quinta-feira, 31 de março de 2011

Blogueiro Ricardo Gama baleado em Copacabana deixa hospital

Rio - O blogueiro e advogado Ricardo Gama, de 40 anos, recebeu alta médica do Hospital Copa D´Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, na tarde desta quinta-feira.

Ele estava internado desde o último dia 23, quando foi baleado com três tiros - dois na cabeça e um no peito -  quando passava pela Rua Santa Clara por homens que passaram em um veículo Kord Ka de cor prata.

Foto: Ricardo Albuquerque / Agência O Dia

Ricardo Gama carrega a sensação de vitória sobre a morte | Foto: Ricardo Albuquerque / Agência O Dia

A polícia acredita que o blogueiro foi vítima de uma tentativa de homicídio. A 12ª DP (Copacabana) investiga se o crime tem ligação com os textos que Ricardo escreve em um blog na Internet, onde publica denúncias de corrupção na política e polícia cariocas.

Em entrevista a O Dia, Ricardo classificou o ataque que sofreu como um atentado à liberdade de expressão. Com a mulher grávida de nove meses do terceiro filho, ele carrega a sensação de vitória sobre a morte na mesma proporção que sabe que terá de tomar mais cuidado quando receber alta. “Agora, é inevitável: serei obrigado a pedir proteção policial para mim e minha família”, disse ele, dois dias antes de receber alta hospitalar.

Sob a custódia de policiais do 19º BPM (Copacabana) no quarto andar do hospital, Gama evitou apontar culpados.
“Seria irresponsabilidade dizer que foi crime político, apesar de 90% do conteúdo do meu blog ser de casos políticos”, desconversou ele, enquanto aguarda as investigações da 12ª DP (Copacabana).

Com duas balas alojadas no braço e costas, o blogueiro se sustenta na repercussão obtida pelo atentado para tentar inibir novos ataques.

“Estou formando uma pequena rede proteção com tudo que aconteceu. Hoje (ontem) voltei a entrar no Twitter um pouquinho, porque o olho direito ainda dói, e o número de seguidores subiu para 25 mil.

As pessoas são solidárias”, afirmou. “Sempre soube que poderia sofrer algo que sofri, mas jamais imaginei que fosse no meu bairro, durante a minha rotina de casa até a academia, logo após comprar O DIA na banca", completou ele.

Blog continuará em atividade

“Que país é esse? Estamos em 2011, e o cidadão não pode ter um blog na Internet para fazer críticas?”, questionou ele, que não pretende interromper sua atividade no blog (http//ricardo-gama.blogspot.com), que alcança 30 mil acessos em casos de grande repercussão na mídia.

Filiado ao Partido da República (PR), Gama já integrou o DEM. “Eu me filiei por questão de segurança, logo após receber as primeiras ameaças, mas não adiantou nada”, desabafou.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário