sábado, 18 de setembro de 2010

Beltrame nega que polícia esteja sofrendo ataque de bandidos

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, disse na manhã deste sábado que não há indícios de que a polícia esteja sofrendo um ataque de bandidos.

De acordo com a assessoria da SSP, Beltrame afirmou que não vê relação entre os conflitos que aconteceram de sexta para sábado. O secretário confirmou que a polícia está reforçando o policiamento em vias expressas, mas não espera novos confrontos.

Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

Beltrame abatido durante a inauguração da UPP do Salgueiro | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

"Estamos acompanhando com a inteligência da PM e da Polícia Civil. Não há nada, aboslutamenta nada concreto que diga a respeito a uma retaliação ou algo dessa natureza. Se tívéssemos informações, tomaríamos outras providências a esse tipo de ataque do tráfico. Foram ataques pontuais, nada organizado. Em um deles, por exemplo, os policiais foram abordar um táxi e tinha bandidos dentro", disse Beltrame.

Em vias expressas, Beltrame afirmou ter reforçado o policiamento, mas apenas por precaução. "A polícia tomou algumas ações, o contingente foi reforçado em determinadas áreas, mas nada muito forte, pois não há informações de retaliação", afirmou.

Após um dia marcado por ataques a PMs de serviço em Jacarepaguá, no Rio Comprido e na Penha, policiais do 17ª BPM (Ilha do Governador) foram atacados a tiros no início da madrugada de sábado, na Praia da Rosa, no bairro Bancários, Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.

Eles faziam um patrulhamento pela região quando dois homens em uma moto passaram atirando. Nenhum policial se feriu, mas o vidro dianteiro da viatura foi destruído. O veículo foi levado para o pátio do batalhão. A ocorrência foi registrado na 37ª DP (Ilha do Governador).

Durante a noite de sexta-feira e parte da madrugada de sábado, o policiamento foi reforçado em todos os batalhões da Região Metropolitana do Rio, conforme determinação do comando da PM.

As viaturas circularam em comboio com, no mínimo, dois veículos. Policiais também realizaram blitzes em vários pontos, como na saída do Túnel Martim de Sá, que liga o bairro do Catumbi ao Centro, e na Avenida Dom Hélder Câmara, na altura de Del Castilho.

Secretário de atitude

Beltrame também falou sobre a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Rocinha. Para o secretário, os passos têm que ser dados de forma consciente, de acordo com a necessidade de cada comunidade.

"Não podemos especular. Estamos tratando cada UPP por vez e não podemos conjecturar sobre uma quando o trabalho em outra ainda está se estabelecendo".

O secretário afirmou, ainda, que não faltará vontade para que os bandidos sejam tirados das comunidades e das ruas. "As UPP's vocês vão ver. Em breve todos verão outras ações e a população também. A população quer ver atitude. E no que depender do Secretário de Segurança, vocês vão ver atitude".

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário