 35º BPM (Itaboraí), que passava pelo local com uma patrulha, e o confundiu com um dos assaltantes. Hélder, que era sargento lotado no 12º BPM (Niterói) e tirava serviço no Fórum da Região Oceânica, em Niterói, morreu na hora.

Populares contaram que Hélder havia sido atingido por um policial militar, que não ficou no local do crime. Porém, com medo, ninguém quis registrar a ocorrência. Durante a madrugada desta quarta-feira, o tenente, que não teve a identidade revelada, se apresentou na 73ª DP (Neves).

Um dos assaltantes também morreu no local, dentro da van. Um outro foi atingido por quatro disparos, mas sobreviveu. Ele foi encaminhado para o Pronto Socorro de São Gonçalo. O trocador do coletivo, que foi atingido nas costas, foi conduzido para o Hospial Alberto Torres, também em São Gonçalo.

A ocorrência foi registrada na 74ª DP (Alcântara). O tenente será autuado por legítima defesa putativa, quando alguém repele uma agressão e comete um erro justificável pelas circunstâncias.

Motoristas de vans que estiveram na delegacia alegaram que assaltos são frequentes na região de Tribobó. Segundo os condutores, o mesmo grupo já teria feito pelo menos três vítimas no mesmo local.

extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário