quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Delegada é demitida por envolvimento com grupo de bicheiro Piruinha

Dois agentes são expulsos pelo mesmo crime e participação em tortura dentro de salas da 4ª DP

Rio - A delegada Evanora Gomes de Moraes, que era titular da 4ª DP (Praça da República), foi demitida, nesta quarta-feira, pelo governador em exercício, Luiz Fernando Pezão.

De acordo com um inquérito da Corregedoria Geral e Unificada, Evanora e outros membros da Polícia Civil teriam envolvimento com o bando de José Scafurra, o Piruinha, contraventor do jogo do bicho, além de promover sessões de torturas dentro de salas da delegacia.

Os outros dois envolvidos - e que também foram expulsos da Polícia Civil - são Cireno Chaves de Araújo e Marcus Vinícius Alves da Cunha. De acordo com a polícia, Evanora e estes dois agentes são acusados de participação na tortura de Ricardo Ernesto Machado da Silva.

A sessão de espancamento, realizado em 24 de abril de 2004, teria sido comandada por Marcelo Cunha Freitas, informante e companheiro da ex-delegada, também ligado a contraventores.

Marcelo Freitas e outros informantes agiam como se fossem policiais civis lotados na 4ª DP (Praça da República). Todos eles atuavam com violência e a serviço de contraventores do jogo do bicho.

Após diversos relatos sobre os crimes cometidos pelos informantes, a Corregedoria da Polícia Civil e Geral Unificada iniciou a investigação que levou à expulsão da delegada e seus capangas.

Piruinha domina as bancas do jogo do bicho nos bairros da Piedade, Abolição e Quintino, todos na Zona Norte. Em 1993, ele foi condenado pela Juíza Denise Frossard a seis anos de prisão por formação de quadrilha. O contraventor deixou a prisão há 13 anos.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário