sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UPP foi inaugurada nesta sexta na Favela do Salgueiro

Guilherme Amado

Pacificação

A Secretaria estadual de Segurança inaugurou nesta sexta-feira a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da favela do Salgueiro, na Zona Norte do Rio.

A quarta pacificadora da região tem 140 policiais e é comandada pelo capitão Plínio César de Macedo, há 10 anos na Polícia Militar. A unidade do Salgueiro é a 11ª da Zona Norte. O morro do Turano está ocupado desde agosto pelo  Batalhão de Operações Especiais (Bope) e será a próxima comunidade a receber uma UPP.

Ele é o primeiro capitão de UPP que se voluntariou ao cargo, enviando um currículo para o Comando de Polícia Pacificadora e, em seguida, passando por um processo de seleção. Esse método de seleção dos oficiais à frente de UPPs foi inaugurado em junho.

— Enviei meu currículo para o Comando de Polícia Pacificadora, participei de uma entrevista e só aí me escolheram — contou o simpático, mas tímido Plínio, em entrevista ao EXTRA, há dois dias.

Os policiais trabalharão em turnos divididos em quatro grupos. Desde o dia 30 de julho, a favela estava ocupada pelo Bope.

Desde a ocupação, o primeiro pedido dos moradores foi a revitalização de um prédio que servia de base para os traicantes e, no passado, era um centro social. A Fundação Leão XIII também atua na comunidade, mas não tem espaço para desenvolver projetos.

Casos de Polícia: Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário