segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tenente da PM recebe convite para ser rainha de bateria

Eliane Maria

Tenente da PM recebe convite para ser rainha de bateria

A tenente Júlia Liers: apelido carinhoso na Baixada. Foto: Michel Filho/O Globo 

Para aqueles que nunca ouviram falar na Independente de São João de Meriti, o carnaval deste ano pode ser um marco. A escola do Grupo Rio de Janeiro II (antigo Grupo de Acesso C) promete fazer muito marmanjo pensar em trocar o desfile de domingo do Grupo Especial, na Sapucaí, pelo da Intendente Magalhães, em Campinho. E por uma bela e ousada razão: sua rainha de bateria, a tenente da Polícia Militar Júlia Liers.

Formada pela Academia de Polícia Militar Dom João VI há três anos, Júlia, de 24, é lotada no 23 BPM (Leblon). Mas foi no 39 BPM (Belford Roxo), onde atuou como relações públicas e chefe da reserva de armamento, que ficou conhecida pela beleza e pelo trabalho com a comunidade.

A Pocahontas

A passagem pelo batalhão da Baixada Fluminense, região na qual a tenente nasceu, valeram à oficial o apelido de Pocahontas — bela índia personagem de um desenho da Disney — e uma homenagem em outdoor pelo Dia Internacional da Mulher.

— Eu só conhecia a tenente Júlia por fotografia e pelo outdoor. Como a escola tem uma parceria com a Casa de Cultura de São João de Meriti, tive a oportunidade de encontrá-la por lá, em outubro, e fiz o convite. Eu a chamei por ser bonita e por ser policial. Esperamos que cause um rebuliço na Intendente — afirma Manoel Honorato, presidente da Independente.

E num ensaio fotográfico em sua página no Orkut.

Forcinha do ‘BBB 10’

Manoel Honorato acredita que a estreia oficial da oficial da PM não será vetada pelo comandante geral da corporação, coronel Mário Sérgio Duarte:

— Em dezembro, ela me disse que aceitaria o convite, mas que, antes, precisava conversar com o comando da corporação. Acredito que o fato de haver uma PM no ‘BBB’ (a baiana Anamara) vai ajudá-la a conseguir a autorização. É importante para quebrar essa ideia de que os policiais não interagem com a comunidade.

Foto: reprodução do Orkut

Festa de coroação está prevista para 5 de fevereiro

A tenente da Polícia Militar Júlia Liers foi submetida a uma cirurgia, recentemente, e está de licença médica até o dia 4 de fevereiro. Um dia depois, a escola planeja fazer uma grande festa para coroar a oficial como a rainha de bateria da escola e lançar o CD com o samba do enredo deste ano — “Da chibata à gravata, São João de Meriti canta a africanidade”.

— Eu tenho mantido contato com a tenente, que está de licença médica. No dia da coroação, va$fazer uma festa para lançar o CD e receber personalidades como o (ator) Antônio Pitanga. Nosso enredo falará sobre África, religião e negros bem sucedidos — explica Manoel Honorato.

Se o comando da PM aprovar, a tenente virá diante dos ritmistas, ao lado de duas professoras primárias e de uma funcionária da Prefeitura de São João de Meriti. O carnavalesco Robson Goulart, garante o presidente, não ouviu da oficial qualquer restrição para con$a fantasia:

— Ela virá com uma fantasia normal de carnaval. Não houve nenhum pedido ou exigência.

História da escola

O bloco Independente da Praça da Bandeira foi criado em 1961. Quarenta anos depois, juntou-se à uma agremiação, a Arrastão de São João de Meriti, transformando-se na escola Independente da Praça da Bandeira. Em 2009, virou Independente de São João de Meriti.

Manoel Honorato, presidente da Independente: convite pela beleza e pela profissão. Foto: divulgação.

Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário