POR FRANCISCO EDSON ALVES
Rio - A Polícia Militar formalizou, nesta sexta-feira, a troca de comando de alguns oficiais da corporação. A cerimônia foi realizada no Quartel-General, no Centro, e foi comandada pelo comandante geral Mário Sérgio de Britto Duarte.
Coronel Fernando Príncipe passa o comando para o tenente-coronel Luíz Otávio Lopes da Rocha Lima | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Na solenidade, que aconteceu no 6º BPM (Tijuca), o coronel Fernando Príncipe Martins passou o comando para o tenente coronel Luiz Otávio Lopes da Rocha Lima. Príncipe disse que não vê relação entre sua transferência e a sua declaração do escoteiro.
"O comando viu os bons resultados que apresentei à frente do 6º BPM e me apresentou um novo desafio, que vou encarar com naturalidade", disse. O novo comandante disse que dará continuidade ao combate ao crime, dando especial atenção à repressão aos caça-niqueis.
Perguntado se ele mandaria tirar a maquininha no bar em frente ao 6º BPM, ele disse que desconhecia a situação, mas que iria mandar "averiguar".
O comandante Mário Sérgio Duarte só fez elogios ao coronel Príncipe. Segundo Príncipe, durante um ano, sua tropa conseguiu reduzir o índice de 600 registros de oito tipos de crimes mais comuns por mês, para 200 ocorrências.
Ainda nesta terça-feira, o coronel Fernando Príncipe assume o comando do 9º BPM (Rocha Miranda). Quem deixou o posto nessa unidade foi o coronel Edivaldo Camelo. A cerimônia será no 9º BPM.
Mais mudanças
Com as novas determinações, o cargo de comandante do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) será ocupado pela tenente-coronel Viviane Damásio Duarte.
O tenente-coronel Rivaldo Dantas de Carvalho deixa o BPTur para comandar o Centro de Manutenção e Armamento.(CMA)
O tenente-coronel Alexandre de Souza vai comandar o 29º BPM (Itaperuna), no Norte Fluminense,
O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) terá como comandante o major Marcelo Moreira Malheiros.
A tenente-coronel Aziza da Cunha Ramalho Costa, assume a Diretoria de Assistência Social da PM.(DAS)
A troca de comando é uma estratégia do atual comandante com o objetivo de traçar novas linhas de comando, motivar a tropa e agregar mais conhecimento aos comandantes. Muitas trocas são motivadas pela promoção de oficiais.
Para o comandante geral coronel Mario Sergio de Brito Duarte mudanças são extremamente salutares e positivas. Nada tem a ver com a qualidade do trabalho e sim com a necessidade de revitalizar.
Relembre o caso
O comando da PM exonerou o coronel Edivaldo Camelo, comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), depois que reportagens de O DIA revelaram a existência de um grupo de marginais conhecido como "Bonde do Mão" atuando na área do Batalhão. Segundo uma das reportagens, o bandido conhecido como "Mão" chegou a ser preso por uma guarnição do 9º, mas teria sido liberado em troca de armas e dinheiro.
O fato causou mal-estar entre os policiais do 9º BPM, e o então comandante chegou a elogiar a Polícia Civil por estar investigando delitos de seus comandados. No entanto, Camelo não chegou a tirar de circulação os policiais suspeitos. Edivaldo Camelo, recém-promovido a coronel, deve assumir o Estado-Maior do 3ª Comando de Policiamento da Área (CPA) em Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário