domingo, 20 de setembro de 2009

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO E CONFIRMAÇÃO DE DIVISA PARA SGT E CABOS

Com a Palavra o Cel Mário Sérgio Comandante Geral da PMERJ

             comandanteestado-13

Tenho recebido muitos posts cobrando a realização dos cursos de aperfeiçoamento de sargentos e cursos de confirmação de divisa para os graduados promovidos, tanto por tempo de serviço, quanto concursados. É importante dizer que assumimos a Corporação com várias demandas reprimidas nas mais diversas áreas que necessitam de uma pronta resposta, dentre elas a área de ensino. Tenho a convicção de que a formação é a base para estabelecermos fundamentos sólidos na atuação da Polícia Militar diante da sociedade; e que o aperfeiçoamento como parte da formação continuada faz parte desse projeto.

Como parte das medidas tomadas por este Comandante Geral para dar solução a essas demandas, já foram públicas no Bol PM n° 043 instruções para inscrição no Curso de Aperfeiçoamento de Sargento com previsão de 500 (quinhentas) vagas inicialmente, que atenderam aos Sargentos que preencherem aos requisitos necessários previstos. Este primeiro curso será de caráter semipresencial, o que significa dizer que será sem prejuízo para o serviço, com início ainda neste ano. Concomitantemente, já está sendo providenciado outro curso para o atendimento de mais 700 (setecentas) vagas com previsão para começar no início de 2010. Nosso cronograma prevê a realização de cursos consecutivos, sem interrupção com essa média de graduados atendidos até que toda demanda seja satisfeita.

Não obstante, estamos empreendendo esforços junto a FAETEC no sentido de estabelecer um convênio que atenda também aos cursos de confirmação de divisa, tanto para Cabos quanto para sargentos, que também terão regime semipresencial. Tal medida visa atender toda a demanda existente atualmente de ensino da Corporação, inclusive com o foco na habilitação a graduações superiores.

Existe, também, a previsão da realização do CASAS (aperfeiçoamento de sargentos da área de saúde) e do CASES (aperfeiçoamento de sargentos especialistas da área de saúde, motomecanização e comunicações), que há quase 08 (oito) anos não são atendidos em suas necessidades de cursos de aperfeiçoamento. Esses dois outros cursos serão realizados em regime semipresencial no período de 04 (quatro) meses, sendo dois meses nas especialidades e dois meses no CQPS, sem prejuízo do serviço.

Finalmente, até o final de 2010, temos a previsão de aperfeiçoar 2.600 (dois mil e seiscentos) sargentos, tanto de tempo de serviço quanto concursados. E isso atendendo também aos especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário