quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Governo inaugura Unidade de Polícia Pacificadora da Mangueira

Comunidade na Zona Norte vai receber investimentos no valor R$ 100 milhões

POR MARIA LUISA BARROS

Rio - O governo do estado inaugurou na tarde desta quinta-feria a 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), na Praça da Candelária, no Complexo da Mangueira, na Zona Norte do Rio. Ao todo, 403 policiais farão parte do cotidiano de aproximadamente 20 mil moradores da Mangueira e outras oito comunidades, como o Tuiuti, que serão contempladas pelo programa de pacificação. A expectativa dos moradores é que a segurança amplie a estrutura social na comunidade.

Foto: Divulgação

Efetivo da UPP foi apresentado na comunidade | Foto: Divulgação

O governador Sérgio Cabral destacou que com essa nova unidade 300 mil pessoas deixam de ser controladas pelo poder paralelo. "Agora só tem um comando, o da paz. Acabou essa cultura da violência e voltou a cultura do Noel Rosa, do Cartola, e do Rio de paz. Vamos levantar a região ainda mais, com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no valor de mais de R$ 100 milhões", afirmou.

O secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame pediu a colaboração de todos para que essa paz seja permanente na Mangueira. "A Polícia está aqui para interagir com a comunidade. Mas, a participação de todos é fundamental", disse.

O presidente a Estação Primeira de Mangueira, Ivo Meirelles disse esperar que a UPP seja a ponta de um iceberg de benefícios para a comunidade. "O que vai vir de recursos é o que importa. Mais segurança para que outros recursos sociais venham juntos".

Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

Cabral saúda Delegado, presidente de honra da Mangueira | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

Além do governador, de Beltrame e de Meirelles, também estiveram na solenidade, secretários de estado, políticos, sambistas, entre eles Delegado, presidente de honra da Mangueira, a cúpula da Polícia Militar, entre outros. Cerca de 200 moradores foram a inauguração.

Serviços exigidos

Já de olho no futuro, moradores definiram em uma placa, localizada em um dos principais acessos à comunidade, cinco exigências para a nova era da região. A melhoria na educação e nos serviços de água e esgoto estão em primeiro lugar. Em seguida, o fim das drogas, e por fim, mais emprego, e presença de turistas na comunidade.

Foto: Divulgação

Crianças fizeram a festa durante a solenidade de inauguração na Mangueira | Foto: Divulgação

No comando, um capitão de outra UPP

Apaixonado por música e formado em percussão pela Escola Villa-Lobos, o capitão Leonardo Nogueira foi escalado para comandar justamente a unidade que fica no mais tradicional reduto do samba carioca. Com experiência de um ano e 10 meses no comando da UPP Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo, Nogueira tem 10 anos de polícia e especialização em cursos de inteligência e tiro.

O comandante já foi três vezes à comunidade e se surpreendeu com o clima amistoso que encontrou. “As pessoas falaram comigo. Acho que a ideia da UPP está mais consolidada na cabeça delas. Todos estão vendo que deu certo e que, agora, a polícia entra para ficar”, disse.

Pacotes populares de TV a cabo

Com o Via Paz, os moradores da Mangueira terão acesso a 96 canais de filmes, esportes, entretenimento, notícias e música. O projeto ajudará a acabar com as assinaturas de TVs clandestinas conhecidas como “gatonet”. A ideia de oferecer canais de TV paga a preços especiais aos moradores de comunidades pacificadas começou nos complexos da Penha e do Alemão.

"Há dois meses, nos reunimos com representantes da Mangueira para conhecer as principais expectativas dos moradores, que aguardam a chegada de serviços. E hoje já iniciamos o Via Paz para que os moradores tenham acesso à TV por assinatura. O projeto dá acesso ao entretenimento e também ao serviço legal, o que é muito importante neste momento. No Alemão, já há mais de três mil assinaturas", disse o secretário de Assistência Social, Rodrigo Neves.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário