sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Policiais são alvo de tiros no Elevado Paulo de Frontin

Pela manhã, policial do Batalhão de Jacarepaguá é executado com mais de 50 disparos no Tanque

Rio - Policiais militares estão sendo atacados por bandidos desde o início do dia. No início da tarde desta sexta-feira, bandidos atiraram em policiais do 1º BPM (Estácio), que estavam no Elevado Paulo de Frontin, no Rio Comprido, na Zona Norte. Quatro homens em um táxi modelo Santana efetuaram diversos disparos contra os PMs e fugiram pelo Túnel Rebouças, em direção à Zona Sul.

Mais cedo, criminosos armados com fuzis atiraram mais de 50 vezes em uma padaria na Rua Geremário Dantas, altura do número 57, no Tanque, matando um policial militar do 18º Batalhão (Jacarepaguá) e ferindo outro PM. Dois funcionários do estabelecimento e um cliente também foram feridos no ataque. A PM e a Secretaria de Segurança afirmaram que os ataque são atos isolados, e não uma ação orquestrada

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli na cena do crime | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Na última investida de bandidos, policiais do 23º BPM  (Leblon) fizeram uma busca  na área próxima ao túnel mas não conseguiram encontrar os atiradores. Durante a operação, o túnel não foi fechado. Ninguém ficou ferido.

Em Jacarepaguá, pela manhã, a Polícia Militar chegou a informar que o cliente do estabelecimento, identificado como Moacir Queiroz Batista, havia morrido, mas ele segue internado em estado grave no Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste.

"Qualquer ação desta natureza e contra os direitos humanos e a sociedade. Com a UPP, Jacarepaguá vem obtendo uma redução no número de crimes e hoje é um bairro tranquilo. Este é um fato atípico para a região. Vamos prender estes elementos de qualquer jeito", disse o comandante do Batalhão, coronel Djalma Beltrame.

Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

PM ferido chega à Delegacia de Homicídios na Barra da Tijuca, na Zona Oeste | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

O policial militar morto foi identificado sargento Leopoldo das Neves Nascimento, de 43 anos. Os funcionários feridos são Bárbara dos Santos Sampaio, caixa da padaria, e Antônio Lima Coelho.

De acordo com testemunhas, Leopoldo e o cabo Francis Pereira Mendonça, de 32 anos, tomavam café na padaria quando quatro bandidos em um sedan, de cor preta, fecharam a rua e dispararam na direção deles. O sargento ainda conseguiu sacar sua arma e atirar, mas foi atingido e morreu no local.

Sub-comandante do 18º BPM não acredita em execução

O sub-comandante do 18º Batalhão (Jacarepaguá), major Ubiratan Saraiva Cardoso de Carvalho, não acredita que os bandidos tenham ido ao local apenas para matar os policiais. "O carro dos criminosos já estava lá (próximo à padaria), possivelmente para que algum crime fosse cometido. Não acredito em execução, mas sim em medo do bando de ser abordado pelos PMs que estavam na padaria", disse o oficial.

O cabo Mendonça foi baleado e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jacarepaguá e, após receber os primeiro socorros, foi transferido para Hospital Lourenço Jorge. Os funcionários baleados e o cliente da padaria também foram levados para a unidade da Barra.

"As primeiras informações mostram que os dois PMs estavam de serviço e não tiveram tempo de reação. Estamos investigando a possibilidade deles estarem na padaria para checar algum tipo de atitude suspeita na região", completou o major.

Após o crime, PMs do 18º Batalhão (Jacarepaguá) receberam informações sobre o paradeiro dos bandidos e estiveram na Comunidade do Tanquinho, mas ninguém foi preso. Um agente da DH afirmou ainda que existe a possibilidade de um dos criminosos ter sido atingido pelos disparos feitos pelo sargento antes de morrer. Policiais civis e militares fazem buscas em hospitais da região para tentar localizar o homem.

A Delegacia de Homicídios (DH) da Barra da Tijuca assumiu o caso e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) realizaram uma perícia no local.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário