terça-feira, 4 de maio de 2010

Saiba como registrar ocorrências na polícia pela internet no Rio de Janeiro

Ao todo, seis delegacias no Rio e uma em Niterói contam com o serviço.

Vítimas podem agendar para serem atendidas em casa.

Do RJTV

 

Na Delegacia do Leblon, os agentes estão de olho na internet. Afinal, é pelo computador que, há dois meses, algumas ocorrências estão chegando através do serviço Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão (Dedic).

De casa ou de qualquer outro lugar, o cidadão que for assaltado, por exemplo, pode entrar na internet e fazer um pré-registro do caso. O processo é simples e leva alguns minutos. Basta preencher um formulário no site com alguns dados sobre o crime, como o CEP e a rua onde o fato aconteceu, e também com dados pessoais, como nome completo e número de CPF. A partir daí, a investigação policial tem início.

Por último, o cidadão ainda pode escolher se quer receber o policial em casa, para finalizar a ocorrência, ou se prefere ir até a delegacia. Nesta segunda opção, são agendados dia e hora pela internet.

Os registros só podem ser feitos quando a ocorrência for na área onde fica a delegacia. As delegacias que contam com o Dedic são as de Copacabana, Leblon, Gávea, Tijuca, Campo Grande e Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e em Icaraí, em Niterói. Pela internet, é possível fazer registro de tudo, menos de homicídio e roubo de veículos. As pessoas podem registrar, por exemplo, casos de violência doméstica, agressão e desaparecimentos, além de roubo ou perda de documentos.

“Mesmo sem o comparecimento da vítima à delegacia, com o Dedic nós já começamos a trabalhar no caso, utilizando o banco de dados da própria Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública. É uma forma de tornar o processo mais eficaz”, ressaltou o delegado Fernando Veloso.

Um homem, que pediu para não ser identificado, usou o Dedic. O filho dele, menor de idade, foi assaltado. Em vez de correr para a delegacia, o pai foi para o computador. “No mesmo dia em que ocorreu o crime, acessei a internet e fiz o agendamento. Depois de uma semana, me dirigi à delegacia e fui prontamente atendido. Achei o serviço um conforto e uma comodidade muito grande para o cidadão”, concluiu o pai.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário