quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Justiça decreta a prisão preventiva do cabo Daciolo

POR Adriana Cruz

Rio -  A juíza Ana Paula Figueiredo da Auditoria de Justiça Militar acaba de decretar na noite desta quinta-feira a prisão preventiva do cabo Benevenuto Daciolo. A prisão foi pedida pelo coronel corregedor do Corpo de Bombeiros, Édson Senra.

Ela levou em consideração para tomar a decisão, a interceptação telefônica feita na Bahia, onde o cabo chega a afirmar a possibilidade de não haver Carnaval nem no Rio e nem na Bahia, por conta da greve dos militares nos dois estados.

A prisão foi decretada como sendo imprescíndivel para a ordem pública e manutenção da hierarquia e da disciplina militar, que segundo a magistrada, se encontram ameaçada.
Preso na na noite desta quarta-feira ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o bombeiro está no presídio de Bangu 1, na Zona Oeste do Rio.

Advogado tenta habeas corpus

Também na noite desta quinta-feira, o advogado do Sindicato dos Policiais Civis do Rio, Marcos Nunes, se encaminhou ao plantão judiciário do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) para solicitar novamente a libertação do cabo Benevenuto Daciolo. De acordo com Nunes, a prisão administrativa de Daciolo no presídio de segurança máxima Bangu 1, na Zona Oeste, desde a noite desta quarta-feira 'é inconstitucional'.

'Fizeram essa prisão arbitrária', reclama esposa de bombeiro | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

'Fizeram essa prisão arbitrária', reclama esposa de bombeiro | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

O juiz Paulo Cesar Vieira de Carvalho Filho havia negado, no início da tarde desta quinta-feira, os pedidos de habeas corpus e de transferência para unidade prisional militar de Benevenuto Daciolo. No pedido formulado pela Defensoria Pública, a prisão administrativa de Daciolo seria ilegal, por não ter sido instaurado inquérito policial militar ou boletim com abertura de prazo para a defesa.

Inicialmente, o cabo foi preso administrativamente por 72 horas, também com base em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça e veiculadas no Jornal Nacional, na noite desta quarta-feira. Nas gravações, Daciolo discute com interlocutores as negociações sobre a greve de PMs e bombeiros do Rio, marcada para ser deflagrada na madrugada deste sábado.

O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário