terça-feira, 4 de maio de 2010

Como Ingressar na PMERJ - Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Devido alguns pedidos de informações estou colocando aqui as formas de ingresso na PMERJ.

Existem duas formas mais comuns de ingressar na PMERJ, sempre através de concurso público: como soldado da PMERJ e como oficial da PMERJ.

Para ingressar como soldado da PMERJ

O concurso para o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar é organizado pelo Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP). A prova intelectual é composta, normalmente, de uma prova de múltipla escolha, abrangendo questões das disciplinas de Língua portuguesa, Matemática e Redação, referentes ao conteúdo do Ensino Médio.

O primeiro grau hierárquico, após a conclusão do curso, é soldado. Através de cursos e concursos internos, é possível chegar ao posto de Major da PMERJ.

Para ingressar como oficial da PMERJ

O concurso consiste no vestibular UERJ para a Academia de Polícia Militar D. João VI, elaborado pela própria UERJ. É composto de provas abrangendo questões das disciplinas referentes ao conteúdo do Ensino Médio.

O primeiro grau hierárquico, após a conclusão do curso de formação de oficiais (CFO), é de aspirante a oficial. Após seis meses, o aspirante torna-se 2º Tenente da PMERJ. Através de cursos e concursos internos, é possível chegar ao posto de Coronel da PMERJ.

Outros exames

Além dos exames intelectuais, em ambos os concursos, são realizados os seguintes exames complementares.

Exame Antropométrico:

Visa verificar a estatura mínima exigida para ingresso na PMERJ. Para mulheres a altura mínima é de 1,60m e para homens 1,68m, ambos regidos, respectivamente, pela Lei Estadual nº 1032, de 08 de agosto de 1986 e Lei Estadual nº 1223, de 10 de novembro de 1987. Verifica também se o candidato possui o peso proporcional à altura auferido pela fórmula científica do Índice de Massa Corporal (IMC).

Exame Psicológico:

Verifica se o candidato possui o perfil profissiográfico traçado pela instituição. É executado por oficiais psicólogos com experiência em vários concursos anteriores. Os dados são colhidos por testes psicológicos cientificamente validados e entrevista, os quais são analisados em conjunto.

Exame médico:

Verifica se o candidato possui condições de saúde para suportar a carga de trabalho a qual o Policial Militar é submetido. É composto por exame clínico, ortopédico, cirúrgico, otorrinolaringológico com audiometria, oftalmológico, odontológico, neurológico e exames laboratoriais.

Exame Físico:

Visa aquilatar o vigor físico indispensável ao candidato para o exercício da profissão na PMERJ. Verifica se o candidato possui o preparo mínimo, a fim de iniciar o curso de Formação, onde se aprimorará.

Pesquisa Social e Documental:

Fase do concurso de extrema importância visa o rastreamento de toda a vida do candidato para não permitir que se incluam pessoas perniciosas à instituição e à sociedade. Verifica-se nesta fase todos os antecedentes do candidato. É preenchido inventário pessoal e feita pesquisa de campo para verificar a vida do candidato na comunidade. A avaliação do candidato nesta fase depende da consulta a vários órgãos, portanto, independentemente da origem dos candidatos, sempre no interesse público, a busca de dados nunca é discriminatória, não se levando em conta raça, classe social, religião ou local de moradia. O importante para pesquisa é a sanidade social do candidato.

O candidato aprovado nos exames ingressando no curso de formação, de soldado ou de oficial da PMERJ já é um policial militar.

PMERJ - Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Um comentário:

  1. Achei esse site de nome Portal EAD, ele está oferecendo curso de soldado da pm do rio na modalidade EAD.

    O que achei mais interessante é que o site é de um Capitão PM - Marcus Teixeira.


    Link: www.mpn.net.br


    Vale apena verificar

    ResponderExcluir