Devido alguns pedidos de informações estou colocando aqui as formas de ingresso na PMERJ.
Existem duas formas mais comuns de ingressar na PMERJ, sempre através de concurso público: como soldado da PMERJ e como oficial da PMERJ.
Para ingressar como soldado da PMERJ
O concurso para o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar é organizado pelo Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP). A prova intelectual é composta, normalmente, de uma prova de múltipla escolha, abrangendo questões das disciplinas de Língua portuguesa, Matemática e Redação, referentes ao conteúdo do Ensino Médio.
O primeiro grau hierárquico, após a conclusão do curso, é soldado. Através de cursos e concursos internos, é possível chegar ao posto de Major da PMERJ.
Para ingressar como oficial da PMERJ
O concurso consiste no vestibular UERJ para a Academia de Polícia Militar D. João VI, elaborado pela própria UERJ. É composto de provas abrangendo questões das disciplinas referentes ao conteúdo do Ensino Médio.
O primeiro grau hierárquico, após a conclusão do curso de formação de oficiais (CFO), é de aspirante a oficial. Após seis meses, o aspirante torna-se 2º Tenente da PMERJ. Através de cursos e concursos internos, é possível chegar ao posto de Coronel da PMERJ.
Outros exames
Além dos exames intelectuais, em ambos os concursos, são realizados os seguintes exames complementares.
Exame Antropométrico:
Visa verificar a estatura mínima exigida para ingresso na PMERJ. Para mulheres a altura mínima é de 1,60m e para homens 1,68m, ambos regidos, respectivamente, pela Lei Estadual nº 1032, de 08 de agosto de 1986 e Lei Estadual nº 1223, de 10 de novembro de 1987. Verifica também se o candidato possui o peso proporcional à altura auferido pela fórmula científica do Índice de Massa Corporal (IMC).
Exame Psicológico:
Verifica se o candidato possui o perfil profissiográfico traçado pela instituição. É executado por oficiais psicólogos com experiência em vários concursos anteriores. Os dados são colhidos por testes psicológicos cientificamente validados e entrevista, os quais são analisados em conjunto.
Exame médico:
Verifica se o candidato possui condições de saúde para suportar a carga de trabalho a qual o Policial Militar é submetido. É composto por exame clínico, ortopédico, cirúrgico, otorrinolaringológico com audiometria, oftalmológico, odontológico, neurológico e exames laboratoriais.
Exame Físico:
Visa aquilatar o vigor físico indispensável ao candidato para o exercício da profissão na PMERJ. Verifica se o candidato possui o preparo mínimo, a fim de iniciar o curso de Formação, onde se aprimorará.
Pesquisa Social e Documental:
Fase do concurso de extrema importância visa o rastreamento de toda a vida do candidato para não permitir que se incluam pessoas perniciosas à instituição e à sociedade. Verifica-se nesta fase todos os antecedentes do candidato. É preenchido inventário pessoal e feita pesquisa de campo para verificar a vida do candidato na comunidade. A avaliação do candidato nesta fase depende da consulta a vários órgãos, portanto, independentemente da origem dos candidatos, sempre no interesse público, a busca de dados nunca é discriminatória, não se levando em conta raça, classe social, religião ou local de moradia. O importante para pesquisa é a sanidade social do candidato.
O candidato aprovado nos exames ingressando no curso de formação, de soldado ou de oficial da PMERJ já é um policial militar.
Achei esse site de nome Portal EAD, ele está oferecendo curso de soldado da pm do rio na modalidade EAD.
ResponderExcluirO que achei mais interessante é que o site é de um Capitão PM - Marcus Teixeira.
Link: www.mpn.net.br
Vale apena verificar