quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mais duas UPPs na próxima sexta-feira

Paolla Serra

O Governo do Estado entrega, na próxima sexta-feira, dia 25/02, duas das três Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) que estão previstas para comunidades do Catumbi e Santa Teresa.

Cerca de 20 mil moradores dos complexos do São Carlos e de Santa Teresa, dominados há decadas pelo poder do tráfico, agora vivem com mais tranquilidade no local.

O processo de pacificação começou no último dia 6 e será consolidado na sexta-feira, com a inauguração das UPPs, que atenderão os morros da Coroa, Fallet e Fogueteiro, no Catumbi, e Escondidinho e Prazeres, em Santa Teresa.

Os cerca de 350 policiais que atuarão nas duas UPPs participam, até quinta-feira, do estágio de adaptação no Quartel da Central da PM, que inclui visita a comunidades pacificadas e às regiões que irão abrigar as novas sedes das unidades.

– Depois do Carnaval, o Estado entregará a última UPP da região, que vai policiar os morros de São Carlos, Mineira, Zinco e Querosene – explica o coronel Robson Rodrigues, coordenador das UPPs.

Capitães prontos para enfrentar a nova missão

Muito mais do que implantar um modelo de policiamento, os comandantes das UPPs da Coroa/Fallet/Fogueteiro e Escondidinho/Prazeres, os capitães Elton Costa Gomes e Jeferson Odilon, respectivamente, estão ansiosos para as novas funções.

– Depois de me formar na academia, atuei no Grupo Tático de Ações Motociclísitcas e no Batalhão de Choque. Será um desafio comandar a UPP da Coroa/Fallet/ Fogueteiro. É um projeto novo para quem vem de uma realidade de repressão e enfrentamento. Estamos mostrando que o policial é amigo da comunidade – afirmou o capitão Elton, de 28 anos.

O capitão Odilon, de 29 anos, completou:

– Somos oficiais jovens. Eu servi quatro anos no batalhão do Leblon e estou indo para um terceiro momento da minha carreira, onde vou lidar com realidades completamente diversas.

Casos de Polícia - Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário