terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Civil prende chefe do tráfico do Morro da Coroa em operação no Fallet

POR BARTOLOMEU BRITO

Rio - A Polícia Civil informou, nesta terça-feira, que o chefe do tráfico de drogas do Morro da Coroa, no Catumbi, foi preso em uma operação realizada no Morro do Fallet, em Santa Teresa, Zona Sul, para tentar encontrar os responsáveis pela morte de um sargento da policial militar, na Cidade Nova, há dez dias. Gordo AK, como é conhecido, estava com um fuzil, tentou tomar a arma de um delegado, mas foi impedido.

Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Os presos e o material apreendido foram apresentados na sede da Core | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Gordo AK, cujo primeiro nome é Bruno, foi preso pela segunda vez - na primeira, foi acusado de ser um dos responsáveis pelo arrastão no Túnel Santa Bárbara. Ao ser capturado pela polícia, acabou defecando na viatura. Nesta terça, depois de ser dominado pelos agentes, deu um salto e tentou tomar o fuzil de um delegado. Outro delegado e titular da Core, Marcos Castro, se envolveu em luta corporal com Gordo e acabou machucando a mão.

A operação começou por volta de 7h e contou com cerca de 50 agentes das delegacias de Combate à Drogas (Dcod) e da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae). Eles tiveram auxílio de um veículo blindado (caveirão) e dois helicópteros. Na chegada dos policiais à comunidade houve intensa troca de tiros que durou aproximadamente 10 minutos.

Além de Gordo AK, a polícia deteve outros cinco suspeitos e apreendeu um menor de idade - um deles estaria envolvido na morte do PM na Cidade Nova. Um menor e outro suspeito maior de idade foram liberados após averiguação. Os agentes também encontraram uma garagem que servia de depósito para duas prensas novas - os equipamentos estavam prontos para compactar maconha em tabletes e recarregar muição.

Também foram encontrados folhas de papel para embalar crack e cocaína e porções destas drogas. Também foram apreendidos quatro pistolas, quatro granadas, dois rádios de comunicação, um fuzil, sete carregadores, um celular, quatro tabletes de maconha, sacos com munição, um cinco de guarnição de uso militar, uma metralhadora M1, LSD e uma touca ninja.

Os homens mantidos sob custódia policial foram levados para a sede da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Eles foram identificados como Bruno Alves (Gordo AK), Jone dos Santos (22 anos), Antônio Cláudio (34), bandidos do Fallet; Juan de Castro (20 anos) e Edmundo Luiz (21 anos), criminosos provenientes do Morro da Coroa. Gordo AK estava preso em Bangu 4, há quatro meses, e liberado há três dias.

Em uma bela praça localizada dentro de uma vila de casas, na Rua Eliseu Visconti, os agentes encontraram uma grande gaiola com duas tartarugas marítimas dentro. Manter estes animais em cativeiro constitui crime contra a fauna. A polícia tentou localizar o dono para prendê-lo, mas não obteve sucesso.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário