segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ronda de policiais em dupla 'Cosme e Damião' é reativada na Tijuca e agrada aos moradores

Marcelle Carvalho - Extra

Uma dupla de policiais patrulha uma rua da Tijuca: redução em roubos. Foto: Fábio Guimarães/Extra

RIO - Os moradores da Tijuca ganharam um reforço na segurança: foi reativado na região o patrulhamento das ruas do bairro por duplas de policiais, conhecido também como "Cosme e Damião". A prática foi implantada pelo novo comando do 6º BPM (Tijuca).

- Desde que assumi o batalhão, queria expandir o policiamento para diminuir a criminalidade - afirma o coronel Luiz Octávio Lopes, comandante do batalhão.

A ronda em duplas foi aprovada pela população.

- Estou achando ótimo. Dá para perceber a mudança. Moro na Tijuca há dez anos, e hoje me sinto mais seguro - garante o empresário Sérgio Lopes, de 45 anos, que, ao encontrar com os PMs, parou para cumprimentá-los.

A proximidade com os moradores traz satisfação também aos policiais.

- No início, os moradores estranharam o aumento no efetivo nas ruas. Mas, à medida que foram entendendo o trabalho, gostaram e, agora, nos cumprimentam e até nos agradecem - conta o soldado Laureano, que faz dupla com o soldado Dorvagner. O mesmo sentimento tem o soldado Boa Morte:

- Estamos sendo bem recebidos. A população, que antes podia achar a polícia sem tato, estranharam nosso jeito educado de dar "bom dia", "boa tarde"... É a cara da nova polícia - diz o policial, cujo sobrenome inusitado contrasta com o do seu parceiro, o soldado Nascimento.

Segundo o comandante Luiz Octávio, há cerca de 60 policiais nas ruas diariamente. E o trabalho dos PMs é feito em dois turnos: das 6h às 14h e das 15h às 22h.

- Isso sem contar a vigilância das cabines e rondas de viaturas - diz o coronel, que conta ter intensificado as blitzes em alguns pontos do bairro, das 21h às 6h: - A intenção é aumentar a revista e diminuir o número de roubo de carros. É válido ressaltar que a Estrada Grajaú-Jacarepaguá está monitorada 24 horas.

Neste dois meses, o coronel Luiz Octávio afirma já ter sentido resultado do trabalho intenso do batalhão.

- Já há diminuição de roubos de veículo e de rua. E a comunidade vem expressando satisfação - diz o comandante, que pretende implementar o policiamento com bicicletas.

Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário