quarta-feira, 16 de junho de 2010

Polícia Militar novo concurso está cheio de novidades

Andréa Machado

Seleção muito disputada

Até o ano passado, para tornar-se policial militar no Rio era preciso estudar apenas Português e Matemática. Neste ano, tudo mudou. Os cálculos saíram de cena e no lugar deles entraram as questões de Direitos Humanos, Sociologia, Legislação de Trânsito, Informática, História e Geografia. Tantas alterações vão
exigir dos candidatos mais disciplina na hora de estudar.

— Terei que reorganizar meus estudos e rever meus horários. Vou voltar a estudar História e Geografia —
contou Guilherme Henrique Alves, de 20 anos, que não acreditava que a Polícia Militar faria tantas mudanças no conteúdo programático.

Especialista em concursos públicos, o professor Carlos Eduardo Guerra acha que Português é a disciplina mais importante do conteúdo.

— Em primeiro lugar, por representar 25% das questões, com o dobro do número de perguntas, considerando-se individualmente as demais matérias. Além disso, haverá redação. Portanto, o candidato
deverá começar a estudar por esta disciplina — orientou.

Português será a matéria com o maior número de questões: dez. As demais terão cinco perguntas cada, valendo, no total, cinco pontos. O candidato que zerar alguma disciplina será eliminado da seleção.

Para o professor de História e Geografia Marcelo Saraiva, da Academia do Concurso, a inclusão das disciplinas significa mudanças na Polícia Militar:

— As disciplinas de História e Geografia representam uma clara iniciativa de humanização da tropa, refletindo os novos rumos da Segurança Pública no estado. Para o candidato, isto representa uma oportunidade de conseguir preciosos pontos em disciplinas onde todos iniciaram seus estudos recentemente — comentou Saraiva.

Professor de Legislação de Trânsito, Ronaldo Bandeira concorda:

— As novidades demostram o desejo da corporação em especializar ainda mais seus agentes.

PORTUGUÊS

Segundo o professor Marcos Aurélio Corrêa, da Degrau Cultural, o candidato deve ter cuidado com a semântica. Gêneros textuais, tipologia textual, funções da linguagem e variedades linguísticas são elementos que ajudarão o candidato na interpretação de textos. O edital não especifica se a acentuação gráfica deve ser estudada de acordo com a nova regra ortográfica. O ideal, ensina o professor, é estudar as duas formas. “O estudo deve ser de inteligência, observando e analisando os elementos. O concurso vai privilegiar a capacidade reflexiva do candidato”, afirma.

GEOGRAFIA

Para Geografia, alerta o professor Marcelo Saraiva, da Academia do Concurso, será importante ter conhecimentos geográficos gerais — como os aspectos físicos do espaço, as atividades econômicas e os impactos ambientais — para, a partir daí, poder aplicá-los às características específicas do Estado do Rio:
”Também é recomendável um bom conhecimento sobre o noticiário relativo ao estado e ao município, de onde se pode tirar informações importantes sobre temas como o processo de favelização e suas características atuais“.

HISTÓRIA

Para História, um importante passo é o cuidado no estudo dos períodos. Segundo Marcelo Saraiva, conhecer as principais características econômicas, políticas e sociais rganizadas por períodos é mais eficiente do que estudar toda a História do Brasil numa única sequência de acontecimentos: ”O candidato
também deverá prestar atenção especial ao período Joanino, época de criação da Polícia Militar, assim como no processo de Proclamação da República, que redefine o papel da força no novo regime recém-proclamado“.

SOCIOLOGIA

O conteúdo de Sociologia indica que os candidatos devem se concentrar em três eixos principais, segundo a professora Natália Pacheco, da Academia do Concurso: Sociologia Clássica (Marx, Weber e Durkheim), Sociologia Jurídica (relação entre a Sociologia e o Direito) e Sociologia Urbana (a cidade na era atual e suas relações sociais e culturais). ”É importante destinar maior tempo de estudo à parte jurídica, que tem maior probabilidade de ser cobrada, tendo em vista que diz respeito à atuação profissional dos policiais“, comentou Natália. Ela ensina, também, que é fundamental tentar associar o conteúdo da disciplina à aplicação prática.

DIREITOS HUMANOS

Professor da Degrau Cultural, Henrique Sartori destaca que o programa consiste basicamente no Artigo 5 da Constituição Federal, que tem 78 incisos. Sartori acredita que a banca dará mais ênfase aos direitos contra abusos de poder por parte do policial, como se proteger e recorrer à Justiça para garantir a cidadania: ”Aquele que for exercer a função de policial terá que saber a justa medida do seu poder“. O programa traz
também um texto que deve ser compreendido.

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

A principal dica do professor Ronaldo Bandeira, da Academia do Concurso, é que os candidatos estudem as penalidades e as medidas administrativas (capítulos XVI e XVII): quais são e quem as aplica. ”Será importante aprender a diferenciar as medidas administrativas das penalidades. Com certeza, o examinador
baterá nessa tecla, assim como deverá perguntar suas especificidades, avaliando se o candidato tem o conhecimento da matéria“.

INFORMÁTICA

Para a professora Lilian Pimenta, da Degrau Cultural, os itens mais importantes são os botões das barras de ferramentas, já que o candidato deve conhecer as teclas e as suas funções, e os atalhos de teclado. Como Matemática não será mais cobrada, pode ser que a banca exija algum cálculo em planilha, realizado
por meio de funções do Excel ou do Calc. É importante também conhecer os principais protocolos da internet e as ameaças à web.

Vida Ganha: Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário