domingo, 15 de maio de 2011

PMs vão poder levar as novas pistolas para casa

Armas começam a ser entregues até o início de junho. Praças são os primeiros a recebê-las

POR VANIA CUNHA

Rio - Os 30 mil policiais militares que receberão pistolas calibre 40 para trabalhar poderão levá-las para casa. Registrado em nome da corporação, o armamento começará a ser distribuído até o início de junho. Amanhã, as normas para o uso das armas e as especificações serão publicadas no Boletim Interno da PM.

Os policiais serão responsáveis pelo uso e preservação do armamento. Em dezembro, O DIA anunciou que as armas seriam adquiridas e distribuídas aos militares. Só na compra dos equipamentos, o governo investiu R$ 25 milhões. Depois da distribuição do material, todas as informações sobre o equipamento serão registradas em um banco de dados pela PM e colocadas à disposição da CPI das Armas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O critério para a distribuição do material será da menor para a maior patente. Sendo assim, soldados e cabos serão os primeiros beneficiados. No entanto, para receber, eles preencherão requerimento e suas fichas disciplinares serão avaliadas.

O PM tem que ter, entre outras exigências, mínimo de quatro anos de serviço (os recém-formados estão fora dessa lista), ótimo comportamento e nunca ter respondido a processo.

O acautelamento não será obrigatório. Caso o policial prefira, poderá retirar a arma todos os dias no batalhão e devolvê-la após o expediente. Os batalhões e a Inteligência da PM (por meio de banco de dados) farão controle rigoroso das armas e da munição — só a da PM, numerada, poderá ser utilizada.

JUSTIFICATIVA

Os policiais terão que justificar quando e por que utilizaram os equipamentos. Com as informações do banco de dados, a corporação saberá, por exemplo, com qual policial estava determinada arma que sumiu ou precise ser investigada. Caso alguma das novas pistola seja extraviada, o PM vai responder processo e pagar pelo equipamento.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário