quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Chefe da Polícia Civil anuncia nomes que irão compor nova equipe

Rio - A delegada Martha Rocha, nomeada chefe de Polícia Civil, divulgou, na tarde desta quarta-feira, durante uma entrevista coletiva, alguns nomes que irão compor a sua nova equipe. Para a subchefia administrativa, Martha anunciou Sérgio Caldas. Fernando Velloso ficará na subchefia operacional e o corregedor Gilson Soares permanecerá no cargo.

Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Martha Rocha anunciou os primeiros nomes que formarão a nova equipe da Polícia Ciivil | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Martha Rocha informou, ainda, que a delegada Jéssica Almeida ficará no cargo de diretora da Acadepol e o delegado Luis Zettermann será o chefe de gabinete da nova chefe da Polícia Civil. Na coltiva, ela disse que o que pesou na escolha dos novos nomes foi a competência, experiência e seriedade dos policiais. Nesta quinta-feira, a delegada irá anunciar os nomes da alta cupula da Polícia Civil.

Aos jornalistas, a delegada classificou o novo momento como "gestão Martha Rocha" e que irá fortalecer as delegacias distritais e os projetos para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Mais cedo, Martha Rocha já havia adiantado que não pretende manter na cúpula da instituição nomes importantes e de confiança do delegado Allan Turnowski, que deixou o cargo na véspera.
"Ainda não tive oportunidade de conversar com os dois sobre isso. Já fui subordinada aos dois e agradeço seu trabalho", afirmou Martha Rocha em entrevista ao programa RJTV.

Foto: Alexandre Bum / Agência O Dia

Martha Rocha foi anunciada nova chefe da Polícia Civil por Beltrame | Foto: Alexandre Bum / Agência O Dia

Premiada em meio a crise
Há 28 anos na Polícia Civil, Martha Rocha diz se sentir lisonjeada e premiada com a escolha para o cargo e que reconhece a crise que se instalou na instituição.

"O momento não é de falar, é de trabalhar. Já no início desta manhã eu já conversava com colegas que vão me ajudar nesta tarefa para que possamos unir esforços e apresentar resultados.

O que posso dizer é que a polícia e a população recebem uma chefe que adora trabalhar e é comprometida em apresentar um trabalho eficiente", afirmou a delegada.

Sobre Turnowski, a delegada diz reconhecer seu importante legado para a Polícia Civil e que pretende dar continuidade a importantes projetos inciados sob sua gestão. "Temos que acabar com essa cultura de se acabar com os programas iniciados em gestões anteriores quando se muda uma chefia. Temos que preservar o que é bom. Boas iniciativas que tiveram sucesso serão perpetuadas", garantiu.

Martha Rocha falou ainda sobre o fato de ser a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil no Rio e que acredita que isso aumentará a sua responsabilidade no cargo. "Mas sei que os policiais irão me receber muito bem e que não haverá resistências ou rejeições ao fato de eu ser mulher", completou.

O perfil de Martha Rocha

Até ser convidada para a Chefia de Polícia, Martha Rocha comandava a Divisão de Polícias de Atendimento à Mulher (DPAM). Ela entrou para a instituição como escrivã na década de 80 e, em 1990, fez concurso e se tornou delegada.

Em 92, participou da implantação da Delegacia de Apoio ao Turismo (Deat) e, no ano seguinte, chegou ao comando do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE).

Em 1999, foi subchefe de Polícia Civil. Em 2000, como titular da 15ª DP (Gávea), Martha foi responsável pelo inquérito que apurou o caso do ônibus 174, que resultou na morte de uma refém e do sequestrador. Na conclusão da investigação, a delegada indiciou o então comandante do Bope, José Penteado, por homicídio culposo.

Martha também ocupuou a Corregedoria da Polícia Civil. Dentro da instituição, a delegada é conhecida como uma ‘caçadora’ de contraventores. A fama começou depois de um episódio em 1994. Na época, seu chefe de gabinete, o delegado Inaldo Santana, foi preso ao tentar intermediar pagamento de propina de bicheiros ao então corregedor.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário