Morro da Formiga vai ganhar unidade separada do Morro do Borel.
Secretaria desistiu do plano de UPP do Borel servir também à Formiga.
Do G1 RJ
O secretário de Seguranca Pública do Rio, José Mariano Beltrame, anunciou nesta quarta-feira (5) que a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Tijuca, na Zona Norte do Rio, que será instalada do Morro do Borel, será dividida em duas unidades.
O Morro da Formiga é o local escolhido para a nova unidade. A favela começou a ser ocupada nesta quarta pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope).
A ocupação da Polícia Militar na Formiga durará ate a nova unidade da UPP ser instalada no local, conforme afirmou Beltrame.
O secretário informou ainda que a secretaria estava em dúvida se a UPP do Borel atenderia ao Morro da Formiga, mas foi decidido que somente uma unidade não seria suficiente. O local exato de instalação ainda não foi decidido.
"É um projeto em que nós temos que passar para a sociedade segurança. Como aquele maciço onde o Borel está é muito grande, nós entendemos que, por um princípio de prevenção, (é necessário) se colocar uma outra UPP na Formiga", disse.
Ocupação
Policiais do Bope já ocupam o Morro da Formiga, na Tijuca, na Zona Norte do Rio. Desde o dia 28 de abril, policiais do 6º BPM (Tijuca) estão na comunidade, a única das sete favelas ocupadas para instalação da UPP na qual o Bope não estava presente.
A UPP da Tijuca iria inicialmente atender as comunidades do Borel, Indiana, Morro do Cruz, Chácara do Céu, Casabranca, Catrambi e Morro da Formiga.
Ocupação tranquila no Borel
Na última quinta-feira (29), teve início a ocupação do Morro do Borel, na Tijuca, que foi realizada de forma pacífica. Não foram registrados incidentes na favela, nem em seus arredores.
Segundo a polícia, cerca de 80 policiais do Bope fizeram operações na região para buscar armas, drogas e fugitivos da Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário