terça-feira, 8 de setembro de 2009

Policiais militares e professores entram em confronto em frente à Alerj

Professores faziam manifestação no Centro do Rio.
Confronto teria começado porque PM teria agredido um manifestante.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Professores fizeram nesta terça-feira (8) uma manifestação no Centro do Rio. Na chegada da passeata à Assembleia Legislativa do Rio, houve confronto entre professores e a Polícia Miilitar. Segundo o Sindicato estadual dos Profissionais de Educação do Rio, quatro pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital municipal Souza Aguiar.

Durante o confronto, segundo o Sepe, policiais jogaram bombas de gás lacrimogêneo e gás de pimenta. De acordo com o sindicato, o tumulto aconteceu na chegada da passeata às escadarias da Alerj, quando a Polícia Militar utilizou de força excessiva para desocupar a rua e cortar o som do carro de som utilizado pelos professores.

Dentro da Assembleia, a votação da proposta do governo que para incorporar o Nova Escola - programa de gratificação dos professores implantado na gestão do ex-governador Anthony Garotinho ao vencimento-base de todos os servidores da Educação. Antes da votação, secretários de governo tentaram fazer um acordo com lideranças dos partidos para que o projeto fosse aprovado.

Rua parada por dez minutos

O projeto de lei determina que, a partir do próximo mês de outubro, a gratificação seja gradativamente absorvida pelos vencimentos dos professores das secretarias de Educação e de Cultura do estado.

Pela proposta do governo, a gratificação seria incorporada ao salário em sete parcelas.

Um professor que hoje ganha pouco mais de R$ 580, passaria a ganhar quase R$ 920 a partir de 2015.

Os professores reclamam de outro ponto do projeto que reduz de 12 para 7,5% o aumento a cada cinco anos de trabalho.

A passeata saiu da Candelária e ocupou metade das avenidas Rio Branco e Almirante Barroso. A Rua Primeiro de Março ficou interditada por dez minutos para que os manifestantes pudessem chegar à assembleia.

Nota da PM

A Polícia Militar enviu uma nota sobre a manifestação: "A manifestação em frente à Alerj estava sendo monitorada pelo Batalhão de Choque e pelo 13º BPM.

Em dado momento um manifestante desacatou uma guarda municipal e iniciou-se o tumulto, com pedras sendo atiradas contra os agentes de segurança.

Foi necessária a atuação da PM, que prendeu dois manifestantes, sendo um deles autuado por desacato na 5ª DP. Dois PMs do 13º BPM foram feridos pelos manifestantes e encaminhados para o Hospital da PM, um deles com ferimento na cabeça, e o outro no braço, atingidos por pedras.

O tumulto foi controlado e manifestação continua, sendo monitorada pela PM".

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário