quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Justiça do Rio condena sete acusados de participação em milícia

Ação foi deflagrada a partir da "Operação Leviatã".
Grupo atuaria em comunidades da Baixada e da Zona Oeste do Rio.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

A Justiça condenou nesta quinta-feira (1º) sete acusados de participar de uma milícia que atuava na comunidade da Palmeirinha, favela da Zona Oeste do Rio, e em Itaguaí, na Região Metropolitana.

De acordo com a decisão, os réus Fabrício Fernandes Mirra, Alexander Dantas de Mello Alves e Luciano Galdino Carneiro foram condenados a oito anos de reclusão, em regime inicialmente fechado. Os réus Marcos Gregório Siqueira da Silva, Adilson de Andrade Pessanha, Damião Juvino da Silva e Erivaldo Juvido da Silva foram condenados a sete anos de reclusão.

O Tribunal de Justiça informou que a ação penal foi deflagrada a partir da investigação policial denominada "Operação Leviatã", na qual foi apurada a existência da milícia. Para a Justiça, eles invadiam comunidades carentes normalmente dominadas pelo tráfico de drogas, expulsando traficantes e passando a dominar essas áreas com uso de força armada e cobrança forçada de determinados serviços.

Denúncia

Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, entre as principais atividades criminosas praticadas pelo grupo estava o “homicídio qualificado pela covardia, pela crueldade e pela torpeza de motivos de desafetos do grupo criminoso, de pessoas que não se submetiam às suas vontades e determinações, e de outros criminosos de organizações criminosas diversas com quem entrassem em conflito, delitos esses hediondos”.

O grupo ainda praticava habituais extorsões, consistentes na cobrança periódica aos moradores e comerciantes de comunidades carentes, por meio de coerção e grave intimidação, de dinheiro pago a título de "taxa de segurança".

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário