quinta-feira, 13 de maio de 2010

Antigo quartel em Ramos abrigará Centro de Operações Especiais

Além do Bope, serão instalados no local a Companhia de Cães e o Grupamento Aéreo

Rio - O antigo 24º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército, em Ramos, abrirá não só a sede do Bope, mas um grande centro de operações especiais.

A informações foi confirmada nesta quinta-feira pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte. O anúncio foi feito durante a assinatura do contrato de cessão das instalações do 24º BIP, do qual também participou o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

"Vamos sediar no futuro, naquele quartel, o Centro de Operações Especiais, que vai abrigar ainda a Companhia de Cães e possivelmente o Grupamento Aéreo", afirmou Mário Sérgio.

Na unidade militar hoje desativada passará a funcionar inicialmente a sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A antiga sede do Bope, localizada em Laranjeiras, abrigará em breve a Escola Nacional de UPPs, conforme o comandante-geral já anunciou.

"A aquisição desta área foi muito bem trabalhada, ali o Bope estará geograficamente bem posicionado, reproduzindo nas linhas Vermelha e Amarela e na Avenida Brasil o que aconteceu na Favela Tavares Bastos.

É uma área grande que terá o devido espaço para o Bope treinar e se aperfeiçoar ainda mais nas técnicas que fazem deles uma das melhores - senão a melhor - tropas de combate urbano do mundo. Os setores de engenharia ainda irão analisar o que é necessário em termos de obras, por isso não temos ainda uma previsão de quando tudo ficará pronto", disse o comandante-geral da PM.

O comandante-geral da PM disse que a criação da Escola Nacional de Unidades de Polícia Pacificadora tem como objetivo atender não só à PM, como também às polícias militares de outros estados do Brasil e até mesmo corporações policiais - militares ou não - de outros países.

"O interesse no nosso modelo de pacificação tem sido muito grande, e por isso julgamos conveniente que este conhecimento possa ser espargido pelas pessoas e setores interessados", disse o coronel Mário Sérgio Duarte.

"O interesse surgiu recentemente inclusive de especialistas em Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que cogita adotar o modelo das UPPs em missões de paz que eles realizam mundo afora.

A Escola Nacional vai ser um espaço importante de discussão e de ensino destes modelos de sucesso. E a comunidade no Morro Tavares Bastos poderá ficar tranquila, porque será um local em que o padrão será a segurança proporcionada pelas UPPs", concluiu o comandante-geral da PM.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário