sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Polícia Civil faz operação na Mangueira

Delegado nega que objetivo seria recapturar o traficante Polegar

POR BARTOLOMEU BRITO, RIO DE JANEIRO

Rio - Cerca de 80 policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) fizeram operação na favela da Mangueira, Zona Norte, nesta sexta-feira.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Na foto, movimentação da polícia na favela | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

O delegado Rodrigo Oliveira, diretor do Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil, negou que a operação tenha sido para capturar o traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar. O bandido saiu da cadeia segunda-feira com o benefício do regime semi-aberto e não voltou para dormir na prisão.

Rodrigo disse que Polegar estaria na Favela do Arará e que o objetivo da operação desta sexta na Mangueira foi combater o tráfico de drogas e checar uma informação sobre uma carga de drogas que teria chegado à favela.

Houve tiroteio na chegada dos policiais à comunidade. Um homem que trabalhava em uma boca de fumo foi baleado e morreu no Hospital Souza Aguiar. Os agentes apreenderam cerca de 100 quilos de maconha e duas réplicas de fuzil de madeira.

Nilton Jorge da Silva, vulgo Playboy, 62 anos, foi preso. Ele é um dos mais antigos traficantes da Mangueira e tem mandado de prisão expedido desde 1996. Outros dois homens foram detidos.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Helicóptero sobrevoou toda a comunidade durante a operação | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Moradores revoltados com amorte do traficante e a prisão dos outros três tentaram interditar a Rua Visconde de Niterói para uma manifestação, mas a situação foi controlada por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), que foram chamados como reforço.

Apesar do clima tenso na comunidade, escolas, creches, comércio e transporte funcionam sem alterações. Um helicóptero e um carro blindado auxiliaram os trabalhos. O material apreendido será apresentado às 15h30min, na sede da DCOD, na Rua do Lavradio 155,Centro .

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário