sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Polícia prende um dos líderes do Terceiro Comando Puro no litoral de São Paulo

POR LESLIE LEITÃO, RIO DE JANEIRO

Rio - A agentes do Setor de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária prenderam, nesta sexta-feira, o traficante Nei da Conceição Cruz, o Facão, no Guarujá, litoral de São Paulo.

Ele estava foragido desde abril, depois de receber o benefício de trabalho extra-muros da Casa Cândido Mendes, no Centro do Rio.
De acordo com delegado Carlos Schneider, titular da 1ª Sede da Delegacia do Guarujá, Facão foi preso, por volta de 15h desta sexta-feira, em uma casa modesta localizada no bairro Vila Julia, quando saía para encontrar a mulher.

A ação contou com quatro agentes da secretaria de Administração Penitenciária do Rio e outros quatro investigadores da delegacia de São Paulo. Ele não ofereceu resistência e com o traficante nada de irregular foi encontrado.

Segundo o secretário de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro, o bandido estava sendo monitorado por grampos telefônicos, autorizados pela Justiça, há um mês. Agora, o traficante perde o direito do regime semi-aberto e  terá que ficar detido até o fim da pena. Ainda acordo com o secretário, o próximo a ser preso será o traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, que também saiu para trabalhar, em abril, beneficiado pela lei, e não voltou à prisão.

Foto: Reprodução

Facão tem 38 anos e é um dos bandidos mais procurados do Rio | Foto: Reprodução

Facão, de 38 anos, é um dos líderes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) e responsável pela guerra pelo controle dos pontos de vendas de drogas em favelas do Complexo da Maré. A batalha já dura seis meses e já deixou mais de 20 mortos. O traficante é um dos bandidos mais procurados pela polícia atualmente.

Desde que saiu para trabalhar, Facão não retornou mais ao Instituto Penal Cândido Mendes, no Centro. O benefício, concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP), deu ao traficante o direito de deixar a prisão antes do tempo a que foi condenado. Para deixar a cadeia, o bandido garantiu que trabalharia como auxiliar administrativo em uma empresa chamada ADG Comércio de Metais e Ferragens Ltda., que funciona dentro do Timbau.

Facão tem o controle das comunidades Morro do Timbau e Baixa do Sapateirosa, ambas no Complexo da Maré, e foi preso em dezembro de 2003. Ele possui 14 anotações em sua ficha criminal e suas quatro condenações somam 14 anos e oito meses de cadeia.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário