quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Conheça o layout e os recursos do novo Orkut

Rede de relacionamentos mais importante do Brasil fica com jeito de Facebook

POR RENATO COZTA, RIO DE JANEIRO

Rio - Parece que ascensão do microblogging Twitter e o crescimento do Facebook, influenciaram as mudanças que foram anunciadas para o orkut na manhã desta quinta-feira (27), em São Paulo pelo Google. As páginas da rede de relacionamento mais influente no Brasil passaram por uma reformulação no layout e ficaram mais limpas. Além disso, os usuários ganharam novos recursos para se comunicar com seus amigos.

foto materia principal

Layout já com as mudanças. Crédito: divulgação

A primeira grande mudança está na diminuição do número de páginas usadas para interagir com os seus contatos. Agora, funções como comentários,  bate-papo,  visualização de vídeos e pesquisa nas listas de amigos e comunidades serão concentradas em apenas em uma página. O código usado pelo Orkut foi reescrito para diminuir o consumo da máquina do usuário e dos servidores do Google. Além disso, a rede de relacionamentos não vai funcionar mais no Internet Explorer 6.

>> FOTOGALERIA: Veja as fotos da nova interface

Na página inicial do serviço ganhou o recurso 'contar algo para os seus amigos', na qual você pode escrever uma frase que fica visível para quem está na sua lista.  Um pouco mais abaixo, será possível ver e comentar as atualizações enviadas por seus contatos, sejam fotos vídeos ou textos. A nova função é bem parecida com que já existe no Facebook, provando que a rede de relacionamento do Google está absorvendo algumas funcionalidades da concorrência.

Com a nova interface, as fotos da comunidades e dos contatos ficaram um pouco maiores, facilitando a visualização. A cor dos perfis pode ser trocada  e na seção 'sobre mim' o usuário vai poder colocar um vídeo ou aplicativos Open Social. O função 'indicar amigos', que já existia, ganhou mais visibilidade para que os internautas possam sugerir novos seus perfis para os seus amigos.

Para conhecer o novo orkut, os usuários receberam um convite, como era feito logo quando o serviço foi criado. Se quiser saber se alguns de seus contatos já tem acesso às mudanças, basta procurar o ícone  ao lado do nome dele.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário