sábado, 5 de junho de 2010

Polícia Militar abre inscrições para soldado

A Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou no dia 1º de junho, as inscrições para o preenchimento de 3.600 vagas para o cargo de Soldado PM. O concurso público destina-se à seleção de futuros policiais militares que vão concorrer a 2.800 vagas para candidatos do sexo masculino e 800 vagas para o sexo feminino. Para se inscrever no concurso para a Polícia Militar, o candidato precisa ser brasileiro, reservista das Forças Armadas, Auxiliares ou portador do Certificado de Dispensa de Incorporação por excesso de contingente (para homens), possuir o ensino médio completo, ser eleitor e estar em dia com as obrigações eleitorais, ter boa conduta social, ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos até a data limite do período de inscrição.  A altura mínima é de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site www.policiamilitar.rj.gov.br ou nas unidades da corporação credenciadas em todo o estado. Além do exame intelectual, previsto para setembro deste ano, os candidatos também serão submetidos aos exames antropométrico, que avalia o peso e a altura – através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), físico, médico, psicológico e pesquisa social, que inclui também o teste toxicológico. Todos os exames têm caráter eliminatório.  O candidato deve possuir também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dirigir automóvel, documento exigido logo no início do processo seletivo, após a aprovação no exame intelectual. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de junho e o valor da taxa é de R$ 65,00 a ser pago no Banco Itaú. Para concorrer à isenção da taxa de inscrição, é necessário comprovar renda média mensal familiar menor ou igual a R$ 510,00.

O atual concurso está cheio de novidades, a começar pela mudança nas disciplinas da prova escrita: sai Matemática e entram História do Brasil e Geografia do Rio de Janeiro, Direitos Humanos, Sociologia, Noções de Informática e Legislação de Trânsito, além de Português e Redação, disciplinas que foram mantidas em relação aos concursos anteriores.  Para o chefe do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), tenente-coronel Frederico Caldas, a ideia é utilizar disciplinas que estejam mais próximas da realidade da Corporação:

“ – A nossa profissão tem um caráter eminentemente humanístico. O policial lida o tempo todo com a comunidade. Queremos atrair um candidato mais humanizado e sensível às questões da natureza humana e, sobretudo, mais solidário com o próximo. Pela primeira vez em nossa história vamos exigir conhecimentos de Direitos Humanos na prova escrita. Um verdadeiro marco para a Corporação. A prova de Matemática visava a avaliar a capacidade de raciocínio lógico de resolução de problemas, mas essa competência já era avaliada no exame psicológico”.

No exame físico, foram mantidos os testes da barra, abdominal e corrida, para os candidatos masculinos, e flexão de braço, abdominal e corrida, para as mulheres, mas foi instituído o sistema de pontos, através do qual o candidato pode compensar uma eventual deficiência em um dos exercícios. Para aprovação em todo o exame físico, o candidato deverá obter o índice mínimo de 150 pontos de um total de 300, não podendo, entretanto, alcançar menos de 25 pontos em qualquer das modalidades.

No exame médico, o candidato deverá apresentar os exames audiométrico, oftalmológico, radiológico, laboratoriais e ginecológico (preventivo) em documentos originais a uma Junta de Saúde Especial da Corporação, que emitirá parecer sobre o resultado desses exames.

Outra novidade se refere à tatuagem, agora restrita apenas às mãos, antebraços, pescoço, cabeça e face, a fim de não prejudicar a estética militar quando do uso dos uniformes regulamentares. Serão proibidas ainda tatuagens que afetem a honra pessoal, o decoro exigido aos integrantes da Polícia Militar, discriminatórias, preconceituosas, atentatórias à moral, aos bons costumes, à religião ou ainda que cultuem violência ou façam algum tipo de apologia ao crime (nesses casos é proibida tatuagem em qualquer parte do corpo).

Os candidatos aprovados em todo o processo seletivo e que estejam dentro do número de vagas serão matriculados no Curso de Formação de Soldados (CFSd), a ser realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – 31 de Voluntários (CFAP), em Sulacap, ou nas Companhias Pedagógicas da Corporação, com duração total de seis meses. O edital, que deverá ser lido atentamente pelos candidatos, está disponível na INTERNET, através do site www.policiamilitar.rj.gov.br, após clicar em “Concursos para PMERJ” ou no link  http://crsp.businessteam.com.br/index.php/concursos/cfsd.

Outras informações podem ser obtidas no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), na Avenida Marechal Fontenelle, nº 2906, Sulacap, Rio de Janeiro, CEP: 21.740-001. Os telefones são: 2333-5650 e 2333-5060, no horário de 8h as 17h, de segunda a sexta-feira.

PMERJ - Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário