quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ex-PM Batman, acusado de chefiar milícia, participa de audiência no Rio

Ele está preso em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
Audiência vai ouvir testemunhas em processo de formação de quadrilha.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

O ex-policial militar Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, preso no presídio federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, está no Rio nesta quarta-feira (30), para uma audiência no prédio do Tribunal de Justiça, no Centro do Rio. Segundo o TJ, Batman não irá falar nesta quarta.

Serão ouvidas testemunhas de acusação e defesa no processo que Batman responde por formação de quadrilha. Ele é acusado de chefiar umas das milícias da Zona Oeste do Rio. O ex-PM foi preso em maio de 2009.

Fuga de Bangu 8

Em outubro de 2008, Batman fugiu do presídio de segurança máxima Petrolino Werling de Oliveira, também conhecido como Bangu 8, pela porta da frente acompanhado de dois homens. Com a fuga, o diretor do presídio, Luiz Fernando Burgos, foi exonerado.

Batman foi preso durante a Operação Suporte, da Polícia Civil. De acordo com a polícia, cerca de 20 policiais participaram da ação. Com a ajuda de um helicóptero blindado e de três carros descaracterizados, os agentes cercaram a casa em Paciência. Em seguida, uma mulher saiu com as mãos para o alto e disse que ele iria se entregar. Não houve tiroteio.

A Central Disque-Denúncia, que ofereceu recompensa de R$ 10 mil por informações que levassem a sua captura, recebeu mais de 230 denúncias de que Batman e seu companheiro, Aldemar Almeida dos Santos, o Robin, morto em abril de 2005 durante um confronto com a polícia, fariam parte de um grupo de extermínio.

Ex-policial militar, Ricardo Batman foi expulso da PM em 1992, quando fazia parte do Batalhão de Choque (BPChoque). A milícia, da qual é acusado de chefiar em Campo Grande, exploraria serviços clandestinos de segurança, transporte alternativo, distribuição de gás e venda de sinal de TV a cabo.

Guerra de milicianos

De acordo com a polícia, Batman estaria envolvido numa guerra entre grupos de milicianos desde agosto de 2007, quando o sargento Francisco César Silva Oliveira, o Chico Bala, do 25º BPM (Cabo Frio), e sua família foram vítimas de um atentado, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

Na época, um policial civil, um militar e dois ex-PMs foram presos, entre eles Ricardo Batman e o policial civil André Luiz da Silva Malvar. Todos negaram o crime.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Um comentário: